Opinião Nova estrutura do Jogos e Consolas

Status
Fechado a novas mensagens.

Pure Anarchy

Moderador
Staff
Como já devem ter reparado, a secção de Jogos & Consolas sofreu uma reestruturação. Para responder às questões de todos, importa clarificar o funcionamento da nova estrutura.

Ainda está em fase de adaptação, pelo que todo o feedback é bem-vindo, enquanto se limam algumas arestas. Podem utilizar este tópico para colocar quaisquer dúvidas que tenham e podem sempre contactar-nos directamente ou utilizar o report para nos chamarem à atenção para qualquer situação que precise de ser esclarecida. Sendo assim, segue uma explicação da nova estrutura adoptada.

Qualquer tópico relativo ao anúncio de um jogo pré-lançamento, independentemente de ser exclusivo ou multiplataforma, será criado na secção Novidades, assinalado com o prefixo correspondente às plataformas a que se destina. Esse tópico mantém-se no Novidades até ao seu lançamento, altura em o staff estará responsável por o mover para o sub-fórum Discussão Geral (no caso dos multiplataforma) no espaço de uma semana ou o sub-fórum da plataforma (no caso dos exclusivos). Se um jogo anteriormente exclusivo for anunciado para outra plataforma, será criado um novo tópico no sub-fórum Novidades e tratado como uma versão separada.

Um pouco antes do lançamento (uma semana antes), é permitido criarem tópicos dedicados para cada plataforma nos respectivos sub-fóruns. É nesta altura que começa a maioria da conversa sobre a organização de grupos para jogar online, análises a cada versão do jogo, melhor local para comprar e afins. A criação dum tópico dedicado fica a cargo dos utilizadores, tal como acontece actualmente e são livres para reutilizar os templates do tópico já existente. Se acharem benéfico, podemos disponibilizar também templates específicos para facilitar isto, contudo a realidade é que a maioria dos tópicos são criados por um pequeno número de utilizadores, que já utilizam os seus próprios templates na criação dos tópicos.

Não vamos impôr quaisquer restrições na criação de tópicos dedicados para jogos multiplataformas, pois a nossa expectativa é que a comunidade se organize de forma natural com base nos seus interesses. Se um tópico dedicado para um jogo multiplataforma for criado, é porque efectivamente existe actividade que o justifica. A única coisa que esperamos é que comuniquem no tópico existente que vão criar esse tópico, para alertar os outros utilizadores que estejam interessados.

No caso dos multiplataformas, o post inicial do tópico generalista (o tópico que será movido do Novidades para o Discussão Geral e nunca será eliminado) será actualizado com os links para os tópicos dedicados nos diferentes sub-fóruns, sempre que existirem. Por cada GTA, existem centenas de jogos cujos tópicos têm meia dúzia de posts e que não faz sentido terem um tópico específico em cada sub-fórum, pois acaba-se por segmentar a reduzida audiência que os quer discutir.

Uma questão frequente é relacionada com a discussão dos aspectos técnicos de cada plataforma. Não será um problema, pois como descrito qualquer utilizador é livre de criar um tópico sobre o jogo na plataforma específica após o lançamento.

A grande mudança aqui é relacionada com o período pré-lançamento, durante o qual não se justifica existir qualquer segmentação, visto que o jogo ainda não está disponível para os utilizadores e como tal toda a discussão é centrada na informação que é igual para todos.

Não é preciso terem receio quanto à confusão em tópicos de jogos multiplataforma com grande actividade. Os Battlefields, Fifas, GTAs, Fallouts, CODs e demais multiplataformas populares vão sempre ter tópicos dedicados em cada sub-fórum, pois haverá interesse dos utilizadores em criarem tópicos de discussão específicos para cada plataforma após o lançamento.

Os grandes beneficiários são os jogos com menor audiência, que assim encontram a informação concentrada num único local e podem facilitar a discussão entre os utilizadores. Há inúmeros tópicos onde utilizadores aparecem para discutir um jogo menos popular (ou que já saiu há algum tempo) e não recebem qualquer resposta, muitas vezes acabando por ter de postar nos tópicos de outras plataformas para encontrar alguém que o tenha jogado. Esperamos que com a existência de um tópico generalista essa situação seja colmatada.

O tamanho da nossa comunidade não se compara aos grandes fóruns internacionais e não temos actividade que justifique a anterior segmentação, especialmente quando esses mesmos fóruns não a fazem. A anterior estrutura só criou uma comunidade fracturada, com uma secção de Jogos que se resume a pouco mais que uma agregação de grupos separados, onde basicamente deixou de haver convivio entre os vários grupos para não se criar confusão.

Em termos de vantagens desta nova estrutura, verificamos o seguinte:
- Unimos toda a comunidade na discussão do jogo, independentemente da plataforma;
- Afastamo-nos da segmentação anterior em que se verificava muita repetição de conteúdo, visto que cada notícia acabava postada 3-4x vezes em tópicos diferentes, além das respectivas respostas;
- Permitimos que os tópicos oficiais criados na altura do lançamento contenham informação mais concreta, que geralmente não está disponível aquando dos anúncios (é certo que os originais podiam ser actualizados, mas adiciona uma carga de trabalho enorme para todos os envolvidos);
- Evitamos tópicos dos jogos mais populares com dezenas de páginas antes do jogo sequer ser lançado, que leva a que a esmagadora maioria dos utilizadores salte sempre para a última página para fazer perguntas que já foram respondidas 4 ou 5 vezes, pois naturalmente não vão andar a ler mais de 200 posts para encontrar;
- Permitimos na mesma espaços individuais para a discussão específica sobre cada versão do jogo, enquanto criamos um espaço centralizado para toda a comunidade interagir.

A realidade é que temos centenas de tópicos com actividade quase inexistente, já para não falar de todos os tópicos de jogos multiplataforma antes do lançamento que se resumem a informação repetida. O sub-fórum Geral está praticamente morto tirando alguns tópicos de partilha e não existe quase nenhuma discussão centralizada sobre jogos, o que é um grande problema que estamos a tentar resolver. Alguns sub-fóruns como o da Nintendo e Xbox têm sofrido uma enorme redução de actividade nos últimos anos, sendo que a esmagadora maioria da actividade da secção está concentrada nos sub-fóruns de PC Gaming e Playstation.

