1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Noticia:Toques anónimos ficham clientes"alterado noticia completa"

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por MANAGER, 19 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2519)

1. MANAGER

MANAGER Banido

Ao ler esta noticia lembrei me de muito boa gente se aqui no fórum queixar-se sobre esta situação :

http://www.correiomanha.pt/noticia....hannelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010

Se recebe chamadas telefónicas de curta duração de números anónimos e ninguém fala, nem sempre é o que parece. Pode ser apenas o sistema informático de uma empresa de telemarketing a controlar o horário de atendimento de um potencial cliente, para posterior contacto personalizado. Foi o que detectou o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Coimbra, a partir de uma queixa apresentada por um cidadão, já irritado com os constantes ‘toques’ do telemóvel e no telefone de casa.

Neste caso, a investigação apurou que os telefonemas tinham origem em várias firmas de telemarketing, nomeadamente a PT Contact, a empresa de sondagens Marktest e o Círculo de Leitores.
    Detectou ainda que, numa primeira fase, os telefonemas são efectuados através de um sofisticado sistema computadorizado que selecciona aleatoriamente todos os possíveis números das três operadoras nacionais, accionando ‘o toque’ apenas para registar no sistema se existe, se está activo, a que horas é que o dono do telefone móvel ou fixo atende a chamada e o tempo que demora.
    Numa segunda fase, esses números são encaminhados para os operadores das empresas, que telefonam novamente, falam e fazem abordagens comerciais sobre os serviços ou produtos que querem vender ao potencial cliente.
    A escolha dos dígitos é mera escolha do computador, cujo sistema efectua as mais variadas combinações possíveis. A grande maioria corresponde a números telefónicos e é assim que, mais tarde ou mais cedo, acaba por ser contactado por uma simpática ou um amável operador de telemarketing.
    "Como é que souberam o meu número de telefone?", é a pergunta que a pessoa contactada faz à operadora ou, pelo menos, pensa em fazer, chegando mesmo a desconfiar que está identificada numa base de dados que é vendida para determinadas empresas.

'VENDAS AGRESSIVAS' CHEGAM À DECO
    São cada vez mais as queixas apresentadas na Associação de Defesa do Consumidor por causa das chamadas ‘vendas agressivas’. Há queixas em todas as delegações regionais da DECO de consumidores que se sentem importunados com estes telefonemas.
    A principal queixa prende-se com o facto de alguém anunciar, do outro lado da linha, que o destinatário é o feliz contemplado de um qualquer prémio. Depois, o este é recebido num local previamente combinado, onde o consumidor acaba por ser aliciado a comprar determinados produtos.
    A situação é classificada pela DECO como antiética, já que as pessoas são aliciadas de forma errónea e depois ‘forçadas’ a adquirir produtos de que não necessitam. Muitos acabam por anular os contratos.

DIAP DE COIMBRA DIZ QUE NÃO É CRIME
    O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Ministério Público de Coimbra arquivou o processo por considerar que não havias indícios de ilícito criminal. A queixa tinha sido apresentada contra desconhecidos e também não fazia referência a um crime em concreto. Podia, por exemplo, estar em causa uma eventual situação de ameaça, mas aquela só seria possível de ser verificada depois de se saber quem efectuava os telefonemas.
    Sendo aqueles integrados numa campanha de marketing, o DIAP entendeu que não configurava qualquer crime.

PORMENORES
    LISTAS PRÓPRIAS
    Os consumidores podem opor-se à publicidade por telefone, fazendo inscrever o seu número de assinante numa lista própria. A elaboração das listas cabe à Associação Portuguesa de Marketing Directo, devendo as entidades que promovem publicidade por telefone actualizar essa lista trimestralmente.

FISCALIZAÇÃO
    A fiscalização e aplicação das coimas cabe ao Instituto do Consumidor e à Comissão Nacional de Protecção de Dados.

Última edição: 20 de Janeiro de 2009
  2. canhoto10

canhoto10 What is folding?

Isso não é novidade. Quem também usa bastante esses métodos, são os bancos, quando precisam de falar com os clientes.

3. PeaceMaker_2

PeaceMaker_2 Power Member

Aconteceu me muito durante o verão.. mas agora está a voltar... >(

4. exactly

exactly Power Member

Olha, não sabia...

Acontecia-me tanta vez.. Felizmente agora parou

5. Hartsink

Hartsink Power Member

A mim aconteceu-me com a PT. Programavam a central para me contactar mesmo se não estivesse nenhum operador disponivel. Ou seja, eu atendia e ficava logo em espera. Às vezes esperava 5 minutos e desligava. Passadas umas horas voltava a acontecer. O pior é que as chamadas às vezes caiam à 1h da manhã!

Liguei pra lá montes de vezes e foi quando me explicaram que era a central que fazia as chamadas. Houve vezes em que falei com operadores mais "verdes" e diziam que isso não era possivel. Eu respondia que já outros colegas me tinham confirmado isso mas eles continuavam a dizer que nem podia ser a PT a fazer isso e tal, e eu: "ai não? Então porque é que a músic que se ouve em espera é a da PT e com publicidade da PT?"

