Nova TV Vodafone - panfleto

Nunca tive a oportunidade de comparar a qualidade de imagem da difusão de canais TV nas varias plataformas de fibra que por ai andam.
Vodafone, Nos e Meo.

Não sei qual é o melhor ou se são todos muito semelhantes.

Por exemplo a Meo Satélite é um bocado bera.
Baseia se em codecs da norma MPEG-2.
Suponho que apertam bastante o bitrate para minimizar largura de banda no satélite.
Pixelagem e outros artefactos digitais é coisa que não falta na imagem

Por exemplo a TDT cá em Portugal tem uma qualidade de imagem muito boa mas no caso usa um Codec bem mais recente e evoluido, baseado na norma MPEG-4 o H.264.
Suponho que o bitrate para um canal SD anda na casa dos 2Mb/s

Alguém tem informação técnica sobre o que se passa no serviço TV fibra?
 
Nunca tive a oportunidade de comparar a qualidade de imagem da difusão de canais TV nas varias plataformas de fibra que por ai andam.
Vodafone, Nos e Meo.

Não sei qual é o melhor ou se são todos muito semelhantes.

Por exemplo a Meo Satélite é um bocado bera.
Baseia se em codecs da norma MPEG-2.
Suponho que apertam bastante o bitrate para minimizar largura de banda no satélite.
Pixelagem e outros artefactos digitais é coisa que não falta na imagem

Por exemplo a TDT cá em Portugal tem uma qualidade de imagem muito boa mas no caso usa um Codec bem mais recente e evoluido, baseado na norma MPEG-4 o H.264.
Suponho que o bitrate para um canal SD anda na casa dos 2Mb/s

Alguém tem informação técnica sobre o que se passa no serviço TV fibra?
Tenho ideia que o MEO SAT funciona em MPEG 4 era inclusivamente a grande vantagem face a ZON que devido as powerbox ainda usava o MPEG 2 e mais transponders para o memo numero de canais.

Eu com a minha primeira box MEO tinha muito boa imagem via HDMI mas péssima via SCART. A segunda piorou ligeiramente por hdmi mas melhorou bastante por SCART.

A forca do sinal esta boa ou muito boa e a qualidade esta em 100% ?
 
Tenho ideia que o MEO SAT funciona em MPEG 4 era inclusivamente a grande vantagem face a ZON que devido as powerbox ainda usava o MPEG 2 e mais transponders para o memo numero de canais.

Eu com a minha primeira box MEO tinha muito boa imagem via HDMI mas péssima via SCART. A segunda piorou ligeiramente por hdmi mas melhorou bastante por SCART.

A forca do sinal esta boa ou muito boa e a qualidade esta em 100% ?

Tens a certeza que o MEO sat é em MPEG-4 ?
Tens alguma documentação técnica sobre isso?
Eu não ando assim muito actualizado sobre a matéria mas as emissões Sat mesmo em Free-to-air eram em MPEG 2

Alias o MPEG 4 em DVB é uma novidade.
Portugal por ex com a TDT é pioneiro ao introduzir uma norma baseada no codec H264.
A maior das TV no mercado nacional quando já havia sinal TDT nem seuqer tinham descodificador para MPEG-4 apenas MPEG-2

Quanto à questão do HDMI e do SCART.
Em HDMI não devias ter alteração da qualidade a menos que tivesse havido alterações na codificação dos streams.
No SCART bem isso aí é sempre uma maravilha porque desde logo a conversão D/A é uma coisa muito sensível e se não tiveres electrónica de alta qualidade o sinal analógico é sempre um pouco sofrível.
Mas depois ainda degradas mais a situação porque ao alimentares um LCD por SCART ele vai novamente converter A/D. Estas conversões em cadeia só podem resultar numa grande porcaria. O melhor resultado que podes obter é por componentes.

