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Nova ZON BOX HD - alguns faqs

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por kokotonix, 25 de Maio de 2008. (Respostas: 2437; Visualizações: 377371)

  1. kokotonix

    kokotonix Power Member

    [EDITADO a 11/1/2010] [EDITADO a 11/1/2010]
    Após uns meses valentes achei que deveria actualizar estes faqs que já pecavam por se encontrarem no caminho da obsolescência.

    As referências antigas encontram-se traçadas.

    [Últimas alterações apresentadas a amarelo.

    Junto uma lista de algumas questões e respostas que fui descobrindo ou retirando de outros posts, e que me parece interessante compilar.


    NOTA: Desde o update de firmware de Dezembro de 2009, a maioria das questões resolve-se com a reposição dos parâmetros originais, alteração da frequência para 714000, nova pesquisa de canais e re-agendamento das progrmações (ver o texto).

    Em casos extremos sugiro o seguinte procedimento de limpeza "semi-radical":

    a) Desligar a Zonbox da tomada; premir e manter premido V+ e V-; ligar a zonbox; quando iniciar um contagem sequencial libertar os botões V+ e V-; esperar que a contagem termine e reponha a hora actual no display

    b) Desligar e ligar a Zonbox da tomada;

    c) No menu da avançado da zonbox, repor os parâmetros originais;

    d) Com a box em stand-by premir 4x a tecla amarela;




    Q: Quando ligo a box a primeira vez, após a pesquisa de canais fica o écran negro. É mesmo assim ?
    R: Se for possível mudar de canais (mesmo mantendo o écran negro) e ver os canais de leste (que estão no final da grelha), então garantir que o cartão está correctamente colocado (aparece a mensagem "not paired card"), sintonizar na RTP1 e esperar - a minha box demorou 3h30 a parear o cartão (ou até que a ZON fizesse o broadcast).


    Q: Liguei a box pela primeira vez e recebo a mensagem "not paired sim card".
    R: Ver resposta acima.



    Resolvido com o update de firmware de Dezembro de 2009.
    A ventoinha desliga uns 10 minutos após entrar em stand-by e se não estiver a gravar.
    Q: A box fica sempre com a ventoinha a funcionar. Mesmo em stand-by.
    R: Pois fica.



    Q: As letras dos menus em modo SCART são ilegíveis, mas em modo HDMI são excelentes.
    R:
    a) Nos televisores de plasma Panasonic (os que testei), deve usar a SCART 1 e a ficha HDMI 2. Se assim fizer, pode ver SDTV via SCART e HDTV via HDMI --> SEM QUALQUER CORRUPÇÃO DOS MENUS !!!
    b) Usar o comando da TV para comutar para HDMI, esperar pela imagem e voltar a comutar para SCART.
    c) Ao voltar a comutar a TV para scart para ver SDTV, desligar e voltar a ligar a box no comando.
    d) Em televisores em que nenhumas das alternativas funcione, para ver os menus correctamente em modo SCART basta desligar o cabo HDMI - o efeito é imediato !

    Aparentemente este problema está resolvido com a versão actual de firmware (escrevo estas linhas a 1/7/2011).


    Q: O GUIA não funciona !
    a) Com a BOX em stand-by, pressionar 4x a tecla amarela - esperar pelo soft reset;



    Q: Tenho o relógio atrasado.
    R: Basta ligar a box num canal durante os segundos e voltar a desligar (no comando)



    Q: Durante a actualização de software o écran fica negro. O que devo fazer ?
    R: Esperar! Pode demorar 5 minutos.
    Durante a actualização do software, o écran fica negro mas o display da box mostra uma contagem de 00 a 99 (%).
    Durante a actualização do nagraguide, o écran e o display ficam ambos negros.
    As duas actualizações demorarm cerca de 5 minutos cada.


    Q: Só tenho 2 ou 3 gravações mas o sistema já diz que tenho 00% de espaço livre em disco !
    R: Assumindo que as gravações não se aproximam das 90h (no meu caso ocupavam cerca de 15 minutos), então basta não fazer nada. Passadas umas horas o sistema já reportará correctamente o espaço livre em disco.