Existem algumas questões relativamente à separação dos exclusivos dos multiplataforma. Acreditamos que a segmentação com base no factor exclusividade seria um passo na direcção errada, colocando ainda mais foco nos exclusivos nos sub-fóruns das plataformas.

O objectivo da reestruturação não é fracturar ainda mais a secção, fazendo uma separação entre exclusivos e multiplataformas, é unir a secção para os espaços de discussão serem mais envolventes e consistentes. Daí que o foco esteja em juntar o conteúdo pré-lançamento no mesmo espaço de discussão - o conteúdo que é comum a todos, independentemente das plataformas - e após o lançamento são livres de o discutir no sub-fórum que bem entenderem, quer seja num tópico generalista ou em tópicos respectivos à sua plataforma.

Todas estas alterações são pequenos passos para melhorar a secção de jogos e a qualidade dos seus conteúdos, para fomentar a participação com qualidade, a interacção entre a comunidade e a exposição dos utilizadores ao que está disponível nas várias plataformas. Requer naturalmente um período de adaptação à nova estrutura e certamente que existirão aspectos a melhorar ao longo do tempo.

Perguntas mais frequentes


Quando posso criar um tópico de um Jogo na secção "Novidades" ou na secção referente à sua plataforma?


Podem ser criados na secção "Novidades", tópicos para qualquer jogo que seja anunciado (com ou sem data de lançamento prevista) e ainda não tenha sido lançado no mercado. Quando faltar uma semana para o lançamento oficial, podem ser criados tópicos individuais na secção/plataforma respectiva, usando o template sugerido.

O que acontece ao tópico que estava no sub-fórum Novidades quando o jogo é lançado?


Os tópicos presentes no sub-fórum Novidades são movidos uma semana após o lançamento oficial. Em termos gerais, é neste período que se verifica o maior pico de actividade, portanto os tópicos serão mantidos no mesmo local durante este período para facilitar a discussão. As duas semanas que rodeiam o lançamento (uma semana antes, uma semana depois) servem para o staff averiguar os níveis de actividade e permitir aos utilizadores transitar a discussão para novos tópicos se assim o entenderem.

Após este período, caso o jogo seja multiplataforma, será movido para a secção Jogos - Discussão Geral. Caso seja exclusivo, será movido para o sub-fórum respectivo, assumindo que não foi criado nenhum tópico novo durante o período descrito. Se for criado um tópico novo para um jogo exclusivo (geralmente útil em jogos com muita actividade e/ou que demoraram vários anos a sair, tendo acumulado muitas páginas de especulação), o tópico anterior que estava presente no Novidades será encerrado.

No caso de jogos multiplataforma que tenham versões com datas de lançamento diferentes (em que cada versão tenha uma diferença considerável nas datas de lançamento), o tópico será mantido na secção Novidades e serão criados novos tópicos no sub-fórum de cada plataforma conforme as diferentes versões forem lançadas.

Qual é o critério adoptado para jogos com Alpha/Beta releases (ie Early Access)?

Qualquer jogo que já esteja disponível para os consumidores, independentemente do seu estado actual, seja em alpha, beta ou alguma forma de lançamento limitado, será contabilizado como um lançamento, pelo que o tópico deve ser criado no sub-fórum respectivo.

Todos os tópicos para jogos Early Access devem ser criados directamente no sub-fórum de PC Gaming.

Porque não fazem só uma separação entre exclusivos e multiplataformas quando criam os tópicos?

A exclusividade de um jogo não é um factor objectivo para fazer a diferenciação, visto que imensos jogos são inicialmente lançados numa plataforma e depois portados para outra(s) plataforma(s). Se já era algo frequente na geração anterior, na actual tem sido extremamente comum, especialmente em jogos crowdfunded e Early Access.

Se adoptássemos esta abordagem, os tópicos teriam de ser constantemente mudados de secção consoante as plataformas para os quais estivessem disponíveis. Se um jogo é inicialmente lançado para PC e depois portado para consolas, isso implicava mudar o tópico da secção PC para a secção generalista. Caso um jogo inicialmente anunciado como multiplataforma se tornasse exclusivo, teria de ser mudado da secção generalista para o sub-fórum da plataforma para a qual era exclusivo. Isto implicaria uma quebra constante do espaço de discussão.

Em casos como o Rise of the Tomb Raider, passaria da secção generalista (pois foi anunciado como multiplataforma) para a secção Xbox (quando foi anunciado como exclusivo) e de volta à secção generalista (quando explicitaram os moldes do lançamento), uma mudança constante do espaço de discussão, especialmente tendo em conta os três lançamentos separados (XB1 - Novembro 2015, PC - Janeiro 2016, PS4 - Q4 2016). Temos o caso do Quantum Break, que só teve uma versão PC anunciada recentemente, pelo que teria de passar do sub-fórum Xbox para o Geral depois de anos a ser discutido no sub-fórum duma plataforma.

Surge ainda a questão dos jogos anunciados com datas de lançamento diferentes para cada plataforma. Por exemplo o Kingdom Come: Deliverance, que foi anunciado no Kickstarter para Windows/Mac/Linux/XB1/PS4 com data prevista para 2015, entretanto adiada. Já têm uma beta disponível para os backers e a versão final PC está prevista para meados de 2016; contudo, não há qualquer informação quanto à data de lançamento das versões para consolas. Seria contabilizado como um multiplataforma, embora já tenha uma beta disponível para PC que os seus backers podem jogar e possivelmente só estará disponível em 2016 para PC?

Estes exemplos são bastante frequente em jogos crowdfunded/early access, visto que os developers se focam numa única versão (geralmente PC) e só depois lançam para as restantes plataformas. O único critério que nos permite fazer uma divisão de forma objectiva é o estado de lançamento do jogo, isto é, se já está disponível para os consumidores.
 
