1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nova ZON BOX HD - alguns faqs

Discussão em 'ZON (Arquivo)' iniciada por kokotonix, 25 de Maio de 2008. (Respostas: 2437; Visualizações: 377371)

1. kokotonix

kokotonix Power Member

[EDITADO a 11/1/2010] [EDITADO a 11/1/2010]
    Após uns meses valentes achei que deveria actualizar estes faqs que já pecavam por se encontrarem no caminho da obsolescência.

As referências antigas encontram-se traçadas.

[Últimas alterações apresentadas a amarelo.

Junto uma lista de algumas questões e respostas que fui descobrindo ou retirando de outros posts, e que me parece interessante compilar.

NOTA: Desde o update de firmware de Dezembro de 2009, a maioria das questões resolve-se com a reposição dos parâmetros originais, alteração da frequência para 714000, nova pesquisa de canais e re-agendamento das progrmações (ver o texto).

Em casos extremos sugiro o seguinte procedimento de limpeza "semi-radical":

a) Desligar a Zonbox da tomada; premir e manter premido V+ e V-; ligar a zonbox; quando iniciar um contagem sequencial libertar os botões V+ e V-; esperar que a contagem termine e reponha a hora actual no display

b) Desligar e ligar a Zonbox da tomada;

c) No menu da avançado da zonbox, repor os parâmetros originais;

d) Com a box em stand-by premir 4x a tecla amarela;

Q: Quando ligo a box a primeira vez, após a pesquisa de canais fica o écran negro. É mesmo assim ?
    R: Se for possível mudar de canais (mesmo mantendo o écran negro) e ver os canais de leste (que estão no final da grelha), então garantir que o cartão está correctamente colocado (aparece a mensagem "not paired card"), sintonizar na RTP1 e esperar - a minha box demorou 3h30 a parear o cartão (ou até que a ZON fizesse o broadcast).

Q: Liguei a box pela primeira vez e recebo a mensagem "not paired sim card".
    R: Ver resposta acima.

Resolvido com o update de firmware de Dezembro de 2009.
    A ventoinha desliga uns 10 minutos após entrar em stand-by e se não estiver a gravar.
    Q: A box fica sempre com a ventoinha a funcionar. Mesmo em stand-by.
    R: Pois fica.

Q: As letras dos menus em modo SCART são ilegíveis, mas em modo HDMI são excelentes.
    R:
    a) Nos televisores de plasma Panasonic (os que testei), deve usar a SCART 1 e a ficha HDMI 2. Se assim fizer, pode ver SDTV via SCART e HDTV via HDMI --> SEM QUALQUER CORRUPÇÃO DOS MENUS !!!
    b) Usar o comando da TV para comutar para HDMI, esperar pela imagem e voltar a comutar para SCART.
    c) Ao voltar a comutar a TV para scart para ver SDTV, desligar e voltar a ligar a box no comando.
    d) Em televisores em que nenhumas das alternativas funcione, para ver os menus correctamente em modo SCART basta desligar o cabo HDMI - o efeito é imediato !

Aparentemente este problema está resolvido com a versão actual de firmware (escrevo estas linhas a 1/7/2011).

Q: O GUIA não funciona !
    a) Com a BOX em stand-by, pressionar 4x a tecla amarela - esperar pelo soft reset;

Q: Tenho o relógio atrasado.
    R: Basta ligar a box num canal durante os segundos e voltar a desligar (no comando)

Q: Durante a actualização de software o écran fica negro. O que devo fazer ?
    R: Esperar! Pode demorar 5 minutos.
    Durante a actualização do software, o écran fica negro mas o display da box mostra uma contagem de 00 a 99 (%).
    Durante a actualização do nagraguide, o écran e o display ficam ambos negros.
    As duas actualizações demorarm cerca de 5 minutos cada.

