• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Nova "rig" após 11 anos

hugo_jose

Power Member
Boas!

Depois de afastado alguns anos decidi realizar um upgrade ao desktop.

Com tantas opções disponíveis torna-se importante ter algum feedback vosso nesse sentido.

Penso conseguir aproveitar um ou outro componente do desktop atual como PSU, por exemplo.

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Vamos apontar a 2500€ || Nos próximos meses.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo com a excepção da PSU/CAIXA e SSD.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080p para já)
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Talvez mais 10 anos :)

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

CAIXA - CORSAIR CARABIDE 400R (aproveitar)
PSU - CORSAIR TX 750 (aproveitar)
RAM - GSKILL DD4 2X8GB
CPU - I5 760 @4.0GHZ
GPU - EVGA GTX 960SC 4GB
COOLER - NOCTUA U12P (se existir base para o futuro socket, aproveita-se)
SSD - SAMSUNG 870 EVO 1TB
MB - ASUS P5P PRO E DELUXE

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?


Vamos apontar para sim.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> não sei

b. Processador (Intel ou AMD)
>não sei

c. Motherboard (chipset, formato)
>não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> DDR5 16GB OU 32GB

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
>não sei

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> M2 1TB

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Caso se aproveite, nenhuma.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Não
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Seria interessente a MB ter WIFI e BT. Entre os 2 darei preferencia ao wifi.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

11) Contexto, comentários adicionais.
Adicionar cooler para o CPU.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================

Obrigado!
 
Uma fonte dessa geração com 7 ou mais anos, é para trocar.
As fontes sofrem desgaste com os anos e se já tiver 11 anos estás a pôr em risco outros componentes. Ainda para mais se pensas em upgrade.
Deves trocar o quanto antes.

As boas fontes atuais já têm mínimo 7-10 anos de garantia e são todas 80 Plus Gold. Mas classificação 80+ não é sequer o factor mais relevante.

A que tens quando nova teria 5, ou menos, anos de garantia. Como 11 anos já esticaste e muito a sua utilização.
 
Última edição:
Tudo dito, e ainda acrecento, essa fonte é a TX-750 80 PLUS first edition, Uau ...
A eficiencia nao e tudo, essa fonte alem do desgaste nem tem DC-DC, nem sequer tem 3 proteccoes essencias nos dias de hj.

Se queres uma fonte que dure outros tantos anos, comprar uma das novas ATX 3.0 e PCI-E 5.0.
 
Alguma razão em particular para troca da fonte? Não tenho particular interesse numa modular e esta é já 80plus.
A fonte não é particularmente de elevada gama (qualquer fonte é 80+ hoje em dia) e já tem 11 anos de uso. Se vais gastar 2500€ em hardware novo, não considero sensato manter esta fonte.

Quanto à configuração propriamente dita:

- Intel i5-13600KF: 326€
- ASRock Z790 Steel Legend WiFi: 340€ (alternativamente tens a Gigabyte B660 Aorus Master DDR5 WiFi a 250€ -- mas RAMs a mais de 6000 MT/s não parecem ser suportadas)
- 32GB 6400MT/s DDR5 CL32 DIMM (Kit of 2) FURY Renegade Silver: 206€
- Sapphire Radeon RX 7900 XTX Pulse Gaming OC 24GB GDDR6: 1220€ (cabe na caixa por 5 mm, a caixa só aceita até 318 mm)
- Thermaltake Toughpower GF1 750W: 110€ (amazon.es)
- SSD M.2 2280 Kingston KC3000 1TB: 105€

Total: 2317€. Também dá para encaixar a RTX 4080 (1400-1500€), mas terias de trocar a caixa. Creio que nenhuma cabe.

Podes manter o cooler -- contacta a Noctua para o kit de retenção LGA 1700 como já disseram.
 
Exactamente, outra questao mt bem vista ambas a RTX 4080/4090 sao graficas de 33/35cm , quase nenhuma caixa antiga suporta..

Eu iria para a 4070 Ti a 900€, sao 300€ de diferenca, alem disso esta "so" mede 30cm lol.
 
Para além da fonte, eu também diria que não faz sentido manter essa caixa com um orçamento destes... e caso fosse do interesse do OP, já podia ir para 4080.
 
Tenho de dar mais umas vistas. De resto parece me interessante. Preferia se calhar nao ir para esses valores no GPU e melhorar CPU e restantes.
 
Back
Topo