1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Nova máquina

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por nwbdan, 18 de Abril de 2008. (Respostas: 39; Visualizações: 2192)

1. nwbdan

nwbdan Power Member

Boas!
    Tenho andado um pouco afastado do mundo informático, mas agora, "voltou-se-me" o bichinho e já ninguém me pára :D
    O assunto é o seguinte. Tenho que comprar 4 componentes essenciais com 200€ +/-. São eles: motherboard, processador, gráfica e memórias. Como prevejo que está será a minha configuração durante algum tempo, quero algo preparado ao máximo para o futuro: suporte aos novos CPUS de 45nm e FSB 1600, DDR3 e PCI-E 2.0.

A minha escolha inicial prende-se logo com a motherboard. Tive de voltar à escolinha e ir aos sítios do costume buscar informação. A asus parece-me ser das melhores opções, que se materializam no seguinte:
    P5KC -- 106,90€
    P5K-PRO -- 108,48€
    Quanto a estas duas, há algum problema conhecido com o controlador sata? É que uma tem o sata no southbridge, suportando raid por ela, enquanto que a outra tem um controlador de terceiros.
    Finalmente:
    P5k-e/wifi ap --- 118€ (*****)

Inclino-me para a P5KC, especialmente por causa do preço. A P5K-e já é um pouco acima do que pretendia pagar. Todas suportam DDR3 e FSB 1600 segundo vi no site da Asus. Gostava de saber se suportam PCI-E 2.0 porque tenho encontrado informações contraditórias a este respeito. Elas têm chipset P35. Há alguma x38 com um preço próximo?

Também encontrei esta:
    Gigabyte GA-P35C-DS3R -- 96€ - Suporta DDR 3 e FSB 1600 (OC), segundo o site. O OC quer dizer que só suporta esse FSB por Overclock e não sem ele?

Qual aconselham? Ou outra dentro da mesma gama de preços? Pretendo fiabilidade e futurabilidade.

Quanto ao processador, não me parece que se justifique a compra de um Core 2 Duo. Pretendo apenas algo que tenha uma performance igual ou ligeiramente superior ao meu P4 3.0Ghz Prescott s478.

Quanto à gráfica, a mesma coisa, não pretendo gastar muito dinheiro aqui, só mesmo algo que tenha uma performance melhorzinha que uma 6600. É para jogar, sim, mas não disponho de muito € agora e sou capaz de comprar mais tarde uma melhor.

Quanto às memórias, estou a pensar ir para umas Kingston DDR2 800 +- €20.

Que vos parece?
    Desculpem o post extenso, mas preciso de um bocadinho de ajuda para voltar "a este mundo." E tenho alguma urgência.

Obrigado!;)

2. Bruninho

Bruninho Power Member

e porque nao vais para uma abit p35... poupas uns trocos e não são piores, dizem que nos usa não querem outra coisa.

memoria ram 2gb team elite 40E

um e4400 (penso que ja e bastante superior ao p4)

Isto fica por 220...

usas a grafica que tens agora e depois daqui a uns meses juntas e compras uma hd3870 por uns 100 euros.

que achas?

o problema é que com 200 euros não ficas com um sistema mto superior.

3. searaider

searaider Power Member

So nao percebi como vais comprar 4 componentes com 200 euros

4. nwbdan

nwbdan Power Member

Olá! :hello:
    Muito obrigado, desde já, pela resposta, Bruninho.
    Não escolhi a abit p35 porque esta não suporta DDR3 ou FSB 1600 (espero não estar enganado). A "futurabilidade" do meu sistema é para mim uma questão importante, porque não vou poder comprar uma mobo tão cedo.

O que me traz à questão da gráfica. Não fico com a minha, porque actualmente corro uma 9600XT AGP 8x. Pelo tópico de cima é que parecia que tinha uma 6600... Já tive, noutra máquina, e queria algo com uma performance superior, se bem que não possa dar mais de €60 no máximo, a puxar muito muito.
    Estava a pensar numa ATI 3650, ou equivalente da Nvidia, se arranjasse a bom preço. Senão, que me aconselham?

