1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[noticia]Vai ser criada pelo google uma library de javascript

Discussão em 'Web Development' iniciada por kikofra, 6 de Junho de 2008. (Respostas: 2; Visualizações: 729)

  1. kikofra

    kikofra Power Member

    O Google anunciou que vai hospedar uma livraria de JavaScript chamada Google AJAX Libraries API para que desenvolvedores do mundo inteiro tenham acesso.

    A API vai servir como uma rede de distribuição de conteúdo e, ao usar o método de loading, uma aplicação vai ter acesso às bibliotecas open-source, incluindo script.aculo.us, dojo, jQuery, MooTools e prototype.

    Segundo Dion Alamaer, engenheiro do Google, o projeto está apenas no início, novas bibliotecas serão adicionadas.

    "Se tivermos bastante uso, podemos trabalhar com os desenvolvedores de browsers para que eles enviem essas bibliotecas automaticamente," disse Almaer. E completou: “O que me deixa realmente motivado com esse projeto é que os desenvolvedores web podem se libertar do peso constante de ter que baixar constantemente as nossas bibliotecas a todo o tempo."

    Além de hospedar as bibliotecas, leitores de cache estão preparados, assim como correção de bugs fornecidas assim que desenvolvidas. O projeto também prevê compressão automática.

    Fonte:VBMania
     
  2. shello

    shello Moderador
    Staff Member

    O título engana. Bastante (e vê-se logo pela primeira frase do texto).
    A Google não vai criar uma biblioteca (não é livraria!) de JS, mas sim um serviço para disponibilizar várias (conhecidas) bibliotecas de AJAX, de forma a que o load seja mais rápido para o visitante.

    Isto lembra-me o que a Yahoo está a fazer com a YUI, em que eles fornecem alojamento para a própria biblioteca, evitando assim que seja "comida" largura de banda e tráfego aos hosts de quem usa.

    Uma coisa que não percebi se eles vão fazer (e também não pesquisei muito para ter resposta) é se vão manter as versões antigas das bibliotecas, de forma a que não quebrem eventualmente as aplicações. A Yahoo! faz isso, e é a opção mais lógica.

    Já agora, link para esta API: http://code.google.com/apis/ajaxlibs/
     
  3. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    Parece que fazem isso.
    http://code.google.com/apis/ajaxlibs/documentation/
     

Partilhar esta Página