Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

A ***** normalmente era quem vendia as LP-E6N originais mais baratas. Há uns meses até as tiveram a 50 euros e uns cêntimos.
Hoje decidi passar numa loja para ver se tinham ou se conseguia encomendar. O resultado: já não comercializam.
Fiquei com a azia de não ter aproveitado o preço naquela altura.

Entretanto passei a olhar para as compatíveis e vi estas Jupio a bom preço. Optei por trazer, visto haver tão bom feedback da marca.
Ficou por 32€ e qualquer coisa.

IMG-4599.jpg


Ainda não a usei, mas já a coloquei na câmara e ela reconheceu-a como se fosse original Canon, pois não fez aquela pergunta do costume ao ligar, ligou normalmente e apresenta todas as informações no menu da bateria.
Agora pu-la a carregar. O carregador Canon também não a rejeitou.

Vale a pena dizer que o ***** da Patona agora redirecciona para o site alemão, onde os gastos de envio são muito mais caros e ultrapassam os 20€, razão pela qual excluí essa marca.
 
Última edição:
Chegou ontem o meu novo tijolo.

Claramente já teve muito uso. Tem desgaste na pintura sobretudo na montagem de tripé, tem alguns riscos aqui e ali, sobretudo no encaixe para filtros, e tem até um pequenino risco no elemento frontal, no entanto nota-se que está a funcionar muito bem e que foi bem tratada, simplesmente bastante usada. Os anéis de zoom e focagem rodam com uma grande suavidade, e dá para perceber que deve ter sido limpa recentemente, pois nunca apanhei uma lente usada que estivesse tão limpa no interior, parece uma lente nova por dentro.

Tudo original Canon, incluindo o anel para tripé.

Primeiras impressões ao tirar da caixa:
1. "Hmm estava com a ideia que era maior"
2. "Estava com a ideia que era mais pesada"
3. "Ah, é só por causa do pára-sol que elas parecem enormes"

O peso não me é nada estranho, porque é o patamar de peso que costumo ter com a 17-55 mais o flash, e aqui a distribuição é muito melhor, visto que não está com uma coisa em cima a fazer força noutra direcção. E, posso estar enganado, mas não conto utilizar muitas vezes flash aqui.

Ainda mandei vir um filtro UV Hoya Pro 1 UV de 77mm, eles costumam tê-los lá muito baratos (9 euros!).
Foi tudo no MPB.


IMG-4614.jpg

EF 70-200mm f/2.8 L USM

A propósito, uma nota para o futuro...para quem estiver a pagar em euros, compensa mais comprar no site francês do MPB do que no inglês. Os artigos são os mesmos, mas os preços são um pouco mais baixos (desconheço o porquê). A única diferença é que o site está todo traduzido em francês.

Depois hei-de tratar de vender a minha 55-250 IS STM.
 
No final desta semana vou à Nova Zelândia por duas semanas. Não me sinto nada preparado para conseguir fotografar tudo o que vou ver, principalmente porque o principal motivo da viagem não é a fotografia.

No entanto faltava-me no kit uma lente com mais reach (o reach máximo que tinha era 50mm) por isso decidi comprar uma 55-250mm IS STM. Pelo que li tem uma excelente relação preço/qualidade, apanhei-a a £150 na Amazon e não pensei duas vezes. Vamos ver se não desaponta.

Alguém tem feedback?

eEj5yw4.jpg

Será está uma boa lente para juntar a que vinha com o kit da canon 200D?

A que tenho é a EF-S18-55 IS STM
 
Será está uma boa lente para juntar a que vinha com o kit da canon 200D?

A que tenho é a EF-S18-55 IS STM

Há lentes melhores(mais caras) mas acho que irás fiar satisfeito.

Não é um lente luminosa pelo que em ambientes mais escuros terás de ter mais cuidado.

Tive uma e gostei muito da lente atendendo ao preço.
 
Será está uma boa lente para juntar a que vinha com o kit da canon 200D?

A que tenho é a EF-S18-55 IS STM
Se estiveres a perguntar a propósito de eu estar agora a substituir a minha, deixa-me primeiro esclarecer que a 55-250 IS STM nunca me desapontou em termos de qualidade. Estou a trocar sobretudo porque fotografo com alguma frequência à noite e não tinha nenhuma lente luminosa mais longa do que a 85mm. Essa é a maior razão. E depois porque também foi uma boa oportunidade.
De resto, só tenho a dizer bem da 55-250 IS STM.

