Nova tecnologia cria HD de altíssima capacidade

FELiYCORA

1st Folding then Sex
A empresa japonesa Toshiba anunciou o lançamento do primeiro disco rígido baseado em uma nova tecnologia de gravação perpendicular, um avanço que altera completamente os padrões de densidade de armazenamento magnético. Ao invés de ficarem deitados, os bits ficam de pé, o que amplia enormemente a capacidade de retenção de informação por área do disco.
010150041216-toshiba0.85inhdd.jpg

O novo disco mede apenas 1,8 polegadas (4,5 centímetros) e tem capacidade de 40 gigabytes em cada prato. Um disco rígido pode, na verdade, ser composto por mais de um disco, que são montados com separadores no interior do aparelho. Cada um desses pratos tem sua própria cabeça de leitura magnética.

O novo HD será lançado em duas versões, uma com 40 gigabytes (um prato) e outra com 80 gigabytes (2 pratos). A versão de 40 gigabytes tem apenas cinco milímetros de espessura.

A Toshiba é a primeira empresa a lançar no mercado discos com gravação magnética perpendicular. A nova técnica exigiu o desenvolvimento de novas cabeças de leitura e gravação e de novos sistemas para integração dessas cabeças ao restante do equipamento.

Os discos rígidos convencionais armazenam os dados de forma longitudinal sobre o disco. Isto significa que os bits - as unidades magnéticas individuais - têm seus pólos norte e sul dispostos paralelamente ao disco. Embora os avanços na cobertura magnética continuem a permitir o aumento da densidade de armazenamento, os bits magnéticos repelem-se mutuamente devido ao alinhamento planar.
010150041216-toshiba4.gif

Já a nova tecnologia de armazenamento perpendicular coloca os bits de forma perpendicular à cabeça de leitura. Isto reforça o acoplamento magnético entre os bits vizinhos, permitindo que os dados possam ser gravados mais próximos uns dos outros. Ao invés de interferirem uns com os outros, os bits vizinhos reforçam-se mutuamente e dão mais estabilidade magnética ao disco, que pode então reter mais informações em menor área.

A densidade de armazenamento dos novos discos é a maior já registrada até hoje em produtos comerciais, 206 megabits por milímetro quadrado. Isto é um terço mais do que qualquer outro disco fabricado pela empresa.

A Toshiba afirmou que pretende adotar a tecnologia de armazenamento magnético perpendicular em seu novo micro HD (foto do alto) de 0,85 polegadas (2,16 centímetros), que deverá chegar ao mercado no início do próximo ano.

in Inovação Tecnológica

desculpem a brasileirada mas o site é mt interessante.

ja viram daki a uns tempos temos que ter um microscopio em casa pra olhar pro pc.
 
Já para não falar em máquinas digitais, telemóveis, etc.

Gostei desta parte:
Um disco rígido pode, na verdade, ser composto por mais de um disco, que são montados com separadores no interior do aparelho. Cada um desses pratos tem sua própria cabeça de leitura magnética.
Vários "sub-discos", com várias cabeças de leitura, dentro do "disco" em si... huum... veio-me logo à cabeça um sistema Raid dentro do próprio disco
bigsmile.gif
 
timber disse:
um microscopio nao sei mas vamos pelo menos ter uns leitores de mp3 a maneira

ah pois! ;)
Não sei ao certo que medidas têm dos discos que usamos agora....
Mas parecem que estes são bem mais pequenos não ?
 
Sim.
Mas não sei as medidas do dado.
Pode ser uma "hiperbole gráfica" para realçar que o disco é mesmo pequeno. ;)
 
Um bixo desses em formato sata150/300, 10.000 rpm's, dois pratos, 16mb cache... e porque não, RAID 0 é capaz de ser rápido e ter mais uns Mb's que o costume :p
 
revoluciona totalmente o conceito de discos amoviveis tambem... se um disco de portatil numa gaveta USB ja é optimo nesse sentido, nem kero imaginar estes! é como disseram, revoluçao certa para telemoveis e leitores de mp3, ja para nao falar das varias hipoteses de multiplos discos em laptops
 
Back
Topo