Tripé

pelo que andei a ver, as mirrorless que posso ter debaixo de olho são a Sony a6000 e a Canon m200. o resto já é mais caro.

falta me ver (tenho de passar numa loja) se o formato é confortável. parecem demasiado aquelas máquinas compactas.
 
é impressão minha ou aterrei numa péssima altura para comprar câmara? (pelo menos no segmento budget)

- com a mudança para mirrorless, as novas camaras/lentes não são compativeis com dslr (no caso de comprar dslr e precisar de material novo)
- falta de alternativas nikon/canon em mirrorless.
- futuro das actuais mirrorless canon incerto.
- mirrorless mais caras que dslr.



de momento estou inclinado para a D3500 com duas lentes. esteve a 580€ há uns tempos (com sorte na BF fica ainda mais barato)
tb tenho a 2000D com tripé por 360€ mas percebi que a lente não tem estabilização (se bem percebi)
 
Sim, optar por uma DSLR neste momento não é uma escolha fácil... Só o faria se arranjasse uma numa promoção muito boa ou em 2ª mão muito barata. Mesmo assim dificilmente optaria por uma... Uma vez habituado a WYSIWYG das mirrorless, é difícil voltar atrás.

Com esse orçamento, provavelmente estaria a olhar para uma Fuji X-T200 ou uma Sony A6000
 
é impressão minha ou aterrei numa péssima altura para comprar câmara? (pelo menos no segmento budget)

- com a mudança para mirrorless, as novas camaras/lentes não são compativeis com dslr (no caso de comprar dslr e precisar de material novo)
- falta de alternativas nikon/canon em mirrorless.
- futuro das actuais mirrorless canon incerto.
- mirrorless mais caras que dslr.



de momento estou inclinado para a D3500 com duas lentes. esteve a 580€ há uns tempos (com sorte na BF fica ainda mais barato)
tb tenho a 2000D com tripé por 360€ mas percebi que a lente não tem estabilização (se bem percebi)

estou na mesma situação que tu. Estava de olho em algumas DSLRs a ver se aparecia alguma promo fixe na BF, mas estou a ver que recomendam mais uma mirrorless. Gostei da Sony A6100 mas o preço já é mais puxadote. Queria arranjar uma promoção na BF de uma maquina que ficasse com o preço final de 500-600€ com 1 objectiva pelo menos...
 
eu por acaso não achei piada ao formado do design dessas mirrorless. tanto a fuji como a a6000, fiquei com a impressão de estar a agarrar uma compacta, em vez de uma câmara "a sério" (pelo menos com a sony. não gosto do design de "camara classica")
 
btw a Canon M50 é assim tão má opção se eles acabarem com o modelo daqui para a frente? As lentes da marca continuam a funcionar no corpo certo? há uns posts atrás disseram que era má ideia se fosse para montar um sistema
 
btw a Canon M50 é assim tão má opção se eles acabarem com o modelo daqui para a frente? As lentes da marca continuam a funcionar no corpo certo? há uns posts atrás disseram que era má ideia se fosse para montar um sistema
a ideia que eu tenho, é que a M50 usa um sistema de mount de lente diferente de (quase) tudo o resto, e é um sistema que - dizem os rumores - está para terminar.

alguém que perceba melhor da poda, que ajude melhor.
 
a ideia que eu tenho, é que a M50 usa um sistema de mount de lente diferente de (quase) tudo o resto, e é um sistema que - dizem os rumores - está para terminar.

alguém que perceba melhor da poda, que ajude melhor.

Huuum pois, e ja vi que o adaptador para outros mounts tbm é carote...

A Fuji parece a melhor opção, apesar de dizerem que é pouco user friendly....não sei se será assim tao dificil aprender. Em PT custa mais também, 850€ e tem estado esgotada...não sei se vou ter sort esta BF.

A canon m50 era sem duvida a melhor preço qualidade e pelo que vi tem imensas lentas compativeis e baratas por isso, para mim diria que chegava...
 
a ideia que eu tenho, é que a M50 usa um sistema de mount de lente diferente de (quase) tudo o resto, e é um sistema que - dizem os rumores - está para terminar.

alguém que perceba melhor da poda, que ajude melhor.


Na canon neste momento há os seguintes mounts:

EF-S - DSLR asp-c
EF - DSLR Full Frame
M - Mirrorless asp-c
R - Mirrorless Full Frame

Se bem me recordo, em todos os mounts tens adaptadaores para EF ou EFS. De realçar que EF e EF-S é praticamente a mesma coisa... metes uma lente EF-S num mount EF sem qualquer problema. Se meteres uma lente EF-S numa camera FF também funciona, ficas é com uma vinhetagem muito grande.

