Opinião Novas alterações na secção Jogos e Consolas

Pure Anarchy

Moderador
Staff
Em 2015, foi realizada uma reestruturação da secção de Jogos e Consolas, à semelhança do que sucedeu no resto do fórum. Desde então, temos vindo a observar a resposta dos utilizadores, a participação na secção e identificámos algumas situações dignas de registo:

- O sub-fórum Novidades tem funcionado bem no período pré-lançamento, permitindo agregar toda a discussão no mesmo local e criando um novo espaço de discussão para toda a comunidade. No entanto, após o lançamento do jogo levantam-se algumas dificuldades, nomeadamente pela necessidade de transição do tópico do Novidades para outro sub-fórum e a quebra de discussão quando são criados tópicos dedicados a cada plataforma;

- O Jogos - Geral recebeu um boost de actividade, face à sua utilização para a discussão de títulos multiplataforma. Serviu para demonstrar que a comunidade está disposta a discutir os jogos em tópicos generalistas, mesmo quando já existem tópicos dedicados nos sub-fóruns das plataformas;

- A introdução do Novidades e a mudança do Jogos - Geral serviram como teste para a capacidade da comunidade de abandonar as 'bolhas' dos sub-fóruns dedicados às plataformas e participarem nos mesmos espaços conjuntos, independentemente da sua plataforma de eleição. Também reduziram consideravelmente o spam de informação repetida em múltiplos tópicos;

- O fórum não tem actividade nem audiência suficiente para justificar uma segmentação permanente dos conteúdos, especialmente quando temos duas plataformas cujos sub-fóruns têm índices de participação muito reduzidos (Xbox e Nintendo);

- A discussão nos tópicos multiplataformas tem sido satisfatória, sem se verificarem grandes incidentes devido a guerrinhas entre plataformas, ao contrário do que se tinha registado durante a anterior geração de consolas;

- A principal queixa registada nos tópicos de jogos multiplataforma prende-se com a discussão de aspectos técnicos da versão PC, essencialmente nas duas semanas após o lançamento dos jogos mais populares. Quando foi imediatamente criado um tópico para a versão PC esta situação não se verificou, pois a discussão passou a ser realizada nesse tópico;

- A criação de tópicos individuais no caso de jogos multiplataforma, continua a ser contra-producente, visto que a discussão sobre as versões consolas é bastante idêntica e já existe o sub-fórum Comunidade para organizar jogos online entre utilizadores da mesma consola.

Tendo em conta o feedback recolhido, decidimos proceder a algumas mudanças, com vista a optimizar o funcionamento da secção. A reestruturação irá ocorrer durante esta semana.

Assim, a nova estrutura do Jogos e Consolas será a seguinte:

Jogos - Geral
PC Gaming
Console Gaming
(engloba Playstation, Xbox e Nintendo)
Mobile / Social Games
Retro / Legacy / Arcade
Comunidade


A grande mudança passa pela fusão dos sub-fóruns Playstation, Xbox e Nintendo num único sub-fórum dedicado às consolas, de seu nome Console Gaming. Todos os tópicos relacionados com consolas da actual geração passarão a estar disponíveis neste sub-fórum, incluindo os tópicos de jogos.

Com o novo modelo, um jogo multiplataforma disponível para PC e consolas (independentemente da consola), terá dois tópicos: um no PC Gaming, outro no Console Gaming, com os respectivos prefixos. Os tópicos podem ser criados em qualquer momento, não havendo separação com base na data de lançamento.

Os exclusivos seguem a mesma lógica. Um exclusivo PS4 é postado no Console Gaming com o prefixo Playstation, enquanto que um exclusivo PC é postado no PC Gaming.

Os prefixos no Console Gaming dizem respeito apenas às consolas. Logo, um jogo que esteja disponível para PC e Xbox One, terá naturalmente um tópico no sub-fórum PC Gaming e um tópico no sub-fórum Console Gaming (onde estará listado com o prefixo Xbox).

Esta decisão foi tomada para facilitar a filtragem dos tópicos por prefixo e auxiliar os utilizadores a encontrar jogos que apenas estão disponíveis numa consola (mesmo tendo uma versão PC), situação que aparenta ser a norma para jogos publicados pela Microsoft.

Visto que os tópicos de PC e consolas já estão separados, não há necessidade dos prefixos do Console Gaming fazerem referência à versão PC e vice-versa.

