Nova Canon 500D - 15.1Mpx, Video 1080p (900$)

A limitação de 20fps torna o modo um bocado "inutil", mas é melhor do que nada. O sistema não é nada revolucionário. Mas eu gosto por uma razão, já ando para comprar uma 450d ha algum tempo, pode ser que esta baixe de preço e eu acabe por poupar uns trocos.


Tens o 720p a 30 fps, 1080p é elitismo :P
 
Eu achoi que a capacidade de video sempre é util :D imaginem com a qualidade de uma prime, com bom bokeh:D

Gostei da camara mas espero que não se mantenha por aquele preço:D

E anunciaram tambem o novo flash o 270EX :D
 
O vídeo nas SLR continua a ter uma gigantesca limitação, não tem focagem automática, concordo que 1080p é um exagero, se fizerem 720p bem feito, com uma boa focagem automática e uma boa taxa de actualização já seriam suficientes para mim.

O vídeo nas dslr, como já se sabe, é "somente" uma pequena derivação do live view, e vai daí não é memso nada de extraordinário a nível tecnológico. Por outro lado, a focagem automática durante o modo de vídeo já é uma conversa completamente diferente, que depende de muitas mais coisas.

Só para recordar que, por exemplo, as melhores lentes para vídeo nas DSLR são precisamente as mais antigas, com anel de abertura e um bom anel de focagem, o mais suave possível. O vídeo na DSLR com lentes sem anel de abertura perde metade da piada, e pior, perde metade da utilidade, devido a outra grande "limitação" das DSLR neste campo, que é o facto de não se poder controlar o ISO. Existem técnicas "artesanais" para garantir um ISO baixo em qualquer condição de luz, mas sem o anel de abertura é um tanto ou quanto complicado :-)

Quero com isto dizer que a focagem automática será muito complicada de aparecer nos tempos mais próximos, se aparecer ...
 
Continuo na minha: não compro uma dSLR para fazer filmes nem tão pouco a comprei para tirar fotos olhando para o LCD como na compacta, por isso se comprasse agora uma 500D estava a pagar por features que não me interessam para nada da mesma forma que fui obrigado a pagar pelo Liveview da 450D e não uso.

Até aí tudo bem não fosse o facto de faltarem features nestas máquinas que me davam bastante jeito como a rapidez de rajada e melhor AF.

Para mim a melhor dSLR continua a ser a 40D com um numero de mpx totalmente adequado a uma não-FF e uma rapidez e AF fabulosos (o corpo melhor ainda estou disposto a dispensar porque gosto bastante do da 450D e apenas sinto que lhe falta a 2ª roda da 40D).
Infelizmente tive de optar pela 450D em prol de adquirir lentes que me fariam falta, mas o que me preocupa é que um dia a 450D vai inevitavelmente ter de ser substituída e por este caminho vou ser obrigado a pagar features que não me interessam nadinha, e ainda me vou lixar com o excesso de mpx visto que não me apetecia ter de substituir as lentes por vidro L ...
 
E se melhorassem o AF não?! Isso é ainda menos provável que aumentarem os FPS. Se reparares já tens corpos amadores mais rápidos em FPS (a D90) e é um campo onde têm evoluído, mas assim de cabeça não tens nenhum corpo amador com mais que um ponto cross-type.

A k200d tem 11 pontos de AF e desses 9 são cross-type...

Vai ser bom para quem quer comprar 450d ao preço da 1000d...
 
A k200d tem 11 pontos de AF e desses 9 são cross-type...

Vai ser bom para quem quer comprar 450d ao preço da 1000d...


Com 3 corpos amadores no mercado sinceramente duvido muito que eles baixem preços. Se a 1000D vai ser para manter durante algum tempo, não faz sentido algum que baixem o preço assim tanto. Caso contrário iria custar quanto 300 euros? A 500D vem no meu entender, preencher o espaço entre a 450D e a 50D, numa tentativa da Canon de preencher um maior alvo do mercado. Isso aconteceu com a introdução da 1000D.
 
Vassago, a cena dos megapitos em excesso, CASO NÃO CORTE NA SENSIBILIDADE vs definição, não teras que comprar L's...

Simplesmente faça downsize e tá a andar. Eu ca quando as fotos não são para revelar nem impressões grandes, encolho tudo para 2048 e afins, visto melhorar a definição vista no ecran.

Agora teres 20 megapixels em crops e 100%, ai vais precisar de bom vidro.
 
Com 3 corpos amadores no mercado sinceramente duvido muito que eles baixem preços. Se a 1000D vai ser para manter durante algum tempo, não faz sentido algum que baixem o preço assim tanto. Caso contrário iria custar quanto 300 euros? A 500D vem no meu entender, preencher o espaço entre a 450D e a 50D, numa tentativa da Canon de preencher um maior alvo do mercado. Isso aconteceu com a introdução da 1000D.

Sinceramente acredito que a 450d vai acabar por descer de preço, já que a 500d vai ser lançada com um preço relativamente próximo do actual preço da 450d. A menos que a 500d mantenha o preço não vejo outra razão para a 450d manter o preço. Há que lembrar que este ano a 450d subiu quase 100€ por causa do iene.

E se a 500d baixar o preço, ter 2 camaras com um preço próximo é mais do que óbvio que a 450d não vai vender quase nada... e penso que a canon não quer encher os armazens de 450d paradas.
 
