Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

É verdade ;)
Posso não aceitar à primeira, mas eu até que aceito conselhos :biglaugh:

Com o transporte é mesmo isso, são 330€. É um bom preço. Sem o transporte nem chega a 310€ lente + filtro.
Pagar quase 650€ por ela nova, mesmo em grey market, é que nem pensar. Tinha que estar mesmo muito convicto de que nunca iria sair de APS-C, e o facto é que não estou. Não aceito (até ver) pagar tanto por uma lente APS-C. É por isso que também não compro uma 18-35 f/1.8, nem uma 50-100 f/1.8.

Para ser franco, em full-frame incomoda-me mais o preço dos corpos, não o das lentes, porque nas lentes eu não escolheria muita coisa (metade já tenho). Por exemplo, 1000€ por uma 6D Mark II até acho um bom preço, mas sabe a pouco quando é uma câmara que não está bem no mesmo patamar que está a 80D no segmento APS-C. Não tem shutter a 1/8000s (com lentes f/1.4 dá jeito), não tem um pentaprisma com 100% de cobertura, tem sincronização de flash abaixo das APS-C mais fracas, tem os pontos de foco muito concentrados no centro, etc.
A que realmente está no mesmo patamar do que a 80D é a 5D4, mas o preço dela para mim é incomportável. E mudar para Sony, apesar de ser interessante, não é o que procuro.

Correndo tudo bem, a 18-55 deve sair. As primes não saem, essas estão bem firmes, mesmo que venham a ter pouco uso. São luminosas, valem "sempre" a pena.

A maior candidata à saída, a seguir, é a 55-250. Há muito tempo que não tem uso que justifique a sua presença, só a tenho mantido por ser uma objectiva barata (e provavelmente irá continuar aqui mais uns tempos, na mesma condição).
 
Chegaram estes brinquedos:



DSC02613 by Paulo Baiana, on Flickr



- Godox TT350 TTL para a Sony A7 II

- Vivitar 28mm 2.8 OM - Excelente lente por 25€

- Olympus 135mm 3.5 OM

- OM to NEX



Estou a gostar de usar estas lentes vintage. Flash é sempre útil.



Como é que se tem portado esse Godox?

Queria algo simples para a minha A7II e esse modelo chamou-me a atenção, mas é tão barato que fico na dúvida se vale alguma coisa.
 
Como é que se tem portado esse Godox?

Queria algo simples para a minha A7II e esse modelo chamou-me a atenção, mas é tão barato que fico na dúvida se vale alguma coisa.

Compra sem medos! Em pouco tempo dominas as “manhas” todas.

Como ponto fraco apenas aponto o tempo de refresh entre disparos, embora raras vezes seja necessário mais do que ele me dá.

O TTL funciona bem e dá confiança.
 
m4ndr4ke olha que ha bem por onde gastar dinheiro...
10-18 -> 16-35;
17-55 -> 24-70;
55-250 -> 70-200/100-400 (eventualmente + um extensor);
Logo aqui ia um rombo jeitoso.

Safavas talvez a 35 e a 85. A 50 que tens na assinatura e' qual?
 
m4ndr4ke olha que ha bem por onde gastar dinheiro...
10-18 -> 16-35;
17-55 -> 24-70;
55-250 -> 70-200/100-400 (eventualmente + um extensor);
Logo aqui ia um rombo jeitoso.

Safavas talvez a 35 e a 85. A 50 que tens na assinatura e' qual?
E depois, o que procuras de tão diferente no FF, para o que fazes, que a 80D não te dê? Ainda por cima tens belíssimas lentes, e rápidas :)

Eu sei, eu sei... Um gajo nunca está satisfeito...
 
@TheMadyor mas não seriam bem essas as minhas escolhas em full-frame :P

10-18mm -> nada no início, porque a standard para FF é mais wide. Mais tarde, a 17-40 ou 16-35 f/4.
17-55mm -> 24-105mm f/4 L (se eu já acho 88mm curtos aqui, não ia passar para 70, percebes?)
55-250mm -> nada, porque não a uso. Alugava uma 70-200 quando precisasse de teleobjectiva, ficaria mais em conta.

