Tripé

pereira2088

Power Member
O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
para já corpo + lente + bolsa.
o ideal seria corpo + lente + bolsa + bateria extra.

no futuro, um tripé + lente longa.

POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
vi a canon 2000d por 500€ (tb está na numa loja a 370), por isso uns 600 se se justificar.
como não é para já-já, a ver se apanho uma promoção porreira.

PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
tudo um pouco. vai-me nascer a sobrinha em novembro, e, tirando os telemoveis, não temos nada assim mais a sério.
tb gostava de começar a brincar com aberturas de obturador, fazer exposiçoes longas.
ideal se der para filmar (max 1080p)

PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
vai ser pau para toda a obra

COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Casual, aficionado.

JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
o telefone. tive uma Acer CR-8530 (se não me engano) mas a bateria deixou de durar, e perdi o bichinho da foto.

COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
tenho um amigo com uma canon 500D e gosto bastante da máquina, mas ele não tem nada mais que máquina+tripé.

ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
onde for mais barato com bom suporte pós-venda (para o caso de ser preciso)
 
Última edição:
Antes demais bem vindo ao hobby da fotografia eheheh

Eu sempre fui da opinião que a melhor solução para quem está a começar é ir para material usado. Digo isto pela simples razão de que a fotografia é um hobby caro e que dá muito trabalho. Por exemplo, as cameras de lentes intermutaveis são normalmente grandes e pesadas. Depois é preciso paciência para transportar uns kg de material, andar a mudar de lentes. Por fim, é preciso alguma dedicação a aprender os conceitos da fotografia e de edição de imagem.

Tendo isto em conta, acredito que o melhor é começar com material mais barato e verificar se o bichinho pega ou não. Se não pegar o 'prejuízo' nunca será assim muito.

Neste momento o mercado está a transitar de dslr para mirrorless. Penso que já é mais que óbvio que mirrorless é o futuro. Só que não sei até que ponto há por aí material mirrorless decente nos usados. Talvez, apenas Sony já que acho que foi a primeira marca a entrar neste mercado mais a sério.

Por isso confesso que me custa recomendar dslr neste momento. Então de for material novo, acho mesmo que não faz sentido. Acho que seria um desperdício de dinheiro, até porque penso que será material para desvalorizar bastante nos próximos anos.

Ou seja, acho que para si, o melhor seria mesmo uma Canon dslr usada. Seria um investimento menor, poderia pedir uma ou outra lente ao vizinho, podia aprender sem medo de estragar o material e se o bichinho pegar e quiser evoluir poderá no futuro evoluir para uma mirrorless Canon.

Tendo isto em conta, penso que uma 200d ou 250d serão mais do que suficientes. a 250d tem dual pixel auto focus o que ajuda na focagem de vídeo e na quando se usa o ecrã para tirar fotos. Além de ter o ecrã articulado o que as vezes dá jeito.

A 100d também me parece uma boa alternativa. Tem um. Processador de imagem mais recente do que a 2000d e é mais leve e mais pequena se não estou em erro. Perde em resolução do sensor, mas os 18mpx são mais do que suficientes.

A 2000d também não é má, eu quando comecei (há uns 3 anos, comecei por uma 550d, bem mais antiga que a 2000d e foi mais do que suficiente para aprender).

É tudo uma questão de tentar perceber que tipo de especificações se enquadram melhor no uso que se lhe vai dar.

Esta imagem deve ajudar um pouco. Depois é sempre necessário ver em mais detalhe algumas especificações.

01q0t5vk6gh71.jpg

Nos usados às vezes aparecem muito bons negócios, é uma questão de procurar bem.
 
Hmm se já estás com ideias de meter mais dinheiro no assunto no futuro…esquece DSLR, go mirrorless. A Black Friday é daqui a ~3 meses, certamente encontrarás algo que te agrade.

Mais depressa te recomendava que olhasses para Sony ou Fuji do que para Canon. Na Canon há a M50 (primeira versão, esquece a M50 II, é overpriced), mas o futuro do sistema EOS M actualmente é questionável pelo que, no teu caso, que estás a ponderar montar sistema e fazer mais aquisições no futuro, não seria a minha recomendação.
 
verificar se o bichinho pega
o bichinho está lá. dinheiro é que não XD
eu já quando usava a acer, gostava de fotografar. então com a 500D ainda mais gozo dava.