Q: Só tenho 2 ou 3 gravações mas o sistema já diz que tenho 00% de espaço livre em disco !
    R: Assumindo que as gravações não se aproximam das 90h (no meu caso ocupavam cerca de 15 minutos), então basta não fazer nada. Passadas umas horas o sistema já reportará correctamente o espaço livre em disco.

Resolvido Problema que voltou
    Q: As gravações HD são muitas vezes reproduzidas com o audio assíncrono sempre que se pausa e re-inicia uma reprodução.
    R: A única solução que encontrei passa por pressionar STOP e seleccionar "continuar a ver" a partir do menu apresentado.

RESOLVIDO
    Q: Ao tentar fazer pausa na emissão em directo, o écran fica preto. Não é possível andar para trás com a emissão e só se pode ver emissão em directo.
    R: Por a box em stand-by, carregar 4 vezes na tecla amarela e esperar.

Q: O Mosaico não funciona
    R: Segundo o SAC da ZON ficará a funcionar com uma das próximas actualizações de firmware.

Q: Não consigo indicar a frequência de uma gravação (diária, semanal, etc.).
    R: Vide resposta anterior caso a gravação de séries não sirva as necessidades.

Q: O audio digital não funciona nem com o cabo óptico nem com o coaxial.
    R: De momento apenas funciona em MPEG2 audio, o qual é suportado por poucos amplificadores. O SAC da ZON garante que a saída passará a ser compatível AC-3 numa das próximas actualizações.
    [Agradecimentos a IceCream]

Q: A publicidade da ZON diz que se pode gravar até 200h (e disco de 250GB), mas a box que me deram é de 160 GB e só grava até 90h (de acordo com o manual).
    R: Contactem o SAC a reclamar.
    Ir-vos-ão sugerir deslocar a uma loja para fazer a troca das caixas.
    Sugestão: Telefonem para a loja antes de lá irem, pois correm o risco de lá chegar e não terem boxes para troca.

Q: Existe forma de transferir para fora da box as gravações que efectuei?
    R: Não é possível aceder directamente aos ficheiros gravados pela box (pelo menos oficialmente). Já foram efectuados portscans na interface de rede da box e o único serviço disponível é o portal de administração da gateway, pelo que não existe nenhum serviço de FTP ou partilha de ficheiros disponível. A única forma é mesmo a tradicional: pôr a gravação a correr e usar um gravador de DVD ou VHS externo (com bastante perda de qualidade devido às várias conversões digital<->analógico que acontecem durante o processo).
    [Agradecimentos a Wonderm00n]

Q: Sou cliente SPORTV mas a box diz que tenho o SPORTV HD bloqueado!
    R: Basta telefonar para o SAC da ZON que fica logo a funcionar.

Q: Às vezes a box encrava. Para resolver o problema é necessário desligar a box e voltar a ligar.
    R: Sempre que a box funcionar, pode por em stand-by e carregar 4 vezes na tecla amarela.
    Em alternativa terá que desligar da tomada e eléctrica e voltar a ligar.

Q: A Box emite como AP no canal 11 e ESSID Thomson. Após ligar-me a esta rede, verifico que há um portal de configuração em http://192.168.0.1, qual o login e password ?
    R: Login (em branco), Password: admin

Q: Dá para aceder à net através da box ?
    R: Sim. Mas ainda não ! Só um dia que a ZON o queira.

Q: Como Repor os parametros originais da BOX ?
    R: Se tal for necessário, basta ir a:
    Menu --> ZON BOX --> pin 1234[OK] --> Configurações Avançadas --> "Repor parametros originais" --> Confirmar.

Q: Quais o parâmetros de sinal ideais para utilização da box ?
    R: Menu --> ZON BOX --> pin 1234[OK] --> Configurações Avançadas --> "Pesquisa de Canais" --> "Configurações Avançadas dos parâmetros de sinal" --> Confirmar
    Seleccionar:
    Rede: 42833 (Poderá variar consoante a V/ localização geográfica)
    Frequência: 714000
    Symbol rate: 6875
    Modulação: 64QAM

Q: Quando ligo a box o écran fica negro.
    R: Basta repor os parâmetros originais, acertar os parâmetros de sinal e procurar de novo os canais. (ver acima como fazer).