É por causa destes ignorantes que, não querendo parecer machista, normalmente são mulheres, eu às vezes ligo para um call center e se me atender uma mulher, desligo e volto a ligar. Ou então dizia que tinha falado com um colega dela (homem) há pouco tempo e que queria voltar a falar com ele porque ele já estava dentro do assunto mas que não me lembrava do nome. Normalmente ela dizia: "o Pedro Carvalho?" e eu: "sim, é esse mesmo!!" Ah, só faço isto quando são questões mais técnicas.

Back on topic:

Aqui em Espanha andam a fazer circular SMS e emails dizendo para não atender chamadas do número 6701139900 (normalmente os números em Espanha têm 9 digitos mas este tem 10) porque se atendermos passam a fazer chamadas internacionais do nosso número. Claro que isto é mentira.

6. malone_pw

malone_pw Power Member

isso acontece-me com muita frequencia no telefone fixo

7. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Isso é mais que sabido que acontece aqui na terra à Beira Mar...

8. zunta

zunta Power Member

Na minha casa resolvi o problema do fixo aqui http://www.amd.pt/ há mais de um ano que só raramente recebo chamadas a chatear, só mesmo daqueles que não fazem parte da associação, dos conhecidos tipo tvcabo, pt, clix nunca mais, esta lista de oposição é o equivalente ao autocolante amarelo na caixa do correio.

9. .:Mescaline:.

.:Mescaline:. Banido

Semana passada andavam a ligar-me em anonimo,eu nao costumo antender chamadas anonimas,e atendi e era do banco... nesse mesmo dia,por volta das 2h da manha ligaram-me em anonimo e atendi e ninguem falou,mas depois desligaram. Apartir dai nunca mais me ligaram!

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Estes dias também ligara anónimo e era do banco a propor novamente um cartão de crédito...

felizmente é raro chamadas anónimas por ca.

11. .:Mescaline:.

.:Mescaline:. Banido

Pois,a mim tambem era,se queria o american express... os bancos sao os maiores ladroes que andam ai!

12. IcePicK

IcePicK Power Member

Há uns tempos andava a receber umas chamadas anónimas e quando atendia apenas ouvia uma musica durante uns segundos. A música era sempre a mesma e começava sempre no mesmo sitio. Tenho impressão que conheço a musica mas não me lembro de onde.

Depois de contactar o Gabinete de Apoio à Qualidade da Vodafone para saber como proceder à activação da identificação de chamadas anónimas deixei de as receber.

13. paranoid

paranoid Power Member

nas ultimas 2 semanas já tive tb 3 contactos de "anónimos". por 2x atendi, ouvi do outro lado algum ruído ambiente (do género sala de call center) e desligaram.

14. rameira

rameira Power Member

ás duas da manha foi erro de certeza ninguém liga para alguém a essa hora a perguntar se quer um cartão ou o que quer que seja mas que há gente chata há..eu como não atendo chamadas anónimas de ninguém e de noite os telefones ficam a "dormir" não sofro desse mal..cumpr :D:D:D

15. chyzck

chyzck [email protected] Member

Durante um tempo isso aconteceu bastante. Mas as chamadas eram sempre atendidas, se não fosse por alguém era pelo fax. :D

16. MANAGER

MANAGER Banido

Como funciona isso??

17. zunta

zunta Power Member

Boas, ao clicares no inscreva-se aqui faz download automático da minuta de inscrição e aparece como deves enviar, no meu caso envie por mail passado um mês recebi uma carta da associação a informar que tinha sido incluído na lista de oposição e para ter paciência que ainda ia ser chateado durante uns tempos porque as listas são enviadas para os associados de 3 em 3 meses, mas hoje em dia é muito raro receber chamadas, só daqueles artistas que se lembram de fazer vendas por telefone sem respeitar as leis em vigor, agora das empresas "oficiais" que todos conhecemos nunca mais e eu todos os dias quando chegava a casa á noite tinha 3,4 chamadas anónimas não atendidas, inscreve-te não tem custos, isto é uma oportunidade que a nossa sociedade nos dá e por muito estranho:eek: que pareça funciona.;)

18. Frango.

Frango. Power Member

Aqui pelo menos 2 vezes por semana ligam em número anónimo e quando atendo dá constantemente um "pi". Dizem que é um fax mas ao ler esta notícia não me parece...

PS: Quando alguém liga para cá para casa na tentativa de me "comer a cabeça" eu desligo o telefone na cara :D

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Ontem uma empresa qualquer de eletrodomesticos andou a chatear aqui na residência...

Como é possível fazer chamadas directo para os quartos de fora marcavam os números sequenciais e quase todos os telefones tocaram até que os seguranças tiveram que chatear-se e pedir para não ligarem mais...

enfim...

20. aurelios69

aurelios69 Power Member

Digo o mesmo, mas só atendi duas vezes depois de ouvir uma musica nunca mais atendi.

Partilhar esta Página