Nova Tecnologia de TFT

HecKel

The WORM
Boas!

Deparei-me agora com esta noticia no fórum da minha faculdade!

O que em tempos aparecia em filmes mais futuristas, agora está bem mais perto da realidade..., e algo feito cá em Portugal :)

É um trabalho que tem sido desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, basicamente criaram um TFT transparente..., julgo que mais detalhes, só mesmo lendo o artigo ;)

http://pwp.netcabo.pt/instantaneo/ei-07-2007.jpg
http://pwp.netcabo.pt/instantaneo/ei-07-2007-2.jpg

Divirtam-se :P

abraços, HecKel
 
Última edição:
o que eles fizeram, foi criar um transistor transparente.
um TFT (Thin Film Transistor) tem um transistor associado a cada pixel, esse transistor até hoje era um convencional transistor baseado em silicio, e foi aí que eles actuaram.

acho que a tecnologia tem potencial para chegar mais longe que apenas aos monitores.
 
realmente parece bastante interessante, afinal tambem temos "crânios" tugas :P

Ninguem arranja o video deles para ver?? visto que la diz que tem o video no DVD...

s alguem arranjasse era fixe
 
Isso é como em tudo..., quando sai uma nova tecnologia, ela não está acessível a qualquer um...

Mas pelo que li no artigo, ainda está um pouco longe de ser comercializável, ainda têm de tratar os arrastamentos e afins.

HecKel
 
realmente parece bastante interessante, afinal tambem temos "crânios" tugas :P

Ninguem arranja o video deles para ver?? visto que la diz que tem o video no DVD...

s alguem arranjasse era fixe
Existem montes de "cranios" tugas, temos tugas q trabalham para a nasa, etc , o problema é q em Portugal são poucos os q conseguem "mostrar" a sua "genialidade" e ou ñ têm oportunidades, nem emprego, sim pq o estado preocupa-se em fazer Otas e tgvs em vez de manter cá os cientista e os "génios" xD
Eu já tinha visto algo parecido com isto à uns tempos, até acho q foi colocado aqui na Techzone, q era um "monitor" invisivel(?) em q aumentavamos o tamanho dele, podiamos o meter dentro de outros etc, tudo isso feito com a mão(8|)
 
Em relação a preços, a tecnologia é mais barata que o silício, pelo o que poderá chegar rapidamente ao preços dos TFT's actuais e ultrapassa-los depois ;)

É uma tecnologia promissora, sim, seria o fim do famoso arrastamento, mais baratos e mais seguros e quem sabe poder por um ecran na lateral de acrílico da caixa, portáteis com ecrans dos dois lados (fecha o portátil e desligado vê-se o teclado e ligado para ver filmes :D

Ou mesmo em janelas 8|
 
Salvo erro isso é dito no artigo, mas quase de certeza que será a universidade..., afinal é a universidade que lhes dá as infrastruturas e recursos para tal pesquisa.

HecKel
 
mesmo assim é algo que partiu da cabeça de Tugas, só por si ja é um bom sinal e se a patente pertencer a FCT já por si é um bom sinal, espero mesmo que isto vá a avante :)
 
agora ja estou a adivinhar a Sony ou outra marca vem ca, da uns euritos a Universidade, compram a patente e dizem que foram eles a inventar :D
 
Eu compro a Exame Informática todos os meses pelo que já li esse artigo o mês passado (As edições são de um mês á frente pelo que a de Julho já está á venda).
O promenor que mais me chamou o interesse é a redução da resistencia electrica que está directamente associada á composição dos materiais onde são impressos os transistores.

Na práctica isto significa uma enorme redução ou mesmo eliminição do efeito de reminescencia (blur, ghost, trail, o que lhe quiserem chamar).
Isto por si só parece-me uma evolução muito importante.

Pensem desta forma, com este método, o mais "rasca" dos monitores LCD terá um desempenho excelente em video.
 
quanto à questão das transparencias, vejam la se não estão a fazer confusão com o OLED...
os ecrãs oled que ja vêm sendo demonstrados ha algum tempo, não fazem uso desta tecnologia, e ja são transparentes.

Os transistores actualmente podem ser opacos, mas são uma coisa de tamanho infimo, para todos os efeitos uma matriz TFT é transparente, simplesmente precisa de retro-iluminação para ser possivel ver o que la esta representado, e esta tecnologia não vem mudar isso.

quanto à questão do arrastamento, isso sinceramente acho que ja é um problema do passado, e o arrastamente não depende apenas dos transistores, depende da disposição dos electrodos, da disposição dos cristais, dos materiais utilizados, enfim, do tipo/marca/modelo de painel.
hoje em dia ha monitores tft que não apresentam arrastamento ao olho humano.

a questão da "segurança" para o utilizador final acaba por ser a mesma coisa. nem vale a pena tentar dar a entender que um tft é "inseguro"...

entao e ninguem comprou a revista pa meter aki o video do dvd? :P

eheh

deve ser interessante...
eu tenho assinatura, mas so tenho direito a cd :P
 
Última edição:
segundo diz ali a pagina, isto ta no CD..

diz ali Video no DVD/CD

eu tambem tenho assinatura, embora nao gosto nada desta revista .. mas dava Milhas para o cartao da Tap xD
e os CD's nao ligo muito... devo ter guardado isso num sitio qualquer que nao me lembro

btw quanto a isso do OLED... aquilo e lindo :D
 
Última edição:
Back
Topo