Q: A box não grava, ou diz que está a gravar mas não há programas para ver:
    R: Basta repor os parâmetros originais, acertar os parâmetros de sinal e procurar de novo os canais. (ver acima como fazer)

Q: O Video on demand não funciona (botão VOD ou botão vermelho). A box responde sempre com o erro 7xx (setecentos e qualquer coisa).
    R: Uma das prováveis razões pode-se prender com a falta de retorno: O VOD da ZONBOX é um serviço que necessita de bidireccionalidade - a box tem que "falar" de volta para a ZON.
    Alguns splitters / derivadores de TV têm "TAPs" (saídas) "one way" (um sentido).
    Devemos verificar se é o caso. Se assim for, ou troca-se de saída por uma que seja bidireccional, ou trocar-se de splitter.

Q1: Alguns programas agendados desaparecem da lista de "agendamentos"
    ou
    Q2: A BOX não identifica um novo episódio de uma série

R: creio que a box se terá baralhado com o agendamento das séries (ainda ontem tinha 3 séries do Stargate Universe T2 na lista de prioridades). Para ambos os problemas encontrei um método de resolução - é uma chatice mas parece que funciona:

a) "parar" o agendamento de todas as séries;
    b) apagar todos os agendamentos manuais;
    c) usar o procedimento de limpeza descrito no inicio do post.
    d) refazer o agendamento das séries 1 a 1 (não adicionar outra série enquanto os episódios da actual não tiverem sido todos identificados na lista de agendamentos;
    e) repor os agendamentos manuais.

Última edição: 1 de Julho de 2011
  2. Com a box a trabalhar 24 h por dia, vamos ter uma linda conta de electricidade para pagar.
    Para já não falar no rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr que aquilo tá sempre a fazer.
    Não temos uma box manhosa, temos é uma box ranhosa!

3. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Mas se a desligarmos mesmo da ficha, depois demora muito a arrancar??

Se não estivermos satisfeitos e quisermos voltar a powerbox antiga, podemos??

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Por lei podes devolver todo o equipamento até 15 dias depois da aquisição, se não ficares satisfeito.

5. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

ai a mania das leis e praticas comerciais...

6. roger_pt

roger_pt Power Member

Já agora, dá para gravar dois canais ao mesmo tempo?

7. fmatos

fmatos Moderador
    Staff Member

Não.

8. kokotonix

kokotonix Power Member

Não é bem assim.
    PAra compras efectuadas remotamente (por telefone ou internet) é obrigatório o periodo de reflexão (15 dias).
    NO entanto, uma vez que efectuámos o levantamento do equipamento na loja, já não se considera que a compra foi efectuada remotamente e a ZON, caso assim o entenda, pode recusar a devolução - mas tenho a certeza q não o farão (basta falarem no MEO que eles tremem logo).

Já agora, os hipermercados, aceitam as trocas e devoluções apenas por questões de marketing e concorrência.

9. joaocb40

joaocb40 Power Member

Contráriamente ao que dizem no site, o SCART não tem s-video (SVHS), apenas tem video composto (CVBS) e RGB. A anterior box tinha s-video por SCART.

10. kokotonix

kokotonix Power Member

Pode-se programar ou gravar um canal para visionar posteriormente.
    Simultaneamemte, o canal que estamos a ver no momento, está sempre a ser gravado para uma memória temporária até 90 minutos. Mas não fica guardado para mais tarde e assim que se muda de canal perde-se a gravação temporária para começar uma nova.

Ou seja, a respota é SIM. Mas...