Ok, percebo que antes do lançamento as coisas estejam todas juntas, pk as novidades são as mesmas. Em vez de espalhar informação para as diversas plataformas, cria-se um tópico onde todas vão beber. Até ai tudo bem. Depois do lançamento a coisa já é diferente. Percebo que haverão jogos que não é necessário a criação de sub-tópicos, mas se o jogo tiver uma complexidade qb, multiplayer, a coisa complica um bocado. Basta dar uma vista de olhos por diversos tópicos, e temos pessoal a dizer: comprei o jogo, adicionem nick, sem dizer de onde é. E se for Multi-plataformas como sabemos se é PSN, Xbox, PC?
Vamos supor que nesse caso cria-se um sub-tópico para cada plataforma. (É o que existe actualmente)

Agora uma questão: pelo que percebi, esses tópicos de multi-plataformas de jogos já lançados ficam numa outra área chamada Discussão Geral, certo? Como uma pessoa normal (que vem de tempos a tempos ao fórum) vai saber se um determinado jogo é multi-plataformas, ou exclusivo? Se apenas os exclusivos vão aparecer no Tópico da dita consola/PC.
E aqui deixo uma sugestão: esses tópicos quando os jogos forem lançados serem eles replicados nas diversas plataformas (tipo atalhos), como se trata-se de um exclusivo, mesmo sendo Multi-plataformas. Não sei se me fiz entender. Não faz grande sentido ter os jogos exclusivos num sitio e os outros jogos noutro, visto serem para a mesma consola/PC.

Uma outra sugestão: No caso de haver um sub-tópico de um jogo multi-plataformas, antes do 1ºpost da pessoa que o cria, poder haver o link, ou a referencia ao tópico do jogo geral. Vou dar um exemplo: Existe o Tom Clancy's - The Division (um jogo inteiramente online), obviamente se existisse apenas um tópico quando fosse lançado seria a confusão total, pois os jogadores das várias plataformas nunca se irão cruzar online. Imaginando que uma pessoa qualquer cria um tópico - The Division PS4, antes do primeiro post deveria estar a referencia ao tópico geral do jogo, pois qualquer duvida, actualização, etc, vai ser feita nesse mesmo tópico.
 
Percebo que haverão jogos que não é necessário a criação de sub-tópicos, mas se o jogo tiver uma complexidade qb, multiplayer, a coisa complica um bocado. Basta dar uma vista de olhos por diversos tópicos, e temos pessoal a dizer: comprei o jogo, adicionem nick, sem dizer de onde é. E se for Multi-plataformas como sabemos se é PSN, Xbox, PC?
Vamos supor que nesse caso cria-se um sub-tópico para cada plataforma. (É o que existe actualmente)

Não percebi a dúvida aqui. O problema que referes é meramente comunicacional, não há nada a nível a estrutural que se possa fazer para alterar isso. O mesmo acontece se alguém postar num tópico de um jogo PC 'adicionem o nick' sem especificar se é no Steam, no Uplay, no Origin, no Rockstar Social Club ou outro sítio qualquer, visto a maioria dos jogos estão disponíveis em várias plataformas de distribuição e/ou usam diferentes camadas de serviços. Não é assim tão difícil dizerem 'adicionem x na PSN'.

Como referido, não há qualquer restrição para a criação de tópicos dedicados após o lançamento, para quem quiser falar sobre o jogo num sub-fórum específico.

Agora uma questão: pelo que percebi, esses tópicos de multi-plataformas de jogos já lançados ficam numa outra área chamada Discussão Geral, certo? Como uma pessoa normal (que vem de tempos a tempos ao fórum) vai saber se um determinado jogo é multi-plataformas, ou exclusivo? Se apenas os exclusivos vão aparecer no Tópico da dita consola/PC.

Utiliza a função de pesquisa, como faria anteriormente para encontrar o tópico. No formato anterior a confusão até seria maior, pois se não restringisse a pesquisa a um único sub-fórum iria encontrar 3 ou 4 tópicos diferentes.

Saliento novamente que não são apenas os exclusivos a aparecer nos sub-fóruns de cada plataforma. É tão simples quanto ter em conta que se trata de um fórum de discussão: quanto mais interesse houver num determinado jogo, maior será a actividade. Logo, os jogos que já teriam tópicos dedicados, vão continuar a tê-los pois os utilizadores irão criar novos tópicos aquando do lançamento, sem todo a informação redundante que é discutida pré-lançamento e que acaba por tornar os tópicos mais populares praticamente impossíveis de navegar.

Por outro lado, diminui-se consideravelmente o número de tópicos inactivos e o spam constante de informação repetida antes do lançamento. Basta darem uma vista de olhos nos diferentes sub-fóruns para repararem que os mesmos tópicos habitam as primeiras 2 páginas, enquanto o resto desaparece rapidamente. Existem imensos tópicos em que a maioria dos posts foram feitos pré-lançamento ou resumem-se a informação partilhada em tópicos de plataformas diferentes, com meia dúzia de comentários pelo meio.

É tudo uma questão de interesse e actividade, são esses os critérios principais. Desde que haja interesse da comunidade em discutir um determinado jogo, encontrarão sempre locais para o discutir. O tópico generalista (que é criado pré-lançamento e movido para a Discussão Geral) é sempre mantido como um tópico central para conversarem sobre o jogo, não são obrigados a utilizá-lo depois do jogo sair.

Uma pequena nota: no caso dos exclusivos, em tópicos que já tenham grande actividade antes do lançamento, possivelmente vamos passar a criar um tópico novo na altura do lançamento, que tenha toda a informação bem explícita para os utilizadores no post inicial, excluindo assim várias páginas de informação redundante. É uma questão a ser estudada consoante o feedback obtido com as primeiras alterações.

E aqui deixo uma sugestão: esses tópicos quando os jogos forem lançados serem eles replicados nas diversas plataformas (tipo atalhos), como se trata-se de um exclusivo, mesmo sendo Multi-plataformas. Não sei se me fiz entender. Não faz grande sentido ter os jogos exclusivos num sitio e os outros jogos noutro, visto serem para a mesma consola/PC.