    Resolvido Problema que voltou
    Q: As gravações HD são muitas vezes reproduzidas com o audio assíncrono sempre que se pausa e re-inicia uma reprodução.
    R: A única solução que encontrei passa por pressionar STOP e seleccionar "continuar a ver" a partir do menu apresentado.



    RESOLVIDO
    Q: Ao tentar fazer pausa na emissão em directo, o écran fica preto. Não é possível andar para trás com a emissão e só se pode ver emissão em directo.
    R: Por a box em stand-by, carregar 4 vezes na tecla amarela e esperar.



    Q: O Mosaico não funciona
    R: Segundo o SAC da ZON ficará a funcionar com uma das próximas actualizações de firmware.


    Q: Não consigo indicar a frequência de uma gravação (diária, semanal, etc.).
    R: Vide resposta anterior caso a gravação de séries não sirva as necessidades.


    Q: O audio digital não funciona nem com o cabo óptico nem com o coaxial.
    R: De momento apenas funciona em MPEG2 audio, o qual é suportado por poucos amplificadores. O SAC da ZON garante que a saída passará a ser compatível AC-3 numa das próximas actualizações.
    [Agradecimentos a IceCream]


    Q: A publicidade da ZON diz que se pode gravar até 200h (e disco de 250GB), mas a box que me deram é de 160 GB e só grava até 90h (de acordo com o manual).
    R: Contactem o SAC a reclamar.
    Ir-vos-ão sugerir deslocar a uma loja para fazer a troca das caixas.
    Sugestão: Telefonem para a loja antes de lá irem, pois correm o risco de lá chegar e não terem boxes para troca.


    Q: Existe forma de transferir para fora da box as gravações que efectuei?
    R: Não é possível aceder directamente aos ficheiros gravados pela box (pelo menos oficialmente). Já foram efectuados portscans na interface de rede da box e o único serviço disponível é o portal de administração da gateway, pelo que não existe nenhum serviço de FTP ou partilha de ficheiros disponível. A única forma é mesmo a tradicional: pôr a gravação a correr e usar um gravador de DVD ou VHS externo (com bastante perda de qualidade devido às várias conversões digital<->analógico que acontecem durante o processo).
    [Agradecimentos a Wonderm00n]


    Q: Sou cliente SPORTV mas a box diz que tenho o SPORTV HD bloqueado!
    R: Basta telefonar para o SAC da ZON que fica logo a funcionar.


    Q: Às vezes a box encrava. Para resolver o problema é necessário desligar a box e voltar a ligar.
    R: Sempre que a box funcionar, pode por em stand-by e carregar 4 vezes na tecla amarela.
    Em alternativa terá que desligar da tomada e eléctrica e voltar a ligar.


    Q: A Box emite como AP no canal 11 e ESSID Thomson. Após ligar-me a esta rede, verifico que há um portal de configuração em http://192.168.0.1, qual o login e password ?
    R: Login (em branco), Password: admin


    Q: Dá para aceder à net através da box ?
    R: Sim. Mas ainda não ! Só um dia que a ZON o queira.


    Q: Como Repor os parametros originais da BOX ?
    R: Se tal for necessário, basta ir a:
    Menu --> ZON BOX --> pin 1234[OK] --> Configurações Avançadas --> "Repor parametros originais" --> Confirmar.


    Q: Quais o parâmetros de sinal ideais para utilização da box ?
    R: Menu --> ZON BOX --> pin 1234[OK] --> Configurações Avançadas --> "Pesquisa de Canais" --> "Configurações Avançadas dos parâmetros de sinal" --> Confirmar
    Seleccionar:
    Rede: 42833 (Poderá variar consoante a V/ localização geográfica)
    Frequência: 714000
    Symbol rate: 6875
    Modulação: 64QAM


    Q: Quando ligo a box o écran fica negro.
    R: Basta repor os parâmetros originais, acertar os parâmetros de sinal e procurar de novo os canais. (ver acima como fazer).