No campo das mirrorless, a Canon deverá lançar máquinas ASP-C com mount R. Esta é a minha opinião e também os rumores que apontam nesse sentido. Se assim for, o mount M deverá acabar, pois não faz qualquer sentido manter 2 mounts diferentes para a mesma coisa. Este acabar é relativo, quer dizer que não deverão lançar mais lentes para esse mount, nem novas cameras, mas as cameras continuam a funciona, continuas a poder adaptar lentes EF-S ou EF a esse mount.

Agora, como já aqui foi falado, comprar algo que não seja mirrorless nesta altura, é comprar algo que já está ultrapassado. Mas isso não quer dizer que seja má escolha, depende sempre muito por onde uma pessoa quer ir.

Para quem está a começar, pode muito bem comprar uma DSLR usada para aprender os conceitos básicos e ver para onde quer ir no futuro e esperar que o mercado traga coisas melhores no formato ASP-C.

De realçar uma coisa, o vidro da canon para mount R é caro que fede!!! Eles também ainda só lançaram lentes topo de gama, mas comparando com as "mesmas" em mount EF há diferenças bem significativas no preço, na ordem das centenas de €. Pode ser devido a muita coisa, pode ser estratégia da marca, mas eu assumiria que mesmo para gamas mais baixas, o vidro de mount R será bem mais puxado que o vidro parar mount EF / EF-S.

Vocês agora têm é que decidir o que querem fazer. Querem comprar novo ou usado? Estão na disposição de a curto prazo investir num corpo novo? Preferem investir em vidro?

Às vezes a melhor compra é aquela que nós fazemos de forma consciente. Se forem para uma M50, só têm que estar cientes que tudo aponta para que o mount seja descontinuado, mas vão apanhar lentes EF a baixo (talvez) preço porque o vidro para DSLR deverá começar a surgir mais no mercado consoante as pessoas vão mudando para mirrorless.

Agora, têm que estar cientes que se depois mudarem para uma possivel R asp-c terão que comprar um novo adaptador para adaptar as lentes que têm. Ou vender tudo e ir para vidro R.

Eu estou a falar apenas da Canon porque é o que conheço, deixo de fora as outras marcas porque não sei nada sobre elas.

Façam um excel, façam vários cenários, vejam quanto irão gastar em cada um deles, tanto agora como para possiveis evoluções...

E sim as coisas andam um bocado caras. Há falta de tudo...
 
Acho que ficas muito bem servido com uma DSLR. Há um mês atrás comprei um 5D3 com 150K actuações e 1 ano de garantia.
Faço casamentos e tem sido uma maravilha. mas pronto é uma ferramenta de trabalho.
Vais gastar um balurdio com uma mirrorless a não ser que vás para Fuji xt200 ficas melhor servido com uma 6D + uma macro versão não L e depois metes uma 50mm f1.8 e arranja um flash e tas bem servido para umas boas semanas. Podes sentir necessidade de uma lente mais wide e podes investir numa 35mm mais tarde.
Nao sei se tinhas em mente ir para Fuji mas mirrorless barata é Fuji ou Canon crop sensor como M50 por exemplo ou M6.
Senta e faz as contas usado e novo.
Se achas que estás limitado, que duvido a não ser que fotografes muito a f1.2 ou f1.4 ou precises de AF muito rápido (mas aí as mirrorless baratas não são assim tao rápidas) mirrorless secalhar nao vale a pena o investimento agora, se vais usar uma máquina pela primeira vez.
No limite assumindo por exemplo que optavas pela Canon, mais tarde poderias adquirir uma ***** mirrorless e usar as lentes que já tinhas EF com o adaptador. Funcionam flawless.
Podes sempre esperar pela Black Friday mas atenção isto já não é o que era antes. No limite acrescentam mais items a coisa para iludir o pessoal. Para ser sincero não estou a par dos preços de Black Friday praticados mas a ideia que tenho de ver coisas que surgem a minha frente eu que já não é o que era.
Cumprimentos.
 
Última edição:
é impressão minha ou aterrei numa péssima altura para comprar câmara? (pelo menos no segmento budget)

- com a mudança para mirrorless, as novas camaras/lentes não são compativeis com dslr (no caso de comprar dslr e precisar de material novo)
- falta de alternativas nikon/canon em mirrorless.
- futuro das actuais mirrorless canon incerto.
- mirrorless mais caras que dslr.



de momento estou inclinado para a D3500 com duas lentes. esteve a 580€ há uns tempos (com sorte na BF fica ainda mais barato)
tb tenho a 2000D com tripé por 360€ mas percebi que a lente não tem estabilização (se bem percebi)
Ainda neste fim de semana a Sony a6100 esteve a 750€ o que, a meu ver, teria sido uma boa escolha para primeira câmara, para quem está com ideias de montar sistema.

