Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

E hoje perdi a cabeça!!!!

IMG-3350.jpg


Tenho feito "downgrades" ao meu material, ou seja, vendido as máquinas mais recentes e atualmente o meu "topo de gama" é uma Fujifilm X-T2. As lentes mantenho todas! O dinheiro das vendas tem sido guardado para uma X-T5 ou eventual upgrade.

Há muito que andava a querer voltar a usar filme e com uma Médio Formato. Apanhei esta em aparente bom estado e com 2 Back Film para pode andar com 2 rolos diferentes.

Ansioso por começar a usar :)
Excelente! Qualquer dia vou atrás 😅
 
Só gente louca por aí 😆

Eu entretanto consegui um tripé da Amazon por 27€, para servir de tethering station, com o suporte de monitor e portátil que tinha comprado há tempos.
No chão está a minha segunda "Peli" de 62cm, por 175€ da Amazon, para levar os flashes, alguns acessórios e beauty dish.
Encostado à parede estão três rolos de papel para fundos de 1,3x11m, branco, preto e laranja, 49€ cada um da EstudioPT.

20240308-122957.jpg


Decidi mandar vir o mesmo cabo que o @Pedro_dias comprou há tempos, CobraTether 10m USB-C da Amazon por 123€. Tive problemas com a versão de 5m mas li que este é diferente, por isso decidi mandar vir para testar. Até porque não é fácil arranjar Area51.
2024-03-0817-46-357683781937128276862-2.jpg
 
Só estou à espera que o @m4ndr4ke compre a impressora de cartões para a biblioteca que vai abrir. :p

@kronnuz grande negócio :)

Vou aproveitar para despejar também as aquisições mais recentes.

Começo pela maior, novo monitor para trabalhar - ASUS ProArt PA32UCR-K - 1350€
20231214-212825.jpg


Incluído com o monitor veio um calibrador X-Rite i1 Display Pro - 0€ (e entretanto vendi o SpyderX por 100€)
20231214-212858.jpg


Mas comprei também outro para ligar ao portátil quando estou a fotografar em tethered - ASUS VA27EHE - 95€
IMG-20231214-212447-645.jpg


Assim como um suporte para segurar este último monitor e o portátil - RedBat - 30€
IMG-20231214-212414-676.jpg


Upgrade ao cabo de tethering - CobraTether 5m USB-C a USB-C - 61€
20231214-213208.jpg


Disco SSD externo (para backups imediatos e acelera o processo de passar para o desktop) - Crucial X9 Pro 2Tb - 121€
20231214-212740.jpg


Um leitor de cartões mais rápido - Lexar Multi 2-em-1 USB 3.1 - 12€
20231214-212640.jpg


Um kit de limpeza de lentes - Zeiss Cleaning Kit (toalhetes, soprador, pano, lenspen, liquido de limpeza) - 30€
20231214-213312.jpg


Livro Seeing Things, apesar de ser infantil, comprei para mim - 21€
41kTSZEvJmL._SL1200_.jpg

(quando acabar de ler cedo à biblioteca do m4ndr4ke)

Software:
- Licença anual C1 Pro - 109€
- Licença Pro do SyncBackPro - 50€ (software de sincronização, serve por exemplo para importar cartões automaticamente ou ir copiando fotos para o SSD e NAS à medida que trabalho)

Cursos/Formação:
- ProEdu - quatro cursos - 68USD
- Affinity Revolution - 30€

@Rui Marto, já vai algum tempo mas que tal esse ProArt ? Estava de olho num igual ou no PA32UCX-PK
 
@Rui Marto, já vai algum tempo mas que tal esse ProArt ? Estava de olho num igual ou no PA32UCX-PK
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.
 
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.

Obrigado ! E halos e barulho excessivo da ventoinha alguma queixa ?
 
Opah, em termos de monitor até agora, excelente. Não só passa a calibração com dE<1% como consegue-o praticamente nas cores todas. E tem brilho para dar e vender, que era algo que achava um pouco limitado no BenQ quando o usava de dia e cortinas abertas (quando não estou a fazer nada relacionado com fotografia).

A minha única queixa é algumas features não serem muito claras e o suporte. Ele calibra por hardware e supostamente devia conseguir isso com o perfil que vem com as drivers do monitor (ou trocar automaticamente no windows quando trocas no monitor), assim como "transportar" a calibração independentemente do monitor a que está ligado. No entanto isso não acontece. Tenho que manter o perfil ICC do Windows alinhado com o que está escolhido no monitor.
Contactando o suporte da ASUS, torna-se frustrante. Respondem rápido, escalam, fazem despistes com sentido, mas não se chega a uma conclusão de como é que é suposto o monitor funcionar.

Contudo não é um deal-breaker, a imagem em si está lá. Só podia ser mais fácil alternar entre perfis.
Aproveitando o desenterranço o qual o teu feedback do ASUS VA27EHE?
 
Aproveitando o desenterranço o qual o teu feedback do ASUS VA27EHE?
Depende... O monitor é excelente para o preço, foi muito barato, tem um tamanho fixe e a imagem é boa o suficiente para o uso que lhe dou. Além disso também calibra muito bem. Mas para usar como monitor principal, tem pouca resolução, é apenas FHD. O que eu faço, se reparares na foto abaixo, eu tenho a foto em full screen no ASUS, mas verificar o foco faço-o no ecrã do portátil. Por isso se a ideia é usar como monitor principal, sendo 27" não recomendo menos que QHD.

Studio.jpg
 
Depende... O monitor é excelente para o preço, foi muito barato, tem um tamanho fixe e a imagem é boa o suficiente para o uso que lhe dou. Além disso também calibra muito bem. Mas para usar como monitor principal, tem pouca resolução, é apenas FHD. O que eu faço, se reparares na foto abaixo, eu tenho a foto em full screen no ASUS, mas verificar o foco faço-o no ecrã do portátil. Por isso se a ideia é usar como monitor principal, sendo 27" não recomendo menos que QHD.

Studio.jpg

Sim, seria para usar como monitor principal. Obrigado pelo feedback.
 
Back
Topo