Nova tele

TheMadyor

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar? Lente (+eventualmente extender).
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível? Melhor relaçao qualidade preço. Material usado.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar? Retratos, paisagens.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar? Exteriores de dia.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo? Aficionado.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Canon 80D
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos? Pouco relevante.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar? Online.

Ora bem, ando a ponderar umas viagens no proximo ano onde precisaria de uma lente mais longa, preferencialmente com weather sealing.
O resto ja se sabe, bom, bonito e barato. E leve.
Actualmente tenho a 55-250 STM que adoro mas vou precisar de algo mais, pelo menos temporariamente. Posso nem vender a 55-250.


Estou na duvida actualemente entre:
- Canon 2x extender III + Canon 70-200 f/4 IS I ou II;
- Canon 100-400 I (mas nao tem weather sealing e sairam em 1998).

Eventualmente poderia ponderar tambem:
- Canon ex extender III + Canon 70-300 IS (a versao I pesa 1kg e a versao II nao tem weather sealing).

Nao tenho orçamento para a 100-400 II nem para nenhuma 70-200 f/2.8.


Alguem que me possa empurrar em alguma direçao? :)

Obrigado desde ja !
 
Qual é o orçamento +-? Encontro várias 100-400/200-400 nos usados para Canon EF, Tokina, Tamron e Sigma. Até a nova RF existe abaixo dos 600€. Não sei se alguma destas é boa, mas se queres mais alcance pode ser melhor ideia que meter um conversor 2x em lentes 5.6 e ficar sem AF.
 
Orçamento é ficar por algo razoavel para um amador que nao faz dinheiro com isto. Diria sem passar os 1100/1200€.
Quanto a marcas quero ficar pelas Canon.

Uma 70-200 f/4 passava a f/8 mas continuaria a ter AF.
 
"That's a tall order". Dentro da Canon, quase que mais vale comprares a RF 100-400 (600€+-) e fazer o upgrade para a R10.

Tens uma 100-400 L IS II USM por 1450€ no OLX, talvez consigas negociar para dentro do teu orçamento ou pouco mais. Pelo menos é uma Canon, é L e tem 400mm F5.6 "nativos.
Também consegues a 70-200 F4L IS por +-500€, que com o conversor 2x fica uma 400mm F8 e ao todo deve ficar metade desse budget. Deves conseguir manter AF com o conversor (embora no limite) e com a vantagem de que ficas com um upgrade à 55-250mm.

PS: Entretanto quando estava a fazer este post é que reparei que estas já eram as tuas primeiras opções. No fundo diria que é veres o quanto vais precisar de bom desempenho do AF e mais um stop de luz.

Devo dizer-te também que com esse orçamento, saindo da Canon, até uma Sigma 150-600 F5.6-6.3 compras nova. Se não estou em erro, cumpre todos os critérios, excepto ser leve (embora a Canon 100-400 também não seja).
 
Epah mas tu já tens o equivalente a 400mm na tua câmara, de certeza que precisas de mais? Retratos e paisagens a mais de 400mm (equivalente)?


Mas bom, falando de montagem EF...

Há uns anos, quando tinha a 80D, estive quase a comprar a Sigma 100-400 Contemporary e, muito sinceramente, não consigo recomendar outra. Já estou meio esquecido, mas acho que era 600 a 800€ no eBay, nova.

Andava a namorar essa e a 150-600 Contemporary. Essa acho que rondava os 900/1000€. Claro que entretanto pode ter aumentado qualquer coisa.

Mas nenhuma objectiva deste tipo é propriamente "leve", todas rondam pelo menos o peso da minha 70-200 f/2.8 (1.1 a 1.3kg). E uma 150-600 ronda os 2kg.

Um extensor x2 numa zoom f/4 "curta" não faz sentido em DSLR, especialmente quando estás num sensor APS-C. Vais ter f/8 como abertura máxima, só terás um ponto de foco disponível na tua câmara, e ainda vais ter que fechar o diafragma qualquer coisita para teres imagem decente, devido à degradação provocada pelo extensor.

Uma 70-300 com extensor x2 não vai ter AF na 80D.

Terias orçamento para uma 70-200 f/2.8 usada, se fosses para uma das antigas ou então para a Tamron G2. A minha é a primeira versão EF, sem IS. Ainda assim, a diferença de alcance não seria significativa. De 400 para 600 não muda tanto assim.

Experimenta aqui:
http://vahonen.info/fov/
 
Como disse, andamos a ponderar umas viagens a medio prazo (possivel ida ao Alaska, talvez um safari, etc..). Convem andar entre longe e bem longe da bicharada :D

Trocar de corpo nao é opçao; o que me poderia agradar, fica, e muito, fora do orçamento.