Nos usados às vezes aparecem muito bons negócios, é uma questão de procurar bem.
em relação aos usados, não me sinto assim tanto á vontade - até porque com os preços que se vê, andam muito proximos (senão superiores) aos preços de material novo.

até porque penso que será material para desvalorizar bastante nos próximos anos.
o objectivo até é ter algo para durar. se possivel, usar até avariar.

se já estás com ideias de meter mais dinheiro no assunto no futuro
é assim, se aquela máquina+lente me servir para 90% dos tempo e se não sentir necessidade de outra, tb não compro.

o tripé esse sim, para long exposures, mas isso tb é barato.


até ao momento tenho isto em cima da mesa
canon 2000D + bolsa + sd - 370€
canon M50 + bolsa + sd - 550€
canon 250d + bolsa + sd - 560€
sony alpha 6000 - 500€

eu sei que meti aquele orçamento, mas se puder gastar menos, melhor (até porque estamos a falar de quase +50% do valor de uma para as outras)

eu quando inicialmente comecei esta procura, tinha ideia que não ia gastar menos de 500€, logo mais 100€ não ia fazer grande mossa no orçamento, mas não tinha noção que se arranjava uma dslr tão "barata"
 
é assim, se aquela máquina+lente me servir para 90% dos tempo e se não sentir necessidade de outra, tb não compro.
Não, é só uma questão de tempo até quereres melhor, sobretudo no que toca à objectiva. Mas mesmo na câmara não há garantias de que vão surgir novos modelos no futuro que utilizem o mesmo mount.

Vou citar isto que escrevi noutro tópico
A questão do sistema EOS M é especulativa, na verdade. Mas desde que eles lançaram as câmaras com montagem RF, a existência do mount EOS M deixou de fazer grande sentido. A Canon é a única marca que está com um mount para mirrorless APS-C e outro para full-frame, sem compatibilidade entre os dois, e nem em DSLR eles fizeram isso.
Havendo já rumores para que surjam câmaras APS-C com montagem RF, não há como não perspectivar o fim do EOS M. Isto é algo que pode ainda demorar alguns anos, mas é o caminho que faz mais sentido.
E não haverá adaptadores dum para o outro, porque a natureza do espaçamento entre as objectivas e a câmara não permite colocar um adaptador no meio.
Já o material EF é o de DSLR, e esse tanto pode ser adaptado a RF como a EOS M, existem adaptadores adequados (as objectivas para DSLR funcionam mais afastadas do sensor, devido ao espaço para o espelho).
Ainda assim, com o fim das DSLR's, naturalmente o material EF não vai andar cá para sempre, mas pelo menos uns anos ainda dá para usar perfeitamente.

Se é para montar sistema, convém pensares para 5+ anos. Nem que tenha que doer mais um bocadinho agora, mas é preferível isso do que investir em sistemas mortos, ou que estejam prestes a morrer.

Esquece DSLR, daqui a dois anos queres uma melhor e não vai haver, arranca já para mirrorless. Recomendo que olhes mais para Sony e Fuji, na Canon não tens oferta a não ser as EOS M.
 
Tendo em conta o que foi sendo dito também concordo com o @m4ndr4ke. Se é para ir evoluindo no kit, fará sentido ir já para mirrorless, principalmente se te permitir ir evoluindo no corpo e ir reaproveitando as lentes ou vice-versa.
 
sinceramente, mesmo a longo prazo, só me vejo a comprar mais uma lente, uma 77-xxx.
não sou daqueles como ás vezes vejo que tem N câmaras e Y lentes XD.
 
No mínimo duas zooms e uma ou duas primes de certeza que compras, ao longo do tempo.
Sinceramente já acho o suficiente para justificar.

Mais tarde trocas a câmara (ela não dura para sempre) e manténs tudo o resto.

Comprar DSLR para montar sistema, quase em 2022, é que não faz sentido. Não vais sequer ter novos modelos no futuro.

A única situação em que te dizia para avançares com DSLR era se fosses ficar só com a objectiva de kit.
 
Não compras logo as duzias.
O meu percurso foi mais ou menos este:

Comecei com uma 550d muito usada com lente de kit.

Depois já não me lembro se mudei para a 77d ou se comprei primeiro lentes... Seja como for, comprei a 24mm pancake e a 10-18mm. Depois comprei a 55-250. Depois a 50mm é por fim vendi a 24mm e comprei a 17-55 usm (melhor lente que tenho).

Neste momento se fosse a fazer tudo de novo comprava a 17-55 a 55-250 e 50mm. Basicamente tenho 2 zoom que me dão distâncias focais desde wide a tele e tenho uma zoom luminosa para estúdio e retratos.

É um kit básico para quem gosta de fotografia e faz de tudo um pouco. A qualidade das minhas lentes é qb são a gama stm da Canon que é um bom compromisso entre preço e qualidade. Excepto a 17-55 que já é de uma gama superior.

Óbvio que isto demorou uns 5 anos para aí. Mas como podes ver se gostares de fotografar é quiseres evoluir, não te vais ficar só por uma lente.

