Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Novo brinquedo para a Fuji x-t20:
cIl5UhpuWzJJagXX7g6RCTXgIwoalX4Udi4q4oZdpEvR3nD1mT4cq5IEZkHwEl9l98qYFlnad-7f5sxAXRMbMxBgWkrJFKpqfauHVk9Efv4b_zD3ridNG7O7yToCzuIUlIENpIUsg4wTKhxXG5UiN0QrBgAYdTz7rT7rrZfYpywxKgfs5_F_ZcO7QQmwonxurYBBwNQSATQ7R_lzGWTQw5kIyu3vGhV5ZSUXCkucvvS4HpMKyrLEALK1sWM5MU5Iz0MTZ0KzVxSv-qVU_Bdel27w9-UgzBGSoi75gPyHtoT8hyviaiubIFBdpL-YwjUXYqawt_DSEmi40SOEpnwRW_JtlDJG0tniK5KXJfiVhpJA0fHVThqB-cp-D3VU_E7YWyGgpPog7dE2A4cLjKXKjgpcyCaK5kB12STEqd_vmDpiqtCE2KFw0Qk3q_T4Wb5SMlr9arH-KBIBADMY31EXIU0SCuAu_zP-_8W28vBmmHN18pdtTl4TuyT0j7TnV0p6w534Y3Vvcrw4ZUCdhbeile2TCtQrB6M9Kb91hb8U4HedFApYCs182S9sQCbGxgaCCkEAZNxEEEAADSOIHhzDQDM2pMwnvuyVxuinuNM_=w969-h646-no
 
Sigma 30mm f/1.4 DC HSM - Canon

Comprei esta lente usada na semana passada no ebay, recebi-a passado uns dias. Se me dissessem que era nova provavelmente acreditada dado o estado dela. Vinha com a caixa e todas as proteccoes, plasticos, a bolsa para transporte, manual, factura e para sol. Sem qualquer risco ou marca de uso, sem poeiras ou fungos.

Em termos de construcao, acho que passou a ser a lente com melhores acabamentos que tenho. Em termos de tamanho e' bastante aceitavel (63mm), estando perto do limite, para mim, do tamanho ideal para walkaround. Em termos de peso (435g) tambem e' aceitavel e em conjunto com a maquina fica cerca de 1kg.

Logo posso por umas fotos para comparar o tamanho com as outras lentes e para mostrar como fica na maquina. Ao estar montado fica um conjunto bem equilibrado com a maquina.

Em termos de performance ainda nao pude testar grande coisa. Tirei umas fotos no exterior, maioritariamente a f/4.0 e f/5.6 e nao me lembro de ter falhado uma. A unica coisa que me deixou mais descontente (e que ainda quero confirmar) e' que em situacoes de pouca luz parece andar um bocado perdida a tentar focar. A confirmar quando tiver mais tempo, e' possivel que seja eu a fazer algo errado.

O anel de foco manual e' pesado, isto e', e' quase impossivel faze-lo de forma involuntaria. A tampa da lente tem um ar fragil mas prende muito bem, nao caiu nenhuma vez mesmo a bater contra as coisas normais duma maquina a tiracolo.

Ainda nao testei em condicoes para confirmar a falta de nitidez que falam ate' f/2.8 e a vinhetagem a f/1.4.

Nao sei se volta a sair da maquina :)

Qualquer pergunta digam que eu tento responder.


PS: Preco, cerca de metade das outras que andava a considerar a Sigma 24mm f/1.4 e a Sigma 35mm f/1.4.
 
Última edição:
Em termos de construcao, acho que passou a ser a lente com melhores acabamentos que tenho.
É qualquer coisa, não é? :biglaugh:
E o mais curioso é que nem é metal :P

em situacoes de pouca luz parece andar um bocado perdida a tentar focar
Confirmo, na irmã de 35mm...mas sempre pensei que era a minha 1200D a fazer sentir as suas debilidades (embora não aconteça com objectivas Canon). Noto sobretudo a tentar focar em contraluz. Muitas vezes diz que foca, mas não foca bem. Geralmente disparar mais vezes e focar a cada disparo resulta bem para mim.
 
Andava a ver material para montar um sistema de iluminação para Macro e acabei por me cruzar com este candeeiro em promoção, que "encaixa" perfeitamente na Raynox e tem 3 intensidades de luz. Por ser verde estava a 20 €, noutras cores custava 40/50 €. Acabei por comprar por ser multiusos, serve efetivamente de candeeiro e de flash anelar.