Respondendo à tua questão, se estiveres a desejar uma lente mais longa do que a 18-55 e não for para utilizar à noite, essa é provavelmente a melhor opção, especialmente se considerarmos o seu preço.
Há algumas lojas que abusam no preço, e ela já andou muitas vezes nos 300 a 400€, mas bem comprada fica por 200 ou menos, e nesse patamar ela é, de longe, a melhor.
 
Eu tenho essa lente (55-250 is stm) e também so posso dizer bem dela.
Na altura comprei-a por cerca de 140/150€ numa das Amazon. No entanto lembro me de a ter visto mais tarde em Grey market a cerca de 120€
 
Oh @m4ndr4ke daqui a pouco só te falta dizer que a 70-200 é pequenina e fofinha ehehehe

Eu quando tive uma nas mãos achei bem o contrario, isto é, grande e pesada, mas como é natural tudo vai do hábito das pessoas e se já estás habituado a esse peso e tamanho de lente, não ias estranhar essa.

Pela tua foto parece estar em boas condições, sendo que os riscos parecem normais do uso. Desde que não tenha marcas que possam ser de quedas é na boa.

Começa lá a tirar umas fotos e a dizer mais coisas.
 
Oh @m4ndr4ke daqui a pouco só te falta dizer que a 70-200 é pequenina e fofinha ehehehe
E não é? Coisa mai linda, cutxi cutxi cutxi :biglaugh: :blaugh:

se já estás habituado a esse peso e tamanho de lente
Vou estando, porque a 17-55 estendida e com pára-sol fica maior do que esta 70-200 sem o chapeuzinho. Com o pára-sol a 70-200 fica grande e ainda vou ter que me habituar a isso, mas sem ele é-me familiar.
Em termos de peso, lá está, fazendo uma comparação, com esta lente e sem o flash a distribuição de peso é melhor porque o flash está sempre a fazer força noutra direcção e tens que compensar isso com as tuas mãos, o que consiste num esforço extra, especialmente ao fotografar na vertical, em que eu normalmente acabo por abrir bem a mão esquerda e colocar o polegar debaixo do flash para não sentir tanto aquilo a puxar para aquele lado.

É verdade que são lentes volumosas, tanto uma como outra, mas têm a vantagem que podes posicionar as mãos duma forma mais relaxada, pois elas ocupam bem a mão toda. Ainda assim, admito que ter uma câmara com um punho mais gordo ajuda muito. Eu notava isso quando tinha a 1200D e a usava com a 35/1.4, a ergonomia da câmara obrigava-me a um esforço maior, sobretudo na mão direita.

Ainda não saí à rua com ela, algo que pretendo fazer hoje. Do que já lhe mexi em casa, tenho a dizer que me está a agradar muito a ideia de ter o anel de tripé. Facilita muito, para mexer no anel de zoom, segurar a lente com a palma da mão no anel de tripé (isto). Permite rodar o zoom só com a ponta dos dedos (e este anel de zoom é mais suave) sem ter que fazer força na outra mão para aguentar o peso. Ajuda imenso, a mão direita fica completamente relaxada porque o peso está a ser todo suportado pelo braço esquerdo.
 
Última edição:
Não estás errado no que dizes. A minha, opticamente, é mais antiga do que a IS II, e noto que aos 200mm e a f/2.8 é um bocado soft, mas pronto, a abertura está lá, são 2 stops de diferença, e em tamanhos de visualização pequenos não se nota grande coisa no que toca à nitidez. Além disso, por agora estou a usá-la em APS-C, mas a ideia é passar para full-frame mais cedo ou mais tarde, o que provavelmente irá diminuir um pouco esses problemas. Mas isto é no uso que eu dou...a fotografar aves e a fazer crops brutos a diferença é enorme, naturalmente.
Não comparei a qualidade de imagem, porque não comprei esta a pensar nisso, comprei mesmo pela abertura constante e 2 stops maior. A minha 55-250 raramente saiu de casa no último ano por ser "a lente escura" do meu kit (não vou considerar a 10-18 porque a essa dou um uso diferente, sempre de curtas distâncias e ao alcance do flash). E, infelizmente, na maior parte das vezes em que saiu, arrependi-me, porque os ISOs dispararam para a lua.
Relativamente à distância focal máxima, lá está, no uso que dou não sinto a diferença disso. Eu tenho andado quase sempre com um máximo de 85mm (x1.6) na mochila e até me tem chegado, portanto tudo o que vier acima disso é bónus. No entanto sofro frequentemente as consequências de andar com a prime, e então achei que introduzir aqui uma zoom luminosa me podia beneficiar como fotógrafo, dando-me mais opções. Adicionalmente, esta é compatível com teleconversores, portanto se algum dia precisar tenho ali ainda mais um recurso, e com um monopé a lente fica perfeitamente utilizável mesmo sem ser estabilizada.

