Notícias

tanta coisa, jasus :D
Cá temos a caixa trágica (ups) caixa mágica e já ninguém fala dela nem se vê grande interesse em promover... :(
Também adormeceram desde 2015 ...
E distro de alguns faculdades como Ubuntu FEUP já foram inclusivé descontinuadas :(
Assim se faz na tugolândia...
 
Última edição:
O nosso modelo é diferente , sendo que com o Magalhães houve um pequeno passo para outro caminho ele não durou muito não teve continuidade e não foi aproveitado nem pelos professores nem pelos directores , o mesmo se passou com a CM que está como fornecedora e serviços sem o toque de promoção junto ao público, não obstante aquilo que era feito com a CM excepto as LPI pode ser feito com um bom grupo de Linuxers ou seja uma distribuição abrangente com programadores e tradutores e pouco mais um grupo de 10 pessoas faz isso bem.

No entanto nos decisores (que são quem pode marcar directrizes) o modelo por cá está entregue a políticas tipo → https://www.ativarportugal.pt/ ... são modelos diferentes , isso sim eu pergunto a um aluno do 8 ano se sabe o que é uma raspberry e ele tira o phone do bolso e mostra a ver se talvez é algo parecido, pedindo quase um sim ?-? mando-lhe fazer uma recolha de informação para um trabalho de espécies de Fauna e Flora em Portugal e sinceramente nem sabe onde buscar até acha chato ter de andar a ver espécies e abrir o Libre- Office, uma simples wikipédia é-lhes desconhecida, não sabem pavio sobre licenças CL, não sabem fazer uma referência a um documento da WEB tão pouco a um textual ,não sabem sequer ligar um pc mandas apenas ligar um pc algo que tens como a coisa mas fácil do mundo e voltas ao pé deles e ainda estão à procura do botão, não sabem o que é uma interface física e uma virtual num pc se virem um boot textual pensam que o pc está avariado, sabem pouco e vê-se ao longe que usam computadores para tudo menos para aprender, a única coisa que sabem é sobre youtubers portugueses os quais eu nem conheço e a julgar pelo conteúdo do que falam, também não quero conhecer, são incapazes de acompanhar um vídeo , resumos sobre algo nada feito, têm problemas em lógica pensamento e razão etc etc etc .

Eu pelo meu lado movo ficha e dedico-me a acompanhar , saber , saber, sabem pouco mas a culpa deles não é, também não me mostro muito senão começam a babar com o que tu sabes e logo começam a querer aulas de computadores e eu é que lhas vou dar ? Anda vai para o mato contar cabras se aparecerem...

Podiamos competir melhor pelo que sei no UK as escolas têm Raspberrys em salas e usam-nas desde a primária o mesmo se passando noutros países com pcs e/ou esses modelos novos e mais económicos nas aulas a rodar à volta do aluno desde muito cedo como algo interdisciplinar (trabalhos escritos, buscas, pequeno código, diferenciação de licenças e usos de multimédia etc etc ) algo lógico creio eu, no entanto parece que por cá mesmo com modelos diferentes não conhecemos bem os computadores no entanto todos os usamos basta pensar nos phones que trazemos nos bolsos , certo é que também depende dos professores alguns sim utilizam programas para recursos de aula com programas livres pelo menos usam-nos , mas a maioria penso que não e faltam as directrizes dos que mandam e deviam impor certas linhas de orientação , acho que preferem estes dedicar-se a mudar de livros todos os anos para negócio das pobres e fracas editoras portuguesas generalistas quem nem um livro traduzido a PT de outra obra com qualidade fazem deidcam-se aos romances e aos poemas e pronto assim andam e está tudo normal.

São modelos e modelos cada qual terá as suas vantagens por cá houve um CM promovido e mesmo sendo só um não sobreviveu , agora o comboio passou e o atraso marcou-se já não se pode desmarcar , temos portanto encontro marcado e vamos por ir.

No futuro não muito longíncuo vamos ter alguns países com indivíduos de 15 anos na generalidade ou seja de cursos de muita distinta índole a competir com os nossos de 30 especializados e essa é a talvez a maior diferença. Salvo que no futuro a moda volte ao caderno e à caneta apenas, presumo eu , que vamos estar desfocados do tema.

Mas claro tudo isso nós no código livre já o sabemos e Stallman disse uma vez - se tu apresentas um projecto livre expões a sua potencialidades à tua comunidade e ele não é aceite e não é apoiado , então simplesmente isso significa que não é o momento , a tua comunidade não está preparada ainda - está atrasada. Eu retive essa frase e acho que é o que se passa em alguns lugares.

