Nova câmara

InJ3cTiOn

Power Member
  1. O QUE: De momento só mesmo máquina e talvez uma lente especifica para macros.
  2. POR QUANTO: 600-800 (dependendo se vale a pena esticar)
  3. PARA FAZER O QUE: Paisagens, longas exposições e fazer macros.
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite e talvez algumas fotos interiores
  5. COMO ÉS: Casual.
  6. JÁ TENS: De momento apenas tenho uma compacta já antiga, antes tive uma DSLR mas o meu irmão foi para a Suécia e teve de a levar.
  7. COMO É A TUA "REDE": Amigos e familiares, uso o deviantart para postar algumas coisas mas nada de especial.
  8. ONDE COMPRAR: Loja física ou online.
 
Que tipo de macro pretendes fazer?
Macro a flores, selos, objectos, coisas grandes?
Ou macro a insectos pequenos, por exemplo?

Macro é um termo mal utilizado por muita gente (inclusive pelas marcas) - hoje em dia, algo que vá a 1:3 já é macro (quando na realidade macro é tudo o que vai de 1:1 para cima).
Pergunto isto porque, para macros de flores e pequenos objectos, uma objectiva normal, como uma 17-50 ou 17-70mm, consegue bons resultados, mesmo sem grandes invenções de luzes e flash + difusor.

Para macro "a sério" já é necessário uma lente dedicada, um flash e estudar bem a luz (boa luz é o mais importante em macro).

O meu setup macro tem mudado ao longo dos tempos.
Comecei com uma D5300 + 17-50, que até chegava perto, mas queria mais.
Comprei uma 40mm Micro, e já conseguia chegar bem pertinho, mas não conseguia grandes resultados - meti o flash na sapata e a coisa melhorou.
No entanto, continuava a não obter resultados como os que via pela net fora - usava uma luz muito dura. Peguei num difusor rectangular que tinha aqui e apontei-o para baixo.

Tinha algo tipo isto

26804445042_1ea1166501_b.jpg


Mas a luz ainda não era como eu queria.

Por fim acabei por fazer uma adaptação tosca que até funciona bem.

nj6aC71.jpg


É o que tenho usado...
Entretanto mudei a lente, para uma Tokina 100mm, e vendi a 40mm.

Mas continuo a recomendar a 40mm - é uma lente espectacular e muito barata.
Só tem o senão de teres que te chegar muito perto (eu, como faço muitos bichinhos, optei pela 100mm, que me dá uma distância de trabalho bem mais agradável).

Depois das dicas, o que recomendo?
Com esse orçamento (apertado) recomendo algo ali na gama da Nikon D5300 + Nikon 40mm Micro.
Mas também vais precisar de um flash e difusor.

Suponho que tenhas tripés e essas coisas.
Terás que esticar o orçamento para esse máximo de 800€.

Cumps
 
É algo que já tenho saudades de fazer mas meti-me no mundo das bikes e tem sido complicado gerir para comprar uma máquina. Ando também a pedir opiniões ao meu irmão e ainda vou ter de pensar bem.

As macros que tenho em mente são pequenos objectos, insectos, natureza e por aí fora. Obrigado pelas tua sugestões e pela ajuda disponibilizada.
 
Back
Topo