24-70 f/2.8 só para trabalho, não para lazer. Se precisasse de alguma, também alugava.

A 50mm que tenho é a f/1.4 da Canon. E tenho a dizer que me está a dar a impressão de ser uma lente bem melhor do que as reviews fazem pensar. Nota-se o upgrade face à f/1.8

@Lyp Com full-frame, procuraria sobretudo simplificar o kit e reduzir a troca de lentes, ao mesmo tempo que tornaria o kit mais robusto (qualidade de construção e weather sealing, porque tenho algumas ideias para os próximos anos e conto abusar do equipamento).
A 80D dá-me tudo o que procuro, para ser sincero. As objectivas para APS-C é que nem tanto.
De qualquer maneira vou tentar com esta 17-55, uma vez que a apanhei a um excelente preço. Seria burrice não aproveitar este negócio.

Na verdade já me estava a preparar para encomendar a 6D2 com 24-105 f4 no fim do ano, mas como não é nada de urgente, não há problema em desviar-me um pouco desse trajecto.
 
Trocas que tem que ser feitas [emoji7]

PBKTkP.jpg


Comprastye por quanto por curiosidade? A minha 6D Mk II chegou hoje! :D
 
coisas que comprei recentemente

É uma 80-200 f2.8 push pull, certo (estou de telefone)?

Que tal? O foco é muito lento? E nitidez?

Está uma 80-200 f2.8 AF-S no olx que me anda a tentar, mas é tão pesada... Mas parece que é a melhor 80-200 quer em nitidez, recorte, e rapidez de foco.

Tens alguma ideia acerca de comparativos entre as três 80-200 f2.8 disponiveis?
 
Última edição:
sim, push pull, acho que a 2ª geração das push pull.

já usei uma outra push pull e a 2 rings tambem

em relação ao foco lento, ainda não notei nada, mas só tirei fotos a objectos estáticos e poucas coisas mais, já usei há tempos outra push pull para retrato e afins e impecável, a nitidez é fantastica. agora falta um teste a serio com objectos em movimento
é pesada para caraças, material bom e duravel

a 2 rings é a melhor segundo dizem, andei com uma de um amigo e gostei, mas as 2 push pulls que experimentei foram sharps logo sem problemas e a 2 rings precisou de AF tuning a -20...

tenho tb uma 35-105 mto mto sharp e uma 50mm
 
sim, push pull, acho que a 2ª geração das push pull.

já usei uma outra push pull e a 2 rings tambem

em relação ao foco lento, ainda não notei nada, mas só tirei fotos a objectos estáticos e poucas coisas mais, já usei há tempos outra push pull para retrato e afins e impecável, a nitidez é fantastica. agora falta um teste a serio com objectos em movimento
é pesada para caraças, material bom e duravel

a 2 rings é a melhor segundo dizem, andei com uma de um amigo e gostei, mas as 2 push pulls que experimentei foram sharps logo sem problemas e a 2 rings precisou de AF tuning a -20...

tenho tb uma 35-105 mto mto sharp e uma 50mm



Obrigado pelo feedback. São umas lentes interessantes, pesadas, é certo, mas a um preço bom para o que oferecem. A AF-S é a mais cara, mas mesmo assim acho que os preços que se praticam nos usados são bons.
 
2.8 a 200mm deve ser qq coisa...
Pois... E estas push pull arranjam-se a partir de 300€ nos usados... Tentador...

Há uma af-s a 550 no olx... Se estivesse no Porto, ainda perdia a cabeça... O pior é o kilo e meio que pesa (ou mais), mas f2.8 nestas focais não há muito a fazer neste aspecto.
 
Canon 6d Mk II ... primeiras impressoes muito boas! Nao percebo (pelo menos ainda) todo o alarido em redor dela. Acho a maquina muito boa, mas tambem eu tou habituado ao uma 60D.