Uma observação tal qual em Espanha como em outros países existem muitos projectos descontinuados , mesmo a nível estatal no entanto lá existe também muita mais expansão de projectos e existe muita mais orientação dos decisores em prol de projectos autónomos (autonomia de decisão = autonomia de direcção ) , algo que cá é inexistente.

Mas vemos disto a muitos outros níveis, se vierem aqui à minha porta vão ver casas feitas em parte de rua , sim isso mesmo da estrada mesmo que é uma calçada, enquanto que a minha casa está dentro dos marcos correspondentes tanto ao imóvel como ao terreno tal qual na escritura dela e na frente da qual se cruzam dois carros , as casas logo abaixo da minha estão em parte feitas na rua ou seja avançaram 5 metritos prá frente e neste momento lá andam nas obras a subir paredes e por aí fora em pleno séc. XXI, primeiro foi um depois o outro e assim vão, onde cruzavam dois carros passa mal agora um , pagamos os mesmos impostos mas por alguma razão uns fazem o que querem e legalizam o ilegalizável e por vezes ainda ficas a saber que o material para o SR fazer uso da rua lhe foi dado pela Junta porque claro ele é pobre e nem pode pagar o material e tu pensas - mas porque raio não lhe dão uma casa num lugar com boas condições e não deixam de legalizar obras na rua? - ou sou tonto ou sou tonto, das duas , as duas... é a miséria que temos. E claro depois de ocuparem a rua já pensam em montar um barraco noutro ponto para ocupar esse mesmo outro espaço com sabe-se lá o quê ... e depois lá pedem o material para criarem o barraco definitivo .
Vem o camião dos bombeiros mal passa, mas pronto acham graça ao que eu sinceramente acho uma estupidez e um perigo.
É o fazer ao contrário, somos especialistas, mas se quem decide aprova olha cala-te e não votes em idiotas e cala-te mesmo porque sempre poupas irritações. O problema vai ser quando chegar um a decidir e disser , ora corta direito chamem um Buldozer ...
Pobre de mim e de todos que nem sinais convexos nos puseram para pelo menos ver se vem trânsito ou não ao saír de casa ... Misérinha deixa-me e perdoa-lhes que eles não têm para começar quanto mais para fazer.

Assim vamos, toca a banda e soa a música.
 
Última edição:
AçorOS o GNU/Linux português com mais notoriedade no presente mostra a sua versão Alfa 3.0 →

[youtube]

https://sites.google.com/view/acoroslinux/página-inicial

" O AçorOS 3.0 e a nova versão do AçorOS com base no Debian 9 Stretch com o ambiente de trabalho xfce e com varias versões

para que possa atender as mais variadas necessidades de utilização desde o Desktop ,Educação e Produção multimédia e gráfica.

Estas versões ainda estão em desenvolvimento pelo que o vosso feedback e da maior importância.

Ajude o desenvolvimento e a manutenção do AçorOS.

Só com a sua ajuda e possível continuar a crescer e a desenvolver o AçorOS . "
 
Sim senhor o nosso Minino Galpon actualiza-se para arquitecturas 32 Bits neste caso com Pae habilitado (686-pae) , https://minino.galpon.org/es/news ;
Uma distribuição a ter em conta para esses computadores antigos que precisam de um novo sistema e destaca-se que este Minino é realizado pensando precisamente nos coputadores antigos pois centra-se na reutilização deles e na oferta de uma distribuição leve para uso em escolas e Universidades da Galiza .

https://minino.galpon.org/es/descargas

[youtube]
 
Numa altura em que as "grandes" distribuições começam a colocar de lado a opção 32bit. Recentemente foi a Canonical a informar que deixará de preparar isos para esta arquitectura, é pena esquecem que ainda existem bastantes "máquinas" com esta arquitectura.
 
Numa altura em que as "grandes" distribuições começam a colocar de lado a opção 32bit. Recentemente foi a Canonical a informar que deixará de preparar isos para esta arquitectura, é pena esquecem que ainda existem bastantes "máquinas" com esta arquitectura.