Lentes Sigma ou de outra marca queria evitar. Nada a dizer quanto à qualidade, mas tem um je ne sais quoi que nao me agradou.
Preferia ficar pelas Canon.

Entre f/2.8 antiga ou f/4 com IS e mais recente, prefiro esta ultima.

Uma 70-200 f4/ IS II (780g) + um 2x extender III (325g) fica-me +/- dentro do orçamento, e é relativamente leve e compacto.
 
Como falaste em retratos, por momentos pensei que quisesses dar numa de Philip Lorca-Dicorcia :biglaugh:


Bom, mas numa situação dessas até os 600mm duma 150-600 em APS-C podem ser curtos.

Repara, isto são 400mm (que já tens, 250x1.6), 640mm (400x1.6) e 960mm (600x1.6).
Captura-de-ecr-2022-06-14-s-11-27-09.png


Quanto à Sigma, é assim...tu tiveste provavelmente a Art mais fraquinha da gama toda.
Eu já vou com duas e, provavelmente, no futuro irei passar para três.


EDIT: agora que penso, eu disse que as 70-300 não teriam focagem na tua câmara, com teleconversor, mas nem tenho a certeza se elas são compatíveis com ele, provavelmente nem o são.
 
Última edição:
Mesmo que sejam compatíveis, as 70-300 não são todas 5.6? Se sim, metes um conversor x2 e perdes AF. O que para fotografar bicharada, não me parece sensato. Aliás, qualquer estrangulamento ao AF não me parece boa ideia e logo aí ir para conversores havendo focais altas nativas.........
 
Idealmente seria 100-400 II > 70-200 f/4 IS II + 2x III. Se, ate la, conseguisse arranjar um negocio da China.
A unica desvantagem seria perder o range 70-100. C'est la vie.

A Sigma nao era uma questao de qualidade, nao tenho nada a apontar nesse sentido. Mas ao ver as imagens produzidas, consigo dizer de caras quais sao as Sigma e as Canon. Ha ali qualquer coisa a nivel de cor/contraste que me aborrece.

E sim, parece-me que a 70-300 nao funca com o extensor. Logo, deixou de ser hipotese.
 
Isso só vai depender do teu processo de edição. Não é suposto deixares que seja a marca do equipamento a determinar o look do teu conteúdo.

Uma 70-200 f/4 com conversor x2 em cima vai-te meter a f/8 de abertura máxima. A seguir fechas para f/11 para ter nitidez, e simultaneamente já estás a ter difração a tirar-te qualidade.
Além disso, como podes ver, do que já tens para esses 400mmx1.6...não vai assim tanta diferença, é algo que dá para fazer só a cortar as fotos.
 
Pensa assim, se fores para um conversor ficas basicamente limitado a F11, num corpo APS-C, com uma focal que vai exigir que tires fotos a ~1/800 ou mais (que depois depende do IS, do teu braço, se estás em terra firme, etc). Basta teres o azar de não haver um sol radiante, para já teres que trepar com o ISO por aí acima. Depois ainda tens possíveis nevoeiro/pó e contraste da cena a afectar quer qualidade, quer AF.

Especialmente sendo para um uso casual, acho que preferia lidar com contraste/cor do vidro Sigma, mas gastar na solução mais favorável possível no que toca a garantir a foto. Portanto eu colocaria qualquer 100-400 ou 150-600 primeiro e só em ultimo caso outras soluções.

Nem de propósito eu e o @m4ndr4ke tivemos esta conversa tipo a semana passada (?!), sobre lentes para brincar à passarada, acho que tanto um como o outro iríamos para as Sigma ali nos 1000 (1500 já dói).. Vi agora a Sigma 150-600€ p/Canon a 950€ na Amazon ES.
 
Última edição:
Ora bem, o conselho é estar quietinho entao :D

Acho que quanto aos possiveis problemas, talvez estejam a exagerar um bocado, nao?
Estou de acordo que nao seria condiçoes ideias nem la perto, mas seria assim tao limitador?
Atençao que nao quero estar rebater ponto por ponto, mas nao esquecer que a ideia desde o inicio é ficar melhor servido dentro dum orçamento razovel.

Quanto à distancia focal, passar de 250mm para 400mm tem de se notar. E' praticamente passar da metade para o dobro.
O crop poderia resolver determinadas situaçoes mas nao daria para tudo. Ainda assim, passar de 250 para 400 continuaria a deixar-me em aberta a possibilide do crop.
 