O processador que sugeriste fica algo acima das minhas possibilidades (porque sempre vou ter que comprar uma placa gráfica PCI-E). Estava a pensar mais num Core Duo E2180 2.0Ghz, que me fica por €+/- €85.... Que acham? Actualmente corro um P4 3.0ghz s478, mas acho que notarei diferença positiva, não?

Quanto às memórias, gostei da sugestão! Obrigado. Acho que vou mesmo com essas.

Obrigado mais uma vez.
    Cumprimentos
    :001:

5. nwbdan

nwbdan Power Member

Quanto à questão do dinheiro, é +/- 200 €. Pelas minhas contas, ronda os €240, com os componentes que refiro no post acima...
    Não será propriamente uma bomba, mas espero que corra os jogos bem, pelo menos em Medium.
    Que acham?

Acabei de rever as características das mobo... Afinal a p5k pro não suporta DDR3 e a p5k-e wi/fi é mais cara do que os €118 da *****.
    Assim, sobram a p5kc da ASUS e a da Gigabyte. Qual aconselham?

Última edição: 19 de Abril de 2008
  6. yahh

yahh I folded Myself

Arranjas um E2200 novo por 70€ :p

Não aconselho motherboards de mistura (p5kc e companhia). Até porque não suportam ddr3 às velocidades que realmente interessam, tanto quanto sei...

7. nwbdan

nwbdan Power Member

=P
    Onde posso arranjar um E2200 novo por esse preço? De facto seria muito melhor!

Quanto à motherboard, sabes de algum problema relacionado com ela? Pelo facto de ser de mistura?
    Obrigado

8. yahh

yahh I folded Myself

9. nwbdan

nwbdan Power Member

10. jcss

jcss Power Member

Até mesmo com orçamentos de 2000€ é dificil comprar computadores preparados a 100% para o futuro. Para isso seria preciso ver o futuro.. e como nao me parece que haja alguem que o consiga fazer (tirando maia's & companhia XD) é quase impossivel, pois o que hoje parece ser tecnologia do futuro, amanha pode ser um projecto falhado e vice-versa.

Portanto com 200€.. talvez uma Abit p35 (~80€); ram team elite 2gb (~40€); E2200(~70€)

Depois era juntar mais uns trocos e comprar uma gráfica em 2ª mão.. Nao vejo alternativas melhores para esse orçamento.

Cumps

Última edição: 19 de Abril de 2008
  11. nwbdan

nwbdan Power Member

Pois, jcss, tenho vindo a perceber que cada vez é mais impossível fazer isso. Como disse inicialmente, tenho andado muito afastado do mundo da informática, e agora que estou a tentar voltar, sou bombardeado com imensas notícias de novos CPUS, chipsets, gráficas... Vi agora mesmo uma notícia aqui no fórum de um AMD dodeca-core!!! =P

Seja como for, a opção que me sugeriste parece mesmo ser a que vou escolher. Mas antes, digam-me
    e AMD?? Ficaria mais barato? Mais "future proof" (dentro do já estabelecido mínimo previsível, que eu não tenho dinheiro para pagar linhas directas à Maia xD).

Aconselham-me a ir AMD? Ou INTEL, mesmo?

Obrigado

12. eCks

eCks Power Member

AMD é mais barato sim, mas neste momento intel está melhor
    mas o dinheiro fala mais alto =p

13. nwbdan

nwbdan Power Member

Pois fala! =P
    É só que não há mesmo volta a dar. Que mobo+cpu+gráfica+memórias aconselham +/-200€ se for AMD?
    E porque está Intel melhor agora? Lembro-me que há uns anos era exactamente o contrário (controladores memória on-die e tal)... Ah, como é fantástico o mundo informático! xD

14. jcss

jcss Power Member

nem mais.. para lowcost normalmente a opção é amd..

para amd:

TEAM ELITE KIT 2GB DDR2 800
    AMD ATHLON X2 5000+ BLACK EDITION BOX SKT AM2
    ASUS M3N78-EHM HDMI (Nvidia)
    OU
    ASUS M3A78-EHM HDMI (ATI)

