Nova em Mac com novos problemas.

zusy

Membro
Comprei um Macbook dos brancos e ainda estou a mexer no sistema operativo mas ja fiz porcaria.
Tenho os meus trabalhos de faculdade e fotos num disco externo que queria ser so eu a utilizar. Como tenho um irmão que se poi ca a tirar coisas da net logo não queria correr o risco de ficar sem os ficheiros.
Andei a esperimentar no "Proprietario e Permissões" e deixei de ter acesso ao disco. Meti "Sem acesso" e logo a seguir fiquei o desenho do disco usb no desktop.

Uma ajudinha?
Atenção que sou nova nisto e não sei bem onde sera o sitio para onde me digam para mexer. Por isso tem que ser com desenho!:)

PS:Ja começo a ficar arrependida de ter mudado de computador.
 
Terás enventualmente de ir novamente as permissões e colocar de novo o visto nas permissões de acesso ao disco. Julgo que depois de activares esse visto visualizarás de novo o disco.
Mas não tenho a certeza, alguem que de uma maozinha aqui.
Já agora porque estás arrependida. Habitua-te a trabalhar em Mac, não vais querer outra coisa ehehehe

Cumprimentos
 
Eu experimentei com um ficheiro e deu, depois de dar novamente as permissões já deixava aceder ao ficheiro. Com disco externo n experimentei, penso q será a mesma coisa.
Quanto ao Mac, quando te habituares não vais querer outra coisa.
 
Primeiro que tudo... não tenhas medo... não apagaste nada.. está lá tudo, apenas disseste ao sistema que não se pode aceder... (Se ligares o disco a outro pc poderás aceder ao conteúdo)


Eu também sou switcher recente e seria assim que eu faria...


Para resolver será preciso mais algumas dicas... por exemplo... e que eu vou "usar" o que me parece que aconteceu...

1- Ainda tens o icone no desktop?
2- Retiraste as permissões a toda a gente ou só ao teu user? (ou seja mexeste só no menuzinho que foi apresentado (teu user) ou expandiste os menus de selecção clicando nos details?


Eu vou partir do princípio que não vês o icone no desktop, e que apenas alteraste o primeiro menu... e vou dar uma explicaçãozita que poderá não estar 100% correcta... Se vês o Icone vai directamente para o ponto 3.

TU retiraste permissões de acesso ao disco do teu user... por incrível que pareça o teu irmão, se tem uma conta no mac terá acesso ao mesmo para escrever e ler (talvez não nas tuas pastas)... assim... e de novo assumindo que nem lhe criaste uma conta (aconselho-te vivamente a fazê-lo)... podes criar uma temporária...

1- criar conta de novo user:
a) System Preferences>Accounts (icone das sombras pretas)
b) clica no cadeado para ganhares previlégios de admin (canto inferior esquerdo da janela que abriste) e mete a password de administração que criaste quando instalaste o sistema... bem vinda admin
c) se reparares logo por cima do cadeado tens um + e - para acrescentar e apgar utilizadores
carrega no + e cria um user preenchendo os campos todos... e clica no "permitir utilizador ser administrador (última checkbox antes de "criar conta")

para facilitar ainda aconselho este ponto d)

d) activar a mudança rápida de utilizador... logo por cima do + tens uma "casa com opções" clica aí e terás um novo menu... terás de activar a última opção, que fará surgir no canto superior direito do ecrã, mesmo lá no topo, ao lado do icone da pesquisa o teu nome, nome curto ou icone consoante a tua selecção no drop down menu...


2- Login com outro user...

agora com o ponto d) realizado basta clicares em cima do teu nome e surgirá um menu com todos os users disponíveis... clica no que criaste e mete a password dele...serás levado para o desktop deste novo utilizador, onde estará disponível o icone do disco externo...

3- Activar disco para toda a gente

clicas no icone e vais para o obter informação... de novo tens lá o menu de propritário e permissões... clicas nos detalhes e terás então três tipos de utilizador:

Dono (2 opções)
Grupo (2 opções)
Outros (1 opção)

a1)No dono muda para o nome do user activo (terás que clicar no cadeado e escrever de novo a pass do administrador) e muda.lhe as permissões para ler e escrever mas decora o nome que lá estava inicialmente pois depois precisaremos de o repor
a2)se passaste pelo 1 e 2 No Grupo muda para o nome do teu user inicial, e muda-lhe as permissões para ler e escrever
b)os outros... deixa como está...
c)Repõe o ponto a1)

faz eject do disco e em princípio podes retirar o cabo USB, e voltar a por que o teu user pessoal já terá acesso ao disco...