Presumo que queiras dizer atalhos nos sub-fóruns para o tópico generalista?

Uma outra sugestão: No caso de haver um sub-tópico de um jogo multi-plataformas, antes do 1ºpost da pessoa que o cria, poder haver o link, ou a referencia ao tópico do jogo geral. Vou dar um exemplo: Existe o Tom Clancy's - The Division (um jogo inteiramente online), obviamente se existisse apenas um tópico quando fosse lançado seria a confusão total, pois os jogadores das várias plataformas nunca se irão cruzar online. Imaginando que uma pessoa qualquer cria um tópico - The Division PS4, antes do primeiro post deveria estar a referencia ao tópico geral do jogo, pois qualquer duvida, actualização, etc, vai ser feita nesse mesmo tópico.

Essa será a abordagem normal, como descrevi acima. O tópico generalista terá links para os respectivos tópicos dedicados e vice-versa, sendo os tópicos dedicados utilizados para a comunidade discutir uma versão específica do jogo. O sub-fórum Comunidade, no formato actual, é utilizado para a organização de eventos, meetings e recrutamento para clans/grupos online.
 
Não é assim tão difícil dizerem 'adicionem x na PSN'.
Não é difícil para quem usa o fórum regularmente, mas é o pão nosso de cada dia num qualquer jogo PS3/PS4 aparecer mensagens constantemente a dizer só adicionem e o nick, quanto mais num tópico para todas as plataformas.

Em relação aos tópicos dos jogos ficarem em sítios diferentes:
Há pessoal não sabe pesquisar pelo google quanto mais pelo fórum.
Qual é a lógica de ter uma secção Playstation "Tudo sobre consolas da Sony", onde apenas aparecem os exclusivos, alguns sub-tópicos de Multi-plataformas, e depois se quiser ver restantes jogos, ditos mais pequenos ou simples, terem que ir ao tópico da Discussão Geral fora do circulo Playstation?
Presumo que queiras dizer atalhos nos sub-fóruns para o tópico generalista?
Sim, é mais ou menos isso, atalhos, para ficar tudo junto, todos os jogos de uma determinada plataforma, independentemente se serem exclusivos, ou multi-plataformas, exemplo: o tópico generalista com prefixo PS4/Mult + o tópico normal PS4.

Na pratica o que vai acontecer assim ao separar os jogos, não por plataforma, mas por exclusividade, ou os ditos Multi-plataformas, é que quando aparecer um tópico especifico do jogo PS4 + tópico jogo PC + tópico jogo Xone o tópico geral na Discussão Geral morre na mesma. Pois não tem lógica ficar tudo junto. E a pratica supera sempre a teoria.
 
Se não sabem pesquisar pelo fórum, também não vão encontrar tópicos de jogos que não estejam nas primeiras páginas, a não ser que andem a procurar página a página até encontrarem. A ferramenta de pesquisa é bastante útil e está devidamente explicada, logo nunca se vai assumir a ignorância relativamente a uma ferramenta do fórum, como justificação para mudanças na sua estrutura.

Qual é a lógica de ter uma secção Playstation "Tudo sobre consolas da Sony", onde apenas aparecem os exclusivos, alguns sub-tópicos de Multi-plataformas, e depois se quiser ver restantes jogos, ditos mais pequenos ou simples, terem que ir ao tópico da Discussão Geral fora do circulo Playstation?

A separação não é feita por exclusividade, mas sim por actividade, como já foi referido. Não estamos a impôr qualquer restrição na criação de tópicos pós-lançamento, daí que a existência de tópicos dedicados será apenas um resultado natural dos interesses da comunidade.

Neste momento, qualquer tópico de um jogo com menor actividade está virtualmente morto e raramente recebe novos posts, portanto não há qualquer desvantagem com esta mudança. Se o jogo não teve interesse suficiente para que um utilizador tenha decidido abrir um tópico dedicado após o lançamento, isso só significa que a participação seria basicamente nula, que é efectivamente o que se verifica com a grande maioria dos tópicos existentes. A necessidade de mudança não caiu de paraquedas, há vários factores que a suportam e que já foram apresentados.

A nossa preocupação não é se o tópico generalista morre; a partir do momento em que passou para o Discussão Geral já cumpriu o seu propósito, que era unificar toda a discussão sobre o jogo antes do lançamento no mesmo local (Novidades). Toda a participação no tópico generalista que vier posteriormente será um extra, pois o objectivo não é, nem nunca será, restringir a discussão de jogos multiplataforma somente à secção geral. Se quiserem criar um novo tópico no sub-fórum da plataforma que pretendem discutir, independentemente do motivo, podem fazê-lo a partir do momento em que o jogo é lançado.

A expectativa é que a discussão centralizada pré-lançamento tenha um impacto positivo na discussão global sobre jogos, reduzindo assim a actual segmentação. Se a mesma se estende aos tópicos generalistas após o lançamento já não é uma variável sob o nosso controlo, nem particularmente relevante para os efeitos desta mudança. Espera-se que aumente a actividade em torno dos jogos menos populares, que são os grandes penalizados com a segmentação, assim como o convívio entre todos os utilizadores independentemente da sua plataforma de eleição.

O que não tem qualquer lógica é a necessidade de segmentar artificialmente uma comunidade com base na plataforma em que jogam. A noção que é preciso um espaço isolado por plataforma para discutir todos os jogos não faz qualquer sentido. Uma coisa é ter um espaço para convívio entre utilizadores que querem falar sobre a sua plataforma, que jogam a mesma versão dos jogos e querem conversar sobre a sua experiência específica, outra é obrigar uma separação total de conteúdos para que possam frequentar apenas o espaço dedicado a essa plataforma.

Antes da reestruturação o conceito de tópico generalista era basicamente inexistente, toda a discussão estava restrita ao tópico de cada plataforma. Os tópicos dedicados devem ser criados de forma espontânea, por haver realmente interesse da comunidade e não por ser a única forma de se poder discutir determinado jogo.