    Q: A box não grava, ou diz que está a gravar mas não há programas para ver:
    R: Basta repor os parâmetros originais, acertar os parâmetros de sinal e procurar de novo os canais. (ver acima como fazer)




    Q: O Video on demand não funciona (botão VOD ou botão vermelho). A box responde sempre com o erro 7xx (setecentos e qualquer coisa).
    R: Uma das prováveis razões pode-se prender com a falta de retorno: O VOD da ZONBOX é um serviço que necessita de bidireccionalidade - a box tem que "falar" de volta para a ZON.
    Alguns splitters / derivadores de TV têm "TAPs" (saídas) "one way" (um sentido).
    Devemos verificar se é o caso. Se assim for, ou troca-se de saída por uma que seja bidireccional, ou trocar-se de splitter.




    Q1: Alguns programas agendados desaparecem da lista de "agendamentos"
    ou
    Q2: A BOX não identifica um novo episódio de uma série

    R: creio que a box se terá baralhado com o agendamento das séries (ainda ontem tinha 3 séries do Stargate Universe T2 na lista de prioridades). Para ambos os problemas encontrei um método de resolução - é uma chatice mas parece que funciona:

    a) "parar" o agendamento de todas as séries;
    b) apagar todos os agendamentos manuais;
    c) usar o procedimento de limpeza descrito no inicio do post.
    d) refazer o agendamento das séries 1 a 1 (não adicionar outra série enquanto os episódios da actual não tiverem sido todos identificados na lista de agendamentos;
    e) repor os agendamentos manuais.

     
    Última edição: 1 de Julho de 2011
  2. Com a box a trabalhar 24 h por dia, vamos ter uma linda conta de electricidade para pagar.
    Para já não falar no rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr que aquilo tá sempre a fazer.
    Não temos uma box manhosa, temos é uma box ranhosa!
     
  3. jo_Ny

    jo_Ny Power Member

    Mas se a desligarmos mesmo da ficha, depois demora muito a arrancar??

    Se não estivermos satisfeitos e quisermos voltar a powerbox antiga, podemos??
     
  4. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Por lei podes devolver todo o equipamento até 15 dias depois da aquisição, se não ficares satisfeito.
     
  5. OnTheNet

    OnTheNet Mestre BOINC

    ai a mania das leis e praticas comerciais...
     
  6. roger_pt

    roger_pt Power Member

    Já agora, dá para gravar dois canais ao mesmo tempo?
     
  7. fmatos

    fmatos Moderador
    Staff Member

    Não.
     
  8. kokotonix

    kokotonix Power Member

    Não é bem assim.
    PAra compras efectuadas remotamente (por telefone ou internet) é obrigatório o periodo de reflexão (15 dias).
    NO entanto, uma vez que efectuámos o levantamento do equipamento na loja, já não se considera que a compra foi efectuada remotamente e a ZON, caso assim o entenda, pode recusar a devolução - mas tenho a certeza q não o farão (basta falarem no MEO que eles tremem logo).

    Já agora, os hipermercados, aceitam as trocas e devoluções apenas por questões de marketing e concorrência.
     
  9. joaocb40

    joaocb40 Power Member

    Contráriamente ao que dizem no site, o SCART não tem s-video (SVHS), apenas tem video composto (CVBS) e RGB. A anterior box tinha s-video por SCART.
     
  10. kokotonix

    kokotonix Power Member

    Pode-se programar ou gravar um canal para visionar posteriormente.
    Simultaneamemte, o canal que estamos a ver no momento, está sempre a ser gravado para uma memória temporária até 90 minutos. Mas não fica guardado para mais tarde e assim que se muda de canal perde-se a gravação temporária para começar uma nova.

    Ou seja, a respota é SIM. Mas...
     
