1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Noticia] Silício preto

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por kadeR, 13 de Outubro de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1515)

1. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

Bah, será que vamos ter agora os monstros papoes de ISO´s altos? :P

2. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Yeahhh
    Compactas com ISO 6400 com qualidade de SLR ;)

Última edição: 14 de Outubro de 2008
  3. kadeR

dont think so....

parece-me mais é as maquinas conseguirem atingir certos valores de iso por exemplo iso 100 em silicio preto, a capturar tanta luz como um sensor a iso 1600 em silicio normal...

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se capturarem tanta luz em ISO100 como os sensores actuais em ISO1600, é porque algo está mal. lol A quantidade de luz para um determinado valor de ISO é sempre a mesma (aproximadamente), seja com que máquina for, seja com que sensor for.

O que pode acontecer é um sensor desses ter como ISO mais baixo ISO3200 por exemplo, o que por um lado até é mau.

5. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A quantidade de luz capturada para qualquer valor de iso é a mesma, a amplificação dada depois ao sinal é que é diferente.

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Pois é... :lol:

7. kadeR

prants, voces entenderam as "equivalencias"...

8. kryo

kryo Power Member

hunf... descobertas parvas. interessava-me mais que tivessem descoberto uma silica mais sensivel á luz, de melhor qualidade, que nao demorasse tanto tempo a arrefecer.
    ai sim, era de valor

9. Almeida100

Almeida100 What is folding?

É 100 a 500 vezes mais sensível à luz!
    Quanto ao resto ainda não se sabe.

10. kryo

kryo Power Member

nem que fosse mil vezes.
    referia-me á silica, usada nos elementos opticos das lentes.

por melhor que seja o CMOS ou CCD, será sempre limitado pela qualidade da lente. portanto...

11. kadeR

e vice versa... tu sem um bom sensor tb n vais muito longe...
    tem é de haver uma combinaçao entre as 2 coisas.

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Por acaso é um facto esquecido muitas vezes... O próprio vidro da lente tem influência na quantidade de luz. Tal como existe o F, existe o T, que está relacionado com a perda de luz devido ao próprio vidro.

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

São boas noticias mesmo!

Serem mais sensíveis não só pode levar a ISOs enormes, como vai permitir diminuir o próprio tamanho do sensor que naturalmente implica menores custos

O que se prevê é que as compactas terao qualidade equivalente ou superior a SLR's APS-c, as APS-C com qualidade melhor que full frame e por aí a fora.

E sensor pequeno exige menos vidro nas lentes ;) enfim, eu vejo muitas vantagens.

E mais importante que maquinas fotográficas é paineis solares! Será que é desta que teremos paineis solares brutalmente eficientes e VIÁVEIS?

E sendo compatível com as actuais linhas de produção, tem tudo para entrar já em peso no mercado com custos competitivos.

14. kryo

kryo Power Member

sim, pois, tens razao ai tambem. mas sinceramente preferiria sempre ter melhor lente que sensor. isso a nivel pessoal

15. ric07

ric07 Power Member

Tenho ideia de ler (ou seria ver o video?) da provavel fonte que deu origem a esse excerto...e segundo me lembro, na area do visivel era 2x melhor. 100 a 500x era no "bolo" todo.

16. Warlord

Warlord [email protected] Member

e sabes por acaso os custos de producao do silicio preto? se custar 10x mais, mesmo k o sensor tenha 1/5 do tamanho fica mais caro :P

17. kadeR

lol, tudo e caro no inicio... com a produçao em massa eles baixam o preço.

18. guardado

guardado Power Member

A noticia diz que pode ser fabricado nas fabricas existentes, logo como o hardware (tecnologia) já existe o custo não será nada exorbitante em comparação ao convencional (branco, amarelo, ... :p)

Quando ao material já todos sabemos que basicamente é arreia misturado com outros elementos e depois "cozida", e continua a ser um dos elemento mais comuns deste planeta.

Um abraço

Partilhar esta Página