11. MANAGER

MANAGER Banido

O periodo de reflexão é usado em todo o tipo de contratos , apenas foi colocado nas vendas à distancia a pouco tempo nas vendas em lojas já existe a muito tempo e em qualquer loja temos 15 dias por lei , embora haja lojas que deêm mais tempo que isso por marketing.

12. kokotonix

kokotonix Power Member

S-VIDEO não é SVHS !

CVBS é video composto - 1 único sinal para a 3 cores (RGB) moduladas em simultâneo,
    S-video - separa luminância e crominância
    RGB - separa todas as cores.

È verdade que a scart não tem svideo, mas RGB é melhor!
    Svideo apenas poderá ter sentido para ver filmes através de uma playstation, com qualidade, e sem o ecran verde do RGB.

13. kokotonix

kokotonix Power Member

Não é verdade! Os 15 dias na loja não são obrigatórios por lei!

Retirado de outro post deste site:
    (Dec.Lei 143/2001 de 26 de Abril) chama-se Periodo de Reflexão, mas só se aplica nas vendas à distância, ou seja, nos produtos que compras por catálogo ou online. E não os podes abrir ou utilizar para exerceres esse direito de reflexão.

Última edição: 25 de Maio de 2008
  14. kokotonix

kokotonix Power Member

E um link para o Dec. Lei:

http://www.citiap.gov.pt/documentos/DL143_2001.pdf

15. joaocb40

joaocb40 Power Member

Então o que é SVHS? Com a powerbox antiga quando eu selecionava "SVHS" na box o meu CRT Sony identifica o sinal como sendo s-video. 8|

Em relação à questão RGB vs. s-video, é óbvio que RGB é melhor mas acontece que na minha velhota apenas um ficha scart tem RGB e essa está ocupada com o DVD, as restantes apenas suportam video composto e s-video, por isso é que o s-video faz falta. :(

Mas pronto, prá semana já tenho o novo LCD e este problema fica ultrapassado.

16. kokotonix

kokotonix Power Member

SVHS foi uma norma lançada no final da década de 90 para permitir gravar cassetes em VHS com melhor resolução.
    Para tirar o máximo aproveitamento desta norma foram utilizadas fichas SVIDEO em que a modulação de luminância e crominância vêm separadas.
    Ou seja um usa-se por causa do outro mas não são a mesma coisa.

Em relação à tua limitação, sugiro-te que ligues a BOX ao DVD pela ficha de pass-trough (no meu SONY é na Linha 3). SE o DVD estiver com o output em RGB também aceitará o pas-trough em RGB.
    PAra não teres ruidos nem perdas, os 2 cabos SCART devem ser de boa qualidade.

17. Akil3x

Akil3x Power Member

Bem vou colocar aqui uma questao que ainda nao foi abordada, é a seguinte:

Eu tentei ligar o audio da box zon HD por OPTICO ou COXIAL e nenhuma delas da som (qual o motivo???)

Algum de voces ficou com a box que eles fazem propaganda 200h ????? onde??? 250gb???

Agradexo e cumprimentos pa tds voces ;)

Tirando isso ate temos uma boa box ;)

18. joaocb40

joaocb40 Power Member

Obrigado, vou então fazer isso. Os cabos são QED, o da box é "full-wired" e o do DVD é "RGB Only".

Akil3x,
    Na minha as ligação áudio, tanto a óptica como coaxial, não são perbidas pelo meu receiver marantz.
    A box que tenho só dá para 90 horas.

19. strikereg

strikereg Power Member

Um user reportou que o SAC assume que as saídas opticas não estão a funcionar e que estarão depois de uma actualização do firmware na próxima semana.

O mesmo para o GuiaTV e Mosaico.

20. kokotonix

kokotonix Power Member

A questão do guia e do mosaico já estavam comentadas no post que dá origem a este tópico.
    Em relação ao audio, vou actualizar o post inicial.

obrigado

Partilhar esta Página