Claro que podes comprar uma máquina com uma lente e ela servir... Não é de todo anormal isso. Simplesmente quando se entra neste mundo o mais normal é ir evoluído e testando material. E claro gastando uns bons euros :x

Por isso é que o @m4ndr4ke te está a aconselhar um sistema que não esteja morto. Porque te dá mais possibilidades de evoluir.
Agora, podes fazer o mesmo com uma dslr? Podes... Elas vão continuar a ser vendidas durante mais uns tempos, assim como as lentes. Mas não vejo a Canon e a nikon a lançarem mais material novo para as dslr. Nem corpos nem lentes. Falando da canon que é o que conheço, eles já descontinuaram um monte de lentes. Estão a focar tudo nas mirrorless. Fala-se de uma mirrorless aspc para 'breve', mas ainda é rumor... O que eu acho é que eles vão copiar a gama que tem nas dslr para mirrorless e acabar com tudo o resto. Mas é apenas uma opinião.

Daí ele dizer que se ficares só com uma lente é não investires mais poderá ser um negócio a ponderar.

Agora podes ir para dslr e depois dar o salto para mirrorless, mas aí terias que vender o material dslr. Tanto a câmera como as lentes (assumindo que vais para apsc e que compras lentes ef-s) e nessa altura é provável que o material tenha desvalorizado bastante. Ou não... É tudo conjecturas. Nós tentamos dar o mais informação possível para que possas tomar a tua decisão.
 
É um bocado por aí…

As últimas DSLR’s que a Canon lançou saíram no primeiro semestre do ano passado e, além de já não fazer sentido lançarem mais, não há sequer o menor dos rumores de novos modelos. Não é de esperar que saia mais nada.
As objectivas também já começaram a ser descontinuadas, à medida que têm saído substitutas com montagem RF.

A partir do momento em que sabes que tens o bichinho disto, já todos sabemos que não te irás ficar pela objectiva de kit. Será só uma questão de tempo até fazeres novas aquisições. E, se realmente ganhares motivação pela coisa, poucos meses depois da compra da câmara estarás a comprar outra objectiva.

ou seja, não há meio termo? ou uma pessoa fica com tudo stock, ou a comprar mais é logo ás meias dúzias? XD
Um kit de 3 ou 4 objectivas é um kit básico. Não digo que é básico por ser de baixa qualidade — até podem ser 3 ou 4 objectivas profissionais — digo que é básico porque concentra poucas objectivas.
Tu compras a câmara com a 18-55 de kit. Juntas-lhe uma 55-200 ou 55-250 para a longa distância, e depois juntas-lhe uma 50mm f/1.8 para uns retratos e já vais em três objectivas sem entrar em excentricidades.

E câmaras há muitas, mas as objectivas podem ficar e serem mantidas. Olha tenho pelo menos uma objectiva no meu kit que já estou a usar com a 4.ª câmara, e seriam mais se eu não tivesse feito vendas recentemente.
Por isso, gastar em mounts em fim de vida não faz sentido. Facilmente vais gastar mais de 1000€ no teu kit, e provavelmente em menos de dois anos.
 
Para muita gente uma DSLR até poderá fazer sentido... mas nesta altura, eu só compraria uma nos usados, por um valor bem em conta face ao preço novo.
 
bem após muito pesquisar cheguei ás seguintes conclusões:

- as mirrorless são bem mais caras que as dslr, mesmo nos usados, por isso, a não ser que venha um negócio divinal, estão fora de opção.

- nikon vejo que são melhores que canon na gama baixa, mas andam a valores mais simpáticos.

- segunda mão parece ser uma opção, mas a dúvida do que a máquina "sofreu" deixa uma pessoa de pé atrás.

assim as minhas escolhas são

- Canon 2000d + bolsa + sd por 400€
- Nikon d3400 2a mão com lentes 18-55 e 55-200 + tripé por 550€
- Nikon d3400 2a mão + 18-55 com tampa lente danificada + bolsa + sd por 300€ (negociáveis)
- Nikon d3400 2a mão + 18-55 e 55-200 + sd 450€ negociáveis


tb não tenho pressa. tendo em conta os preços que se pratica cá na black friday, vale a pena esperar? ou nas amazons costuma aparecer alguma coisa porreira?
 
mas por esse preço compro em 2a mão com mais uma lente e tripé/cartão/bolsa.


já agora, vou assumir que essas máquinas, mesmo as de baixa gama, dê para gravar cada foto em jpg + raw, certo?
 
ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
onde for mais barato com bom suporte pós-venda (para o caso de ser preciso)

mas por esse preço compro em 2a mão com mais uma lente e tripé/cartão/bolsa.

Pelo questionário assumi que querias novo.

já agora, vou assumir que essas máquinas, mesmo as de baixa gama, dê para gravar cada foto em jpg + raw, certo?

Sim, dá para gravar em raw+jpg
 
Back
Topo