Nova utilizadora de Mac - Perguntas

vsc7

Membro
olá pessoal! finalmente mudei-me para mac e recebi o meu ontem... ainda não estou mt habituada a isto mas com o tempo lá vai... para já gostava de vos fazer umas perguntas (que podem ser estúpidas mas pronto) e vocês pudessem responder agradecia (:

1. Onde está a tecla de delete?? (LOL)
2. Como é que faço para fechar programas q entretanto abri mas quero fechar definitavamente pq nao vou + usa-los enqnto tou c o portatil ligado?
3. instalei o firefox e sempre q o abro aparece uma coisinha branca do firefox no ambiente de trabalho (ou secretaria), há maneira de ela desaparecer?
4. não há iWork em Português? pirataria é pa esqecer em mac ou dá para fazer como nos pc's? :007:
5. No calendário não sabem de nenhuma maneira de por um acontecimento fixo? ou seja, quero por lá os aniversários, mas queria que por exemplo dia 1 de Outubro de 2008 e dia 1 de Outubro de 2009, e 2010 e etc aparecesse sempre ''aniversário de xis''
6. instalei um programa de edição de imagem 'xee' e não consigo abri-lo, é normal? ou estou a fazer alguma coisa errada? :x

Desculpem a maçada :wow:
 
1. Onde está a tecla de delete?? (LOL)
maçã (tecla command)+backspace (tecla <-)
2. Como é que faço para fechar programas q entretanto abri mas quero fechar definitavamente pq nao vou + usa-los enqnto tou c o portatil ligado?
na janela que queres fechar fazer maçã+Q ou alt+tab, selecionas a que queres e sem tirar um dedo do alt, carregar em Q. E depois tens o force quit, mas esse não aconselho, é apra quando encravam.
3. instalei o firefox e sempre q o abro aparece uma coisinha branca do firefox no ambiente de trabalho (ou secretaria), há maneira de ela desaparecer?
uma "drive" externa com o nome dele? sim, ejecta-a, após a instalação estar feita só serve se o quiseres instalar por cima.
4. não há iWork em Português? pirataria é pa esqecer em mac ou dá para fazer como nos pc's? :007:
Isso... não sei. E quanto à pirataria, neste forum não lhe damos assistencia, pelo que não falarei disso.
5. No calendário não sabem de nenhuma maneira de por um acontecimento fixo? ou seja, quero por lá os aniversários, mas queria que por exemplo dia 1 de Outubro de 2008 e dia 1 de Outubro de 2009, e 2010 e etc aparecesse sempre ''aniversário de xis''
isso não sei, mas mesmo que não dê (creio que não) haverão aplicações para isso.
6. instalei um programa de edição de imagem 'xee' e não consigo abri-lo, é normal? ou estou a fazer alguma coisa errada? :x
Talvez, como o instalaste? (e chama-se mesmo xee?)
 
Última edição:
olá pessoal! finalmente mudei-me para mac e recebi o meu ontem... ainda não estou mt habituada a isto mas com o tempo lá vai... para já gostava de vos fazer umas perguntas (que podem ser estúpidas mas pronto) e vocês pudessem responder agradecia (:

1. Onde está a tecla de delete?? (LOL)
2. Como é que faço para fechar programas q entretanto abri mas quero fechar definitavamente pq nao vou + usa-los enqnto tou c o portatil ligado?
3. instalei o firefox e sempre q o abro aparece uma coisinha branca do firefox no ambiente de trabalho (ou secretaria), há maneira de ela desaparecer?
4. não há iWork em Português? pirataria é pa esqecer em mac ou dá para fazer como nos pc's? :007:
5. No calendário não sabem de nenhuma maneira de por um acontecimento fixo? ou seja, quero por lá os aniversários, mas queria que por exemplo dia 1 de Outubro de 2008 e dia 1 de Outubro de 2009, e 2010 e etc aparecesse sempre ''aniversário de xis''
6. instalei um programa de edição de imagem 'xee' e não consigo abri-lo, é normal? ou estou a fazer alguma coisa errada? :x

Desculpem a maçada :wow:


1. fn (tecla no canto inferior esquerdo) + backspace (setinha por cima do enter)

2. Já foi respondido. Em alternativa podes carregar no botão do lado direito do rato em cima do icon na dock e carregar em Quit.

3 e 4 também ja foram respondidas.

5. Seleccionas o evento e tem uma opção que diz Repeat e aí escolhes every year.

6. Não te posso ajudar porque desconheço o programa.



cumps
 
1 — "fn + backspace" se for para fazer delete a letras (por exemplo) ou "command + backspace" se for para apagar ficheiros.

2 — Já respondida.

3 — Já respondida.

4 — Já respondida.

5 — Podes mandar repetir eventos ou, no caso de aniversários, insere-os nos dados das pessoas na Address Book e aparecerão no iCal.

6 — Estás a fazer alguma coisa errada mas não sei qual. Dado o problema que tinhas com o Firefox, não sei se saberás instalar programas…
 
Pequena coisa, acho que ela não está a instalar o programa. Ela simplesmente sacou o .dmg e então abre-o de cada vez que quer usar o programa, daí aparecer a drive no ecrã.
Para instalares o programa, depois de montares o .dmg vai-te aparecer a aplicação que tens de arrastar para a pasta das aplicações (ou outra que queiras ) .
 
Obrigada :D
acho q já consegui resolver maior parte das coisas.. só a agenda é q dá mt trablho tar a fazer isso x)
tenho alguns ficheiros no meu disco externo com extensão .rar, nao abrem no mac. ha algum programa para isso? fiz uma pesqisa no google e até saqei uma aplicacao mas acho q nao serve para nada doq eu qero, chama-se ''ClamXav''.
Qnto ao outro programa, o 'xee', chama-se msmo isso e agra qero desintala-lo, é so arrastar pa reciclagem?
 
Última edição:
tenho alguns ficheiros no meu disco externo com extensão .rar, nao abrem no mac. ha algum programa para isso? fiz uma pesqisa no google e até saqei uma aplicacao mas acho q nao serve para nada doq eu qero, chama-se ''ClamXav''.
nunca ouvi falar desse programa... mas acho que se costuma usar o UnRarX (e o stuffit, mas não deve ser uma aplicação livre, estou habituado que a tenham é nos Mac's de trabalho com que trabalho; e não tenho mac's meus)
Qnto ao outro programa, o 'xee', chama-se msmo isso e agra qero desintala-lo, é so arrastar pa reciclagem?
sim, onde quer que esteja, mas dada a falta de dados manda o ficheiro que tenhas para o lixo e dá uma olhada na pasta dos programas não vá lá estar.

Falaste que era de edição de imagem... para isso e dentro de software livre tenta o gimp.
 
atuomaticamente mas tens que activar o "calendário" chamado aniversaries... no ical (não tenho aqui o mac por isso é um pouco mais difícil)
 
Última edição:
[PT]latrine;3616465 disse:
atuomaticamente mas tens que activar o "calendário" chamado aniversaries... no ical (não tenho aqui o mac por isso é um pouco mais difícil)

É só ir às preferências e activar a opção "Show Birthdays calendar".
 
Back
Topo