GwAauhO.jpg


Um teste com f32, que já me dá um DOF razoável (ISO 640, 1/50), numa escova de dentes:
hYzpuHl.jpg


Para já vou experimentar trabalhar com esta luz e só mais tarde pensar em "aparato" maior.
 
Última edição:
Mais uma vintage cá em casa!



Adoro conseguir utilizar estas lentes tão facilmente num sistema mirrorless!



Esta Tokina 100-300 f5.6 OM mount (Olympus Mount) ficou por 10€ e está irrepreensível. Montada na a6000 "faz" 450mm o que já dá para tirar umas fotos á lua
biggrin.gif


Untitled by Paulo Baiana, on Flickr
 
Lá se foi o material Canon para passar para o dark side da Fuji:

Fujifilm XT-20 + Fuji 35mm 2.0WR - Material adquirido em segunda mão. Falta só chegar a Samyang 12mm 2.0.

M-9X5FedvVYuM6jMFCRm5kNmRiEP71ZnaCYPfaYIRVr0700rv6piKbiWzAyN2HaRDTMY-ohCipEiHgycvYF0QQSsJTiKN09PoswYMBpTsNODV_v1lPKAigrHaPLHE8DTkwpUbS3Rr1YLWTpH59Er55vgl3EXZWFvN34tNqrxsj7mny5K5jsF_VFhQsvwOPrqJ4NIMdxniEZeZ7U89QQvN8WRFikL-3fttqhjC9jLxLL3ayyMJwqeKKT6RWGCoXJzpCSZgxb9s7DrYZInd9ajR0QUvAIlgejqsWEFyVV3rmZbAttosl7nCg9hGoKBHMNCtnt-FK76vE6hV6VNJKnJZ3Ntf6ujJVY7RRcK0L_vesyCpv0aKrTvr0ZoefZPv5sdAmoZiIixn0Hylaz64d9XAGT69ytgdVdpuiPxNIPJZ9Jz9-wnWTvhYBaMQwatwF8OHRB4AXAnDNnUgR_9g55LaxkZaGT8jfvs_rpNIrEQowtum_H4iZWrThkc7BYdTcu2__dE0K06Q9hu6NAdL5CsqgFEVpK4LKqWe3qqlqpZi2wcRiW_rvW0DGDL-4SDt1YFFpAOH3-_2qrhoXIQowwvAczEY5P6sXxyI_LKjTgksDmVA7XFD7bvK5S6iLsdfald70gfRRK10ZRipEF4xYuKcMvJ-WrcNps5TA=w742-h989-no
 
Última edição:
Bem, e isto resume as minhas compras de Janeiro quanto a fotografia

  • Hoya UV de 67mm
  • Hoya CIR-PL de 67mm
  • Set de filtros da Neewer 67mm ND2 + ND4 + ND8 + ND16 (incluía a caneta de limpeza)
  • Pára-sol para a 10-18mm (eBay, claro)
  • Pára-sol para a 85mm (eBay também)
  • Flash Neewer NW680 (com TTL + HSS)


IMG_2520.jpg


Basicamente, fiquei com dois kits de filtros. Já tinha um kit de 58, e agora montei um de 67 para as objectivas mais largas (que são apenas duas, mas as que mais precisam).
Depois tenho o ND de 10 stops, mas esse tenho só em 67mm, até porque o mais provável é que eu o use só na 10-18, que usa de 67.
Fico assim com um set para as lentes maiores, e um set para as mais pequenas. Colocarei um ou outro no saco conforme as lentes que lá estejam.

Como também não tenho planos de full-frame e já tenho todas as objectivas dos meus sonhos, não penso que vá correr muito o risco de querer maiores, mais tarde.


O pára-sol da 85mm é uma cagada para encaixar...mas já vi que o problema deriva mesmo do encaixe da lente, e o original Canon tem o mesmo design.

Agora também já tenho dois flashes, o que me vai dar muito entretenimento a fotografar dentro de casa, quando não quiser sair.


Próximas compras?
Provavelmente outro filtro UV de 67mm.


E há outra compra na lista, mas essa...essa não é para agora... :biglaugh:
 
Boa! 2 flashes já dá para fazer muita coisa. Esse Neweer foi ao preço da uva mijona, e a qualidade não parece ser nada má.