Ora bem, o conselho é estar quietinho entao :D

Acho que quanto aos possiveis problemas, talvez estejam a exagerar um bocado, nao?
Estou de acordo que nao seria condiçoes ideias nem la perto, mas seria assim tao limitador?
Atençao que nao quero estar rebater ponto por ponto, mas nao esquecer que a ideia desde o inicio é ficar melhor servido dentro dum orçamento razovel.

Quanto à distancia focal, passar de 250mm para 400mm tem de se notar. E' praticamente passar da metade para o dobro.
O crop poderia resolver determinadas situaçoes mas nao daria para tudo. Ainda assim, passar de 250 para 400 continuaria a deixar-me em aberta a possibilide do crop.
Tens orçamento para uma 150-600, que fica muito bem como complemento da 55-250.
Evitas conversores/extensores. Manténs as funcionalidades da máquina. Ainda ganhas stops de luz.
Não me parece haver grandes dúvidas aqui. Só se for entre a 100-400 e a 150-600
 
Não, o conselho tem sido as Sigma😂


Dir-me-ás tu se eu estou certo ou errado, mas imaginei-te logo a fotografar cenas na neve ou glaciares, que por si só são de alto-contraste, pelo que teres ainda uma boa dynamic range torna-se importante, e daí a preocupação com as aberturas, tamanho do sensor e ISO.
Se calhar fotografar bicharada a partir dum barco em andamento, por exemplo...estou a pensar bem?
Se abrir sol, vais ter um contraste brutal nas cenas, com sol a reflectir na neve e tal. Se estiver encoberto, conseguirás fotografar bem coisas que estejam paradas, mas para movimento vais puxar pelo ISO quando já estás a f/8 ou f/11.

De 250 para 400 (400 para 640 eq.) é aquilo que te mostrei no esquema. Honestamente não me parece uma diferença que justifique gastar quatro dígitos numa objectiva.

Atençao que nao quero estar rebater ponto por ponto, mas nao esquecer que a ideia desde o inicio é ficar melhor servido dentro dum orçamento razovel.
Lá está...com objectivas f/6.3 disponíveis no mercado e dentro do orçamento? Uma 150-600, um monopé, e está feito...
 
Acho que quanto aos possiveis problemas, talvez estejam a exagerar um bocado, nao?
Estou de acordo que nao seria condiçoes ideias nem la perto, mas seria assim tao limitador?
Atençao que nao quero estar rebater ponto por ponto, mas nao esquecer que a ideia desde o inicio é ficar melhor servido dentro dum orçamento razovel.
É meteres as coisas em termos abstractos: A solução A tem limite X e a solução B tem limite Y, sendo Y > X.
É a meio da viagem que queres descobrir se, dependendo das condições que apanhares (factor sorte), X chega para fazer alguma coisa ou se devias ter apontado para Y como mínimo?
E em detrimento do quê? Budget? Cores? Qualidade óptica?

Dou-te o meu exemplo, tenho duas primes Sony e as próximas compras provavelmente também o serão (135mm e/ou 24-105), mas quando estava a planear uma viagem em que achei que ia precisar de algo mais wide, meti na lista uma Tamron 20mm e uma Samyang 14mm apenas para não ficar limitado. Servem para voltar de lá com as fotos e mínimo de qualidade, é o que me interessa. Tal como tenho uma Sigma Art 70mm Macro, que me safa com bastante qualidade 70mm e macro.
 
Nao era a direcçao que estava a seguir mas tenho de dizer obrigado, era precisamente o proposito da thread!

Vou ler algumas reviews e opinioes sobre essa 150-600 entao. Pelo valor do que vi nos usados, nao consigo encaixar a Canon 100-400 II.

Ponho de lado as 70-200 entao. Como ja tinha dito noutras threads, nao faz sentido (para a minha utilizaçao) trocar a 55-250 por uma 70-200, embora aqui o proposito fosse ficar capaz de usar o extensor.
 
Trocar a 55-250 por 70-200 2.8 (em APS-C) é pela luz e pelo efeito, foi o que eu fiz na altura e é um bom upgrade, mas não serve as necessidades que tens estado a manifestar.

70-200 f/4 em APS-C, sinceramente, acho questionável. Não é uma abertura impressionante, a 55-250 também faz f/4 no lado curto…enfim, eu não sinto que seja um upgrade completo.

Tem atenção às reviews, pois existem duas versões da Sigma 150-600. Nós temos estado a falar da Contemporary.
Depois com a dock ainda deve dar para personalizar algumas definições de estabilização e coisas assim, além de acertar a focagem.
 
Back
Topo