É preciso compreender que os sub-fóruns não são índices remissivos de plataformas, são locais de discussão sobre jogos. Essa questão de apenas frequentarem o círculo *insert platform* é precisamente um dos problemas que levou ao actual estado extremamente fragmentado da secção. Não há nenhuma razão para a manutenção de um modelo que só incentiva a criação de grupinhos separados dentro duma comunidade que por si só já é bastante pequena.
 
É assim, um utilizador casual do fórum e do mundo dos vídeo-jogos, não vai saber se jogo tal é exclusivo, ou multi-plataformas. Vai à secção da sua consola e lá procura o jogo, e pk? Pk é assim que faz sentido.
Imaginamos uma ***** a vender jogos PC, PS4, Xone, PS3, X360 tudo misturado na mesma prateleira? Não pk? Pk não faz sentido.
Não fazia qualquer sentido haver na ***** jogos segregados na mesma plataforma. Jogos exclusivos PS4 na secção da Playstation, Jogos Multi-plataformas na secção da Discussão Geral. Se na ***** não faria sentido, aqui vai fazer?

O que não faz sentido é os jogos de uma plataforma não estarem todos juntos. Haver uns na secção da plataforma em questão, e depois outros espalhados no meio da Discussão geral?
Olhando para os actuais tópicos da Discussão Geral, faz sentido haver tópicos de jogos concretos (não comparações, ex: Fifa vs PES), misturados com Abrir uma sala de jogos, ou Benefícios Cognitivos Físicos e Psicológicos de Gamer, ou Jogos que utilizem uma pen stylus? Não estou a dizer que não são temas que possam ser discutidos, mas no meio dos tópicos gerais dos jogos? A serio!?
Pode dar-se mil e uma desculpas, de abrir a mente, olhar para novos horizontes, etc, mas não faz sentido.

Mas, na verdade não sou contra haver um único tópico de um determinado jogo antes do lançamento, na secção das Novidades. Depois é que já não concordo, pois as várias plataformas têm problemas diferentes, até os jogos sendo os mesmos têm problemas diferentes. Num qk jogo PC, depois do lançamento a única coisa que se fala, é de resoluções, frames, e por ai fora, quem tem consolas, achas que quer saber disso? Achas que a malta de PC quer saber, jogo encomendado, enviado e ainda não chegou, etc? É isto que se passa nos lançamentos de cada jogo. E depois vão surgir as típicas discussões de fanboys, uns por terem mais resolução, outros mais frames, etc. E isto não é dramatismo, é a realidade.

Aqui o se está a tentar fazer, é olhar o jogador em vez de olhar para a plataforma, mas a coisa não funciona assim. Cada um de nós não tem PC Master Race, uma PS4 e mais uma Xone. As pessoas comuns usam 1 desses sistemas para jogar. Os utilizadores não comunicam entre si. Se eu tiver uma PS4 não consigo jogar com alguém que tem um Xone. Estão a querer "artificializar" uma comunidade que não existe. Nunca os jogadores apenas Xone, PS4 ou PC estarão juntos. Apenas quem tem essas 3 plataformas, tem esse privilégio. Num mundo perfeito teríamos todas as plataformas, e assim o que querem fazer, fazia sentido.

Vamos radicalizar o exemplo: os jogos da Telltale Games são para PC, Xone, PS4, PS3, X360, Android, e Iphones, visto que os jogos são os mesmos, vamos meter também os telemóveis aqui ao barulho, ficam todos juntinhos na Discussão Geral. "Mas ficam numa secção diferente que a dos Mobile/Social Games, sa lixe. Querem saber do jogo, pesquisem."

O que não tem qualquer lógica é a necessidade de segmentar artificialmente uma comunidade com base na plataforma em que jogam. A noção que é preciso um espaço isolado por plataforma para discutir todos os jogos não faz qualquer sentido.
Não é artificialmente, é a realidade! Os jogadores de um qualquer jogo de uma determinada plataforma só conseguem jogar com outros jogadores dessa mesma plataforma. E pk? Pk a maquina é diferente, e como é diferente, tem diferentes problemas, tem diferentes bugs, tem diferentes glitchs.

Muitas vezes nem sequer sei o que é determinado jogo, mas algum utilizador posta umas imagens ou uns vídeos do jogo, no seu tópico e vou lá ver, e até passo a curtir do jogo e a olhar com mais atenção, mas isto numa plataforma especifica! Eu não quero ser bombardeado com demasiada desinformação de jogos para plataformas que nem sequer tenho.

Se quero comprar uma maçã, não vou à pastelaria.
 
Vou só deixar a minha opinião.

Neste momento entro na secção "Jogos - Novidades" e levo com 5 tópicos que não tenho qualquer interesse e outros tantos de jogos que não tenho interesse de jogar numa plataforma que não seja a PS4.

Isto para mim passa de termos uma organização simples e intuitiva a ter uma navegação confusa e desprovida de interesse.

Se são criados tópicos para ficar ao abandono não era mais fácil apagar esses tópicos ao fim de algum tempo sem actividade?
 
@MBMacas
Offtopics e guerrinhas entre plataformas, como é sabido, não são posts úteis, logo, nem deveriam existir.

O que acho que se deve realmente ter a noção é que:
A única coisa que os utilizadores vão ter de ter mais atenção, é à forma como explicam as suas dúvidas, bastando para isso mencionar a plataforma em questão.
Pois,
Aquilo que não falta, são tópicos desnecessários que resulta em haver 2 ou 3 tópicos iguais com o mesmo conteúdo, mas que um acaba por ser mais popular que os outros apenas porque pertence a "X" plataforma. Destiny é um exemplo disso. O tópico da PS4 é mais concorrido, e por isso, é hábito ver gente da Xbox One a ir lá tirar dúvidas.
Quanto à comparação de lojas vs forum, não acho que seja um bom exemplo, pois aqui não estamos a vender artigos, mas a informar o utilizadores. A comparação correcta na minha opinião seria, se tivesses uma dúvida sobre um certo jogo, não vais percorrer a loja à procura de uma pessoa representante da marca X ou Y, porque até, salvo raras excepções, nem os há. Diriges-te ao funcionário da área e perguntas.

