• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Nova motherboard e rams

daror

Power Member
Boas pessoal,

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Cerca de 200/250€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Upgrade apenas a motherboard e rams.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Daqui a um ano/ano e meio mais ou menos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Processador: intel i5 9600k
Ram : 16Gb G skill 2400mhz CL15
Gráfica : nvidia gtx 1660 super
Fonte: Nox Hummer X750W 80 PLUS Gold Full Modular
cooler: nox h 214rgb
Motherboard : ATX MSI B360-A Pro

6) Vais fazer Overclock?

Não creio

7) Características Gerais:


A ideia é updatar a motherboard e as rams visto que o processador e a gráfica foram há pouco tempo compradas e neste momento acabo por ter cap, por causa das rams e mesmo da motherboard.

Que me aconcelham?

Obrigado!
 
Antes de mais, certamente que isso não foi recomendado aqui no fórum pois ninguém te iria recomendar uma board dessas que não permite overclock juntamente com o 9600k que é um cpu feito para overclock (overclock esse que tu não tens intenção de fazer, logo aqui foi dinheiro torrado).
Investir mais dinheiro nessa plataforma é má ideia.
O upgrade de motherboard e de RAMs iria dar-te menos de 5% de performance extra e iria custar-te bastante dinheiro. A frequência da RAM não importa muito quando tens um pc de baixa-média gama como o teu.
O melhor que tens a fazer é vender esse 9600k e comprar por exemplo um ryzen 3600 e uma motherboard b450 ou b550
 
@mata-pombos há uns meses quando comprei a gráfica e o processador não fiz um update maior pelo orçamento em si mas também pq aqui no forum me disseram que era compatível com esta minha board ( antes tinha um i3 8100 com uma 1050ti ). Assim sendo fiz o upgrade à gráfica e processador, pensei então posteriormente mudar a board e as rams. Não percebo mt de OC daí responder não no questionário, mas é algo que segundo dizes e também já percebi por pesquisas, é muito frequente e aconcelhado no 9600k. A ideia é meter uma board boa e rams com frequencia mais alta, criando assim condições para de facto aproveitar o processador e as suas potencialidades ( aí sim fazendo OC mesmo que pequeno)

Obrigado!
 
A ideia é meter uma board boa e rams com frequencia mais alta, criando assim condições para de facto aproveitar o processador e as suas potencialidades ( aí sim fazendo OC mesmo que pequeno)
Como te disse o melhor que tens a fazer é vender o que tens e comprar uma plataforma nova, investir em RAMs melhores e board nova não te vai dar grandes ganhos:
O upgrade de motherboard e de RAMs iria dar-te menos de 5% de performance extra e iria custar-te bastante dinheiro. A frequência da RAM não importa muito quando tens um pc de baixa-média gama como o teu.
 
Infelizmente não posso estar assim a perder dinheiro, o processador tem 4/5 meses não o vou vender... Então mas desculpa, se meter uma board e rams novas e fizer OC não é melhor que estar back and forth com setups?
 
Não porque o acréscimo de performance é pequeno, tipo ~10% no máximo, e ficas na mesma com o mesmo cpu, que tem "apenas" 6 cores, que pode ser limitativo para alguns jogos recentes.

Enquanto que se trocares de plataforma para por exemplo um ryzen 3600 e uma b450 não só ficas com um cpu com melhor performance e mais cores como também ficas com uma plataforma que te permite um upgrade para um cpu de geração posterior.
 
Back
Topo