Total: 180€~185€

Esta Mobo ja traz grafica integrada, nao é grande coisa mas é melhor que nada, para mais tarde comprares uma.. até la esta vai ter que desenrrascar...
    Para alem da gráfica integrada esta MoBo também suporta os novos quad core da amd por isso tem o "futuro" que tu desejavas (isto dentro do teu orçamento claro, lol)

Cumps

15. nwbdan

nwbdan Power Member

Boas! Muito obrigado pela ajuda até agora... de facto, parece-me que vou mesmo AMD.
    Das duas Asus, escolheria a da ATI, para depois comprar uma outra e fazer Crossfore com a IGP. Já é algo.
    Que me dizem das Gigabyte com o mesmo chipset?

GA-MA78GM-S2H
    GA-MA78G-DS3H

A primeira tem e-sata.

No site da Asus diz que a mobo traz IGP com DX 10.1, enquanto que as Gigabyte, com o mesmo chipset, só referem DX 10. É o mesmo? Mais, no site da Asus, a mobo é baseada no RV610, enquanto que a Gigabyte é HD3200... Pensava que o 780G trazia sempre 3200. Não?

Processador e memórias vão mesmo ser esses ;) Só preciso de um dissipador para o CPU, não é? Black Edition não traz... Sugestões?

Obrigado!

Última edição: 20 de Abril de 2008
  16. 2970713

2970713 Power Member

Eu tou na mesma situação que tu.
    E a minha escolha vai recair pela ASUS M3A78-EHM HDMI, nuito por causa do chipset 780G.
    Na Globaldata têm uma ASUS M3N78-EHM HDMI, mas concretamente não sei as diferenças entre elas. A segunda tras uma nvidia 8200 enquanto que a primeira julgo ser HD3200.

17. nwbdan

nwbdan Power Member

Sim, também prefiro a da ATI.
    No entanto, no site da Asus diz que a IGP é baseada no RV610 (HD2400 se não estou enganado), enquanto que a da Gigabyte ( GA-MA78GM-S2H ou GA-MA78G-DS3H ) já diz que tem uma HD3200... Isto é mesmo assim? Nesse caso a da Gigabyte é melhor, certo?

18. 2970713

2970713 Power Member

Neste momento a página Asus dos chipset780G não está disponível.

Mas fui pesquisar à página da ATI e na zona dos chipset encontrei isto. Onde menciona "AMD 780G Chipset with ATI Radeon™ HD 3200 Graphics".

Por isso, penso que só poderá ser uma gafe da AMD.
    Não creio que uma das mais recentes placas ASUS com o 780G retrocede-se em termos de gráfica.

Nota:
    Editei para juntar esta review interessante que encontrei e onde mostra um comparativo entre a board da Asus [M3A78-EMH HDMI] e a da Gigabyte [GA-MA78GM-S2H].Verifica aqui.

Última edição: 20 de Abril de 2008
  19. nwbdan

nwbdan Power Member

A review foi, de facto, uma leitura interessante. Muito obrigado. Depois de ler o artigo, acho que vou mesmo pela Gigabyte GA-MA78GM-S2H. Tem e-Sata, Firewire e uma BIOS muito melhor que permite controlo sobre o GPU integrado. Hurrey! :D
    Agora vamos ver preços...

EDIT: E cooler para o CPU? Vi no site de compras que os Black Edition não trazem dissipador... Sugestões?
    EDIT 2: Onde posso encontrar a GA-MA78GM-S2H? parece que nenhum site online a tem.... =S

Última edição: 21 de Abril de 2008
  20. 2970713

2970713 Power Member

Pois, de facto a Gigabyte é melhor, mas não se encontra em lado nenhum à venda, razão pela qual tou decidido pela ASUS.

Quanto ao cooler, as "black edition" não trazem cooler, por isso escolhi o ARCTIC COOLING FREEZER 64 PRO, pode não ser grande coisa, mas penso que me satisfaz.

Partilhar esta Página