1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ADSL Nova geração de DSL atinge 1 Gbps em cabos de cobre

Discussão em 'ISPs' iniciada por jota x300, 19 de Dezembro de 2013. (Respostas: 24; Visualizações: 2848)

  1. jota x300

    jota x300 Power Member

    [​IMG]

    O DSL ainda não morreu. O novo standard para as ligações de banda larga promete atingir velocidades de fibra ótica, mesmo sobre linhas de cobre. O padrão G.fast usa a secção de banda larga dos 106 MHz e consegue atingir velocidades de até 1 Gbps, o mesmo que se consegue com fibra ótica atualmente. Até aqui, a tecnologia DSL estava limitada a 100 Mbps através da frequência de 30 MHz. Com o DSL é possível ter banda larga através das linhas telefónicas tradicionais, aplicando uma técnica de modulação que permite que voz e dados circulem pelo mesmo fio.

    O que o novo padrão faz é capaz de operar a numa frequência mais larga e que permite atingir estas velocidades, noticia o Gizmodo.

    Todavia, há alguns problemas. O novo padrão opera numa frequência que o coloca dentro do espectro de rádio FM, o que pode causar interferências.Por outro lado, as altas frequências fazem também com que haja interferências entre os vários fios de cobre do cabo. O International Telecommunication Union’s (ITU) está a tentar resolver estas questões, mas há uma última que não deve conseguir ultrapassar: o facto de o standard estar limitado a uma distância máxima de 250 metros.

    De qualquer modo, a ITU não pretende que o standard substitua outros como a fibra. Está a desenvolvê-lo como uma forma mais barata de ligar as casas à infraestrutura existente, resolvendo a questão da “última milha”, ou seja o troço final que liga o cliente à infraestrutura de fibra. Em 2016 deverá estar finalizado.

    LINK
     
  2. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    aserio que querem apostar nisso? mais vale guardar o dinheiro e apostar na fibra
     
  3. jota x300

    jota x300 Power Member

    Totalmente de acordo...

    Penso mesmo convictamente que o futuro neste aspecto passará mesmo pela fibra óptica, e não pelo cobre...

    Abraço
     
  4. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    se já acontece o que acontece em adsl nalgumas zonas que nem 1 mb atinge e pagam por 12 mb, nisto que pagavam 200 mb e tinham que? 50? já ouve alguem a dizer que a meo queria apostar nisto, eles que se deixem de tangas e metam fibra para ou menos o país ter alguma coisa de geito
     
  5. Kadime

    Kadime Power Member

    Acho que o pessoal não entendeu a intenção deste novo standard. O que se pretende com isto é uma ligação hibrida, isto é os operadores terem a rede de fibra normal e depois dos centros de distribuição sair cobre com este standard. com isto as operadoras ja nao tem desculpa do elevado custo para ligar os clientes que moram mais longe dos PDO's. Esta tecnologia tem o senao de ter um limite de 250 a 300m, a partir dessa distancia começa a perder estabilidade.
     
  6. jorge.antunes

    jorge.antunes Power Member

    Too little, too late. Isso devia existir no terreno há meia dúzia de anos. Agora ninguém com dois dedos de testa vai investir no cobre.
     
  7. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    claro que vai, com um bocadinho de sorte a PT, e com mais sorte ainda iremos pagar isso
     
  8. jorge.antunes

    jorge.antunes Power Member

    Naaahhh... o cobre é mau em termos de marketing, pode canibalizar a fibra e não me parece que a PT precise melhorar a oferta ADSL porque continuam saudáveis a nível de angariação de novos clientes. A juntar a isto pode demorar bastante tempo até a tecnologia estar estabilizada e normalizada para garantir compatibilidade de equipamentos.
     
  9. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    é mau em termos de marketing? diz isso aos quantos que a PT angariou ao dizer mentiras a pessoas que tinham zon ou cabovisao
     
  10. jorge.antunes

    jorge.antunes Power Member

    Hás-de reparar que na pub do Meo só falam em fibra, até parece que já nem vendem ADSL (aliás, com a Vodafone passa-se o mesmo).
     
  11. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    em TV, isso só serve para enganar os velhotes e afins, porque de porta a porta ou até mesmo nos call center dizem que ate adsl é melhor que o cabo
     
  12. beat2013

    beat2013 Power Member

    se isso fosse em frente da parte da PT 'o que duvido muito', muitos dos clientes iriam continuar com os mesmos problemas do ADSL derivado atenuação. como esta escrito no link informativo será benéfico se a casa do cliente ate a central mais próxima for ate 250 a 300metros,eu estou a uma distancia da central de 1km 850metros iria sofrer as consequencias de pagar um tarifário de 100mb e nas ''horas de ponta'' maior utilização ter apenas a velocidade que tenho actualmente com a box desligada 12mb lol. e muitos dos clientes de todo o pais iriam se arrepender! a fibra optica e que era.. mas isso pelo um canudo.
     