- Imagem ainda nao sei avaliar... tirei apenas um par de fotografias a experimentar o que os botoes faziam e so vi os previews no Live View. Mas a primeira vista parece muito bom. Estou entusiasmado sobretudo com a performance low light que vi boas reviews. Por curiosidade no entanto parece que as exposicoes saem um bocainho escuras? Estava com o ExComp a 0 e com o Auto ISO mas em modo M e a maquina parecia que o background estava ligeiramente subexposto ... nao consegui perceber ate porque nao consegui encontrar o atalho para por a EC em +1

- Sistema AF - onde as criticas mais tem recaido. Nao consigo avaliar, porque a minha 60D tinha 9 pontos apenas :D por isso estes 48 pontos ou la o que e para mim sao um grande upgrade. Nao e que eu fizesse grande uso de todos os outros pontos - geralmente usava o ponto do centro e depois recompunha. Realmente e estranho o facto de estar tudo no centro, mas tambem mesmo os pontos do extremo lateral encontram-se na zona dos tercos por isso acho que nem e por ai. Tambem ainda tenho de ler o que cada modo do botaozinho do AF junto a roda faz e o que cada modo representa.

- Ergonomia - a ergonomia e como qualquer Canon parece-me. Ja me sinto familiar a Canon por isso a adaptacao e menor. Mesmo assim, e pode ser apenas por ser novidade, acho que a ergonomia da 60D era capaz de ser melhor. Existem uns botoes que se alteraram que eu acho que a 60D acertou na muche e que aqui na 6D fazem o dedo viajar um bocadinho mais. Vejo que agora na 6D, existe um botao dedicado ao Back Focus button, ao passo que na 60D era preciso configurar. A nivel de construcao tambem me parece que a 60D era mais robusta, ou pelo menos o material sente-se mais pesado, talvez por construcao mais de aluminio ao passo que a 6D parece mais um material plastico rigido, o que tambem a torna mais leve por isso. Tambem ja vi pessoas a criticar a falta de um joystick.... a 6D apresenta um botao direccional de 8 direccoes. A mim nao me faz confusao, ate porque era assim quea 60D tambem funcionava.

- Live view c/ touch - fantastico! Se havia coisa que eu n gostava de perder na 60D e que alias me fez nao fazer upgrade para a 6d mk I, era o ecra articulado. Esta tem-na, com touch e tudo parece bastante responsivo. No live view parece ter centenas de pontos de foco e a maquina foca com uma rapidez que me fez babar :D

Viewfinder - estanho ver tanta coisa electronica no viewfinder. Bastante informacao que e possivel aplicar e ate agora parece que mesmo em zonas escuras, consegue-se ver bem pelo viewfinder.


E agora o meu favorito! Ligacao directa ao smartphone! Liguei-me por Wifi num instante, e com a aplicacao da Canon num apice estava a controlar a camara. Diria eu que praticamente sem lag nenhum. Isto sim e brutal! Nao estou a ver motivo algum para ter acessorio third party sequer para este tipo de coisa. Qual o range disto? E qual a melhor conexao para range? Wifi ou Bluetooth? A velocidade de visualizacao das pics que estao no cartao SD e uma coisa pordemais... rapido ate mais nao! Da para fazer o download da fotografia imediatamente, editar no tlm e mandar para as redes sociais o que em viagem da jeito assim para coisas mais rapidas.

E pronto nao testei ainda mais... mas para ja os pontos negativos que a maquina era apontada para mim acaba por ser moot points.
 
Por curiosidade no entanto parece que as exposicoes saem um bocainho escuras?
Sim, várias Canon fazem isso actualmente. Se fotografares com o fotómetro a zero elas deixam a foto subexposta, retendo informação dos highlights, e o mais habitual é a diferença rondar os 2/3 de stop. Na 80D é a mesma coisa.

nao consegui encontrar o atalho para por a EC em +1
Tens que personalizar os controlos. Por defeito não vem com o atalho para a EC em manual ligado. Depois podes atribuir o SET para isso.
 
Back
Topo