Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Essa lente é espectacular @Shadow_ , excelente compra.
A uns tempos atrás experimentei na minha a6000 e numa A7R I (amigo), e o que mais me impressionou, foi a qualidade do "Bokeh", que é simplesmente fenomenal.
 
Essa lente é espectacular @Shadow_ , excelente compra.
A uns tempos atrás experimentei na minha a6000 e numa A7R I (amigo), e o que mais me impressionou, foi a qualidade do "Bokeh", que é simplesmente fenomenal.

Outra coisa que me impressionou foi o tamanho. Tenho andado com a Sigma 50mm 1.4 + MC11 e esta lente tem menos de metado do peso :P
 
Tu não perdoas @Fatalit1-4 :P

Mas também sabes que concordo contigo. O AF é de cortar os pulsos especialmente com pouca luz.

Dentro de dias vou ter novidades mas agora para o sistema Sony vou juntar uns €€€€€ para comprar uma A7r II ou outra com um AF decente. Mas essa compra vai demorar de certeza.
 
Chegaram-me hoje 2 lentes:

Mitakon 28mm f2.8. Queria uma lente wide para paisagens para a camera de filme, ganhei em leilão por #40, a lente parece nova :D
JJM_3794.jpg


Foi uma luta do caraças porque as lentes M42 têm um pino para poder fechar a lente, mas esta camara não faz nada ao pino, por isso tive que lhe meter fita cola para a camara estar sempre em modo manual.

20171116_182149.jpg


Ganhei também esta por £5, Petri 135mm f/3.5, mas não é M42 mas sim PK. Nada que um adaptador não resolva.

20171116_191038.jpg
 
Já chegou :P

Tenho a dizer, tanto a objectiva como a caixa estão em melhor estado do que em muitas lojas. O corpo da lente está imaculado, o mount tem marcas mínimas...e a lente tem só um bocadinho de pó no interior (mas é pouco).

E o vendedor ainda incluiu um Hoya Pro1 UV de 58mm que nem dizia no negócio (é melhor do que o Hoya que eu já tinha).

IMG_1091.jpg


Primeiras impressões:
  • É USM mas não é a lente mais rápida que tenho;
  • O STM é mais fiável. Logo nos primeiros disparos vi-a com dificuldades a focar no meu gato preto, em cenário em que as outras focam sem grande dificuldade :P
  • A qualidade de construção é boa (não é um tanque como uma Sigma, mas é boa);
  • Tamanho e peso são bons (fica bem equilibrada na câmara)
O resto...tenho que a testar. Mas para já parece-me uma objectiva com muito potencial, sim.
 
Quando fizeres uns testes experimenta sem filtro tambem, so' por curiosidade para ver se os resultados sao consistentes.
Referes-te a quê, ao foco? Ela parece-me ser consistente, apenas notei aquilo numa situação em contraluz. Não achei pertinente. Há também que lembrar que esta é USM, mas já existe nano-USM, e que certamente está noutro patamar.

  • É uma lente bonita, embora tenha um aspecto diferente das outras (mais clássico, nesta).
  • É óptima de usar. Rápida e silenciosa q.b., o foco parece ser preciso (e parece estar alinhado), o peso e tamanhos são bons, é confortável de usar.
  • Ela dá uma tonalidade característica às fotos. Lembra-me da Sigma Art que aqui tive, mas parece-me não ter tanto contraste.
  • Requer kit de unhas. Não é que 135mm sejam muito complicados para fotografar sem estabilização, mas para garantir o foco certo a f/1.8 é preciso ter mãos.

Notei um comportamento curioso na live view: ao focar manualmente contra luzes fortes, por vezes as lâminas do diafragma fecham ligeiramente, em certos pontos do percurso de foco. Nunca tinha visto isto, mas pesquisei pela net e vi relatos do mesmo, mesmo com lentes de outras marcas. De qualquer forma é só em live view, ao focar manualmente, e só em certas situações. Se eu passar pela mesma zona de foco sem apontar para uma luz forte já não acontece nada. Não me pareceu ser um problema, pareceu-me ser mesmo intencional.

Ainda não testei quanto a bokeh. É claro que ela separa com muita facilidade a f/1.8, e as coisas atrás parecem ficar bastante suaves, mas ainda não a pus à prova e ainda não a usei no exterior, com mais afastamento.

EDIT: Bem me parecia que estava tudo em muito bom estado :P
A caixa da lente tem data de 26-12-2016 :)
Ainda é mais recente do que 3 das outras 4 lentes que tenho :blaugh:
 
Última edição:
Sim, ocorreu-me que o filtro pudesse estar a estorvar.. Se estivesse mais perto pedia-te para me deixares experimentar, assim é mais difícil. Mas acho que mais tarde ou mais cedo volto a arranjar uma 50mm f/1.8, talvez mesmo a yongnuo.
 
No momento em que vendi a Canon 5D(+/- 1 mês) arrependi-me do que fiz! Foi na hora que me arrependi! Como já havia assumido o compromisso da venda não ia faltar à palavra.

Vi fotos que tinha tirado, editei algumas e decidi que tinha de voltar a ter uma. Fui estando atento a anúncios e leilões e lá apareceu isto no Ebay:

Untitled by Paulo Baiana, on Flickr

Falta um CF para poder testar mas está igual a nova em termos estéticos.

Adoro esta máquina e em conjunto com a Sigma 50mm 1.4 vou conseguir excelentes resultados.

Continuo a dizer que esta máquina consegue resultados de fazer inveja a algumas bem mais recentes. Tem 12 anos. É básica mas tem uma qualidade excelente.
 
Back
Topo