Vou só deixar a minha opinião.

Neste momento entro na secção "Jogos - Novidades" e levo com 5 tópicos que não tenho qualquer interesse e outros tantos de jogos que não tenho interesse de jogar numa plataforma que não seja a PS4.

Isto para mim passa de termos uma organização simples e intuitiva a ter uma navegação confusa e desprovida de interesse.

Se são criados tópicos para ficar ao abandono não era mais fácil apagar esses tópicos ao fim de algum tempo sem actividade?

Isso é uma situação que não é exclusiva do Novidades. Podes ir ao topico X e só ter Y que te interesse.
E mais, para facilitar a filtragem, foi implementado o sistema de prefixos, estando apenas disponível o que escolherem.
A navegação é simples e intuitiva. É novidade/lançamento? Então está nas novidades.

Não encontram na 1ª página o jogo X?
- Podem filtrar por prefixo
- Podem usar a pesquisa

Acho que é mais uma questão de habituação do que um problema.

***Edit***
E acrescento também que, a questão dos prefixos foi debatida, mas não é possível filtrar por mais do que um prefixo (seja em conjunção ou disjunção). Também só é possível ter um prefixo por tópico.
 
Última edição:
Devo dizer que estava céptico em relação a esta mudança, mas vim a comprovar que ter os jogos todos nas Novidades antes de serem lançados é benéfico e fez-me sair da bolha do sub-forum da PlayStation.

No entanto, além das vantagens que mencionam o @MBMacas consegue antever o problema principal que vai surgir desta mudança, o da desinformação e excesso de informação irrelevante.

É uma questão de escolherem o mal menor. Comunidade gamer fragmentada (pessoalmente não acho, penso é que esteja segmentada, o que não é mau) VS desinformação e excesso de informação (é uma questão de fazer pesquisa e dar uso ao scroll down, o que não é mau).

Por isso venha o diabo e escolha. Se acharem que faz mesmo mais sentido assim siga, no entanto se esta mudança acabe por trazer mais problemas que soluções então tenham o senso de voltar a por as coisas como estavam.

E também não se motivem a fazer a mudança porque foruns internacionais têm assim, podemos estar mais à frente deles em certos aspectos.

edit: confesso que o que realmente me faz confusão é ter os jogos no Geral, pensava que o objectivo era criar um sub-forum de Multiplataformas.



Já agora sugiro a criação de um prefixo VR, em 2016 vamos assistir ao lançamento do PSVR, Oculus Rift, Vive e mais uma catraifada de HMD (head mounted displays). Já temos alguns tópicos no Novidades só para estes jogos, não era mal pensado termos este prefixo para correctamente identificarmos os tópicos à partida.

Força!!
 
Só vos vejo a dizer "podem" isto "podem" aquilo.

Não é prático simplesmente isso.

Se antes funcionava sem isso para quê complicar?
Se havia tópicos ao abandono era apagar os tópicos.

Se calhar a nova organização vai dar mais trabalho à moderação e mais complicações aos users sem haver retorno positivo disso.

Agora tenho mais uma secção para subscrever e mais uma secção para visitar que vai ter informação que não me interessa e que antes eu não era bombardeado com essa informação.

Juro que não consigo perceber (mas respeito) como acham que isto assim é prático.

@shenizian não se trata de sair da bolha mas sim de ires a um local e teres uma mistura de jogos que não interessa.
 
A comparação correcta na minha opinião seria, se tivesses uma dúvida sobre um certo jogo, não vais percorrer a loja à procura de uma pessoa representante da marca X ou Y, porque até, salvo raras excepções, nem os há. Diriges-te ao funcionário da área e perguntas.
Vou perguntar ao funcionário da área, quando apenas quero saber do Mac? E se estiver lá um funcionário da loja/Apple está lá a apanhar moscas? Quando é ele a pessoa mais capaz de me responder aos problemas. Pk eu tenho um Mac. Não quero saber dos outros, Ponto.
Se apenas quero saber o que pretendo, pk tenho que levar com a historia toda do resto das coisas que pertencem a essa área.

Daqui a pouco parece que estamos no IKEA, para ir comprar um copo, tenho que passar pelo resto da loja, ou seja, para saber algo de um jogo para uma plataforma tenho que percorrer mil e um tópicos em sítios diferentes.

Aqui no fórum, já tenho a minha Plataforma (onde devia estar lá tudo sobre essa plataforma, desde jogos, lançamentos, novidades, rumores, etc), mas não, tenho que ir às novidades para saber dos lançamentos, depois tenho que ir à secção de Discussão Geral, sendo eu bruxo, ou ter que recorrer à pesquisa para saber se é multi-plataformas ou não. E depois disto tudo, sou bombardeado com tudo o que não quero, até chegar ao que quero. Isto não é complicar?
wtf!
 
E já agora uma pergunta: quem sabe quando é a data de lançamento do Battleborn? Não vale ir ver no tópico criado pelo Jack.
Vai ser a caça ao gambozino. Ora tá nas Novidades, ora tá da discussão Geral, e quem não souber que é multi-plataformas procura ainda nos tópicos da respectiva plataforma.
E para responder à pergunta, é dia 3 de maio.
 
É assim, um utilizador casual do fórum e do mundo dos vídeo-jogos, não vai saber se jogo tal é exclusivo, ou multi-plataformas. Vai à secção da sua consola e lá procura o jogo, e pk? Pk é assim que faz sentido.
Imaginamos uma ***** a vender jogos PC, PS4, Xone, PS3, X360 tudo misturado na mesma prateleira? Não pk? Pk não faz sentido.
Não fazia qualquer sentido haver na ***** jogos segregados na mesma plataforma. Jogos exclusivos PS4 na secção da Playstation, Jogos Multi-plataformas na secção da Discussão Geral. Se na ***** não faria sentido, aqui vai fazer?