Eu tinha há meses um negócio acordado para uma Sigma 50-150mm f/2.8 OS a um excelente preço, mas o vendedor nunca mais disse nada e também não enviou a lente, motivo pelo qual acabei por ignorar o assunto (não tive qualquer custo, por isso paciência).
Muitas vezes pensei na Sigma 50-100mm f/1.8 Art, mas não senti que me beneficiasse tanto como uma 50-150/2.8 ou 70-200/2.8 pelo facto de eu já ter a 85mm a f/1.8.

É interessante eu ver que, com o passar do tempo, a nitidez das lentes é algo que me tem preocupado cada vez menos, — convém eu também referir aqui que faço cada vez menos crops (já quase não corto nada), por isso a exigência no vidro também não é tanta — por exemplo, ao escolher uma nova lente, preocupa-me mais garantir que ela tem a luminosidade que eu procuro, e que foca melhor, do que propriamente ir atrás da melhor qualidade de imagem possível (exemplo de porque escolhi a Canon 50mm f/1.4 em vez da Sigma Art).

Mas lá está, todo este discurso é feito com base naquilo que eu fotografo, e naturalmente não reflecte as necessidades de outros. Tu certamente valorizas mais a capacidade de fazer crop à foto, e para isso precisas duma lente bem sharp e o mais longa possível, enquanto eu esforço-me por enquadrar o que quero à primeira e sem precisar de crop — porque são coisas que estão mais próximas e me posso dar a esse luxo, claro — à noite ou com pouca luz, e se eu puder juntar a isso uma boa separação de fundo, ainda melhor. São finalidades diferentes :)

Quanto à questão do valor das lentes, acho que nos vamos habituando aos poucos. Esta ficou-me por 550€, bem longe de 1000 ou 2000€. Ainda assim, há cuidados que tenho sempre, como o facto de manusear sempre a câmara com strap colocada quando ela está pesada (algo que já fazia). E também não sou propriamente uma pessoa com mãos de manteiga, e isso ajuda, claro. Nunca deixei cair uma câmara nem uma lente, raramente deixo cair um telemóvel, etc.
 
Já estavam com saudades minhas né?
Ao tempo que não comprava material fotográfico :D

Não sei se estão a fazer estes descontos em todo o lado, mas...

9246390124574.jpg


Estão a fazer descontos do caraças em corpos e lentes.
Talvez para incentivar o pessoal a adoptar as novas tecnologias :)

Assim sendo, aproveitei.

Comprei o Kit Z6 + 24-70mm f4 + adaptador FTZ (400 francos de desconto)
Comprei a Z 50mm 1.8 (200 francos de desconto)
Comprei também uma bateria extra, um Sony XQD 64GB e um adaptador XQD para USB.

Assim faço a transição para mirrorless por completo.
A D810 já foi vendida (sim, já andava a pensar nisto há algum tempo, bem como todas as lentes e acessórios, excepto a Tokina 100mm Macro e um flash).

Fico com o meu Kit FF com a 24-70mm f4 + 50mm 1.8 + 100mm 2.8 + Flash externo.

z6fullkit__98132.1536045249.1280.1280.jpg


z501__04236.1544737834.jpg


Não perdi dinheiro quase nenhum com a troca.
Estes 600 francos de desconto quase que faziam com que ganhasse :P
 
Já estavam com saudades minhas né? (...)

Por acaso no outro dia notei a tua ausência prolongada... Desde que ela saiu que tu estavas decidido a ir buscá-la.

Eu na tua posição tinha ido para a Sony e abandonado a Nikon (fiquei um pouco "revoltado" com as specs da máquina quando saiu, apesar de ela não ser do meu escalão de equipamento).

Dá algum feedback depois.
 
Estava decidido, mas ao mesmo tempo não estava.
A máquina é muito cara (com esta promoção tornou-se aceitável). A Z7 então nem se fala. É caríssima.
Falta o ecossistema, mas as lentes vão aparecendo aos poucos e pode-se sempre usar o FTZ (que só comprei no kit por custar "apenas" mais 50.- e porque quero continuar a usar a Tokina 100mm macro).

A Sony A7III é muito mais madura e completa mas, em termos de máquina em si, gostei mais da Z6 quando a comparei à A7III.
Tem um feel melhor, parece mais máquina e tem os menus Nikon que já me habituei.

