Nova lente wide - Sigma 18-35mm

Illusion4u

Power Member
Quando comprei a minha 760D optei pela lente do KIT EF-S 17-85mm f/4-5.6 IS USM, já sabendo que não iria ter a melhor performance, mas por 600€ não me pareceu mau negócio.

Depois disso comprei uma prime 40mm.


Agora quero substituir a 17-85, e tenho preferencia pelo wide para já.

Estava a considerar a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM Art mais alguma sugestão?

E já agora é possivel incorporar a lens correction na canon directmente para a sigma?
 
Então, mas a 18-xx é menos wide que a 17-xx.

Correcções na máquina é só para as lentes Canon cujo o perfil esteja carregado no firmware na altura.
 
Sim, é um pouco menos wide, mas estou disposto a perder 1(1.6)mm por tudo o resto.

A questão é apenas, existem algo melhor qualidade preço que a sigma neste range?
 
Depende...
Se quiseres uma zoom mais versátil tens as 17-50 e 17-55mm 2.8 da Sigma e da Canon (da tamron também, mas não tão boa).
Tens também a sigma 17-70mm 2.8-4 que é basicamente a mesma lente que tens agora, mas mais luminosa :D

Se quiseres gastar mais um bocadinho tens a Tamron 15-30mm 2.8 que dizem que é uma maravilha (melhor do que a 14-24mm 2.8 da Nikon, que por si só já é uma lente brutal)...
É uma lente que custa 1000 paus, mas dá para usares mesmo se um dia passares para uma câmara full frame.
E 15mm, mesmo em APS-c já é bem wide...

Mas, e dando o devido mérito à Sigma, a 18-35mm 1.8 é uma lente espectacular para APS-c apenas.
É um range algo curto, mas combina bem com uma 50mm, por exemplo - com a 40mm nem tanto...

Cumps
 
Depende...
Se quiseres uma zoom mais versátil tens as 17-50 e 17-55mm 2.8 da Sigma e da Canon (da tamron também, mas não tão boa).
Tens também a sigma 17-70mm 2.8-4 que é basicamente a mesma lente que tens agora, mas mais luminosa :D

Se quiseres gastar mais um bocadinho tens a Tamron 15-30mm 2.8 que dizem que é uma maravilha (melhor do que a 14-24mm 2.8 da Nikon, que por si só já é uma lente brutal)...
É uma lente que custa 1000 paus, mas dá para usares mesmo se um dia passares para uma câmara full frame.
E 15mm, mesmo em APS-c já é bem wide...

Mas, e dando o devido mérito à Sigma, a 18-35mm 1.8 é uma lente espectacular para APS-c apenas.
É um range algo curto, mas combina bem com uma 50mm, por exemplo - com a 40mm nem tanto...

Cumps

Obrigado pela opiniao.

Sim também tinha visto essas opcoes, a par da 24-70L, mas como disse não preciso de zoom para "o meu tipo" de fotografia.

A tamron parece-me interessante, vou pesquisar umas reviews.
 
Até o Matt Granger ficou parvo com a Tamron 15-30 e a acha superior à "super poderosa" 14-24mm.
E ele é o "that Nikon guy" - só pode querer dizer alguma coisa...
Todas as reviews mostram o monstro de lente que é a Tamron.

Só tem um "pequenino" problema - pesa 1.1kg :P (a sigma 18-35mm pesa 800 e tal gr).

Cumps
 
Vou mesmo pela Sigma, não desgostei da tamron mas é mais pesada e mais lenta e eu gosto muito de aproveitar a pós Golden Hour.

Obrigado a todos!
 
Mas tem um VC muito bom.
Para paisagem acaba por ser melhor os 15mm vs os 18mm.
Perdes 5mm no lado zoom, mas acho que é uma lente que vale bem a pena.
Eu até já pensei vender a 17-55 e ir buscar esta Tamron e usá-la em conjunto com a minha 40mm, mas não sei...

Também já pensei muito na Sigma, mas eu (conhecendo-me bem) devo ir para o sistema FF pelo natal (apesar de já estar mais do que bem servido) :)
A 15-30 é uma lente full frame.
Caía ali que nem ginjas numa D750 - netia-lhe uma 50mm 1.4 ou 1.8 e ficava coberto dos 15 aos 200mm com vidro de muita qualidade.

Mas isto é mais um desabafo.
A Sigma é das melhores lentes APSc que possa comprar.

Cumps
 
Para Paisagem, a 18-35 (das lentes mais sharp e melhor construídas que já experimentei) e uma Tokina 11-16 ficas bem servido, a única questão é que realmente são ambas para apsc, se um dia saltares para fullframe, terias de passar para uma 16-35.
 
