Notícias

Gotham

Power Member
Serve este tópico para anunciar novidades relativas ao Linux e mundo Open Source. Novos lançamentos e outras notícias ficam assim centralizadas num único tópico.

Para discutir uma determinada distro, ambiente gráfico ou aplicação, pode-se usar um tópico para cada um deles; um para o Ubuntu, um para o Arch, um para o KDE, um para o GNOME, um para o LibreOffice, etc.

Suponho que assim fica o fórum mais organizado em vez de termos, por exemplo, um tópico para o GNOME 3.16 e outro para o GNOME 3.18.
 
Novidade do dia: lançamento do Ubuntu 15.10 e respetivos "afilhados" (Kubuntu, Lubuntu, ...)

Terá suporte durante 9 meses, até julho de 2016 e apresenta algumas novidades:

Unity 7.3.3
Kernel 4.2
Firefox 41
Chromium 45
LibreOffice 5.0.2
Nautilus (aka ‘Files’) 3.14.2
Totem (aka ‘Videos’) 3.16
Rhythmbox 3.2.1
GNOME Terminal 3.16
Eye of GNOME 3.16
Empathy 3.12.10
Shotwell 0.22

https://wiki.ubuntu.com/WilyWerewolf/ReleaseNotes
 
GNUEterTics , uma distribuição preparada para ser usada em rádios livres, ou seja rádios descentralizadas ao alcance de qualquer um.

Não é bem uma notícia recente mas sim uma novidade com pouco mais de ano que pouca repercussão teve em PT ou mesmo BR, certo é que às vezes as pessoas procuram algo que lhes permita por exemplo ajudar a manter um canal de música na Web , ou mesmo um lugar de entrevistas, como esssa Distro pode-se fazer fácilmente , hoje em dia já se caminha para o produto seguinte que é tvs descentralizadas casos mais raros mas já em crescimento.

http://gnuetertics.org/

Interessante também de seguir são as listas de correio GNUEterTics já com elas conhecemos muitas rádios novas , actividades que se fazem localmente em toda a América Latina e grupos de discussão afins.
Enfim o poder da rádio na nossa mão de forma facilitada com a Distribuição pronta para isso mesmo.
 
Fedora 23 is out, download here.

Manjaro Budgie 15.11 is out.

The Manjaro Community is proud to present our new Budgie Desktop release. Budgie is designed with the modern user in mind, it focuses on simplicity and elegance.
A huge advantage for the Budgie desktop is that it is not a fork of another project, but written from scratch with integration in mind. It tightly integrates with the

GNOME stack, employing underlying technologies to offer an alternative desktop experience.
Budgie can now emulate the look and feel of the GNOME 2 desktop, optionally, via a setting in the panel preferences.

Download here.
 
Vírus para Linux mas não se sabe se é mau ou bom ...


http://lamiradadelreplicante.com/20...h-un-virus-justiciero-anda-suelto-por-la-red/

Screen-Shot-2015-10-06-at-14.19.22.png


A equipa branca anda por aí...
 

Não te intrigues muito isso às vezes acontece pessoal que se dedica a tentar unir hack com hacktivismo.

Eu conheci um Hacker que se dedicava ao mundo escuro no windows coisa negra mesmo e para GNU/Linux era contribuidor de alguns projectos só que já era conhecido para os privados trabalhava para os rebentar para o livre trabalhava para o aperfeiçoar e verificar bugs dee acessos indevidos especilamente por web .

Há casos desses muitos têm apenas oportunidade de praticar código podendo ler então começam a experimentar em Linux e passam depois para os privados se tẽm bagagem suficiente e se estão imbuídos de não só técnica mas também política dentro da guerra de programadores é bem possivvel que alguns deles tenham comportamentos agressivos num sistema e noutro não.

Ainda que na notícia colocada haja essa parte mais hacktivista misturada com correcções que a equipa julgou serem necessárias ,cabe a cada um julgar.
 
http://www.washingtonpost.com/sf/business/2015/11/05/net-of-insecurity-the-kernel-of-the-argument/#

A importância do código bem escrito e dos tipos de uso, mas também de tornar o Kernel ainda mais seguro tapando bugs e corrigindo possiveis métodos de exploração a sistema.


"The rift between Torvalds and security experts is a particular source of worry for those who see Linux becoming the dominant operating system at a time when technology is blurring the borders between the online and offline worlds. Much as Windows long was the standard for personal computers, Linux runs on most of the Internet’s servers. It also operates on medical equipment, sensitive databases and computers on many kinds of vehicles, including tiny drones and warships."

http://kernsec.org/wiki/index.php/Kernel_Self_Protection_Project

Diferentes pontos de vista e abordagens se ganharmos todos seja bem vindo.

Fonte: http://lamiradadelreplicante.com/2015/11/06/es-hora-de-endurecer-la-seguridad-en-linux/
 
Com certeza que os utilizadores linux, já ouviram ou instalaram um ArchBang. Distribuição baseada em Arch linux com Openbox, sem duvida uma distro muito leve e parca em consumo de recursos. Mas hoje venho apresentar mais um Arch linux com Openbox e out-of-the-box, "construída", pelos mesmos criadores da iso Architect. Tens uma iso arch com openbox e funcional, aqui fica o link para testar;

http://architectlinux.boardhost.com/viewtopic.php?id=331
 
Acabou de sair mais uma versão Netrunner, desta feita a baseada em Manjaro, sendo uma rolling com a ultima versão do kde 5 ou Plasma, deixo aqui algumas das novidades desta nova release.

Linux Kernel 4.2.5
Plasma 5.4.2
Frameworks 5.15 (using Qt5.5.1)
KDE Applications 15.08.2
LibreOffice 5
Virtualbox 5
Kontact 5
Firefox 42.0
Thunderbird 38.3
Gmusicbrowser 1.15
VLC 2.2.1
Kamoso 3

Informações no próprio site http://www.netrunner.com/netrunner-rolling-2015-11/
 
Back
Topo