Nova Lente/troca de lentes

Sim, e é precisamente por causa do Cristovão que eu digo que a Sigma do teu primo deve estar com algum problema no foco.
A 10-20mm é mázinha nos cantos, mas no centro devia ser muito sharp.
Não digo que seja mais sharp do que a Tokina, mas deveria ser parecido (pelo menos não devia ter levado a coça que levou no teu teste :D).

A Tokina também não é brilhante nos cantos da imagem, mas parece ser melhorzita...
Se calhar mais vale gastar mais uns trocos e pronto :D
 
O Cristovão testa a DX primeira versão... Não consegui encontrar teste da DX II feito por ele. Testa também a 11-20, que mantém os mesmos "problemas" da 11-16, daí achar que não é assim grande upgrade.

Bem, eu manteria a escolha da 11-16 DX II :Winkani:
 
Pronto, nem me parecia que nao encontrava a comparacao que eu queria :p
Quando tiver tempo leio os vossos posts :p

EDIT:

Ja li tudo.
Como as Tokinas nao tem VR, os 4mm extra sao para mim inuteis tendo eu a Sigma.
No entanto nao me importo de dar as 100£ extra pela 20 se tiver mais alguma diferenca de qualidade. Agora se foreme xactamente iguais entre os 11 e os 16, por mim poupo o dinheiro.
 
Última edição:
VR nos 16-20mm também não é propriamente muito importante.

Para mim a 11-20/2.8 é a equivalente à clássica "16-35/2.8" de full frame. É uma lente versatil que sempre quis ter, mas que não existia quando comprei a 11-16. Do zoom médio uso essencialmente a sua metade wide (17-30mm) e para mim faz sentido sacrificar os 21-30mm se isso poupar uma troca de objetivas e algum peso na mala. Mas para outras pessoas certamente que será diferente.

Note-se que @jjmaia no primeiro post até considerava desfazer-se da sua 17-50/2.8. É claro que tendo uma 17-50/2.8 há muito menos razões para peferir a 11-20.
 
A nao haver diferencas de qualidade prefiro a 11-16, mais barata e ja tenho um filtro ND de 77mm.
O Ken rockwell testou as duas, mas a comparacao que ele faz e’ nula, porque diz que como custam o mesmo mais vale comprar a 11-20. O problema e’ que aqui nao custam bem o mesmo.
Ja lhe mandei email, a ver se ele responde.
 
Pelo que percebi, nos cantos e' pior que a 11-16? E' que tenciono usar os 11mm e sera maior parte das vezes para paisagens, mas tambem para astro fotografia. Para paisagens nao vou ter problemas porque fotografo sempre a f8, mas para astro... Agora gostava de perceber se a 11-16 e' igual (demasiado soft nos cantos a 2.8), porque se for, e conseguir a 20 por um preço semelhante posso ir para a 20.
De resto melhor so vi o facto de ter realmente menos flares.

Os precos que eu consigo sao os seguintes:

11-16 II
Ebay: 227£
Amazon: 250

11-20
Ebay: 283
Amazon: 386

Se for para a 16 nem penso 2x e e' na amazon que compro, mas a 20 tem uma diferenca muito grande para a 16 na amazon. Ebay quase de certeza que e' gray markete queria evitar isso :(
 
Última edição:
Pelo que percebi, nos cantos e' pior que a 11-16?

Nesta review refere-se que a f/2.8 não é muito nítida nos cantos, mas não é feita a comparação direta com a 11-16 (nem é feita a distinção entre as duas versões da 11-16).

Segundo o DxOmark, 11-16 (original) > 10-20 >> 11-16 II, tal como se pode concluir dos seguintes gráficos (11mm a f/2.8 numa D5300)

11-16 (original):
MTF_ACUTANCE_11mm_f2.8.png


11-16 II:
MTF_ACUTANCE_11mm_f2.8.png


11-20:
MTF_ACUTANCE_11mm_f2.8.png
 
Última edição:
Entao definitivamente a 11-20 e' melhor. O unico senao e' nao poder usar o meu filtro ND, mas tambem foi 10£ e ando a pensar comprar um de jeito e quadrado...