  13. Wildstar

    Wildstar Power Member

    Isto é mais marketing da ITU do que outra coisa. Como acima mencionado, os clientes de ADSL com problemas são os que estão a mais de 250m. Além isso, isto efectivamente transforma as linhas telefónicas em antenas de 0 a 100 MHz. Rádio AM torna-se impossível, e rádio FM ficará com forte interferência.
     
    Última edição: 20 de Dezembro de 2013
  14. tigerpunk

    tigerpunk Power Member

    Já existe uma evolução do adsl, o vdsl, que é usado um pouco por todo o mundo, do Brasil à Alemanha, mas a pt nunca apostou nisso...
    Entre fibra onde é rentável, RNGs e centrais remotas onde não há muita concorrência, a pt tem uma cobertura que lhe permite lutar pela liderança...
     
  15. [O_o]

    [O_o] Power Member

    Até na desgraça da Grécia há VDSL...

    Não percebo o vosso espanto sobre desenvolvimentos no DSL e em cobre. Eu acho bem que hajam. Isto não significa que venha a ser usado comercialmente, mas, pelo menos, é uma meta que se atinge...
     
  16. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    mas porque de apostarem numa tecnologia que já não vale a pena, e nalgo que fica pior de dia para dia a medio.longo prazo? não vale mais apostar em fibra? porque gastar dinheiro em testes em centrais e mais em tudo se esse denheiro pode muito bem ser apostado na fibra? o futuro esta onde? no cobre ou na fibra?
     
  17. [O_o]

    [O_o] Power Member

    Isso está errado. O cobre, bem mantido, dá para boas taxas de transferências, como o VDSL mostra, por exemplo.
    Cá, é que a PT está-se bem a borrifar e tenta maximizar a desgraça que tem, e com péssima manutenção. É óbvio que FO é muito melhor do que cobre e é o futuro, mas a expansão de FO levará muitos anos e o cobre, até lá, com algum investimento, dá para o gasto...
     
  18. Rendeiro

    Rendeiro Banido

    mas para que? gastar nisto se só serve em comdições a 250 - 300 m, e os que estão a 1km da central? que pagam por 100 mb para ter uns 15 mb? por amor de deus deixem-se de historias se querem que o pais evolua tecnologicamente deixem a treta do cobre, o futuro é e será na fibra
     
  19. [O_o]

    [O_o] Power Member

    Isto é uma coisa experimental e que está a operar numa range de frequências que pertence ao FM e que, muito provavelmente, naquela range, não pode operar fora de um ambiente laboratorial! Isto são só TESTES!
    Eu não defendo que isto seja comercializado, defendo a sua evolução e investigação!

    O cobre tem alguma coisa para ser espremido sim senhor. Mas com empresas como a PT a gerir a rede, estão-se bem a lixar para proporcional condições mínimas a essa evolução.
    Mas tu pensas que o país vai ter uma cobertura de FO satisfatória dentro de quanto tempo? 2 anos não? Opá nem daqui a 10 anos teremos uma cobertura de fibra decente a nível geográfico (não falo populacional)...

    Não deves perceber o que eu digo... mas pronto. Continua na tua.
     
  20. The Coin Operator

    The Coin Operator Power Member

    Em primeiro lugar, Portugal actualmente tem uma cobertura extremamente boa a nível de FTTH e tecnologias que proporcionam débitos semelhantes (nomeadamente HFC Docsis 3.0). Todos os grandes centros urbanos estão cobertos com fibra, e mesmo várias povoações do interior já tem devido ao programa RNG, povoações essas que nunca teriam caso o estado não desembolsasse uns milhões, pois não há retorno para um ISP fibrar essas zonas.

    E depois, em relação ao cobre, só podes estar a gozar.

    Quando falas na "desgraça" da Grécia (como Portugal tivesse muito melhor), que tem VDSL? So what? O VDSL não resolve nada, o VDSL tem limitações de distância absurdas, como 300 metros de comprimento de cabo da central até ao CPE para atingir o máximo teórico (que na prática é bem menos)... O que isso resolve? Quantos clientes beneficiariam? No panorama actual, nenhuns, pois esses clientes já tem FTTH ou equivalente disponível.

    E tu defendes a investigação? Se tens capital, investe nisso amigo. Se tens conhecimentos, contribui. Caso contrário, não percebo a tua afirmação.