1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nova lei para aquisição de cartões SIM e telemóveis com cartão SIM em espanha... Cheg

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por netx2007, 28 de Dezembro de 2007. (Respostas: 32; Visualizações: 3788)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. netx2007

netx2007 Power Member

É verdade... desde o passado dia 8 de novembro que se quisermos, numa simples visita a espanha comprar um cartão sim ou um telemóvel com cartão sim de um operador espanhol, somos impedidos (nós e os dos outros países) de adquirir o produto.

Tudo porque desde aquele dia qualquer pessoa que queira adquirir um cartão sim ou telemovel com cartão, tem que apresentar no momento da compra bilhete de identidade espanhol (DNI) ou visto de residencia em espanha para que a loja possa vender o produto ao consumidor final e ao mesmo tempo registar o cartão no nome do titular da identificação.

Esta nova lei(que considero um pouco estúpida) foi aprovada para que, e isto segundo o que eles dizem, ter um maior controle na utilização do serviço por parte dos clientes... e evitar que os cartões de telemovel "caiam nas mãos erradas", como por exemplo de "terroristas", asilados ou de pessoas que estão ilegais em espanha.

A minha questão é se brevemente essa nova lei espanhola será aplicada no nosso país, uma vez que nós importamos tudo o que é de leis dos outros países...

Comentem o artigo. "postem" os vossos comentários.

Última edição: 28 de Dezembro de 2007
  2. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Onde leste isso?

A mim não me faz diferença, até acho bem. Não só previne determinadas situações, como não custa nada puxar do Bilhete de Identidade. :)

3. netx2007

netx2007 Power Member

Fui a espanha no fim de semana passado... e na loja informaram-me dessa situação.
    Mas eu já tenho um cartão espanhol(orange) há bastante tempo e não há problema, visto que esta é uma lei para pessoas que queiram adquirir novo cartão. "novos clientes"

4. zegato70

zegato70 Suspenso

É mais perigoso o método que cá se usa que em qualquer tasca de vão de escada fazerem carregamentos telemóveis , o que em caso de policia nunca consigam associar o dito à pessoa que o usou.

5. lord_zed

lord_zed Power Member

Parece-me bem, aliás acho que deviamos fazer o mesmo, se as razões forem mesmo as apontadas.

6. CrazyMonkeyTM

CrazyMonkeyTM Banido

Não considero uma grande ideia, por várias razões, a principal é que, todo e qualquer trabalhador estrangeiro que esteja a laborar em Espanha (seja tuga ou não), vê-se impedido de adquirir esse tipo de cartões, o que a meu ver será uma injustiça!

7. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Não vejo onde é que está a injustiça. Hoje em dia um telemóvel e SIM que funcionem em Portugal, funcionam perfeitamente em Itália, França, UK... Se a pessoa demora mais tempo por lá, mostra o visto de residência.

8. PatrickBateman

PatrickBateman Power Member

Primeiro comentário: onde está a fonte dessa informação? :)

Mas é possível que isso seja verdade e se "alastre" a toda a União Europeia. Em França também já é assim.

Cumps.

9. wviegas

wviegas Power Member

eu axo isso uma estupidez... imagina se tas por la perdido e quiseres comprar um cartao para o teu tlm so para te desenrrascares ou ficares contactavel por 1h ou 2h em chamadas ou algo assim...

tb... se formos a ver em espanha se tiveres numa rede... e quiseres ir pra outra (vdf espanhola por ex), só por trocares de rede se for preciso oferecem te um tlm a "escolha"...
    um amigo meu (q é espanhol) teve la a uns tempos e disse me...

10. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Se tens lá o teu telemóvel, então o teu SIM funciona. ;)

11. Seavoices

Seavoices Power Member

Faz todo o sentido este tipo de exigência. O mesmo deveria servir também para outros tipos de serviços que se vendem!

Se querem telefonar em Espanha, utilizem as redes que têm. Se forem morar para Espanha, mostrem o visto de trabalho.

12. anjo666

anjo666 Power Member

voces ao menos perdem tempo a raciocinar nas parvoices que escrevem....????!!!!!

vistos de trabalho...???
    vistos de residencia...??????

so falta dizer para levar o passaporte e o visto de viagem......

livre circulação de bens e de pessoas numa determinada área diz-vos algo ....????????

duvido muito dessa noticia!

13. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Um telemóvel é um bem.
    Um cartão de telemóvel não o é. É um serviço fornecido por uma empresa desse pais.
    Não sei se vocês vêm as noticias, mas cada vez há mais atentados terroristas (em Espanha existem desde o regime de Franco quando a ETA foi fundada) e com as novas tecnologias cada vez é mais facil de organizar estes atentados. Eu acho esta lei muito bem.
    Só tem que estar preocupado quem quer utilizar o telemovel para actos ilicitos que evita-los é o principal objectivo desta lei.

14. nothing

nothing Power Member

Lei idiota que parte de pressupostos errados.

Mais uma vez as liberdades individuais a serem atingidas por causa da 'guerra ao terrorismo'.... enfim, é o mundo que temos. Espero que estas palhaçadas não se alastrem para Portugal.

15. ThinkTank

ThinkTank Power Member

Sim e a livre circulação de bens tem trazido muitas vantagens... maravilha para criminosos, tudo qto é ladrao, assassino, terrorista, imigração ilegal passa.
    Vai perguntar ao governo da livre circulação de bens quando mandas vir um carro importado bem mais barato e depois paga o belo do imposto automóvel (ilegal...).

16. dedaleira

dedaleira Power Member

Aqui a questão, na minha opinião, passa por poder ou nao comprar um SIM se formos ao estrangeiro, claro que a regulamentação é bem vinda, assim poder-se-á associar o número à pessoa mas e se formos nós trabalhar para espanha? Vamos ter de pagar o preço ridiculo do roamming continuamente? Não poderemos adquirir um cartão nacional? É que a abolição de fronteiras leva a que de facto o nosso b.i. grande, feio e plastificado seja válido como documento de identificação pela europa toda...

17. anjo666

anjo666 Power Member

1- livre circulaçao de pessoas, ANIMAIS , bens , mercadorias , serviços.... na comunidade europeia ... é um dado efectivo , se trouxe vantagens ou desvantagens ,nada tem a ver com a questão levantada , nem me parece o forum próprio para dissertar sobre isso...

2-" Vai perguntar ao governo da livre circulação de bens quando mandas vir um carro importado bem mais barato e depois paga o belo do imposto automóvel (ilegal...)"

se estas assim tao descontente tens as instancias próprias para reclamares...se consideras o imposto ilegal , só tens que por o Estado Português em tribunal...
    Maior ilegalidade é cobrar imposto sobre imposto... mas nada disto tem a ver com a questão levantada !!!

cumps

18. nunyx

nunyx Moderator
    Staff Member

Se uma pessoa for só de visita, não há de estar a enviar mensagens e a fazer chamadas a torto e a direito, e se estiver lá a trabalhar, apresenta provas em como está lá a morar e/ou a trabalhar e pronto. Penso que seja assim, não estou a ver onde está a complicação.

19. roger_pt

roger_pt Power Member

No Brasil, acho que isso já está implementado ha alguns anos. Lá, todos os clientes têm de se registar na operadora, e quem não se registou ficou com o serviço bloqueado.

Anatel ("Anacom" brasileiro)
    http://www.anatel.gov.br/Portal/documentos/biblioteca/releases/2003/release_10_12_2003(4).pdf?numeroPublicacao=92570&assuntoPublicacao=Cadastramento%20de%20celulares%20pré-%20pagos%20termina%20em%2018%20de%20janeiro%20%20&caminhoRel=Cidadao-Telefonia%20Móvel-Ranking%20de%20Reclamações

No caso Espanhol, fui ao site da Comisión del Mercado de las Telecomunicaciones (www.cmt.es) e assim de repente não vi lá nada. Mas não estou a duvidar do que o netx2007 disse. So fui procurar uma fonte oficial.

Em relação a essas regras, acho que cá deveriam implementar o mesmo, obrigar todos os clientes a fornecerem os dados, tal como aconteceu no Brasil.
    Cá pode-se comprar cartões SIM sem qq controlo. Por exemplo ainda no outro dia, vi uma daquelas maquinas de venda automatica nos CTT a venderem cartões SIM da phone-ix. Suponho que não seja preciso preencher nenhum papel e envia-lo aos ctt...
    Tal como o zegato70 referiu, esse registo seria depois util para a policia, por exemplo.

20. w510

w510 Power Member

Só um à parte...... se fores trabalhar para Esapnha tens q tirar primeiro o DNI senão não podes lá trabalhar.... ;)

A partir dai já podes adquirir um telemovel com cartão sim!

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página