Nova casa novas ideias

nunoxad

Power Member
Estou em fase de projeto para a minha moradia, o material vai ser o mesmo que tenho atualmente:

LG b7 65"
NVIDIA shield
Av Rx v681
Frontais Wharfedale 225
Traseiras Wharfedale 220
Central Wharfedale 220c
2 subs Wharfedale sw150
2 colunas a fazer dolby atmos Wharfedale wcm-65

A questão é a seguinte, no projeto ited há algo que recomendem colocar que não seja habitual?

Todos os cabos de coluna vão passar por dentro das paredes e sair em fichas tipo banana para ficar tudo limpo.
 
O que sugiro é que deixes já um tunel feito do móvel para trás da tv. De forma a que passes os cabos sem ficarem visiveis na parede.
Podes tentar montar um suporte atrás da tv e esconder a Nvidia atrás da tv. Fica-te o espaço mais limpo visualmente.

Algo tipo isto
de34bac54377368d2fe3401fc0bb1c0e.jpg


Deixa de forma a que se um dia metas um suporte na parede, já te fique a servir igualmente para isso.
 
Eu já tenho a TV num suporte, agora vou fazer na parede falsa um espaço para o suporte ficar embutido para a TV ficar mais encostada á parede.
 
Deixa tubos de diâmetro generoso embutidos para passar e poder trocar cabos para as colunas e também embutidos na parede de gesso cartonado ['falsa'] entre tv e local de receiver/box de tv e afins.

Atenção às curvas destes tubos quando for na fase de construção.

Deves prever um bastidor/quadro ITED de dimensões generosas para que possa caber um router e/ou switch dentro do mesmo com espaço de 'sobra'.
As regras obrigam a que este quadro já tenha alimentação [eléctrica], mas muitas vezes depois metem um quadro relativamente pequeno, que meter lá um switch dos pequenos já é muito complicado e meter um router é impossível.
Isto é algo que poderás não necessitar por agora [consoante a configuração de rede/serviço ISP que vás ter], mas daqui a uns anos poderá dar jeito.

De resto, pensa na posição de tomadas de rede/coaxial nas outras divisões [quartos/cozinha] e fala sobre isto com quem está a fazer o projecto ITED.

Poderás também falar sobre deixar preparada tubagem para instalação de alarme e/ou domótica [estores, etc], mesmo que não seja para instalar alarme/domótica para já.
Isto são outros 500 em relação a homecinema e poderá ser feito na execução da obra, mas se tiveres uma planta com um traçado de tubagem preparado para estas coisas na fase de projecto sempre deves poupar uns trocos face a pedir depois ao empreiteiro para meter/fazer algo que não tinha orçamentado inicialmente.
 
Duas tomadas de rede em vez de só uma, podes usar para passar sinal HDMI para outras divisões via RJ45.
E como já foi referido, profundidade suficiente para puder colocar (router,Swith,Ont) dentro da Caixa ITed
Atenção que existe um limite de tomadas por divisão e por casa. No meu caso durante a obra foram passados os cabos e cravados posteriormente.
 
Para as colunas traseiras estou a pensar passar os cabos pelo chão, mas a casa vai ter piso radiante, será que não vou ter problemas com o aquecimento dos cabos?
 
O piso radiante funciona a baixas temperaturas, pelo que a curto prazo não será um problema. No entanto o calor mesmo sendo pouco irá provocar um envelhecimento precoce do isolamento do cabo e a médio /longo prazo este pode ficar quebradiço - quanto tempo, já não sei, e irá depender do tipo de isolamento.
 
Os cabos de som a passar que ja comprei sao Klotz LY225TSW para colunas e Van Damme PRO Grade XKE para os subs, segundo o fabricante refere -25C/70C os Klotz, nao deve haver problema, ate vou passar por dentro de um tubo pela ideia que me deram e sai por baixo do sofa com encaixe deste genero que é o mesmo que vai levar nas paredes
9b5d7d6b714adf79e915eebc67d442ed.png

acho que é melhor, assim posso retirar e colocar outros se mais tarde pretender
 
Back
Topo