1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Novamente um Matshita uj-840D

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Pryme, 26 de Agosto de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1629)

  1. Pryme

    Pryme Power Member

    Pois bem, e assim, o meu portatil citydesk foi recentemente pa o arranjo, por causa da antiga unidade optica k s estragou, e voltou com um leitor Matshita uj-840d. Eu queria formatar o meu pc, mas deparou-s um grand problema, a bios n detecta este Matshita, impossibilitando fazer o boot a partir da drive cd/dvd, mesmo sendo o 1º devide seleccionado... o k e k faço?? como resolvo este problema??
     
  2. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Ui... eu tenho esse mesmo leitor/gravador de DVDs e embora funcione razoavelmente bem é super picuinhas com a qualidade dos DVDs e afins.

    Tenta remover a drive optica e verifica se tem pó nos contactos! Verifica também se existe alguma bios para resolver esse problema. Se nada disso resultar, telefona para os gajos e pergunta como hás de fazer!!
     
  3. Raden

    Raden 1st Folding then Sex

    boas

    humm dizes q keres formatar.. iso ker dizer q tens o windows instalado certo? se sim a drive aparece no windows? é q se aparece no windows TEM q aparecer na bios..

    cumps
     
  4. Pryme

    Pryme Power Member

    Quanto a remover a drive optica n o convem fazer, tenho k remover a tampa do portatil, e perdia a garantia. kuanto a bios, ja andei e procura, e ainda n consegui encontrar.... o mais engraçado e k o leitor le e grava bem no ambiente windows, so a bios e k n o detecta, eliminando o boot a partir dele... s calhar e melhor telefonar pa eles.
     
  5. SwimmerBoy

    SwimmerBoy Folding Member

    Eu no meu portatil nao necessito de remover tampas para retirar o leitor de cds, é estilo bateria... Pões e tiras como queres!!

    Mas tal como tu dizes, se no windows isso tá fixe, procura lá bem nas configs da bios se não tens algo mal configurado!
     
  6. Pryme

    Pryme Power Member

    o meu portatil e um pc diferente, ate a propria bateria esta la dentro, so mesmo tirando a tampa s pode tirar alguma coisa...

    ja andei na bios a ver as configurações, mas continua a n detectar a drive, so aparece o disco rigido e mais nd...
     
  7. O meu thinkpad também tem um desses matshitas na dock exterior e permite-me fazer boot a partir dos cd's/dvd's.
    Não compreendo o pk do teu não dar...
     
  8. cheviabi

    cheviabi Power Member

    Boas,
    Durante o POST da máquina não te aparece nenhuma mensagem que te permita alterar o boot order?
    Qualquer coisa como F8 ou ESC. Se não é experimentares (se é que ainda não o fizeste) reiniciar com o CD lá dentro e ver se por qualquer razão mágica ele até pega a unidade óptica para o boot.

    Fica bem
     
  9. Pryme

    Pryme Power Member

    Ja fiz ixo td, ja configurei o boot pa arrancar a partir do cd mesmo na bios, mas mesmo com o proprio cd la dentro ele passa e arranca com o windows...

    ja tive a ver e na bios o IDE Secundary n m detecta nd, ja meti ele a tentar detectar cd/dvd e diz k ATAPI not compatible, n arrancado com o sistema

    por fim o que ja fiz foi eliminar todos os boots (disco e outras cenas) deixando so o cd/dvd, n condegue arrancar, dizendo k tenho k definir algo pa fazer o boot
     
  10. Nuke

    Nuke Power Member

    Já tive um portátil nas mãos com o mesmo comportamento, funcionava bem no windows, mas quando queria arrancar do CD não consegui. Googlei um pouco e li algures que alguns portateis que trazem o SO numa partição oculta do disco, têm a função de boot desde o CD castrada para evitar a instalação de outros SOs. No meu caso arranquei de uma Floppy USB externa com o disco de arranque win98SE + smartdrv.exe, acedi à pasta i386 do CD e executei winnt para iniciar a instalação. Demorou um pouco mais que o normal, mas correu bem.
     
  11. Pryme

    Pryme Power Member

    obrigado por essa sugestao, mal possa vou experimentar...
     

Partilhar esta Página