E isto só comprova o que acabei de dizer. "É preciso compreender que os sub-fóruns não são índices remissivos de plataformas, são locais de discussão sobre jogos. Essa questão de apenas frequentarem o círculo *insert platform* é precisamente um dos problemas que levou ao actual estado extremamente fragmentado da secção. Não há nenhuma razão para a manutenção de um modelo que só incentiva a criação de grupinhos separados dentro duma comunidade que por si só já é bastante pequena."

Não estão numa loja, estão num fórum de discussão. Tudo o resto não é mais que repetir a mesma conversa, que se deve manter uma estrutura arcaica só por conveniência. Se fóruns bem maiores que o nosso sobrevivem com secções generalistas, em que nem sequer há divisão entre plataformas, quanto mais por tópicos, há alguma justificação para termos de isolar? Os factos que temos demonstram que não faz qualquer sentido esta segmentação e só tem sido prejudicial para a saúde da secção.

Pelos teus comentários, o que se denota é uma resistência à mudança por só quereres uma secção exclusiva para Playstation e não estares interessado em mais nada. O que não é um problema, mas o fórum não é exclusivo a nenhuma plataforma e não vamos continuar a incentivar bolhas.

Moreira disse:
Só vos vejo a dizer "podem" isto "podem" aquilo.

Não é prático simplesmente isso.

Se antes funcionava sem isso para quê complicar?
Se havia tópicos ao abandono era apagar os tópicos.

Se funcionasse, não se tinha mudado. Os sub-fóruns quase mortos, os tópicos repletos de informação repetida pré-lançamento, as centenas de tópicos inactivos e a impossibilidade de se discutir jogos fora do tópico respectivo da plataforma são mais do que provas suficientes. É fácil dizer que toda a mudança é má quando se está habituado à mesma rotina e não se está interessado na forma como isso afecta o restante ecossistema.

shenizian disse:
confesso que o que realmente me faz confusão é ter os jogos no Geral, pensava que o objectivo era criar um sub-forum de Multiplataformas.

Isso foi ponderado, mas visto que o sub-fórum Geral estava praticamente pelas portas da morte e já temos outros sub-fóruns com actividade reduzida, seria adicionar mais um sub-fórum redundante. Optou-se por utilizar o Geral para tópicos generalistas, visto que esse sempre foi o seu propósito original.
 
Admito a resistência à mudança mas isso porque não vejo onde isto possa ser prático e porque como estava antes eu não me via na posição te estar a aceder a tópicos mortos.

Sei que isso acontece, mas não era mais simples apagar esses tópicos simplesmente?

Montes de gente já vai por exemplo aos tópicos da PS4 sobre multis, porque não deixar essa escolha ao critério do utilizador em vez desta organização que imho é confusa?
 
...estão num fórum de discussão. Tudo o resto não é mais que repetir a mesma conversa, que se deve manter uma estrutura arcaica só por conveniência.
Não é uma estrutura arcaica, ai é que está. É meter a casa em ordem, e tudo no lugar certo.
O problema é que estas a tratar dos jogos como se as diversas plataformas comunicassem, e não comunicam, isto não é ser conveniente, é um facto. PC é uma coisa, Xone é outra, PS4 é outra. Se comunicassem tinham razão nesta alteração no fórum.

Como estão a querer tratar as coisas, pode-se acabar com as ditas estruturas arcaicas, das diversas plataformas, acaba-se com zona PC, Xbox e Playstation e trata-se de apenas de JOGOS. Não interessa a plataforma, metem tudo no mesmo saco.
Isto é essa ideia, levada ao extremo, tem lógica? Tem tanta lógica como esta que querem implementar à força.

Ninguem se vai entender. É um saco de gatos.

Estas a querer que o comum utilizador do fórum seja conhecedor da data do lançamento de um jogo (Novidades), se é multi-plataformas ou exclusivo, depois tem tópico Geral de Discussão e ainda poderá ter um tópico dedicado para cada plataforma, como se isto não basta-se, ainda em sítios diferentes. Isto não é ser resistente à mudança, é ver que não faz sentido.
 
Admito a resistência à mudança mas isso porque não vejo onde isto possa ser prático e porque como estava antes eu não me via na posição te estar a aceder a tópicos mortos.

Sei que isso acontece, mas não era mais simples apagar esses tópicos simplesmente?

Montes de gente já vai por exemplo aos tópicos da PS4 sobre multis, porque não deixar essa escolha ao critério do utilizador em vez desta organização que imho é confusa?

Essa escolha fica ao critério dos utilizadores, é o que temos repetido várias vezes. Não há qualquer restrição na criação de tópicos na altura do lançamento do jogo, a única restrição é que antes do lançamento, esses tópicos estão apenas contidos na secção Novidades.

O que nós fazemos é mover o tópico que estava no Novidades para a Discussão Geral na altura do lançamento (deixando um redirect permanente e uma formatação do post inicial para incluir links para os tópicos de cada plataforma), ficando por lá como um tópico generalista para quem quiser discutir o jogo. Nessa altura já cumpriu o seu próposito, que era manter um tópico centralizado de discussão e diminuir o spam de informação repetida, numa altura em que ninguém tem acesso ao jogo. Quem consultar o tópico generalista vai poder ler tudo o que foi dito antes do lançamento, visto ser o mesmo tópico.

O que se espera é que os utilizadores que têm interesse em discutir determinada versão da plataforma criem um tópico dedicado na sua secção, que serve basicamente como tópico de convívio e discussão daquela versão. O que vai acontecer é que praticamente todos os jogos multiplataforma que têm algum interesse, vão naturalmente ter tópicos dedicados nas plataformas onde há utilizadores que os jogam. Os jogos com pouca actividade (que ainda constituem algo como 75% dos tópicos criados), acabam por ter um tópico generalista onde os poucos utilizadores que têm o jogo podem discutir em conjunto. Volto a referir, nada impede os utilizadores de abrir um tópico dedicado mesmo para esses jogos de menor actividade, fica sempre ao critério do utilizador. Mas pela nossa experiência é mais provável nem sequer postarem sobre o jogo se não houver nenhum tópico do que criarem um novo, portanto a existência de um tópico generalista é sempre um bónus.

