Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Epah, mas equipamentos desse preço que se "engasgam"? A GoPro não assume esse problema?

Assumem sem problema. Trocaram duas vezes a minha câmara. Mas as novas vieram iguais. Depois de eu vender a minha saíram umas actualizações para o firmware que diziam que melhoravam isso. Se calhar precipitei-me... Mas na hora tem que se decidir...

E é preciso ter atenção que estas câmaras pelo tamanho compacto e alto processamento que fazem por causa da estabilização e altos framerates vão sempre aquecer e são propensas a encravar, seja que marca for. Mas há que separar o que é encravar de vez em quando e o que é encravar frequentemente.
 
(...)

A estabilização da 5 e mesmo a 6, para a 7, é uma diferença gigante. É incrível.

Por videos que vi, a Osmo está ainda melhor nesse aspecto, e a 8 parece que se aproxima da Osmo.

Mas a 7 já é brutal.

Como fiquei um bocado desiludido com a questão dos freezes na minha Hero 7, depois de a vender uma das câmaras que tive oportunidade de experimentar foi a DJI Osmo Action, e a DJI não me convenceu assim tanto tendo em conta o hype criado. É certo que estabiliza mais do que a H7B, mas faz isso assumindo muito mais compromissos, a estabilização parece mais artificial, corta imenso o ângulo de visão e as imagens são mais processadas, não têm tanto detalhe. Já a H8B é nitidamente superior a qualquer uma das outras duas, com o HS 2.0 em high tens uma estabilização superior e sem os compromissos da Osmo, e se meteres em Boost, comprometendo um pouco mais o ângulo de visão, então é inacreditável a estabilização conseguida.

Mas muito honestamente, em utilização real, qualquer uma das 3 faz um trabalho incrível e os videos finais vão ser muito semelhantes.



@mundano a quanto tempo estás a testar a camera?

Há dois dias. Sei que é pouco, espero não mudar de opinião, mas nestes dois dias já fiz tudo o que na H7B sabia que ia provocar freezes e até agora nem um único. É bom sinal.
 
A minha 5 Black nunca tem problemas em standby, é só mesmo ao terminar gravações.

E não acredito muito na conversa do aquecimento, porque a minha câmara por natureza da minha utilização nunca está sujeita a muito aquecimento...é que eu uso-a no capacete da mota e é a gravar 1080p a 60fps. Está permanentemente refrigerada e não puxo muito por ela. O corpo da câmara não passa dum morno-frio, mesmo em utilização prolongada (>1h). Além disso, tanto dá o problema num vídeo de meia hora como num de 4 ou 5 minutos.
Por acaso há uns dias troquei-lhe o cartão de memória, mas foi dum Samsung EVO de 32GB para um Samsung de 16GB bem antigo (nem é EVO). Por acaso está a dar-me ideia de acontecer menos, mas dadas as diferenças entre os dois cartões, parece-me inconclusivo.
 
Não fazia ideia que as GoPro tinham esse tipo de problemas. Tendo em conta que são utilizadas tantas vezes para fins profissionais, pensei que tal não acontecesse. Vemos muita coisa na televisão filmado por GoPro... Eu tenho uma que me ofereceram, bem fraquinha (Hero+LCD) que uso muito pontualmente e sempre para videos curtos e nunca notei nada de estranho, mas também a resolução e os fps não têm nada a ver com o que vocês fazem com essas.
 
Não fazia ideia que as GoPro tinham esse tipo de problemas. Tendo em conta que são utilizadas tantas vezes para fins profissionais, pensei que tal não acontecesse. Vemos muita coisa na televisão filmado por GoPro... Eu tenho uma que me ofereceram, bem fraquinha (Hero+LCD) que uso muito pontualmente e sempre para videos curtos e nunca notei nada de estranho, mas também a resolução e os fps não têm nada a ver com o que vocês fazem com essas.
Os congelamentos são conhecidos, mas é como digo... Nunca tive tantos stresses como o @mundano.

Mas como não faço um uso intensivo, não serei o melhor exemplo para dizer se tive sorte com a minha. Em todo o uso que fiz na 7, não congelou mais do que 2 ou 3 vezes. Para mim, não é suficiente para me chatear com isso.

Lembro-me que a 5 era mais propicia a bloqueios, e exigia tirar a bateria. Era mais chato, mas também não foi um coisa insuportável.


De qualquer forma, idealmente não deveria acontecer. Mas o que a máquina entrega, as specs que tem, tamanho... O que permite fazer... É muito bom.


@mundano, gostei da tua análise comparativa com a Osmo. O que se perde para a estabilização ser "melhor", é de facto relevante.

Gosto sempre de ler as tuas análises, pois parecem-me sempre realistas e racionais.
 
:biglaugh: ALERTA TIJOLO :biglaugh:

Bom, entretanto vendi a 80D, e ontem fui buscar esta, num negócio feito em mãos.

IMG-1881.jpg




Primeira impressão?
É grande. É mesmo grande. Para uma zoom standard, é enorme (a Mark II é mais pequena, e as das outras marcas também). Entre as 24-70, acho que só é superada pela Nikon para F-mount.

