Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Eu ainda uso a mh 18-35mm com a Nikon Z6. Mas apenas para vídeo. Aliás, ela sempre foi usada para vídeo praticamente.

Como disseram, as Art têm alguma coisa de especial. Eu estou a vender a mh 50mm F1.4 ART e ainda estou com dúvidas. Gosto mais do feeling que capta, que a nova Nikon 50mm Z.
 
Eu gosto muito da Z 50mm 1.8, não gosto é tanto daquela distância focal.
É fixe para alguns retratos, mas uma 35mm 1.8 é melhor para o geral e a 85mm 1.8 para retratos.
Um dia devo comprar uma 35mm 1.8 e uma 85mm 1.8, vendendo a 50mm.

Fico com a 24-70mm f4 para paisagem, férias e saídas ocasionais, a 35mm para interiores (fotos ao bebé e tal) e a 85mm para retrato puro...
Também tenho a 100mm 2.8 macro (Tokina, foco manual com o adaptador).
Fico com um setup mais do que completo :p
Mas também gostava de voltar a comprar a 70-200mm f4 VR, se bem que não preciso dessa focal para grande coisa.

Cumps
 
Só não ajustei a distância ao infinito nas 4 distâncias focais. Na verdade, não sei bem como vou fazer, por ser difícil verificar... Se houver alguma ideia, mandem.
Para infinito na verdade até acho a mais fácil porque nem precisa muito de tripé (eu faço à mão mesmo).
Ajusto indo à janela, escolhendo uma coisa na rua como ponto de referência, e faço 10/20/30 disparos a apontar para essa coisa. Depois vejo pelo chão onde está a minha profundidade de campo, e se me parece estar no sítio certo para o ponto onde eu foquei, segundo a lógica de 1/3 à frente do sujeito e 2/3 atrás.
Ajusto o que tiver que ajustar, volto à janela, volto a disparar para a mesma coisa, e vejo a minha zona focada a mudar de sítio no chão, até me parecer bem.
 
Fazes o mesmo mas com tripé :biglaugh:

É só porque não me parece muito necessário, já que estamos a falar de profundidades de campo bastante maiores. As diferenças provocadas por tu estares com os ombros 5cm mais à frente ou mais atrás são imperceptíveis. A tolerância é bastante maior, ao focar para infinito.
 
Sim, a dificuldade de um resultado preciso é mesmo o dof ser grande... Quando me refiro ao olhometro, é a perceber onde está o foco...

Logo faço uns testes.
 
5bab0e4bea8c9828fb3190b4a0574cad.jpg


Mais 3 impressões/molduras personalizadas que encomendei no OCaixilho.

O trabalho é impecável, a qualidade é mesmo de assinalar.

Entretanto, não desgostando propriamente da experiência com a 10-24mm, vou vendê-la.

Não consigo abdicar da qualidade óptica da 16mm e acabo por não conseguir justificar a mesma uma vez que os 10-15mm não me são assim tão úteis.
 
Malta, uma recomendação de uma mochila baratinha para oferecer >50€? 3 lentes + máquina, carregador a alguns acessórios ( tipo para-sol ) ?

Vi a Cullman backpack panama 400 mas dizem que nas costas deixa entrar a transpiração...
 
Não é bem o tipo de máquina que por aqui mais passa, mas no ao passado comprei uma e tenho adorado usar. Comprei a nova aproveitando um cupão de 25% de desconto que a GoPro me deu.

eL7OTTp.jpg
 
Qual era o modelo que tinhas antes?
Tive uma Hero 7 Black que adorei os resultados, mas tinha imensos problemas de estabilidade: como encravar, descarregar as baterias mesmo desligada, etc... Foi trocada pela GoPro, mas depois de ler um bocado percebi que não era defeito da minha câmara, era mesmo um problema de concepção. E no meu tipo de utilização em concreto tornava-se um bocado irritante, porque quem monta a câmara e põe a gravar continuamente não sofre do problema, ela a meio da filmagem nunca encravou comigo, mas eu faço pequenos clipes para depois juntar e é extremamente frustrante quando vais filmar e a câmara está encravada e perdes o momento.

Então antes que desvalorizasse demasiado vendi, na verdade como tinha comprado numa boa promoção não perdi quase nada, mas sempre com intenção de comprar uma DJI Osmo Action ou então esperar pela Hero 8.

Felizmente a GoPro, pelo que dizem online resolveu alterar completamente o desenho interno e os circuitos de alimentação e apesar de a Hero 8 usar o mesmo SoC das anteriores e apesar de também ficar bastante quente, a verdade é que na prática ainda não tive um único encravanço desde que a comecei a testar, algo que na Hero 7 era totalmente impossível.
 
Eu tive a 5 Black, e também acontecia. Passei para a 7, e aconteceu-me já 2 ou 3 vezes. Mas nada de mais.

Tem a vantagem em relação à 5, que é ficar a carregar no botão de power (acho eu), e ela reinicia sem a necessidade de ter que tirar a bateria.

O meu uso é mais como o do mundano, essencialmente clips pequenos.

A estabilização da 5 e mesmo a 6, para a 7, é uma diferença gigante. É incrível.

Por videos que vi, a Osmo está ainda melhor nesse aspecto, e a 8 parece que se aproxima da Osmo.

Mas a 7 já é brutal.
 
Última edição:
Basicamente as câmaras ficam em freeze.
Geralmente é após terminar uma gravação.
Pode ser ao sermos nós a parar, pode ser quando o cartão fica cheio, ou quando a bateria termina...já me aconteceu com todas.
Dumas vezes a câmara desliga e corre tudo bem, doutras termina o vídeo mas não desliga e não responde às teclas, e já tive vezes em que nem terminou o vídeo e ficou a gravar até a acabar a bateria.
 
O que me irritava mais era a câmara encravar quando estava ligada mas sem ser usada, em modo espera. Quando carregava no botão de gravar ela estava ligada mas sem reação. Só tirando a bateria ou carregando no botão power por 10 segundos reiniciava e voltava a funcionar. Outras vezes era deixar a máquina preparada de véspera e de manhã ter a bateria completamente gasta e a câmara a ferver e estando desligada.

Pelo que fui lendo é um problema que acontece desde que foi introduzido este design na Hero 5, que tem a ver com a forma como os componentes são organizados internamente que não permite a dissipação do calor e tem também a ver com os circuitos de alimentação, mas na Hero 7 mantendo o desenho interno mas com as novas funcionalidades em algumas situações, pelo menos na minha experiência torna-se bastante frustrante.


Na Hero 8 com um volume interno superior, um novo arranjo dos componentes e com as novas baterias/circuitos de alimentação, parece-me que o problema foi resolvido. Dá também a ideia que os encaixes em metal que tem no fundo fazem de dissipadores, porque ficam bastante quentes, se isso for verdade foi uma solução bastante engenhosa. Hoje de manhã já me fartei de filmar, num cenário em que a Hero 7 teria encravado várias vezes e não falhou nem uma vez.


Não acho que no resto haja assim grandes diferenças para a Hero 7, os resultados finais são muito idênticos.
 
Última edição:
Back
Topo