A Canonical tem um problema bastante grave de comunicação , num podcast recente diziam exactamente o mesmo https://birrasybits.wordpress.com/2017/10/07/byb-2x00-musica-para-todos/, mas não corresponde de todo à verdade , é dizer em parte sim a Canonical através do Ubuntu oficial , ou mesmo outras de entre as derivadas oficiais sim virão a deixar de dar o suporte, mas no entanto ao que parece tudo indica que a versão LXDE - Lubuntu terá arquitectura de suporte a 32 bits no lançamento 18.04 pelo menos.

https://www.reddit.com/r/Lubuntu/comments/4qy25y/is_lubuntu_dropping_32bit_support/

Tem sentido que a Canonical faça isto uma vez que os ambientes Gnome , Mate etc estão desenhados para arquitecturas de presente e não são precisamente as leves para máquinas menos actualizadas , no entanto a função do LXDE ou outros é mais indicada para computadores com limitados recursos e portanto tem um pedaço de target potencial nessas máquinas daí possivelmente a razão desta decisão dos desenvolvedores do Lubuntu.
Ou seja teremos uma base Ubuntu para 32 Bits com o Lubuntu para máquinas de média antiguidade.
 
Afinal o Lubuntu ainda vai ter mais uma versao com o lxde, que segundo eles será a ultima. Estranho há uns meses atrás davam conta que nesta altura seria o Lubuntu mas, já com lxqt.

Fonte da noticia, http://lubuntu.me/artful-released/

19 OCT
Lubuntu 17.10 (Artful Aardvark) released!
Thanks to all the hard work from our contributors, Lubuntu 17.10 has been released! With the codename Artful Aardvark, Lubuntu 17.10 is the 13th release of Lubuntu, with support until July of 2018.


What is Lubuntu?
Lubuntu is an official Ubuntu flavor based on the Lightweight X11 Desktop Environment (LXDE). The project’s goal is to provide a lightweight yet functional distribution. Lubuntu specifically targets older machines with lower resources, but also runs great on newer hardware. Along with a simple but usable graphical user interface, Lubuntu comes with a wide variety of applications chosen for their small footprint so you can browse, email, chat, play, and be productive.

Where can I download it?
On the Ubuntu cdimage server, we have images for the following architectures:

  • amd64 (commonly referred to as 64-bit)
  • i386 (commonly referred to as 32-bit)
The release notes are here if you wish to read them. We have left out some notes that are common to all flavors, so read the Ubuntu release notes if you wish.

What’s improved since 17.04?
  • We now ship with Linux Kernel 4.13.
  • General bug fix release as we prepare to switch to LXQt.
  • LXDE components have been updated with bug fixes.
  • The artwork has received an update.
  • The latest release of Audacious, 3.9, is included by default.
  • Hardinfo has been updated to the latest upstream snapshot.
System Requirements
Lubuntu is a good operating system for many old computers, but not for all of them. Some computers have too little horsepower or memory. A rule of thumb is that the computer should not be more than 10 years old (although some older computers are known to work as well).

  • Memory (RAM): for advanced internet services like Google+, YouTube, Google Drive, and Facebook, your computer needs at least 1 GB of RAM. For local programs like LibreOffice and simple browsing habits, your computer needs at least 512 MB of RAM.
  • Processor (CPU): the minimum specification for CPU is Pentium 4 or Pentium M or AMD K8. Older processors are too slow and the AMD K7 has problems with Flash video.
How do I get support?
We recommend that you email the lubuntu-users mailing list. Send an email to lubuntu-users AT lists DOT ubuntu DOT com.

If you prefer IRC, our support channel is #lubuntu on freenode IRC. If you don’t have an IRC client, click the link in the earlier sentence, type in a nickname, press start, state your question and press Enter to speak. If your question is not answered right away, stick around, and if you don’t get an answer, email the lubuntu-users list.

How do I contribute?
We always need more help! If you would like to contribute, head over to our Getting Involved page. If you have any questions about contributing, please join #lubuntu-devel on freenode or email the lubuntu-devel mailing list at lubuntu-devel AT lists DOT ubuntu DOT com.

Known Issues
For known issues, please see the release notes.

Lubuntu Next
Alongside Lubuntu 17.10 featuring LXDE, the Lubuntu Team is proud to announce an early adopter’s release of Lubuntu Next, featuring the LXQt 0.11.1 Desktop Environment, which is the Qt 5 port of LXDE. While this release is available to install using the links below, we do NOT recommend that people use it in production unless they are aware of the somewhat critical bugs associated (which are more than 10 at the point of writing this). It also wouldn’t be a bad idea to be in contact with us as well. A rule of thumb is that if you do not know what we are talking about, don’t install it quite yet.

You can install Lubuntu Next by using the links available on the cdimage server or by using the Minimal ISO for 17.10 and selecting the Lubuntu Qt desktop.
 
Ataribox poderia chegar em 2018 com uma base Linux personalizável →

https://ataribox.com/

Connect, Game, Stream Like Never Before

Killer Retro Games. Hot New Indie Titles. Open Linux OS.
Connect & Stream even more.

[youtube]

main-top-2.jpg
 
Back
Topo