Segunda impressão:
É um tanque. Não é toda em metal como a 70-200, mas nas zonas frontal e na que estende com o zoom, é. O resto do corpo é feito com os plásticos grossos típicos das Canon L.

Terceira impressão:
O anel de zoom irrita-me um bocado. Eu já sabia disto, mas ainda não tinha usado. Ele roda na mesma direcção do que as outras Canon, no entanto tem uma particularidade: é que nesta lente, a posição de recolhida é no lado tele, aos 70mm. Acho que é a única lente Canon assim.
Isto tem como vantagem o facto de o pára-sol poder ser feito com as dimensões para o lado tele, ao contrário do tradicional, uma vez que no lado mais wide o elemento frontal aproxima-se da ponta do pára-sol, e no lado tele ele vem para trás. Assim, aproveita-se um pára-sol mais comprido.
Como consequência, parte da operação da lente é feita da forma oposta à de todas as lentes que usei até hoje, pois estou habituado a pegar numa lente, ter uma perspectiva wide, e depois fazer zoom até à composição que quero, e se vejo a lente esticada sei que estou no zoom máximo. Aqui acontece o oposto, pego na lente e tenho o lado mais tele, e tenho que rodar logo o anel de zoom na direcção oposta ao que costumo fazer, e se vejo a lente esticada afinal estou no lado wide.
Penso que me conseguirei habituar, mas por agora atrofia um bocado.

Quarta impressão:
É realmente uma zoom curta.

Em termos de peso, sim, é pesadinha (950g), mas não é nada a que eu já não esteja habituado, considerando a 70-200 f/2.8. Esta muito equilibra bem com o corpo da câmara + grip, desde que a lente não esteja toda esticada, porque aí já puxa para a frente. Por ser feita em metal, a zona frontal é claramente pesada.

Já reparei que é menos rápida a focar do que a 24-105 e a 70-200, mas dentro do aceitável, não é lenta.

Não sei se vai conseguir substituir a 24-105, e o meu palpite é que não, pois com a range 24-105 sinto-me confortável o suficiente para sair e até viajar só com corpo + 1 lente, e com esta duvido que o consiga fazer. Na verdade, nem sei se vou gostar desta e estou algo céptico, mas tinha há anos a curiosidade de a experimentar e, além disso, é a companheira ideal para a 70-200.
Se resultar, fica. Se não resultar, vai para venda mesmo. Não é como se eu estivesse mal servido como que tinha. Por agora, vão ficar aqui as duas.

Gosto da 24-105, mas tenho que reconhecer que não é uma lente que eleve a câmara a todo o seu potencial. Se eu passei para full-frame e uma das razões para isso foi o desempenho com pouca luz, então trocar uma 17-55 f/2.8 em APS-C por uma 24-105 em FF não foi propriamente um upgrade. O upgrade está, sim, em passar para o sensor maior e com as lentes mais luminosas.

Agora falta apenas ver esta parte de 24-105 vs 24-70. Se uma, se outra, ou se as duas. Fora isso, o meu kit está pronto. Apesar da fama do kit de 3 zooms f/2.8 (holy trinity), não tenho uma ultra-wide nos meus planos de full-frame. Quando saio "leve" (agora convém meter aspas, mas o que quero dizer é "com pouca coisa"), levo no saco apenas uma ou duas zooms de abertura constante e, com isso, já me sinto confiante de que estou preparado para fotografar tudo o que apareça à frente, porque levo pouco material, mas do bom.
 
:biglaugh: ALERTA TIJOLO :biglaugh:

Bom, entretanto vendi a 80D, e ontem fui buscar esta, num negócio feito em mãos.

IMG-1881.jpg




Primeira impressão?
É grande. É mesmo grande. Para uma zoom standard, é enorme (a Mark II é mais pequena, e as das outras marcas também). Entre as 24-70, acho que só é superada pela Nikon para F-mount.

Segunda impressão:
É um tanque. Não é toda em metal como a 70-200, mas nas zonas frontal e na que estende com o zoom, é. O resto do corpo é feito com os plásticos grossos típicos das Canon L.

Terceira impressão:
O anel de zoom irrita-me um bocado. Eu já sabia disto, mas ainda não tinha usado. Ele roda na mesma direcção do que as outras Canon, no entanto tem uma particularidade: é que nesta lente, a posição de recolhida é no lado tele, aos 70mm. Acho que é a única lente Canon assim.
Isto tem como vantagem o facto de o pára-sol poder ser feito com as dimensões para o lado tele, ao contrário do tradicional, uma vez que no lado mais wide o elemento frontal aproxima-se da ponta do pára-sol, e no lado tele ele vem para trás. Assim, aproveita-se um pára-sol mais comprido.
Como consequência, parte da operação da lente é feita da forma oposta à de todas as lentes que usei até hoje, pois estou habituado a pegar numa lente, ter uma perspectiva wide, e depois fazer zoom até à composição que quero, e se vejo a lente esticada sei que estou no zoom máximo. Aqui acontece o oposto, pego na lente e tenho o lado mais tele, e tenho que rodar logo o anel de zoom na direcção oposta ao que costumo fazer, e se vejo a lente esticada afinal estou no lado wide.
Penso que me conseguirei habituar, mas por agora atrofia um bocado.