Dando alguns exemplos:
- Jogos multiplataforma como o Resident Evil 7, Mass Effect: Andromeda ou Ghost Recon: Wildlands passam a ter dois tópicos: um no PC Gaming (prefixo PC), outro no Console Gaming (prefixo Multi).
- Jogos como o Halo Wars 2 passam a ter um tópico no PC Gaming (prefixo Play Anywhere), outro no Console Gaming (prefixo Xbox).
- Exclusivos de consolas ficam no Console Gaming com o respectivo prefixo, como o The Legend of Zelda: Breath of the Wild (prefixo Nintendo) ou o Horizon: Zero Dawn (prefixo Playstation).

O sub-fórum Novidades será eliminado. Neste modelo não há necessidade de continuar, visto que passamos para um sub-fórum unificado para as consolas, em conjunto com o actual sub-fórum de PC Gaming.

O Jogos - Geral mantém-se para a discussão generalista de temas, mas deixará de ser utilizado para alojar tópicos multiplataforma daqui em diante. Os tópicos multiplataforma que lá estão serão movidos para os locais adequados.

Com estas alterações, procuramos agir sobre as queixas da discussão de PC e consolas estar misturada e eliminar a segmentação das comunidades de consolas, dando um local comum aos utilizadores das consolas para discutirem.

O funcionamento do sub-fórum Comunidade mantém-se igual, podendo ser criado um tópico dedicado a qualquer versão, seja PC ou consolas.

Os links de redireccionamento (Playstation Network, Xbox Live e Nintendo Network) vão passar a estar acessíveis através do sub-fórum Console Gaming, para se manter o redireccionamento automático para os tópicos das plataformas, devidamente filtrados no sub-fórum Comunidade.

Outras notas relevantes:
- As alterações não têm efeitos retroactivos. Não vamos fundir tópicos já existentes, portanto jogos que têm tópicos separados para cada plataforma irão continuar separados.
- O prefixo Play Anywhere será adicionado ao PC Gaming, para salientar os jogos que fazem uso deste sistema (uma cópia do jogo dá acesso às versões Windows 10 e Xbox One, a lista pode ser consultada aqui).
- A vasta maioria dos tópicos que estão nos sub-fóruns Playstation, Xbox e Nintendo serão movidos para o sub-fórum Retro / Legacy / Arcade. Temos mais de 20 mil tópicos nestes sub-fóruns, uma grande percentagem relativos a plataformas que já foram descontinuadas (360, PS3, Wii, PS2, Gamecube, Xbox, PSP e DS). Transitá-los para o novo sub-fórum Console Gaming irá sobrecarregar o mesmo e dificultar a utilização do motor de pesquisa para encontrar tópicos relevantes na actualidade. Apenas serão movidos tópicos com último post anterior a 2013, ou seja, tópicos que já não têm qualquer participação há mais de 4 anos. Como tal, poderão na mesma encontrar tópicos de plataformas descontinuadas que tenham tido actividade depois desse período, assim como tópicos que englobam múltiplas plataformas (por exemplo os tópicos do Destiny e do GTA V que são utilizados para PS3/PS4 e 360/One).
- Os stickies serão utilizados para agrupar os tópicos mais relevantes para cada plataforma e actualizados sempre que necessário.

O post é bastante extenso, mas achamos fundamental explicar o contexto por detrás das alterações que entrarão em vigor nos próximos dias.

A secção de Jogos e Consolas é um projecto em constante evolução, sendo esta a sua próxima iteração. Serão realizados ajustes consoante a resposta da comunidade e o feedback que obtivermos, portanto agradecemos que utilizem este tópico para deixarem os vossos comentários e sugestões.
 
Aqui na Zwame existe uma regra não escrita que diz que tudo o que diz respeito a um jogo deve constar num único tópico dedicado. No entanto, uma secção exclusiva para PC seria desnecessária se um mesmo jogo pudesse ter vários tópicos. Por exemplo:

Overwatch: tópico oficial [Multi]
Overwatch: configurações e desempenho [PC]

Na minha experiência, quem participa num dos fóruns das consolas, participa igualmente nos outros, mas o mesmo não ocorre na secção de jogadores de PC, que usualmente se limitam a este; a extinção do Novidades apenas vai exacerbar essa distância.

Não obstante, as modificações implementadas são positivas.
 
Numa primeira análise, parece-me uma reestruturação com uma configuração interessante e com o propósito da dinamização da secção, e que, ao mesmo tempo pode atenuar a dificuldade sentida no que ocorria na passagem dos jogos do "novidades" para o "geral" e/ou "secções" respetivas, que, como tive oportunidade de indicar estava pouco claro para os membros e gerava algum ruído desnecessário.

A estrutura proposta parece-me interessante numa perspetiva de simplificação nesta dinâmica, pelo que, fico expectante com a sua implementação.