Cuidado ao comparar a Tamron 15-30 com a Sigma 18-35, uma é FF e outra APS-C logo a Tamron numa máquina crop não irá funcionar em 15-30 é preciso multiplicar esse valor por 1.5 ou 1.6 dependendo do tamanho de sensor APS-C. Assim como multiplicar a abertura...
A meu ver a Sigma é boa lente para quem tem a certeza que não irá migrar para FF, caso contrario o valor dela pode fazer jeito para uma lente FF.
 
A abertura multiplica?
Penso que não será assim tão linear...
O DOF multiplica, a abertura é a mesma.
A luz captada pelo sensor já é uma história diferente.

Já fiz testes entre a 17-55 DX a F4 vs a 70-200 FX a F4 e os resultados, em termos de luminosidade, são ela por ela.

Cumps
 
Vim agora de experimentar a 18-35mm :D
Experimentei com uma D7100 e revi os ficheiros na loja.
Não me deixaram experimentar na minha máquina nem ficar com os ficheiros para mim :S

Mas mesmo assim, deu para ver muita coisa.
A lente é de uma qualidade de construção absolutamente fenomenal.
É pesada, muito pesada, mas gostei muito da experiência.
Já tinha visto a lente e pegado numa, mas nunca tinha tido uma montada num corpo e nunca tinha fotografado com nenhuma.

Mesmo a f/1.8 a lente é fantástica.
Sharp, muito sharp mesmo.
Gostei muito, em todas as focais, a f/1.8 é muito boa, a f/2.8 é das coisas mais sharp que já vi...
Tem um recorte e contraste muito bom (do que consegui ver).

As imagens foram em JPEG e vistas sem qualquer edição, num computador da loja.
Mas pronto, eles querem vender, não querem alugar :D

Ainda não tinham a 15-30 da Tamron, para a semana talvez.

Mas admito que fiquei um bocado apaixonado pela Sigma...
Quem tiver uma APS-C, não há muito que pensar :P

Cumps
 
A abertura multiplica?
Penso que não será assim tão linear...
O DOF multiplica, a abertura é a mesma.
A luz captada pelo sensor já é uma história diferente.

Já fiz testes entre a 17-55 DX a F4 vs a 70-200 FX a F4 e os resultados, em termos de luminosidade, são ela por ela.

Cumps
Tudo multiplica.
 
Tas a dizer que a minha 70-200mm f4 é uma 105-300mm f6?
Porque é que consigo a mesma quantidade de luz quando a comparo com uma lente DX?
A minha 17-55mm 2.8 também é uma 25.5-82.5mm f4.2?

Não penso que seja assim...
A nível de DOF sim, a nível de T-stop não.

Cumps
 
Cuidado ao comparar a Tamron 15-30 com a Sigma 18-35, uma é FF e outra APS-C logo a Tamron numa máquina crop não irá funcionar em 15-30 é preciso multiplicar esse valor por 1.5 ou 1.6 dependendo do tamanho de sensor APS-C. Assim como multiplicar a abertura...
A meu ver a Sigma é boa lente para quem tem a certeza que não irá migrar para FF, caso contrario o valor dela pode fazer jeito para uma lente FF.

Falando em Nikon (esta é a ideia que tenho):
Uma lente prime 20mm FF numa máquina APS-C, faz 30 mm
Uma lente prime 20mm DX numa máquina APS-C, faz 30 mm
Uma lente prime 20mm a f/1.8 numa máquina FF, trabalha com f/1.8
Uma lente prime 20mm a f/1.8 numa máquina APS-C, trabalha com f/1.8

Uma máquina FF com uma lente a f/1.8 em iguais condições de exposição, iso e abertura (para o exemplo f/1.8), capta mais luz que uma máquina APS-C (não é a lente que deixa passar mais luz, é o sensor que capta mais eficazmente a luz).

Uma máquina APS-C com uma lente para FF ou para DX, em iguais condições de exposição, iso e abertura, capta a mesma luz co qualquer uma das lentes.
 
Pois, isto ^

As características do Sensor FF permitem captar mais luz, a abertura da lente é a mesma em qualquer sensor.
Pode ter sido isso que queriam dizer acima, mas de forma mais absoluta.

Se fosse assim tão linear, as máquinas Micro 4/3 tinham sempre uma abertura muito fraca, mesmo as 1.8.

E já agora, uma pequena confidência que só vou dizer aqui, por enquanto.
Coloquei a minha 17-55 à venda por 500€ (menos 50€ do que dei por ela).
Se alguém pegar nela, por esse valor, vou buscar a Sigma 18-35mm :D
Depois troco a 35mm 1.8 por uma 50mm 1.8.

Espero não estar a cometer nenhum erro.
Fiquei mesmo muito bem impressionado com a lente, mas também gosto muito da minha 17-55.
É só mesmo para poder ficar coberto dos 18 aos 50mm a f/1.8, com extrema qualidade.

Cumps
 
Oh Emanuel, gostaste mesmo da art!

Essa gaja também me tira do sério! Se fizesse mais video, desgraçava-me com uma também :)
 
Back
Topo