Nova dSLR da Sony - Sony A700

Os 20Mp+ é uma forma simples de dizer que só aceitam fotografias de médio e grande formato. E aí já entramos para máquinas modulares, com corpos Hasselblad ou FH e backs digitais da Hasselblad, da Mamya ou Sinar, com sensores de 6x6 (enormes quando comparados com máquinas Full Frame) que facilmente ultrapassam os 25Mp.
Estas backs, como têm sensores enormes, tem células fotosensiveis muito maiores que as máquinas convencionais, daí (pegando no que disse acima sobre a relação tamanho/qualidade) atingirem niveis de qualidade bastante elevados.
Diga-se de passagem que estas máquinas usam lentes próprias para médio formato, que também gozam de uma qualidade extrema.
Excusado será dizer que estas máquinas podem custar para cima dos 25.000€ e há lentes a passar bem os 50.000€.

Quanto ao Anti-dust, vê o da Olympus E-3. Li por vários sitios que, ao contrário dos outros, funciona e bem.
 
Última edição:
Hum...bem...pelos vistos vou ter de ter cuidado com o pó na minha Sony :)

Quanto a Nikon penso ser a 1ª SLR deles com AntiDust :confused: Bem...melhor um que não funciona a 100% que nenhum...o mesmo para a Sony e Canon:p
 
O Anti-dust é um auxílio e não uma intervenção sobrenatural, logo não é conveniente negliganciar-se a prevenção da acomulação de pó no sensor.
 
Claro , mas era simpático se funcionasse a 100% :001:


Mais alguém comprou a Sony ou uma das outras 2 máquinas ? Experiências ...Fotos ? :p
 
Bem...já li algures que certas revistas norte americanas de arte e natureza por exemplo, recusavam-se a aceitar fotos de camaras digitais com menos de 20+ megapixeis dado que não consideravam que fotos digitais com menos resolução era dignas de aparecer nelas.

Mas os Megapx podem não ser tudo...mas alguma coisa valem...a camara do meu TLM de 3 MPx não tem nem de perto nem de longe a definicção de uma foto tirada pela máquina de um amigo meu que tem um camara de 5,x MPx nota-se bem a diferença para a minha.



Assim como a foto tirada por um dos novos telemóveis de 5 Mpixels não tem de longe nem de perto a qualidade de uma foto tirada por uma boa máquina de 3 Mpixels ;)

Não é pela diferença dos megapixels que as fotos dos telemoveis são piores :P
 
ha nokias com carl zeiss tambem :)

Qualquer dia ainda me dá na cabeça e compro a lente da Zeiss de 16-80 ....mas por agora tenho falta de motivo$$$ para a comprar :)
 
Sim, só aquelas lentes... Se comprares um Sony Ericsson ainda podes ter a sorte de ter uma lente Carl*Plástico*Zeiss. :p

É as lentes.. É o facto de não usarem focagem, mas sim sistemas que se baseiam em depths of field muito grandes.. É os sensores de muito fraca qualidade e minúsculos.. É os processadores dos telemóveis que fazem um mau trabalho..

E tudo junto... Dá imagens de telemovel.. :P


Mas já se vêm alguns telemóveis que captam imagens que não são péssimas.. São só mázinhas..
 
Tenho algumas duvidas quanto a questao do sensor ser partilhado com o da D300..
E verdade que nao pesquisei sobre o assunto, mas regra geral, a Nikon costuma ter um certo periodo de exclusividade no uso dos sensores que nao me parece que ja tenha passado.
De qualquer das maneiras, deixem-me dizer-vos que ja tive com uma D300 (de um amigo) nas maos, e ha uma grande evolucao em relacao a D200 (maquina que tenho). Ainda nao fiz grandes testes, mas dos ficheiros que vi, a diferenca e bastante clara.
Se tiver com ela mais tempo, ponho aqui alguns test-shots, de momento nao tenho nada no meu computador!
 
Segundo li, na A700 as imagens são de 12 bits enquanto na Nikon D300 são de 14 bits. Isto pode significar que em vez de haver exclusividade no lançamento durante um certo periodo, poderá haver exclusividade em relação a certas capacidades do sensor.
 
hum...isso quer dizer o que ??? que dse futuro pode sair um firmware para o processamento na a700 ser a 14 bits (não +ercebo nada tecnologicamente do assunto) ?
 
hum...isso quer dizer o que ??? que dse futuro pode sair um firmware para o processamento na a700 ser a 14 bits (não +ercebo nada tecnologicamente do assunto) ?

Não...

Num sensor os dados são registados como sinais analogicos, ou seja, há uma infinidade de combinações possiveis. E depois são convertidos para dados digitais num ADC (analog to digital converter)..

Se o ADC for de 12 bits, os dados digitais vão ter 12 bits de informação, se for de 14, têm 14.. E por ai fora...

É uma questão de harware e não de software/firmware..
 
A Canon 40D é razoavelmente económica e tem um conversor de 14 bit.

A D300 será mais cara principalmente pelo posicionamento no mercado (se tens mais podes pedir mais massa que o público em principio "aceitará") e pelo custo extra dos materias do corpo e outros sistemas da linha superior (como o módulo AF...)
 
Sim claro, apenas estava a apontar que só a nivel do sensor a D300 pode apresentar mais vantagens em relação à A700. Não se pode ver as coisas do ponto de vista "ah e tal têm o mesmo sensor".
 
O conversor apesar de indispensável não é parte integrante do sensor.

Aliás é nesses pormenores onde um fabricante mesmo usando o mesmo sensor pode começar a dar-lhe a sua personalidade própria
 
Por causa duma coisa que tinha vaga na memória fui investigar melhor e no caso em questão estava errado

Os sensores CMOS fazem o processamento pixel a pixel no próprio sensor. Os sensores CCD é que costumam ter o conversor à parte.

No caso da Canon naturalmente está tudo integrado.
 
Por causa duma coisa que tinha vaga na memória fui investigar melhor e no caso em questão estava errado

Os sensores CMOS fazem o processamento pixel a pixel no próprio sensor. Os sensores CCD é que costumam ter o conversor à parte.

No caso da Canon naturalmente está tudo integrado.

acho que etsas a fazer confusão em alguma parte.

o Sensor da Sony, de facto faz conversão analogico/digital, no proprio sensor, mas isso é so este "Exmor" da A700, não é generalizavel a todos os Sensores CMOS.
É inovação da sony esta conversão imediata, e alegadamente resulta em melhor velocidade, e menos interferencias/ruido.

O sensor da D300, não é o mesmo sensor que o da A700. também é um sensor da Sony, mas é uma abordagem mais conservadora.

Quanto à conversa da A700 vs D300, sinceramente, acho que a disparidade de preços é tal, que as maquinas deixam de ser comparaveis.
Pessoalmente, acho que a A700 é uma excelente concorrente à 40D da canon, e até uma melhor opção que a maquina da canon... mas isso, sou eu. Ja sei que depois ha a conversa das lentes, e o catano, mas eh pa, a Sony tem uma gama de lentes mais que suficiente para o publico alvo de uma maquina como a A700.
 
Back
Topo