Boa sorte para a mudança e cá estaremos para ajudar, discutir e sugerir as melhorias que possam ser úteis para termos uma secção dinâmica e participativa :)
 
Gostei das mudanças que irão ser feitas.

A minha sugestão prende-se com os prefixos. Dado que os tópicos das três consolas estarão juntos penso que seria vantajoso ser obrigatório colocar um prefixo dado que ás vezes o pessoal sem querer esquece-se de colocar o prefixo, assim poupa-se enganos e trabalho extra.
 
Eu nunca fui muito a favor do tópico na secção novidades, porque muita informação era "perdida" aquando do lançamento do jogo.
No geral parecem-se boas alterações, principalmente se todos os utilizadores ajudarem a manter a secção organizada, quer usando os prefixos correctos, quer especificando a plataforma caso seja um problema especifico da consola em questão, o que não é muito comum, mas pode acontecer.

A ideia do @thendless é boa, mas criava-se um problema no que toca aos prefixos, pois uma vez que a maioria dos exclusivos microsoft são para PC e Xone, estes jogos teriam o prefixo "multi", em vez da "xbox", nos moldes previstos nesta thread.
 
A minha sugestão prende-se com os prefixos. Dado que os tópicos das três consolas estarão juntos penso que seria vantajoso ser obrigatório colocar um prefixo dado que ás vezes o pessoal sem querer esquece-se de colocar o prefixo, assim poupa-se enganos e trabalho extra.

A ideia é que se coloque sempre o prefixo apropriado. Se por acaso alguém se esquecer, basta avisarem o criador do tópico para corrigir, ou então fazer um report do post a pedir a mudança.
 
A ideia é que se coloque sempre o prefixo apropriado. Se por acaso alguém se esquecer, basta avisarem o criador do tópico para corrigir, ou então fazer um report do post a pedir a mudança.

A ideia era mesmo para poupar esse trabalho quer seja à moderação, quer ao resto do pessoal. Até posso estar a ser picuinhas xD.

De resto, acho genial esta mudança. É algo bastante necessário e acho que irá trazer outra dinâmica ao sub-forum.
 
Sempre fui adepto de as coisas ficarem como estavam antes,mas na impossibilidade disso consolidar tudo junto. O ultimo ano e picos mostrou que algumas concessões teriam de ser feitas e a ideia de manter a secção do pc gaming à parte encaixa-se nisso.Pese embora algumas movimentações mais recentes no mercado,consolas=hardware estatico +uma configuração.

No fim de contas o que me interessava é uma "casa" definitiva para cada tópico e nada de misturar noticias/listas e outras coisas do geral com os topicos de jogos.E isso é o que vai acontecer.
 
Acrescentando ao meu primeiro comentário, peço-vos que restrinjam os tópicos em sticky ao mínimo e indispensável. Os membros, na versão actual do fórum, têm ferramentas suficientes para nunca perderem um tópico que lhes interesse, sem este estar destacado.
 
Acrescentando ao meu primeiro comentário, peço-vos que restrinjam os tópicos em sticky ao mínimo e indispensável. Os membros, na versão actual do fórum, têm ferramentas suficientes para nunca perderem um tópico que lhes interesse, sem este estar destacado.

Para clarificar a menção aos stickies no post inicial, vamos apenas colocar um índice para cada plataforma com links para tópicos relevantes e porventura algum tópico que necessite de ser destacado temporariamente.

Quando vão mudar?

Em princípio a mudança será realizada no fim de semana. Esperámos mais alguns dias para dar tempo suficiente à comunidade de se informar sobre as alterações.
 
Para clarificar a menção aos stickies no post inicial, vamos apenas colocar um índice para cada plataforma com links para tópicos relevantes e porventura algum tópico que necessite de ser destacado temporariamente

Não se esqueçam da Vita sff. A comunidade é pequena mas sempre que o tópico chega à primeira página é muito activa. Deixar o tópicoe da Vita ao escorregar das páginas só prejudica a comunidade depois do tombo que levou com a perda do subfórum próprio
 
O que diriam de em vez de continuar a separar os jogos PC das consolas, criar um sub-fórum para questões técnicas e resolução de problemas (seja PC ou consolas), fundindo assim os sub-fóruns das consolas e jogos PC?

Quem só quiser falar sobre um jogo, pode fazê-lo com todos, estejam nas consolas ou PC.

Isto se realmente a principal queixa dos tópicos multiplataforma forem as muitas mensagens de problemas, patches e configurações da versão PC nas primeiras semanas de lançamento.
 
Back
Topo