O que o pessoal quer é teste contra a D90, e já agora com a 450d.. Duvido que face à 450D tenha isos piores, apesar da subida dos megapitos, falta saber é se papa a D90 ou não..
 
Enquanto a 40D se conseguir arranjar mais barata que a 500D, a 500D não tem hipótese a não ser para alguém que esteja desesperado pelo vídeo ou pelos megapitos extra.
 
Para mim, esse feature de video é perfeitamente dispensável!
Afinal é uma câmara fotográfica ou de vídeo?

(qualquer dia é telemóvel...)
 
O que o pessoal quer é teste contra a D90, e já agora com a 450d.. Duvido que face à 450D tenha isos piores, apesar da subida dos megapitos, falta saber é se papa a D90 ou não..

O teste está quase feito: o DxOmark tem lá a D90, a 50D (que suponho ter um sensor "parecido"), e a 450D.

Em termos de ISO: D90 > 50D > 450D. A 500D deve estar perto da 50D. Mas como disse anteriormente, a 40D é praticamente uma 50D com menos megapitos e sem video e é substancialmente mais barata (700 EUR @ PT)
 
O teste está quase feito: o DxOmark tem lá a D90, a 50D (que suponho ter um sensor "parecido"), e a 450D.

Em termos de ISO: D90 > 50D > 450D. A 500D deve estar perto da 50D. Mas como disse anteriormente, a 40D é praticamente uma 50D com menos megapitos e sem video e é substancialmente mais barata (700 EUR @ PT)

A 50d não tem video, na Canon video só na mana mais velha 5d mkII.

E penso que a 40d comporta-se melhor que a 50d em ISOs altos.
 
Sinceramente acredito que a 450d vai acabar por descer de preço, já que a 500d vai ser lançada com um preço relativamente próximo do actual preço da 450d. A menos que a 500d mantenha o preço não vejo outra razão para a 450d manter o preço. Há que lembrar que este ano a 450d subiu quase 100€ por causa do iene.

E se a 500d baixar o preço, ter 2 camaras com um preço próximo é mais do que óbvio que a 450d não vai vender quase nada... e penso que a canon não quer encher os armazens de 450d paradas.


Ok, mas então explica lá porque vão deixar 3 máquinas no mercado com preços tão próximos? Entre uma 500D e uma 40D eu nem pensava duas vezes e optava pela 40D. Até porque já há malta com vídeo nessa máquina com um firmware hackado.
 
Video numa camara fotográfica? Feature completamente inutil, cada macaco no seu galho. Se for para filmar há que comprar uma câmara de filmar...penso eu de que!
 
Video numa camara fotográfica? Feature completamente inutil, cada macaco no seu galho. Se for para filmar há que comprar uma câmara de filmar...penso eu de que!

Não, não...é uma feature que dá muito jeito! Entendo que exista quem dispense, tal como o liveview mas para o contexto social dão muito jeito...para mim, por exemplo, é imprescindível!

E já agora a DPREVIEW não perdeu tempo...
 
epa esta thread passou-me ao lado, so li o k vcs disseram, prefiro analisar as caracteristicas tecnicas tds antes de me pronunciar, ja aki volto mais tarde :)
 
The 500D/T1i doesn't quite have to be the everyman camera that its predecessors were. The introduction of the Rebel XS (1000D) in June 2008 means the T1i no longer has to appeal to everybody who doesn't want to stretch to buying into the 50D class. As a result, the 450D was able to bulk up its feature set to include a selection of features that price-conscious shoppers don't necessarily realize they want, such as a larger viewfinder and spot metering. The result was probably the most complete Rebel we'd seen.

concordo com a afirmacao, e uma makina para kem ker determinados features, para os restantes existe a 450D e 1000D.

no fundo e o k ja se esperava, a canon coloca esta makina no topo da gama amadora, numa gama onde ja existem boas opcoes mais baratas (450D e 1000D), mas para kem procura determinados features tem aki uma possivel solucao.

analisando a evolucao de features:
-15mp, ja me chega os 12mp :P
-Movie recording (a quem interessa este feature tinha de ir pra 5DMKII k custa mt mais, ou seja temos aki uma opcao mt em conta), pessoalmente dispenso
-LCD de alta resolucao anti-reflexo, ia-me dar jeito para as macros
-Peripheral Illumination Correction, e capaz de dar jeito especialmente c/ lentes low-budget
-Extended ISO range, ISO12800 vs ISO1600, e um bom salto, resta saber ate k ISO e usavel, vamos la ver do k o DIGIC IV e capaz a 15mp, se o 3200 for usavel ja e bom :)
-Continuous Shooting: 3.4 fps up to 170 JPEG / 9 RAW frames, aumentaram o buffer raw de 6 para 9, tendo em conta k tb aumentaram de 12 pra 15mp foi um bom aumento, o limite de buffer e algo k ocasionalmente bato, especialmente em panoramicas ou HDR.

Resumindo, tem alguns features que me apelam, mas de forma alguma o suficiente para valer o upgrade (450D->500D).
Acho que e a mesma situcao de kem tem uma 40D e olha pra 50D, tem mais uns features fixes e tal, mas se formos a ver a 50D nao faz nd de especial k a 40D nao faca.
Como diz o dpreview, ja encontro na 450D td o k me interessa, foi uma makina mt bem conseguida, e o que gostava mesmo de ter so vou conseguir encontrar numa gama superior (corpo mais robusto, mais FPS, mais buffer, melhor viewfinder, etc), ou seja fico a espera da 60D...
 
Back
Topo