A D810 já foi vendida há um tempinho, apesar de não ter dito nada por aqui.
Tenho fotografado com a GX9 apenas e vai servindo, mas lá está - qualidade "a fundo" precisa de um sensor grande :D

Assim sendo meti esse dinheiro de lado para comprar uma mirrorless FF.
Várias vezes tive para comprar a Sony.
Mas...
Não me achem hater, mas não gosto muito da Sony. Há sempre qualquer coisa que não faz o "clique".

Estou habituado a Nikon, gosto dos controlos e dos menus.
E gosto mais do feel da Z6.
Falam muito bem das lentes Z, que são muito nítidas e tal. Depois faço os meus testes caseiros :D

Cumps
 
Depois comenta o que achas dela "na prática" ;)

Tenho mais ou menos a mesma opinião em relação a Sony. Vou mexendo em algumas com cada vez mais frequência, mas basta pegar na minha marca (qualquer modelo) e é logo uma lufada de ar fresco (menus, controlos e ergonomia).

Eu agora estou com os olhos postos na Black Friday, para ver o que aparece. Até lá, quero ver se me consigo decidir entre a 6D Mark II, 5D IV e EOS R. A vontade era duma 5D4, mas o bom senso diz que a R é uma escolha mais actualizada (e mais acessível). E se não conseguir decidir, fico como estou até tirar as dúvidas, porque se não souber por qual optar é porque não preciso de nenhuma delas.
 
No teu caso, que tens Canon, ainda tens a EOS R‍P.
Ainda não li muito sobre a máquina mas, pelo preço, é a considerar.

Cumps
 
Sim...a ***** não me tem atraído muito por causa das coisas que lhe cortaram.
Tem uma bateria mais pequena (e não há grip), não tem weather sealing, não tem shutter a 1/8000s (com lentes f/1.4 dá jeito), faz poucas fps em burst, e o seu corpo pequeno não deve balançar bem com uma 24-70 ou uma 70-200m.
É claro que eu posso mudar de ideias entretanto, porque ela é uma forma fácil de passar para FF e mirrorless em simultâneo, mas para já...não é a primeira da lista.
 
Tem, mas acho que é só em automático, ou algo assim do género.
Ela tem muitas semelhanças com a 6D Mark II, mas em algumas coisas está mais capada ainda.

Dito isto, claro que uma pessoa às vezes tem que trabalhar com o que tem e com o que consegue pagar, mas estes recursos existem para tornar a vida mais fácil ao fotógrafo, e já os tenho a todos na 80D. Acaba por custar um pouco a aceitar a ideia de pagar mais e perder essas coisas.
 
Aqui está ela :D

ZrQxIzC.jpg


FTZ - 24-70mm f/4 S - Nikon Z 6 - 50mm 1.8 S
nP2Pgmw.jpg


Esta 50mm 1.8 é grandita, para uma 1.8.
Mas vai bem com o corpo.
Fica aqui em comparação com a pequenita GX9 + 20mm 1.7 ("equivalente" aos 40mm em FF)
Fly4Ck6.jpg


B3gMvkr.jpg


O feel da Z 6 é espetacular mesmo.
O grip é como se estivesse a agarrar uma boa DSLR.

Estou só à espera que uma das baterias carregue para começar a brincar.

Cumps
 
Não, nem será esse o objectivo.
Para máquinas compactas, o melhor compromisso serão as MFT e APS-C - por isso mostrei ao lado da GX9, que é bem compacta.

Mirrorless não tem que ser pequena.
As vantagens de mirrorless sobre as DSLR são inúmeras e vão muito além do peso e tamanho (mas sim, no geral uma mirrorless é mais pequena e leve do que uma DSLR).

Comprei a GX9 por ser compacta (e por ser competente, claro) - serve muito bem para férias e saídas ocasionais.
A Z6 comprei pelo sensor FF, aliado às funcionalidades que me faziam sentir saudades das minhas MFT, quando usava a D610 e D810.
Mas claro que não estava a contar com uma super compacta.
Até faço questão que uma máquina destas tenha um tamanho e um grip bom para agarrar.

A 24-70mm f4 parece ser muito competente e sólida.
Vai ser uma boa companheira de viagem.

A 50mm é ultra sharp, mesmo a 1.8 - vai ser boa para fotos ao bebé e retratos.

Para já, o sistema de foco parece ser bastante bom.
Estou a testar dentro de casa, com iluminação fraca e safa-se muito bem (pelo menos para mim).

Amanhã faço mais testes, com o face e eye detection.
Mas estou a gostar das primeiras impressões.

Cumps
 
Back
Topo