O SCART na realidade só mesmo para alimentar CRTs
 
Última edição:
Tens a certeza que o MEO sat é em MPEG-4 ?
Tens alguma documentação técnica sobre isso?
Eu não ando assim muito actualizado sobre a matéria mas as emissões Sat mesmo em Free-to-air eram em MPEG 2

Alias o MPEG 4 em DVB é uma novidade.
Portugal por ex com a TDT é pioneiro ao introduzir uma norma baseada no codec H264.
A maior das TV no mercado nacional quando já havia sinal TDT nem seuqer tinham descodificador para MPEG-4 apenas MPEG-2

Quanto à questão do HDMI e do SCART.
Em HDMI não devias ter alteração da qualidade a menos que tivesse havido alterações na codificação dos streams.
No SCART bem isso aí é sempre uma maravilha porque desde logo a conversão D/A é uma coisa muito sensível e se não tiveres electrónica de alta qualidade o sinal analógico é sempre um pouco sofrível.
Mas depois ainda degradas mais a situação porque ao alimentares um LCD por SCART ele vai novamente converter A/D. Estas conversões em cadeia só podem resultar numa grande porcaria. O melhor resultado que podes obter é por componentes.

O SCART na realidade só mesmo para alimentar CRTs

Verifica este site -> http://www.lyngsat.com/Hispasat-1D-1E.html
E verás que o meo transmite em mpeg4
 
Talvez seja mais nesta onda: https://www.youtube.com/watch?v=X0NdSK2u4KM
E datas para a mudança, alguém sabe?

Ela no vídeo diz que o que estão a apresentar é uma demo do que poderá a vir a ser o mediaroom dentro de 3 a 4 anos!! Não acredito que seja uma mudança assim tão radical!

Eu já não me importava mesmo nada que ficasse igual ao MEO mas em cinza e vermelho! :D Com as mesmas funcionalidades de gravação de séries, pesquisas etc...

Nandeco, podes adiantar alguma coisa em relação a funcionalidades? (gravações de séries por temporada, pesquisa, gravações automáticas, etc)

Obrigado!!
 
Tens a certeza que o MEO sat é em MPEG-4 ?
Tens alguma documentação técnica sobre isso?
Eu não ando assim muito actualizado sobre a matéria mas as emissões Sat mesmo em Free-to-air eram em MPEG 2

Sim, o MEO sempre usou MPEG4 por satélite, tanto nos SD como nos HD. E nalguns canais o audio em vez de ser MPEG é AAC.

E não é preciso documentação técnica nenhuma para saber isso.
 
[O_o];11584828 disse:
Sim, o MEO sempre usou MPEG4 por satélite, tanto nos SD como nos HD. E nalguns canais o audio em vez de ser MPEG é AAC.

E não é preciso documentação técnica nenhuma para saber isso.

Então é preciso o quê para saber?

Eu quando me referi há MEO sat de facto esqueci-me que se tratava de um serviço com poucos anos e portanto até faz sentido que seja MPEG-4.
Isso até está documentado no site indicado pelo Gambosino.

Quando escrevi o meu outro post estava a pensar no serviço com mais tempo de existência que no fundo também era da PT ,a TV cabo, que mais recentemente passou a ZON e agora NOS, e de facto vendo o que esta documentado eles continuam com a norma DVB-S o que corrobora a ideia que tinha da emissão em MPEG-2 .
Pronto, quanto ao MEO cometi gafe.

De qualquer forma estava curioso quanto ao bitrate que a MEO usa no sat ou mesmo o da ZON apesar de ser em MPEG-2
O da MEO ser inferior ao da TDT cá em Portugal, já que a imagem da TDT é bem superior.


Sou levado então a concluir que a Meo apresenta melhor qualidade de imagem na TV sat que a Zon. É verdade?


Mas a minha questão inicial mantém-se.
Qual a codificação que os operadores de fibra em Portugal usam na transmissão TV?
Qual dos operadores tem TV com melhor qualidade de imagem?


Será que todos usam MPEG -4 e os bitrates são comparáveis aos da TDT ?
 
Última edição:
Back
Topo