Nova lente

][_PWNN_][

Power Member
  1. O QUE: Lente (35 ou 50)
  2. POR QUANTO: 800€ +-
  3. PARA FAZER O QUE: Retratos, paisagens, street photography, longas exposições...
  4. PARA USAR ONDE: Onde calhar... exterior, interior, dia, noite, tarde...
  5. COMO ÉS: Entusiasta
  6. JÁ TENS: Nikon D5300 (crop sensor, 1.5x ??), 18-140mm, 40mm (macro), 100-400mm
  7. COMO É A TUA "REDE": ***
  8. ONDE COMPRAR: De preferência loja física na zona de Lisboa.
Ando há algum tempo a namorar a 50mm f1.4 da Sigma, mas como tenho crop sensor, não sei se não seria melhor a 35, que iria dar o look dos 50... de maneiras que estou aqui num dilema :-D:-D
Qual a vossa opinião?

Nao sei se sou o melhor exemplo, visto que ainda nao aprendi a gostar de primes.

Tive uma Canon 50mm 1.8 II - vendi e arrependi-me.
Comprei uma Canon 24mm 2.8 pancake. Boa pelo preço, peso e tamanho mas só fiz uma viagem ou duas com ela, faltava sempre qualquer coisinha mais. Vendida.
Comprei uma Sigma Art 30mm f/1.4. Nunca atinei com as fotos que me entregou, havia ali sempre qualquer coisinha. Está à venda.

Comprei outra Canon 50 1.8 STM e vai ficar comigo muitos anos.

Acho que depende muito do que queres. Tu na verdade já tens essas focais... Das tuas fotos, não olhando a todas mas às que tens marcadas como seleccionadas/preferídas/5*/etc, quais são as focais mais comuns? Consegues ver isso no Lightroom ou Adobe Bridge, por exemplo?

Olhando a tudo o que meteste no que queres fazer com ela, sendo APS, até diria para ires para uma 24mm que é o equivalente de 35mm em FF.
Não sou grande expert em paisagens ou street, mas para mim ter um ângulo um pouco mais aberto que a 50mm, sem ser em demasia, é uma vantagem. Nas minhas Canon APS-C a primeira lente que tive foi a 17-50 2.8 que passa nessa focal, na M200 que é APS-C a 22mm foi a primeira lente que comprei apesar de ser uma focal que já tinha na lente de kit e a Sony que é FF comprei inicialmente só com a 35mm 1.8.
Mesmo para retratos, 35mm é uma focal perfeitamente aceitável desde que não estejas em cima da pessoa a tentar fazer um headshot.

A 50mm em APS-C também é muito fixe, é o equivalente a uma 85mm. Bom para retratos mais próximos ou onde tenhas mais espaço, mas também se consegue fazer paisagens (sim, paisagens não é só grandes angulares) e street.

Isto é a minha "visão" da coisa, visto que para mim se fosse ter só três primes, seriam 35mm, 85mm e 135mm. E sem dúvida 100mm para macro, quatro.

O que é que procuras obter de diferente com essa objectiva?

Se formos falar em primes, para os interiores mais depressa te recomendava uma 24mm, mas depois para os retratos provavelmente não iria ser a melhor solução.

O tópico dá-me a entender que precisas mais duma zoom luminosa do que duma prime.

E por isso a minha recomendação tende rapidamente para uma Sigma 17-50mm f/2.8 :)

Já tens a 40mm micro da Nikon, certo?... Já a experimentaste para coisas diferentes para além de fotografia macro? Acho que essa lente te permite já ter algo "semelhante" e a meio caminho entre uma 35 e uma 50mm - testa e vê se sentes que queres algo mais wide ou mais tele ou mesmo se ela te chega. No teu lugar, e tendo em conta as lentes que já tens, ponderava uma Nikon 85mm/1.8 ou então como o @m4ndr4ke sugeriu, a 24mm - qual, dependerá do que sentes mais falta, do teu estilo de fotografia e do que pretendes da lente.

tanto se podem fazer retratos com a 24mm (equiv. 35mm em FF), como paisagens com uma teleobjetiva:

Na tua situação olhava para as fotografias com a 18-140 e tentava perceber qual a distância focal que utilizas mais. Depois, para Nikon tens material muito mais barato e bom. Já tive uma Nikon 35mm 1.8 (cerca de 190€) e uma 50mm 1.4 (~470€). A 35mm é uma DX, não precisas de objetivas full frame quando a tua máquina é APS-C. A 50mm é full frame e até se arranja usada ~300€ o que é excelente.

Desde já obrigado pelas respostas. Eu ainda não tinha dito nada, mas não é que vos esteja a ignorar :-D Tenho lido as respostas e vou fazer o que sugeriram até agora ;)

Back