Novamente um Matshita uj-840D

Pryme

Power Member
Pois bem, e assim, o meu portatil citydesk foi recentemente pa o arranjo, por causa da antiga unidade optica k s estragou, e voltou com um leitor Matshita uj-840d. Eu queria formatar o meu pc, mas deparou-s um grand problema, a bios n detecta este Matshita, impossibilitando fazer o boot a partir da drive cd/dvd, mesmo sendo o 1º devide seleccionado... o k e k faço?? como resolvo este problema??
 
Ui... eu tenho esse mesmo leitor/gravador de DVDs e embora funcione razoavelmente bem é super picuinhas com a qualidade dos DVDs e afins.

Tenta remover a drive optica e verifica se tem pó nos contactos! Verifica também se existe alguma bios para resolver esse problema. Se nada disso resultar, telefona para os gajos e pergunta como hás de fazer!!
 
boas

humm dizes q keres formatar.. iso ker dizer q tens o windows instalado certo? se sim a drive aparece no windows? é q se aparece no windows TEM q aparecer na bios..

cumps
 
Quanto a remover a drive optica n o convem fazer, tenho k remover a tampa do portatil, e perdia a garantia. kuanto a bios, ja andei e procura, e ainda n consegui encontrar.... o mais engraçado e k o leitor le e grava bem no ambiente windows, so a bios e k n o detecta, eliminando o boot a partir dele... s calhar e melhor telefonar pa eles.
 
Eu no meu portatil nao necessito de remover tampas para retirar o leitor de cds, é estilo bateria... Pões e tiras como queres!!

Mas tal como tu dizes, se no windows isso tá fixe, procura lá bem nas configs da bios se não tens algo mal configurado!
 
o meu portatil e um pc diferente, ate a propria bateria esta la dentro, so mesmo tirando a tampa s pode tirar alguma coisa...

ja andei na bios a ver as configurações, mas continua a n detectar a drive, so aparece o disco rigido e mais nd...
 
Boas,
Durante o POST da máquina não te aparece nenhuma mensagem que te permita alterar o boot order?
Qualquer coisa como F8 ou ESC. Se não é experimentares (se é que ainda não o fizeste) reiniciar com o CD lá dentro e ver se por qualquer razão mágica ele até pega a unidade óptica para o boot.

Fica bem
 
Ja fiz ixo td, ja configurei o boot pa arrancar a partir do cd mesmo na bios, mas mesmo com o proprio cd la dentro ele passa e arranca com o windows...

ja tive a ver e na bios o IDE Secundary n m detecta nd, ja meti ele a tentar detectar cd/dvd e diz k ATAPI not compatible, n arrancado com o sistema

por fim o que ja fiz foi eliminar todos os boots (disco e outras cenas) deixando so o cd/dvd, n condegue arrancar, dizendo k tenho k definir algo pa fazer o boot
 
Já tive um portátil nas mãos com o mesmo comportamento, funcionava bem no windows, mas quando queria arrancar do CD não consegui. Googlei um pouco e li algures que alguns portateis que trazem o SO numa partição oculta do disco, têm a função de boot desde o CD castrada para evitar a instalação de outros SOs. No meu caso arranquei de uma Floppy USB externa com o disco de arranque win98SE + smartdrv.exe, acedi à pasta i386 do CD e executei winnt para iniciar a instalação. Demorou um pouco mais que o normal, mas correu bem.
 
Back
Topo