  11. MANAGER

    MANAGER Banido

    O periodo de reflexão é usado em todo o tipo de contratos , apenas foi colocado nas vendas à distancia a pouco tempo nas vendas em lojas já existe a muito tempo e em qualquer loja temos 15 dias por lei , embora haja lojas que deêm mais tempo que isso por marketing.
     
  12. kokotonix

    kokotonix Power Member

    S-VIDEO não é SVHS !

    CVBS é video composto - 1 único sinal para a 3 cores (RGB) moduladas em simultâneo,
    S-video - separa luminância e crominância
    RGB - separa todas as cores.

    È verdade que a scart não tem svideo, mas RGB é melhor!
    Svideo apenas poderá ter sentido para ver filmes através de uma playstation, com qualidade, e sem o ecran verde do RGB.
     
  13. kokotonix

    kokotonix Power Member

    Não é verdade! Os 15 dias na loja não são obrigatórios por lei!

    Retirado de outro post deste site:
    (Dec.Lei 143/2001 de 26 de Abril) chama-se Periodo de Reflexão, mas só se aplica nas vendas à distância, ou seja, nos produtos que compras por catálogo ou online. E não os podes abrir ou utilizar para exerceres esse direito de reflexão.
     
    Última edição: 25 de Maio de 2008
  14. kokotonix

    kokotonix Power Member

    E um link para o Dec. Lei:

    http://www.citiap.gov.pt/documentos/DL143_2001.pdf
     
  15. joaocb40

    joaocb40 Power Member

    Então o que é SVHS? Com a powerbox antiga quando eu selecionava "SVHS" na box o meu CRT Sony identifica o sinal como sendo s-video. 8|

    Em relação à questão RGB vs. s-video, é óbvio que RGB é melhor mas acontece que na minha velhota apenas um ficha scart tem RGB e essa está ocupada com o DVD, as restantes apenas suportam video composto e s-video, por isso é que o s-video faz falta. :(

    Mas pronto, prá semana já tenho o novo LCD e este problema fica ultrapassado.
     
    Última edição: 25 de Maio de 2008
  16. kokotonix

    kokotonix Power Member

    SVHS foi uma norma lançada no final da década de 90 para permitir gravar cassetes em VHS com melhor resolução.
    Para tirar o máximo aproveitamento desta norma foram utilizadas fichas SVIDEO em que a modulação de luminância e crominância vêm separadas.
    Ou seja um usa-se por causa do outro mas não são a mesma coisa.

    Em relação à tua limitação, sugiro-te que ligues a BOX ao DVD pela ficha de pass-trough (no meu SONY é na Linha 3). SE o DVD estiver com o output em RGB também aceitará o pas-trough em RGB.
    PAra não teres ruidos nem perdas, os 2 cabos SCART devem ser de boa qualidade.
     
  17. Akil3x

    Akil3x Power Member

    Bem vou colocar aqui uma questao que ainda nao foi abordada, é a seguinte:

    Eu tentei ligar o audio da box zon HD por OPTICO ou COXIAL e nenhuma delas da som (qual o motivo???)

    Algum de voces ficou com a box que eles fazem propaganda 200h ????? onde??? 250gb???

    Agradexo e cumprimentos pa tds voces ;)

    Tirando isso ate temos uma boa box ;)
     
  18. joaocb40

    joaocb40 Power Member

    Obrigado, vou então fazer isso. Os cabos são QED, o da box é "full-wired" e o do DVD é "RGB Only".

    Akil3x,
    Na minha as ligação áudio, tanto a óptica como coaxial, não são perbidas pelo meu receiver marantz.
    A box que tenho só dá para 90 horas.
     
    Última edição: 25 de Maio de 2008
  19. strikereg

    strikereg Power Member

    Um user reportou que o SAC assume que as saídas opticas não estão a funcionar e que estarão depois de uma actualização do firmware na próxima semana.

    O mesmo para o GuiaTV e Mosaico.
     
  20. kokotonix

    kokotonix Power Member

    A questão do guia e do mosaico já estavam comentadas no post que dá origem a este tópico.
    Em relação ao audio, vou actualizar o post inicial.

    obrigado
     

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