Não é uma estrutura arcaica, ai é que está. É meter a casa em ordem, e tudo no lugar certo.
O problema é que estas a tratar dos jogos como se as diversas plataformas comunicassem, e não comunicam, isto não é ser conveniente, é um facto. PC é uma coisa, Xone é outra, PS4 é outra. Se comunicassem tinham razão nesta alteração no fórum.

Como estão a querer tratar as coisas, pode-se acabar com as ditas estruturas arcaicas, das diversas plataformas, acaba-se com zona PC, Xbox e Playstation e trata-se de apenas de JOGOS. Não interessa a plataforma, metem tudo no mesmo saco.
Isto é essa ideia, levada ao extremo, tem lógica? Tem tanta lógica como esta que querem implementar à força.

Ninguem se vai entender. É um saco de gatos.

Estas a querer que o comum utilizador do fórum seja conhecedor da data do lançamento de um jogo (Novidades), se é multi-plataformas ou exclusivo, depois tem tópico Geral de Discussão e ainda poderá ter um tópico dedicado para cada plataforma, como se isto não basta-se, ainda em sítios diferentes. Isto não é ser resistente à mudança, é ver que não faz sentido.

Portanto na tua óptica, um utilizador só pode conversar sobre um jogo se tiver a mesma plataforma que o outro, caso contrário é impossível comunicar. Bem, são mentalidades diferentes e naturalmente não vou debater esse ponto.

Já foi devidamente esclarecido o funcionamento da secção. Se continuas a achar que é necessário um utilizador ser conhecedor da data de lançamento para pesquisar um tópico, não há muito que se possa adicionar pois não será mais do que repetir o que já foi dito.
 
não se trata de sair da bolha mas sim de ires a um local e teres uma mistura de jogos que não interessa.

Sei o que queres dizer. Mas por exemplo gostei muito de ser surpreendido com o Squadron 42 que só sai para PC, não saberia sobre isto se não fosse ao tópico das novidades. Eventualmente acabaria por vir a saber claro. Mas sim, as mudanças que propõem vão criar novos problemas, se calhar mais graves que a fragmentação, ou se calhar não.

Continuem a falar que estão a falar bem.
 
Ok, percebo que antes do lançamento as coisas estejam todas juntas, pk as novidades são as mesmas. Em vez de espalhar informação para as diversas plataformas, cria-se um tópico onde todas vão beber. Até ai tudo bem. Depois do lançamento a coisa já é diferente. Percebo que haverão jogos que não é necessário a criação de sub-tópicos, mas se o jogo tiver uma complexidade qb, multiplayer, a coisa complica um bocado. Basta dar uma vista de olhos por diversos tópicos, e temos pessoal a dizer: comprei o jogo, adicionem nick, sem dizer de onde é. E se for Multi-plataformas como sabemos se é PSN, Xbox, PC?
Vamos supor que nesse caso cria-se um sub-tópico para cada plataforma. (É o que existe actualmente)

Agora uma questão: pelo que percebi, esses tópicos de multi-plataformas de jogos já lançados ficam numa outra área chamada Discussão Geral, certo? Como uma pessoa normal (que vem de tempos a tempos ao fórum) vai saber se um determinado jogo é multi-plataformas, ou exclusivo? Se apenas os exclusivos vão aparecer no Tópico da dita consola/PC.
E aqui deixo uma sugestão: esses tópicos quando os jogos forem lançados serem eles replicados nas diversas plataformas (tipo atalhos), como se trata-se de um exclusivo, mesmo sendo Multi-plataformas. Não sei se me fiz entender. Não faz grande sentido ter os jogos exclusivos num sitio e os outros jogos noutro, visto serem para a mesma consola/PC.

Uma outra sugestão: No caso de haver um sub-tópico de um jogo multi-plataformas, antes do 1ºpost da pessoa que o cria, poder haver o link, ou a referencia ao tópico do jogo geral. Vou dar um exemplo: Existe o Tom Clancy's - The Division (um jogo inteiramente online), obviamente se existisse apenas um tópico quando fosse lançado seria a confusão total, pois os jogadores das várias plataformas nunca se irão cruzar online. Imaginando que uma pessoa qualquer cria um tópico - The Division PS4, antes do primeiro post deveria estar a referencia ao tópico geral do jogo, pois qualquer duvida, actualização, etc, vai ser feita nesse mesmo tópico.

A pessoa que cria o tópico pode adicionar ao OP uma lista com os ID, isso já tem vindo acontecer em outros tópicos (GTAV, Black Ops 3 etc..).

Outra coisa, na Gaf usa-se esse modelo de um tópico para todas as plataformas e do que leio por lá funciona bem, claro pelo meio vamos ter algum na conversa sobre quantas FPS consigo com esta gráfica ou o carteiro ainda não me veio entregar o jogo mas acaba por resultar.
 
Última edição:
Portanto na tua óptica, um utilizador só pode conversar sobre um jogo se tiver a mesma plataforma que o outro, caso contrário é impossível comunicar.
Não, podem falar, como hoje em dia podem falar, ou alguma coisa os proíbe?

Anteriormente já tinha dito que antes do lançamento achava positivo ficar apenas num único tópico. Apenas sou contra o material não estar à mão de semear, tornando o que era fácil, complicado.

Se continuas a achar que é necessário um utilizador ser conhecedor da data de lançamento para pesquisar um tópico, não há muito que se possa adicionar pois não será mais do que repetir o que já foi dito.
Eu!? Não sou eu que acho isso, são vocês. Pois haver jogos em Novidades, que passa depois Discussão Geral, e por fim existe ainda a possibilidade de haver um tópico para cada plataforma, é que obriga uma ginástica por parte do utilizador, quando as coisas deviam ser simples.

Mas vai acontecer o que já existe, o pessoal vai continuar a criar tópicos de jogos das diversas plataformas e o tópico geral fica apenas com informação residual de actualizações e pouco mais. Ou explicitam bem no novo tópico criado que existe outro geral onde toda a comunidade pode tirar duvidas, falar, etc, ou não vai ter grande expressão.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo