Fonte "Nova" Gama NOX Urano VX/TX - Mais uma surpresa!

Isso é que é fé na eficiência da fonte. Claro que 450w dá para um PC de topo com OC (cpu/gpu/rams), fans, discos... Se tiverem perda de desempenho ou PC mesmo ir abaixo quando puxam por ele depois agarram-se à eficiência.

Eu percebo tudo que disseste não preciso de ir a estudar. Mas estás a valorizar em demasiado pontos em prejuízo daquilo que depois realmente importa na prática. Eu não quis dizer que a S12II 620w é superior em termos de arquitectura em relação à BitFenix Formula. Não o é. Mas em termos de rácio preço/performance é melhor. Mas enfim, o tópico é sobre as NOX não vou tirar mais o protagonismo às mesmas.

Não tem nada a ver com fé na eficiência da fonte. É um facto que o consumo de um sistema moderno, em raros casos ultrapassa os 300-350W.

Aliás, o que hoje mais se recomenda no JG para orçamentos limitados, são realmente fontes de 400-450W.

No entanto, não seja esse o problema da minha hipérbole. A versão de 550W custa + 5€.

O ponto aqui é referir que a S12II só compensa por ser barata, não tem qualquer hipotese face a outras plataformas mais recentes e quanto a mim, o valor acaba na S12II 520W / 50€.

Depois disto, não estou a ver necessidade de adquirir + 100W a não ser para sistemas mais antigos que requerem bastante energia e o comprador quiser o máximo de potência pelo menor custo.
 
Estamos a falar de uma gama de fontes com um design completamente ultrapassado, cuja única vantagem é realmente serem baratas e fiáveis face ao lixo que se encontra na mesma gama de preço, mas que a partir do modelo de 520W / 50€, não existem razões para as preferirem, já que são cilindradas por outros modelos bem mais recentes e superiores, em absolutamente TUDO.
Isso do mérito técnico é muito bonito, mas para o consumidor geral interessam três coisas: preço, potência e num longínquo terceiro lugar, eficiência. Tudo o resto, isso de ripple, noise e etc (e realço de novo, para o consumidor geral) não passam de jargão técnico que, quanto muito é usado para e-peen. Se achas o contrário desengana-te, se assim não fosse marcas como a Nox não existiam.
 
Eu até acho que antes da eficiência vem a fiabilidade. Mas até esse ponto já só o consumidor mais um pouco atento dá atenção. Os que dão compram uma seasonic/corsair (excepto VS)/xfx/etc. Quem não dá compra uma NOX... Depois quando esta última "explodir" e levar outros componentes com ela é que a fiabilidade entra na lista.

Depois destes dois tipos de consumidores é que entram os que dão relevância aos pormenores técnicos das fontes. E até não se importam de pagar mais.
 
Sem ser motivos que se prendem com o ruído e duração de garantias, na prática ter uma fonte 80+ Gold ou 80+ Bronze vai dar quase ao mesmo... ninguém precisa de uma fonte Gold. Por mais que em benchmarks sintéticos elas apresentem melhores resultados, uma boa fonte 80+ Bronze chega para todas as pessoas. A poupança de energia dá uma quantia mínima ao fim do ano em €.

Agora, as fontes Gold de qualidade têm uma rotação muito mais inteligente de ventoínha e isso cria menos ruído, o que para algumas pessoas é essencial. Acho isso mais importante do que ser mais eficiente do que outra fonte que já por si é eficiente (bronze). E claro, ter 7 anos de garantia em detrimento de 3 ou 5, é uma vantagem evidente.
 
Eu até acho que antes da eficiência vem a fiabilidade. Mas até esse ponto j
á só o consumidor mais um pouco atento dá atenção. Os que dão compram uma seasonic/corsair (excepto VS)/xfx/etc. Quem não dá compra uma NOX... Depois quando esta última "explodir" e levar outros componentes com ela é que a fiabilidade entra na lista.

Depois destes dois tipos de consumidores é que entram os que dão relevância aos pormenores técnicos das fontes. E até não se importam de pagar mais.

E não podias estar mais certo. A eficiência não é o mais importante numa fonte, nem de perto.

No entanto, neste caso em concreto, a S12II pode ser considerada mais fiável que a maioria dos modelos que se encontram abaixo dos 50€, porque também a esmagadora maioria das fontes nesta gama de preço são péssimas.

O que acontece aqui é também que na mesma gama de preço, tens unidades com um muito melhor design que causa menos stress interno aos componentes da própria fonte e ao sistema em geral, regula bem melhor a voltagem para as necessidades individuais de cada linha que te alimenta os diversos componentes, especialmente nas que requerem adaptação face às diferenças de load e que para além de terem protecções mais adequadas ainda te oferecem o mesmo ou + tempo de garantia, com ventoinhas duráveis e curvas bem mais contidas face à menor necessidade de arrefecimento dos internals.

Só no fim disto, é que eu colocaria a eficiência, pelo facto de haverem opções com eficiência Gold por um valor próximo das S12II.

Quanto ao nosso mercado...sim, a esmagadora maioria dos consumidores borrifa-se para as fontes e é precisamente por isso que temos que fazer o nosso papel de tentar informar o maior nº possível de compradores sobre aquilo que é uma fonte de alimentação e porque devem ser evitadas determinadas marcas.

Se faz a diferença? Não...mas estamos num fórum da especialidade e é aqui que devem ser discutidas estas matérias.
 
Última edição:
Só peço que se foquem nas fontes em questão, as novas Nox. E bem, continua a não ser tão crítico como a fonte que tinha cimento lá dentro. Mas é mais uma jogada como já esperava deles. Não inspiram confiança nas fontes, e não me parece que vão mudar.
Y5mxPvH.jpg

O boneco vem incluído? Era um extra bem vindo, um "easter egg" vá.
 
Porra ou é impressão minha ou esta fonte parece ter menos componentes no PCB que uma Halfmman que eu tinha aqui?!

Depende da Halfmman, mas a plataforma usada aqui (seja GPB/GPM ou PUF), é bastante básica e por isso é normal que tenha um conteúdo mínimo.

Exemplo de uma plataforma como deve ser, Bronze, DC-DC e na mesma gama de preço dessa NOX:

lohHjG0.jpg
 
Última edição:
Porque a Seasonic S12 é uma plataforma completamente ultrapassada, que caminha para os 10 anos de vida e perde em todo e qualquer aspecto para a BitFenix Formula.

Só continua a ser uma escolha válida na versão de 430 e 520W porque hoje em dia é uma plataforma que se compra barata e que garante um bom nível de fiabilidade, porque a nível técnico, para os padrões actuais, é uma fonte medíocre e totalmente ultrapassada.

Para além de que, um i7 com uma 1080 não consome + de 300W.

Uma fonte com 450W actualmente é o que faz mais sentido para a gigantesca maioria dos sistemas.

E nem é preciso falar da Formula, até mesmo a mera Corsair CX450M dá uma verdadeira paulada na S12.

E o mesmo é válido para as M12II 520/620W, que usam a mesma plataforma.

Só mesmo as M12II 750/850W é que usam uma plataforma relativamente moderna, mas mesmo essas, não têm qualquer sentido face ao que existe no mercado nessa gama de preço.

Resumindo, a gama S12 só é recomendável para orçamentos sub-50€, porque assim que passa os 50€ começam a haver opções claramente superiores.

Mas isto somos nós aqui a falar. Para o consumidor comum, cujo pensamento é "se tem + potência é melhor", ainda bem que a S12II 620W existe nos 60€. É extremamente preferível adquirir a Seasonic do que a VX 750W, por exemplo.

Quanto à NOX...deviam centrar-se na venda de caixas e periféricos, onde oferecem produtos interessantes, e deixar as fontes para quem sabe.


Eu tive uma Seasonic M12 II 620 e realmente , embora tivesse tensões de saída absolutamente dentro dos limites ATX, e fosse absolutamente capaz de cumprir com as potências anunciadas, é realmente uma plataforma ultrapassada, que "aninhava" muito (300+ mV nos 12 V) sob carga. Isso chateava-me um bocado, e troquei por uma Seasonic Prime Titanium 750W que tanto se lhe dá estar sob 400W de carga ou sob 20W de carga, a regulação é exatamente a mesma, impressionante. Uma boa fonte de alimentação é o melhor investimento base que se pode fazer num PC, não tenham dúvidas...
 
Última edição:
https://translate.google.com/translate?sl=auto&tl=en&js=y&prev=_t&hl=pt-PT&ie=UTF-8&u=https://tweakers.net/productreview/136105/corsair-cx450m.html&edit-text=

Estas novas CX são muito boas no que toca ao controlo de voltagem. Agora, comparando com a Seasonic de 520w:
http://www.jonnyguru.com/modules.php?name=NDReviews&op=Story2&reid=185

Se fores a ver, no que toca a crossloads, a seasonic tem valores muito elevados. A realidade é que um PC não faz este tipo de loads, ou a fazer são bastante raros. Mas podem sair das specs. Contudo, devo dizer que o ripple da CX450M não é assim tão superior. Na review podem ver alguns valores com ripple acima de 25mV, especialmente nos 12V, enquanto a Seasonic não. Portanto uma verdadeira paulada, a meu ver, é um exagero.

