Nova linguagem de programação para jogos

Isso não é um a"Linguagem" nova.. é uma API nova, como o DirectX, o OpenGL, o PowerVR, Glide, etc, etc (penso eu de que). Eu penso a nVidia esta a "começar" (lol) a cheirar a monopólio... Pode ser que se dê mal... talvez daquia alguns anos já ninguém se lembre disto, como aconteceu no Glide, que depois da 3dfx ir à vida, deixou de ser utilizado...

(corrijam-me se estiver enganado).
 
Cheira-me a estratégias manhosas da nVidia...

Inclui um compilador e librarias específicas para os chips da Nvidia.

Anyway desde que esteja acessível a todos e seja algo JUSTO e que mantenha a nVidia, ATI, Matrox etc etc em pé de igualdade então ÓPTIMO!

Vamos ver se isto avança... :rolleyes:
 
cgman.jpg


Pois a mim também cheira a estrategia da nVidia...

Mas se isto der bons frutos em termos de renderização como foi com o Glide, porreiro... :D :rolleyes:
 
Vapourware ou o poder da sugestao da mente.

Ainda me lembro quando disseram que a GF1 ia revolucionar o mundo, bla, bla, bla...........
 
estao a falar do Cg ?! pelo que ja li vai ser compativel com todo o hardware é apenas um modo mais facil de programar os shaders etc.
 
Originally posted by WarLock
estao a falar do Cg ?! pelo que ja li vai ser compativel com todo o hardware é apenas um modo mais facil de programar os shaders etc.

Pois, tb pensei que fossem só umas bibliotecas, mas, se são funções high-end para substituir o que eles chamam de programação "quase assembly", deve mexer directamente com o GPU das GeForce's....
 
NVIDIA launches a new High Level programming language for graphics, called Cg. It makes the creation of shader effects for DirectX9 and OpengL much more easier in future. Currently shaders are written in an Assembler-like language. The Cg toolkit for developers contains the Cg Compiler, Cg Browser, CgFX file format, Cg Standard Library and a collection of Cg shaders. NVIDIA says that Cg is open for everybody without any secrets. If other manufacturers like ATI and Matrox will support Cg is unknown yet.

“Until recently, developers had to program in assembly language in order to achieve cinematic-type features in today’s graphics applications. Very few people know how to do this and it’s a painfully slow process,” said Dr. Jon Peddie, president of Jon Peddie Research. “With the introduction of Cg and NVIDIA’s Cg Compiler, developers will be able to more quickly create, share and re-use shaders that will make their content even richer with the stunning, visual effects and enhanced realism we’ve come to expect in this industry.”

“Cg has already garnered a tidal wave of industry support ranging from game developers to digital content creators,” said Jen Hsun Huang, CEO at NVIDIA. “Cg is a significant milestone for the computer graphics industry as it moves real-time 3D graphics programming a quantum leap closer to the programming model of cinematic rendering. Cg will dramatically increase the speed at which increasingly sophisticated and exciting graphics features are adopted. Cg will do for GPUs what C and C++ did for CPUs.”


The runtime compiler takes care of any microarchitecture specific nuances. So if NVIDIA's reference Cg implementation for NVIDIA GPU's doesn't quite output correct visuals on say ATi R300, due to the open nature of Cg, ATi are quite free to write their own fixes for their hardware inside the Cg compiler and ship their version of Cg to consumers of their boards.



pha isto de varios sites basicamente nvnews e rivastation

venha o Cg !!!!

resta saber se alguem o vai usar lol !:001:
 
NÃO É UMA API!!!

Atenção gente que o Cg NÃO é uma API!


É simplesmente uma "biblioteca" de efeitos aplicáveis tanto ao DirectX como ao OpenGL.



cgoutline.jpg




É uma espécie de um conjunto de códigos que servem de atalho à criação de efeitos mais complexos, para facilitar a implementação dos ditos efeitos (especialmente os shaders) pelos programadores.

Se isto funcionar, parece que é desta que vamos ter shaders em massa nos jogos que vêm :cool:

Agora mesmo os programadores mais perguiçosos não vão ter desculpa em não fazer efeitos como aquela àgua como ela está no morrowind!
 
Re: NÃO É UMA API!!!

Originally posted by ToTTenTranz
Atenção gente que o Cg NÃO é uma API!


É simplesmente uma "biblioteca" de efeitos aplicáveis tanto ao DirectX como ao OpenGL.



cgoutline.jpg




É uma espécie de um conjunto de códigos que servem de atalho à criação de efeitos mais complexos, para facilitar a implementação dos ditos efeitos (especialmente os shaders) pelos programadores.

Se isto funcionar, parece que é desta que vamos ter shaders em massa nos jogos que vêm :cool:

Agora mesmo os programadores mais perguiçosos não vão ter desculpa em não fazer efeitos como aquela àgua como ela está no morrowind!

Isso é o que eu pensava... mas assim, para quê um compilador especifico para a linguagem??
 
Originally posted by SoundSurfer
Isso não é um a"Linguagem" nova.. é uma API nova, como o DirectX, o OpenGL, o PowerVR, Glide, etc, etc (penso eu de que). Eu penso a nVidia esta a "começar" (lol) a cheirar a monopólio... Pode ser que se dê mal... talvez daquia alguns anos já ninguém se lembre disto, como aconteceu no Glide, que depois da 3dfx ir à vida, deixou de ser utilizado...

(corrijam-me se estiver enganado).

sim e quem comprou a 3DFX? Nvidia precissamente ;)

o suporte deles pra Linux e maginifico, eu penso q quem lidera o mercado deve ditar as regras do jogo, mas obviamente num concenso geral.

Pode ser q a ATI morda o isco, e a ver vamos se partem pra um standard, pra tornar mais facil, a colocacao de jogos no mercado pra ambas as plataformas.

Quanto ao CG, servira apenas nesta fase pra substituir rotinas especificas em assembly, por algo mais de alto nivel.

Eu realmente sou algo relutante a novas apis, layers de software etc, pq geralmente pedem bastantes recursos e todos ja sabemos q pagamos com a velocidade de processamento. Mas desde q sejam suportadas por hardware ou quasi, nao vejo problema
 
Re: Re: NÃO É UMA API!!!

Originally posted by SoundSurfer


Isso é o que eu pensava... mas assim, para quê um compilador especifico para a linguagem??


entao se o objectivo e substituir o codigo fonte em assembly por algo mais human readable alguem tem de compilar essas instrucoes. E nao me parece q pra ja a Microsoft va suportar isso no Directx 9, talvez no 10, ou se inclua isso na api do opengl.

como diz a nvidia é algo q nao exige muito e so vem pra facilitar.

No fundo vais acabar por gerar o mesmo codigo maquina, ou talvez mais, pq e capaz de por muito ***** desnecessaria, mas um codigo asm assim tao optmizada tb so mesmo bons asm coders.
 
Isto não é mais do que "C for Graphics", ou seja, um tipo de API com funções especificas para gráficos que permitem uma maior performance pois são na maior parte funções em assembly e de acesso directo ao dispositivo gráfico em uso.

Se bem que C é C, logo podem é ser criadas livrarias e algo do género.

Espero que tenha ajudado.
 
Back
Topo