Agora faltam uns Triggers, e o segundo a disparar por simpatia (É o que eu faço). Claro que consegues disparar os 2 por simpatia, mas nem é tão fiável (apesar de que dentro de casa não há grande espiga), e mudar a potência do flash principal nos botõezinhos sem saír da beira da máquina é um mimo.

Não que eu te queira meter em mais despesas... Looonnge de mim :D
 
@Lyp eu tenho triggers para dois flashes :biglaugh:
Comprei na altura em que comprei o 1º flash. Mas estes não me permitem usar o TTL. Ainda assim, não me queixo...já estou habituado a ter que me mexer para fazer ajustes. Eu nem tinha a noção que a câmara podia controlar tantas funções com TTL até comprar este.

Olha, este NW680, pelo menos em qualidade de construção está acima do 560. É um pouco mais robusto, nota-se que o plástico é diferente e até a rodar e inclinar ele é bem mais soft...e já tem outros pormenores, como o ecrã que é iluminado.

A nível de performance, vamos ver. Confesso que com este não estou tão confiante...é só porque, quantas mais mariquices ele tiver, mais probabilidades tem de ganhar problemas. E ele tem TTL, zoom, e HSS.

Não que eu te queira meter em mais despesas... Looonnge de mim :D
Nah, tranquilo, eu sozinho já sou suficiente para a desgraça :biglaugh:
O próximo artigo (relevante) da lista, mas que não é para agora, é uma 80D lol. Tenho acompanhado os preços e estão a ficar convidativos.
 
Sim, um gajo sozinho desgraça-se, não precisa de desencaminhadores :) Basta uma ligação à internet, esse hino ao consumismo ;)

A 80D seria também a máquina que eu compraria se estivesse na Canon, e quisesse um corpo mais capaz.

Lentes estás servido, um corpinho melhor assentava bem. Curioso que pensei imediatamente na 80D quando referiste que só faltava a estocada final. Afinal, a malta já se vai conhecendo.

Eu também ando a ver se não me desgraço...
 
Sim, um gajo sozinho desgraça-se, não precisa de desencaminhadores :)
Hehehe:biglaugh:

A 80D seria também a máquina que eu compraria se estivesse na Canon, e quisesse um corpo mais capaz.
Andei muito tempo indeciso e muito reticente...por causa dos tamanhos, pesos, et cetera, e lá-lá-lá...e até devolvi a Sigma e fui buscá-la...e que a Sigma era um tijolo e o caraças...e o facto é que agora pego na câmara com Sigma e flash só com uma mão sem estranhar. E quando uso uma lente leve até tenho a sensação de estar a pegar no corpo sem lente. Resumindo, aprendi que um gajo se habitua e que não vale a pena preocupar-me demasiado com isso.

A compra da 80D não é para já porque também não sinto assim tanta urgência. Aliás, a 80D provavelmente até será a única compra cara do ano. Poderá vir antes do planeado, se eu vir uma oportunidade que valha a pena aproveitar, mas não é nada para ontem.
Sinto uma coisa em que a 1200D realmente me deixa para trás, que é o foco com pouca luz. Aí é que noto que está uma fraqueza. Para fotografar a f/2.8 ou mais fechado é na boa, mas basta abrir estas lentes e já se nota logo que ela falha. Se não fosse isso ela até me chegava. Só que esta fraqueza implica que a máquina não seja bem de fiar com as minhas duas lentes favoritas.

Também pensei em full-frame, fazendo uma mudança progressiva, já que as minhas duas lentes mais importantes são full-frame e são boas, mas comparei testes de ISO da minha com a 6D2 e não achei a diferença assim tão significativa para justificar mudar tudo (ISO elevado seria a única razão para eu trocar).

Curioso que pensei imediatamente na 80D quando referiste que só faltava a estocada final. Afinal, a malta já se vai conhecendo.
Verdade :P
E também porque é a opção que faz mais sentido, admito. É, sem dúvida, o corpo que melhor complementa o meu kit de lentes.

Eu também ando a ver se não me desgraço...
Com o quê??? :biglaugh: Vem aí uma D7500? :biglaugh::biglaugh:
 
@m4ndr4ke depois dá o teu feedback com o parasol da 85. Tou a ponderar comprar o da marca pois tenho dois inutilizados (as patilhas que prendem o parasol na ranhura da lente foram à vida).

