Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Bem, chegou a máquina...
Vi montes de vídeos sobre ela, mas nunca tinha visto um unboxing.
E ainda bem - foi, claramente, das melhores experiências unboxing que já tive.

34012467573_c698ea9e35_b.jpg


34012463893_ee2e9301e5_b.jpg


34689821011_a71a77872e_b.jpg


34782361976_4fe620de3c_b.jpg


34659399112_8eae6d48e5_b.jpg


Se isto não é belo...
Vamos lá brincar com a menina.
Ponto positivo (muito) - usa a mesma bateria que a minha E-M5 (sempre que andar só com uma, já tenho mais uma bateria).

Cumps
 
Não querendo ser tendencioso, até porque estou naquela fase da paixão inicial...

É do melhor que já senti.
Sólida e robusta, com um peso agradável e aqueles cliques fantásticos das rodas e controlos.

Não gosto do mount tão perto da lente, não gosto da parte de baixo ser assim tão lisa e revestida a plástico (penso eu) e não gosto do cartão de memória no compartimento da bateria.
O resto é top.

Vou comprar este grip.

911im7oH8iL._SL1500_.jpg


91%2BL-6ovwRL._SL1500_.jpg


Gostava de uma madeira mais escura/cinza, mas esta também ficará bem.
Bamboo também era giro, mas fica ali a contrastar muito.

Classe total esta máquina :)

Cumps
 
não vais comprar o EGC-4? são só +$100 por um 100g de metal :joker:

Pessoalmente não gosto muito desse (preferia o da marca ou outros mais "classicos"), mas sempre o acho mais bonito que este:

000-700x525.jpg


A sério, não sei como é que alguem pode achar uma coisas destas bonita.... mas gostos são gostos, e se o fazem é porque se vende, e se vende é porque há quem goste...
 
Eu acho muita piada a este da JB (esse que mostras não :P)...
Mas és capaz de ter razão. Se calhar, a longo prazo, acaba por cansar.

Se calhar, e seguindo a dica de outro user, seria mais seguro algo dentro deste género.
Não tem nada a ver, mas é mais "suave"...

71D70PhLXdL._SL1200_.jpg
 
@MylleZ eu tenho, para a minha Yashica (verdadeira rangefinder), aquele tipo de estojo com a parte de baixo igual a esse grip...

Por experiência, melhora qualquer coisinha na ergonomia, isto é, dá mais no que agarrar, mas é pouco, e com o tempo isso começa a ficar folgado na zona do mount e de lado. Sendo barato, é uma opção minimamente válida, mas decerto arranjas melhor para essa câmara
 
Entretanto, mais uma aventura no mundo dos negócios...
Vejo no meu facebook a loja onde comprei a PEN F a dizer - "Olympus 45mm 1.8 por 49chf".
Lá cliquei para ver o que era.

Uma promoção para quem comprasse, veja-se lá, a PEN F em simultâneo (ou seja, comprando a PEN F podia-se juntar uma 45mm 1.8 ao carrinho por 49 francos).
Mandei um mail para os gajos, a dizer que comprei a máquina há 4 dias, que a tinha recebido hoje e queria saber se podia usufruir da promoção.
Eles responderam há bocado a dizer que podia :D

Portanto, vem aí uma 45mm 1.8 por menos de 50 paus :P
Melhor ainda - no mail ainda me aconselharam a visitar o site da Olympus, onde estão a oferecer cashback em alguns produtos (inclusive nesta lente).
No final, compro a lente por 49 francos e recebo 50 francos de volta - vâo-me pagar 1 franco para ter uma 45mm. Ah ah...

Cumps
 
Isso da estética é muito relativo.

O design tem de estar relacionado com a funcionalidade do objecto, não se deve descurar nem num aspecto nem no outro.

Se já as minhas X-T's com os apoios frontais e traseiros são manhosas em termos de "pega", quando mais essa que é lisa.

Mais, gosto mesmo do estilo retro, vintage, em tudo. Neste equipamentos claro está, não é excepção.

A questão é que esse toque vintage é dado por um ou outro apontamento porque parece-me de facto uma compacta.

Tem botões a mais, os dials são muito tecnológicos.

Não estou a dizer que é feia, é claro que não é feia mas, para mim, está longe de ser a mais bonita. Minhas ricas fuji.

Imagino isso na rua, as dores na mão que não deve dar agarrar um corpo liso e fino como esse.

A minha tem relevo e já assim não fosse a strap enrolada no braço e teria dores na mãos e nos dedos de tanta força fazer para a agarrar.

No outro dia estive com uma x100t nas mãos e Jesus, como estou habituado ao sistema dos dials e em ter tudo à mão.

A x100t estava configurada ao estilo de um conhecido meu e não consegui trabalhar com aquilo.

Não tem o dia frontal para o AF/MF, não tem o dial do ISO.

A verdade é que eu deixei de mexer em menus e em equipamentos profissionais, de topo, não entendo o dial dos "modos".

A Fuji nisso foi muito perspicaz e inteligente, isso não existe.

Faz com que o equipamento tenha um ar muito mais clean.

Também não gostei da experiência do OVF, estou tão mal habituado com o excelente EVF da X-T2.

Isto tudo para dizer que essas x100 também não me agradam de todo, por pormenores como o flash que tornam o equipamento menos bonito a meu ver e por pecarem na funcionalidade em prol da estética.

