1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nova Placa Gráfica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kpez, 7 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 14; Visualizações: 747)

1. Boas pessoal, possivelmente estarei a precisar de uma nova placa gráfica porque em principio a minha antiga deixou de funcionar. Devido que seja da motherboard. Contudo queria-vos deixar a seguinte questão.

Eu tenho um Core 2 Quad Q9550 ( e nao o antigo referido Pentium IV 3.6 MHZ HT), com 8 GB de RAM e tenho a Mother Board P5Q Deluxe. A gráfica era a GeForce 9800 GTX+.

P5Q Deluxe
    GeForce 9800 GTX+

Estou inclinado para continuar com a NVIDIA e de comprar ou a GTX 560 Ti ou a GTX 570, mas estou em dúvida se posso usar estas gráficas com o hardware que tenho. Pelo que percebi a linha GTX 6** é apenas de PCI Express 3.0 e a linha GTX 5** funciona em PCI Express 2.0, por isso penso não haver contrapartida para o uso da mesma.

Se houve por parte da ATI umas gráficas também interessantes qual seriam? Mesmo assim continuava inclinado para as NVIDIA mas é tudo muito relativo. Uso o Premiere e Photoshop e a gráfica que tinha nunca me pareceu dar problemas.

Se puderem ajudar agradecia.

Cumprimentos

EDIT

Última edição: 8 de Fevereiro de 2013
  2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Podes colocar sem problemas uma GTX560Ti mesmo sempre PCI 2.0.
    É retrocompativel.
    A GTX660 é que já pode criar alguma incompatibilidade com o motherboard e não é apenas por ser 3.0. E o cpu não tem capacidade para acompanhar a GTX660.

3. v3d3ta

v3d3ta Power Member

e capaz de fazer bottleneck ao cpu.

uma duvida, os 8gb de ram tem haver com o Ht do cpu? ou o cpu ja e x64?

4. Stormgiant

Staff Member

A capacidade da memoria não tem a ver com o HT.
    Tem a ver com o cpu e o chipset aguentarem o endereçamento daquela quantidade de células de armazenamento.

5. v3d3ta

v3d3ta Power Member

sim isso eu eu, pergunta surgiu para saber como o op usufrui dos 8gb, visto que o cpu deve ser x86. (tou no telemovel, nao consigo ir pesquisar agora), o SO so usa 3gb. ramdisk?

a 1 pergunta foi mal feita.

6. Acho que já percebi a pergunta. O processador é e uso-o em x64, para puder usufruir das 8GB. Muito provavel as GTX 6** iriam requisitar mais os componentes da minha máquina certo? Não tenho nenhum i7 nem as memórias podem ser as mais recentes (funcionam a 800MHz) mas como disse penso que ainda é uma boa máquina e não queria nem posso de momento estar a gastar numa gráfica muito actual e posteriormente ter que comprar memórias, board e processador, se bem que já estou um pouco desactualizado, mas como reparei que as GTX5** são uma boa opção para pevalecer a antiga gráfica que tinha e depois usa-la se quiser fazer upgrade aos componentes.

Sobre a GTX570 já seria um pouco mais puxado ou é uma gráfica também bastante compatível?

Outra questão será sobre gráficas usadas. É um componente que pode ser fiável de se adquirir em segunda mão? Sei que depende muito do utilizador e da "sorte" que se tiver mas estou indeciso entre comprar a GTX560 TI ou GTX 570 usada ou nova.

Cumps

7. Stormgiant

Staff Member

Desde 1997 ( Pentium II ) que os cpu's intel são 64bits e conseguem endereçar +4GB.
    Apesar dos primeiros Pentium em 1993 serem 64bits de interface, os registos internos eram apenas de 32bits, o que faz com que sejam incompativeis com SO de 64bits.
    Qualquer P4 é 64bits enable.

Eu ia por uma GTX660 no limite, que é ligeiramente menos performance que a GTX570 mas consome bem menos.
    Comprar usado é uma roleta. Normalmente corre bem.

8. v3d3ta

v3d3ta Power Member

era isso mesmo obrigado. pensava que o x64 era mais recente dai a minha duvida. nao sabia que havia p4 a 64bits. ok obrigado :)

9. smartdroid

smartdroid Power Member

Poucos são os P4 que são 64 bits, quase a esmagadora maioria são 32 bit especialmente os socket 478, no caso do teu socket eu punha mais 10 euros no orçamento e arranjava um dual core...que é noite e dia lol

10. Mais 10 euros como assim? Em vez de gastar na gráfica gastava no processador? A gráfica vai ter que ser quase de certeza absoluta, porque parece-me que o problema é dela, se não lá terá que ser um upgrade geral, pois não sei se será do processador ou motherboard. Eu ainda nem tinha era falado em orçamento.

Sobre serem 64bits, eu tambem fazia ideia que eram apenas alguns P4, não sabia que já eram desde o Pentium II, ou entao esses Pentium II não vieram para cá..

11. smartdroid

smartdroid Power Member

Mais 10 euros e compras um cpu dual core usado...podes poupar na grafica, visto que se continuares com o p4 qualquer uma das 2 vão ser um desperdicio, eu tenho um p4 com 1 hd3850 agp e já e limitada pelo cpu. Um p4 já não da conta do recado so mesmo para retro gaming.

12. Pois, provavelmente vou ter que comprar um processador, mas a questão é que fiquei mesmo sem gráfica, por isso ela é obrigatória, só não queria comprar uma gráfica tao retro.Que processador achas que era bom?

13. Afina tenho um Core2Quad Q9550. Fiz confusão pois o meu anterior PC era um P4... Por isso com o processador não devo ter problemas certo? Agora é NVIDIA ou ATI ?

14. smartdroid

smartdroid Power Member

Lol de um core 2 quad para um p4 ainda vai um pulo :) sendo assim a tua escolha inicial parece valida...mas provavelmente arranjas melhor negocio numa ATI.

15. Pois vai, e que pulão .. Eu ás vezes ainda penso que vivo com o meu antigo PC que foi feito aos retalhos e esqueço que adquiri depois uma boa máquina.

Também estava a achar estranho já usar a GeForce 9800 GTX+ com um P4 e acho que esta Board nem dá para Pentium4.

As da ATI tenho só visto que a serie 6000 tem preços comparaveis mas a ligação é PCI-Express 2.1, e a Board só fala em PCI-Exp 2.0. Tenho medo de vir a ter problemas ou de não usufruir completamente da gráfica se ligar uma 2.1 á ligação 2.0 da board (isto se de facto funcionar funcionar).

Partilhar esta Página