Quarta impressão:
É realmente uma zoom curta.

Em termos de peso, sim, é pesadinha (950g), mas não é nada a que eu já não esteja habituado, considerando a 70-200 f/2.8. Esta muito equilibra bem com o corpo da câmara + grip, desde que a lente não esteja toda esticada, porque aí já puxa para a frente. Por ser feita em metal, a zona frontal é claramente pesada.

Já reparei que é menos rápida a focar do que a 24-105 e a 70-200, mas dentro do aceitável, não é lenta.

Não sei se vai conseguir substituir a 24-105, e o meu palpite é que não, pois com a range 24-105 sinto-me confortável o suficiente para sair e até viajar só com corpo + 1 lente, e com esta duvido que o consiga fazer. Na verdade, nem sei se vou gostar desta e estou algo céptico, mas tinha há anos a curiosidade de a experimentar e, além disso, é a companheira ideal para a 70-200.
Se resultar, fica. Se não resultar, vai para venda mesmo. Não é como se eu estivesse mal servido como que tinha. Por agora, vão ficar aqui as duas.

Gosto da 24-105, mas tenho que reconhecer que não é uma lente que eleve a câmara a todo o seu potencial. Se eu passei para full-frame e uma das razões para isso foi o desempenho com pouca luz, então trocar uma 17-55 f/2.8 em APS-C por uma 24-105 em FF não foi propriamente um upgrade. O upgrade está, sim, em passar para o sensor maior e com as lentes mais luminosas.

Agora falta apenas ver esta parte de 24-105 vs 24-70. Se uma, se outra, ou se as duas. Fora isso, o meu kit está pronto. Apesar da fama do kit de 3 zooms f/2.8 (holy trinity), não tenho uma ultra-wide nos meus planos de full-frame. Quando saio "leve" (agora convém meter aspas, mas o que quero dizer é "com pouca coisa"), levo no saco apenas uma ou duas zooms de abertura constante e, com isso, já me sinto confiante de que estou preparado para fotografar tudo o que apareça à frente, porque levo pouco material, mas do bom.

Podes fazer um teste entre as duas? Em duas situações baixa luz e luz normal? Era uma comparação fixe mas claro só para os dias que estivesses bored e sem nada para fazer pois isto dá uma trabalheira do caraças. Refiro me à luminosa e a 24-105mm. Cumps
 
Nem tudo.
A 24-105 ganha no range, no preço, no peso e tamanho.
Não é só coisas más :)

Compromissos - ganhos e perdas.
Em tudo na vida, sem excepção.
 
Sim, estás certo no que dizes...mas acho que o que ele queria ver era pixel-peeping, e aí a 24-105 tem todas as características para parecer má, muito embora não o seja.
Se eu a achasse má tinha feito uma substituição directa dela pela 24-70, e no entanto continuam as duas cá, pelo menos por agora.

Pelo valor que custa uma 24-105 destas, aceito mantê-la aqui "empatada", em vez de ter tanto ou mais "empatado" noutra câmara (sim, eu sei que não é a mesma coisa).
 
Engraçado que já há uns meses ando a olhar para a 24-70 e para a 24-105 como possíveis próximas aquisições. Dava jeito uma lente que me fizesse mudar menos vezes de lentes. Logo uma zoom nesta range parece-me o ideal. Tendo a 24mm f/2.8 a substituta ideal seria a 24-70 f/2.8, mas é caríssima e acho que os 30mm a mais da 24-105 poderiam ser bem úteis.

Nesta forma ando a empatar as coisas e a manter o que tenho.
 
Novo Engraçado que já há uns meses ando a olhar para a 24-70 e para a 24-105 como possíveis próximas aquisições. Dava jeito uma lente que me fizesse mudar menos vezes de lentes. Logo uma zoom nesta range parece-me o ideal. Tendo a 24mm f/2.8 a substituta ideal seria a 24-70 f/2.8, mas é caríssima e acho que os 30mm a mais da 24-105 poderiam ser bem úteis.
Já passei exactamente pelo mesmo. Até pedi numa loja para experimentar a 24-70mm f/2.8 II.

Mas a resposta é mesmo a 17-55 :biglaugh:

É mais fácil abdicar dos 55 aos 70, do que dos 17 aos 24. Com a cobertura desde os 17mm podes fotografar em qualquer lado, mas com os 24 não.
 
Não faz sentido, não seria uma comparação justa. A 24-105 tem tudo para ficar mal vista nessa comparação.
Se botares as duas a f/5.6 tens uma comparação justa a 50mm por exemplo.

Eu mandei vir a 24-70mm da Tamron para experimentar e não é que tava lixada. De f/2.8 até f/8 não tinha muita coisa em foco. Nem com AFMA ia lá. Recambiado para trás mas não vou mandar vir outra igual.
 
Ha carradas de comparaçoes, graficos, valores, videos, etc. por essas internets fora...

Tu e as lentes (e as maquinas) andas com sorte. Quantas ja te calharam com defeito?
 
Back
Topo