Faço casamentos e tem sido uma maravilha. mas pronto é uma ferramenta de trabalho.
Mas isto desde logo significa que o cenário é muito diferente. Se é para trabalhar tu podes comprar o que te apetecer, pois consegues justificá-lo com receitas e dás mais desgaste do que um iniciado. Derretes a câmara em três tempos e passas para outra.

Eu mantenho o que disse de “não faz sentido ir para DSLR” a dias de 2022. Só se for mesmo numa de gastar pouco dinheiro, mas para isso é ir aos usados, não é pagar 400 a 600€ por uma DSLR de gama de entrada, pois isso era o preço original delas há anos atrás. Neste momento estão obsoletas, portanto devem ser pagas como tal. É ver uma coisa nos usados por 200€ e está feito. Fora isso, sempre mirrorless.
 
Última edição:
Não faz sentido dizeres que não faz sentido ir para DSLR. Não faz sentido. Se eu fizesse fotografia de paisagem comprava uma Nikon D800. Se eu fizesse fotografia de desporto comprava uma D3s ou uma 1DX. Se eu fizesse fotografia de interiores, qualquer DSLR FF iria servir. Até a 5D. Até há dois anos atrás toda a gente usava DSLR. Nada mudou.
Mirrorless tem a grande vantagem de não precisares calibrar as lentes ao corpo se fotografares a f1.2 ou 1.4. O autor do post tem um budget apertado. Uma 6D com a 100mm macro não L e uma 50mm não L é suficiente para começar. Sugerirem uma XT200 da Fuji é deitar dinheiro ao lixo.
Quer fotografar o bebe este setup é mais que suficiente. Retratos até a 100mm da. A 6D tbm graça em 1080p.
Não leves a mal :)
 
Eu não levo a mal, mas pelo que dizes parece-me que desconheces o potencial de mirrorless e os equipamentos actuais. E parece-me que também desconheces a qualidade dos sensores APS-C modernos.

O autor do post tem um orçamento apertado e ia-se meter em full-frame só porque sim? Ele com 500€ compra uma DSLR APS-C usada e mais três objectivas.

Aliás, eu próprio já consegui comprar no passado por 500~520€ uma DSLR e mais três objectivas, tudo novo, tudo a estrear. E tudo isso está documentado neste fórum.

Mas em termos de funcionalidades ele fica muito mais bem servido com uma mirrorless. Isso é inegável.

E a X-T200 seria uma óptima opção, entre outras. Não sei qual o teu problema com ela.

Ou a Sony a6100, ou a a6000, ou até mesmo uma das Canon M50 com objectivas EF adaptadas (de forma a um dia, mais tarde, as poder adaptar a uma câmara RF).
 
Última edição:
O problema de uma DSLR não é a sua competência (ou falta dela). É o valor comercial. Estar a pagar preço premium por algo que se daqui a pouco tempo se quiser desfazer, irá ter uma desvalorização brutal...

Para mim das maiores vantagens da mirrorless é o conceito WYSIWYG. A par de um setup bem mais compacto. Continuo a gostar muito de um visor optico... mas para isso tenho a minha FM2. DSLR foi um conceito de transição...
 
Eu não levo a mal, mas pelo que dizes parece-me que desconheces o potencial de mirrorless e os equipamentos actuais. E parece-me que também desconheces a qualidade dos sensores APS-C modernos.

O autor do post tem um orçamento apertado e ia-se meter em full-frame só porque sim? Ele com 500€ compra uma DSLR APS-C usada e mais três objectivas.

Aliás, eu próprio já consegui comprar no passado por 500~520€ uma DSLR e mais três objectivas, tudo novo, tudo a estrear. E tudo isso está documentado neste fórum.

Mas em termos de funcionalidades ele fica muito mais bem servido com uma mirrorless. Isso é inegável.

E a X-T200 seria uma óptima opção, entre outras. Não sei qual o teu problema com ela.

Ou a Sony a6100, ou a a6000, ou até mesmo uma das Canon M50 com objectivas EF adaptadas (de forma a um dia, mais tarde, as poder adaptar a uma câmara RF).

Na boa, não vou discutir contigo. Eu estou a pensar adquirir a R5 invés da R6 para trabalhos mais high end e usar lentes exóticas EF 200mm f1.8, 85mm f1.2 - aquela questão da não necessidade calibracao ;)
A minha primeira máquina foi tbm uma mirrorless, na altura que estava na sua infância e todos faziam piada delas 😂 portanto não é assim tao estranho.
Eu não gastaria dinheiro com Sony’s a6000 nem Fuji’s xt200 mas quem tem a última decisão nas mãos é user. Só dei a minha opinião :)
 
Back
Topo