Resumindo o que fizemos foi:

1- Criar um novo user com acesso ao disco
2- aceder com o novo user para se ter acesso ao disco
3- Alterar as permissões do user incial para poder escrever no mesmo...

POde parecer complicado para quem vem do windows em que tudo é fazível por seres o admin...

Aqui, a estrutura vem do unix que possui sempre esta arrumação... dono, grupos de users e outros. e podes definir as permissões para o cada um deles. se reparares cada user está em vários grupos, mas há um grupo com o mesmo nome do user ao qual apenas ele pertence. Alterares as permissões desse grupo é semelhante a alterares as permissões do user. efoi isto que fizemos...

Agora espera por outras dicas de gurus daqui.. que provavelmente te vão dizer em linha de comandos para escreveres 3 linhas e resolver a situação :)
 
Última edição:
Para piorar era no meu G3 266 Beige.
Tinha o X.2 instalado num disco de 80GB.
Para arranjar tentei boot por CD-ROM SCSI, CD-ROM IDE... Até que me lembrei que tinha o X.1 e o OS 9 instalado no disco original de 4GB do beige... Foi o que me safou.
Boot em OS 9 para dar permissão para bootar por X.1 e depois reparar permissões.
Não faço mais burrisse nenhuma como aquela que o X é bem mais complicado que o OS 9.
 
Boas latrine. Para quem anda tambem a pouco tempo com estes computadores ja se pode dizer que estas a vontade. Entendi bem a tua esplicação, mas o meu poblema é não conseguir ver o disco na minha conta nem na do meu irmão. Ja tentei criar como tu dizes uma outra conta com poder administrativo mas não me aparece. O estranho e o que me deixa menos preocupada com os ficheiros é que eles aparecem no procurar.
Sabes de algum forum com gente que trabalhe a mais tempo com estes computadores. Estou farta de procurar e não encontro. Ja tentei num de lingua inglesa mas ninguem responde.
Estou a ver que isto em PT tem muitos poucos utilizadores.
 
Boas latrine. Para quem anda tambem a pouco tempo com estes computadores ja se pode dizer que estas a vontade. Entendi bem a tua esplicação, mas o meu poblema é não conseguir ver o disco na minha conta nem na do meu irmão. Ja tentei criar como tu dizes uma outra conta com poder administrativo mas não me aparece. O estranho e o que me deixa menos preocupada com os ficheiros é que eles aparecem no procurar.
Sabes de algum forum com gente que trabalhe a mais tempo com estes computadores. Estou farta de procurar e não encontro. Ja tentei num de lingua inglesa mas ninguem responde.
Estou a ver que isto em PT tem muitos poucos utilizadores.

Nao dá?

Caso tenhas net 24h ofereço-me para tentar resolver isso online... por exemplo por apple remote desktop.

Diz qualquer coisa...
 
Nao tripes com os mac users nacionais :p

abrir aplications utilities terminal

ls -al /Volumes/
sudo chmod -R u+X "/Volumes/NOMEDODISCO"

ja deve estar!!

ps: deves trocar o NOMEDODISCO pelo nome do disco que te aparece qd executas o comando em cima, tens que usar maiusculas e minusculas e as aspas

------------
Caso nao de:
aplications utilities disk diskutility

selecionas o disco e vais ao first aid em cima, verify e repair permitions.
 
japhex eu chamo a isso ja que sou leiga nestas coisas de Magia.:)
Deu e ficou tudo impecavel não perdi nada. Vou tentar não fazer mais desgraças com o computador. Ja agora que me deste uma grande ajuda sera que podes dar outra?
Este problema foi criado a tentar esconder ou limitar o acesso ao disco externo ao meu irmão que o utiliza para tirar coisas da net. É possivel aquilo que peço? Existe algum programa?
Com password ou apenas esconder?

Obrigado pela paciência e ajuda.:P
 
japhex eu chamo a isso ja que sou leiga nestas coisas de Magia.:)
Deu e ficou tudo impecavel não perdi nada. Vou tentar não fazer mais desgraças com o computador. Ja agora que me deste uma grande ajuda sera que podes dar outra?
Este problema foi criado a tentar esconder ou limitar o acesso ao disco externo ao meu irmão que o utiliza para tirar coisas da net. É possivel aquilo que peço? Existe algum programa?
Com password ou apenas esconder?

Obrigado pela paciência e ajuda.:P

Sem ter 100% de certeza julgo que se poseres o nome da tua conta, no item proprietário. nas propriedadedes e permissões, so tu é que ficas com acesso.
 
Back
Topo