Quanto à 80D, seria uma bela adição ao sistema, mas há rumores que apontam para a 90D/80D mark 2 para o final do ano. Pode valer a pena esperar.

Cumprimentos
 
as patilhas que prendem o parasol na ranhura da lente foram à vida
É exactamente esse o feedback que te posso dar desde já...logo na segunda vez em que o pus, parti um dos “dentes” que o pára-sol tem a encaixar na objectiva. O facto é que passou a custar menos para pôr e tirar depois disso. Mas percebi que o design da lente tem muita culpa nisto.

Quanto à 80D, seria uma bela adição ao sistema, mas há rumores que apontam para a 90D/80D mark 2 para o final do ano. Pode valer a pena esperar.
Sim, eu tenho acompanhado...e é precisamente por isso que estou inclinado para a 80D. As características dela chegam-me (até já são demais). O preço dela tem vindo a baixar (já há por 900€ em Portugal), e pode ser que com o lançamento da nova ainda baixe um pouco mais. Mas não estou interessado na nova, apenas nesta. A 80D já é um bicho...
 
m4ndr4ke ainda estava a ler la em cima e ja adivinhava o que ai' vinha :P
Quanto 'a 80D ja eu comprei a minha em julho2016 por 800euros e agora ainda custa 900?? :O
Quanto ao fraco foco em pouca luz acho que nao e' problema da 1200D, com a minha tenho sentido o mesmo. Se confirmar isto acho que nao demora muito a ir para adopcao...
 
A 80D é mesmo uma bela máquina. Mas não se esqueçam da meia irmã 77D :p Estou bem satisfeito com ela. A 80D é melhor em alguns aspetos, mas é mais pesada e maior. É ver bem o que nos dá mais jeito.
 
m4ndr4ke ainda estava a ler la em cima e ja adivinhava o que ai' vinha :P
Hehehe: biglaugh:
Quanto 'a 80D ja eu comprei a minha em julho2016 por 800euros e agora ainda custa 900?? :O
Mas compraste gray market ou assim? Em gray market ela custa 600 e tal euros, mas em Portugal o mínimo que vejo no comparador são 874, e já está abaixo da Amazon. Não estou a contar com cashbacks nem outras coisas, é só o preço de compra do corpo.

Quanto ao fraco foco em pouca luz acho que nao e' problema da 1200D, com a minha tenho sentido o mesmo. Se confirmar isto acho que nao demora muito a ir para adopcao...
Eu sei disso, eu sei...mas não é só com a Sigma. Também noto com a 85mm, e já notava com outras. A Sigma de facto é mais sensível nesse aspecto, mas em tudo o que seja fotografar à noite...a câmara fraqueja. Tenho obrigatoriamente que usar o ponto central, o que a f/1.8 ou 1.4 nem sempre resulta (por causa de focar e recompor), porque é o único cruzado e EV 0. Os outros não são cruzados e só focam até EV 1. Se eu escolher um dos outros pontos à noite é esquecer, é directo, ela não foca. Isto...estou a falar de usar no exterior, claro, com luz da rua e assim.

A 80D é mesmo uma bela máquina. Mas não se esqueçam da meia irmã 77D :p Estou bem satisfeito com ela. A 80D é melhor em alguns aspetos, mas é mais pesada e maior. É ver bem o que nos dá mais jeito.
Sim. Aliás, tu sabes...eu estava inclinado para a 77D. Mas o pentaprisma, a possibilidade de calibrar o foco, o shutter a 1/8000, o weather sealing...epah já aprendi que um gajo se habitua ao peso, por isso as objecções que punha à 80D deixaram de existir. E ela acaba por complementar melhor estas primes luminosas com essas funcionalidades. Com a 80D se calhar consigo fotografar a f/1.8 ou f/2 na luz do sol, por exemplo. E se o foco a f/1.8 também não estiver bem, posso dar um jeito à coisa sem ter que ir à marca pedir para calibrar.
Numa altura em que já adoptei a Sigma 35mm f/1.4 Art como lente walkaround, as questões do peso e tamanho da 80D deixaram de se aplicar :bounce:
 
Comprei a alguem no ebay, provalmente proveniente do grey market.

Pois, mas nao estou a gostar muito dessa 'feature'... A nao ser azelhice minha vou ter de me desfazer dela.
 
Back
Topo