A verdadeira vantagem da CX450M, no entanto, é o suporte navito para os estados C6 e C7 dos CPU's Haswell e posteriores. A plataforma da Seasonic não tem suporte verdadeiro para esses estados. Fora isso, não vejo razão para ir para a CX de caras. São ambas boas fontes para bronze e orçamentos menores, e dependendo dos consumos esperados, pode valer a pena uma ou outra. Para algo veradeiramente bom, boa parte das Gold saem-se melhor.
 
Podes elaborar?

Podes ficar com uma melhor noção se leres estes dois tópicos:

http://www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=15023

http://www.jonnyguru.com/forums/showthread.php?t=15009

Mas resumidamente:

- Design de regulação DC-DC face a um mero e ultrapassado group regulated;

- Melhor ripple supression;

- Melhor estabilidade de voltagem, o que acaba por ser inerente ao design DC-DC;

- Suportar as normas ATX, com suporte para os C-States C6/C7 (também inerente ao design DC-DC);

- Protecção funcional nos minor rails, ao passo que as S12II usam uma protecção péssima e não funcional;

- As CXM atingem Silver;

- Perfil de ventoinha bem mais conservador e silencioso que a plataforma S12, fruto da menor necessidade de arrefecimento interno;

- Formato semi-modular;

- Os mesmos 5 anos de garantia.

Pelos 50€, entre uma CX450M vs Seasonic S12II 520W, prefiro a CXM, sem qualquer dúvida.

Sub-45€, a Seasonic ECO 430W continua a ser a minha escolha, já que por incrível que pareça tem um design superior às S12/M12II e por estes valores não se encontra nenhuma opção minimamente decente.

Contudo, a proximidade de preço dos modelos Gold (Bitfenix Formula 450/550W, Cougar GX-S 550W, Corsair TX550M, BeQuiet Straight Power 10, etc), faz com que seja bastante preferível pagar + 10/15€ do que comprar quer a S12/M12II, quer a CXM.
 
Última edição:
Desculpem lá o desenterranço mas uma vez que estas benditas "fontes" ainda não comercializadas, até vendem bastante... Fica aqui um vídeo que evidencia bem porque é que a Nox faz questão de não meter fontes na mão de quem sabe o que faz, deixando reviews nas mãos de Los Chupacabras e vídeos encomendados a lojas... O Teclab teve a "felicidade" de ter em mãos uma VX 650 para testes...


@JPgod xablau para ti meu caro xD
 
3 anos depois fez-se justiça. Ainda assim, foram 3 anos em que vendeu cá "às paletes"...!

900mv+ de ripple...praticamente 1V a 25º. Não tenho memória de ver tal coisa. Daria para carregar um smartphone por proximidade...

Numa situação normal, não haveria mobo que aguentasse....o sistema implodia...


Surreal o que se passa neste minuto para a frente.

"Por amor de deus, joga no lixo! Você tá louco! Esta é das piores fontes que já vi na minha vida".

NOX, what else...:facepalm::facepalm:
 
Última edição:
A unica coisa de momento que tenho da nox é só mesmo uma caixa, e sinceramente nem sei como planearam o espaço para a fonte, mas para tirar e meter a fonte foi a esforçar os cabos dos mesmos para conseguir caber.
 
Rapaz... que lixo esta fonte NOX, o projeto de de fontes de 10-15 anos OEM...

E esta maravilha inundou o mercado português e pelos vistos quer chegar aqui...
 
@JPgod pelo menos aqui, com esse teste do Teclab, já há muita gente que nem sequer vai querer olhar para essas fontes com medo que lhes derretam os olhos xD

Em Portugal é que enquanto não houver ninguém a fazer esse tipo de trabalho, com conhecimento, e sem se vender... Marcas como essas vão continuar a prevaricar sem medo.
 
Eu tive uma uns 5 anos, mas era na altura dos core 2 duo. Na altura apesar de não ver voltagens maradas, por descargo de consciência troquei para uma XFX, não sei como eram as antigas mas depois de ver estas não devia ser muito diferente ..
 
Eu vou ser sincero.. comprei uma S12II há 2 anos e sabia que eram velhinhas mas boas. Na altura pelo preço nao reparei que houvesse grande escolha (39€)(430W) e para o que era chega e sobra(low end) mas agora quero dar upgrade ao gpu e anda tudo a beber que parecem universitários recem chegados.. gamas mid end a conseguir puxar 300W..
 
Back
Topo