A lente no ebay fica por 385£, tenho 6£ de cashback e posso usar 95.60£ de saldo de cashback. Posso receber esse saldo na minha conta e comprar numa loja que ha’ aqui no UK que tem excleente feedback, custa mais 10£ que no ebay, so nao tenho cashback, mas sendo uma diferenca de apenas 16£ e ter uma garantia a serio prefiro.

Nao percebo porque e’ que lojas e ebay teem pequenas diferencas, e na amazona diferenca e’ tao grande (115£). E’ que na amazon o saldo passava a 99£ e tenho 3% de cashback.


Acho que vou esperar mais uns dias para ver se baixa na amazon. Este tipo de material nao costuma variar muito, certo?

Obrigado por tudo.
 
Acho que vou esperar mais uns dias para ver se baixa na amazon. Este tipo de material nao costuma variar muito, certo?

A 11-20 em Junho deste ano esteve em promoção. Eram menos ~90 libras. Atualmente está o seu preço máximo. Por isso aconselho esperar.

http://charts.*****.com/uk/B00SXU9RRQ/amazon.png?force=1&zero=0&w=725&h=440&desired=false&legend=1&ilt=1&tp=all&fo=0&lang=en
 
412 era espetacular. Podia descontar 99£ e ainda tinha 12£ e casback. Acabava por ficar so 2£ mais cara e numa loja melhor.
Vou aguardar obrigado :)
 
Ja desceu para 473. Se chegar a 420£ nao penso 2x

EDIT: Entretanto descobri que existe a Sigma 8-16, Tem uma abertura menor, mas tiro bem fotos diurnas do que nocturnas, grande parte a f8/11.

No entanto do que vi, a Tokina tem muito melhor qualidade e e' mais sharp. Nao sei ate' que ponto os 2.8 me fariam falta, pois vou manter a sigma 17-50 e para paisagens noturnas esta tem os 2.8 e nao preciso que seja tao wide.

O facto de ser 8mm que problemas pode trazer?

Opinioes?

@strobe :p
 
Última edição:
Se não precisas de f/2.8 não faz muito sentido ir para as Tokinas. Qualquer uma das Sigmas fará mais sentido para ti.

A 10-20/3.5 (a melhor das Sigmas 10-20) nunca esteve mais barata do que agora na Amazon UK (330£).

A 8-16 tem o problema de ser difícil usar filtros com ela. Mas tirando isso, é uma boa opção. O @_Fakir_ tem/tinha uma.
 
Pois, mais tarde apercebi-me que nao da para usar filtro, e a 8mm queixam-se demasiado da distorcao, 11mm ja me parece mais do que suficiente.

Quanto 'a 10-20 adoro o preco, no entanto mesmo que use pouco os 2.8 podem dar jeito de futuro para paisagens noturnas que queira apanhar muito.\

Tenho que pensar.
 
Segundo o DXOMark, a F8 a Tokina é toda ela mais sharp, so na abertura máxima é que nem tanto.
A Tokina também tem muito menos distorção e Vignetting, so perde nas aberrações cromáticas.

Não sei que fazer, no geral gosto mais da tokina, mas a diferença de peço...
 
Exato :p
Após mais umas pesquisas percebi que a sigma nao e' weather sealed, a Tokina e', por isso ja' vale a pena porque de futuro vou buscar uma D7200.

Sendo o maior ponto de diferenca o preco, e' so' uma questaode guardar mais algum.
 
Outra questao, tenho usado os tubos para macro e gostei, mas nao e' suficiente.
Queria comprar uma lente (usada) para macro, o que aconselham?

Como de futuro tenciono ir buscar a 7200 nao precisa de ter motor de foco.
 
Back
Topo