Acho que nisso nada bate as X-Ts.
 
Última edição:
Eu acho a PEN F parecida, em termos de ergonomia, à X-T20 e X-100T, por exemplo (mais com a X-T20, por causa do thumb grip).
Porque tens um thumb grip mesmo muito saliente - o dial da frente também serve para encaixar os dedos.

yvJMyUm.png


Mas eu vou comprar um grip, precisamente para quando andar com ela muito tempo na mão (e como não gosto muito de straps, prefiro ter onde agarrar melhor).
Mas, e não sabendo se já tiveste uma PEN F na mão, a máquina é mais ergonómica do que parece.

Cumps
 
Última edição:
Bem, chegou a máquina...
Vi montes de vídeos sobre ela, mas nunca tinha visto um unboxing.
E ainda bem - foi, claramente, das melhores experiências unboxing que já tive.

34012467573_c698ea9e35_b.jpg


34012463893_ee2e9301e5_b.jpg


34689821011_a71a77872e_b.jpg


34782361976_4fe620de3c_b.jpg


34659399112_8eae6d48e5_b.jpg


Se isto não é belo...
Vamos lá brincar com a menina.
Ponto positivo (muito) - usa a mesma bateria que a minha E-M5 (sempre que andar só com uma, já tenho mais uma bateria).

Cumps

Ficamos a espera de uma pequena comparação com a Pana GX8, G80 e a E-M5.
O essencial (tipo estabilização, cor, etc)
Vai dando feedback, tipo a PEN F neste ponto está ou não acima das outras :-D
Thanks
 
Eu tenho as mãos grandes, para agarrar nas fuji sem grip tenho de ter os 3 últimos dedos todos flectidos e em forca constante, ligeiramente dobrados para cima.

Uma vez saí à tua sem strap e foi uma martírio.

A estética é algo subjectivo, sempre gostei e gosto do look matacão das 5D/7D/1D.

Claro que de funcional comparado com uma fuji têm pouco, pelo menos para a minha utilização.
 
Ficamos a espera de uma pequena comparação com a Pana GX8, G80 e a E-M5.
O essencial (tipo estabilização, cor, etc)
Vai dando feedback, tipo a PEN F neste ponto está ou não acima das outras :-D
Thanks
Já não tenho a GX8 nem a G80 :S
Mas assim de cabeça, a PEN F é parecida à GX8, mas com o processamento de imagem à lá Olympus (eu gosto mais do que sai das minhas Olympus, por isso vendi a Panasonic).

O que chama mais a atenção é a solidez dos corpos Olympus.
Os Panasonic não são nada maus, pelo contrário, mas as Olympus respiram qualidade (mesmo a E-M5 mk 1 é mais sólida do que a G80).

A estabilização da Olympus é do melhor que há (melhor do que o Dual IS).
Os menus da Panasonic são muito (mesmo muito) melhores - o EVF da GX8 é o melhor que já vi até hoje.

A comparar com a E-M5, já é outro mundo.
Este sensor de 20Mpx saiu muito bem à Panasonic e à Olympus (a GX8 e a PEN F usam o mesmo sensor, mas com melhoramentos na PEN F - penso que não tenha filtro AA na PEN, mas não tenho a certeza).
Imagens com muito detalhe, bom controlo de ruído, boa reprodução cromática (melhor nas Olympus).

Ainda é cedo para dizer mais, mas à medida que for disparando também vou vendo :)

Cumps
 
Chegou aqui a Helios 44-M4 .... ainda não chegou o adaptador para a Fuji por isso ainda só experimentei colocado na frente do adaptador Nikon. Tem pouco pó, e a lente em si parece estar em bom estado. Espero poder testar em breve.
34009053654_69e93f2650_c.jpg
 
E ali está ela - a lente que me quiseram oferecer :D (Olympus 45mm 1.8).

Fica assim completo (quase, falta o grip que ainda está a caminho) o "pack férias 2017"...

exaGOQ0.jpg


Flash que vinha com a PEN-F (fraquinho, mas desenrasca melhor do que qualquer outro flash in camera, pois dá para rodar e articular a cabeça), Olmypus PEN-F + 17mm 1.8, Olympus 9-18mm, Olympus 45mm 1.8, Olympus 75mm 1.8 e mini tripé manfrotto :)

Cumps
 
Belo pack de férias :)

Leve, prático e extremamente competente!

Essa 75mm 1.8 continua a deixar-me água na boca mas não consigo justificar o investimento.

Estás a gostar da 17mm 1.8? Eu adoro a lente!
 
Myllez, não querendo estar a incentivar a mais compras... mas agora para esse pack de lentes pequenas estar completo só te falta a 12mm f/2.0 e a 25mm f/1.8. :D

Parabéns pela compra! É Linda a PEN F!:msmiley1:
 
Eu tinha uma 25mm que troquei por uma 20mm.
Não se justifica, para mim, a 17mm e uma 25 :)
A 12 sim, mas acaba por não ser muito wide para paisagem nem muito zoom para a rua.

A 17mm está ali num ponto que estou a gostar.

A 75mm é uma lente incrível.
Gosto tanto dela que acabei por vender a Leica 42.5mm, por não usar assim tanto.

Cumps
 
Back
Topo