Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Uma das vantagens da lente mais rápida é precisamente permitir uma abertura maior na mesma distância focal, se retiras as vantagens da lente para as comparar, não sei qual o objetivo da comparação, para além de fazer rankings de pixel peeping em condições de laboratório.
 
Não retiras vantagens nenhuma. As lentes têm construções diferentes, elementos diferentes, podem ter número de elementos asféricos diferentes, número de blades diferentes, etc. Cada lente tem o seu sweet spot. Neste caso aquela com a maior distância focal cobre aquela com menor distância focal. Para os exemplos dados aqui a que tem maior distância focal é claramente mais fraca que a que tem menor distância focal. Se eu estivesse a procura de uma lente com para utilizar dentro de uma range de distâncias focais cobertas pelas duas eu ia comparar a performance das duas nessas ranges e às mesmas aberturas ou aberturas de interesse. Aquela que tivesse melhor desempenho para o que procuro seria a escolhida independentemente se é mais rápida ou mais lenta. Isso não me interessa. E btw a única vantagem de uma lente rápida é permitir te obter DoF mais finos. Essa coisa de deixar entrar mais luz é uma falácia.
 
Para os exemplos dados aqui a que tem maior distância focal é claramente mais fraca que a que tem menor distância focal.
Mas a questão é que isso é perfeitamente normal e não é só nestes exemplos. É algo que está, por natureza, implícito na concepção de lentes. Mais zoom, menos qualidade. Menos zoom, mais qualidade, até chegar à lente fixa.

Por um lado, ao fazer stop down, retiras à lente rápida aquilo que a caracteriza. Por outro lado, ao compará-la com uma lente menos luminosa, vamos supor, a f/4 ou f/5.6, colocas a lente rápida em vantagem, nesse comparativo, por já lhe teres fechado mais o diafragma do que à outra.

É por isso que desde logo estas comparações não fazem sentido para tentares dizer que uma é melhor do que a outra. Estarás sempre a comparar duas lentes diferentes, criadas para finalidades diferentes.

Já te contei como é que escolho as minhas lentes. Distância focal, abertura, e euros, com preferência por lentes da marca da câmara. Se eu passar por estas 3 ou 4 coisas e ainda estiver na dúvida, das duas uma: ou é porque tenho realmente duas lentes com as mesmas distâncias focais, as mesmas aberturas, e preços semelhantes, e nesse caso realmente é boa ideia pensar em nitidez e no resto; ou então é porque ignorei um dos critérios e tenho que voltar ao início.
 
Não retiras vantagens nenhuma. As lentes têm construções diferentes, elementos diferentes, podem ter número de elementos asféricos diferentes, número de blades diferentes, etc. Cada lente tem o seu sweet spot. Neste caso aquela com a maior distância focal cobre aquela com menor distância focal. Para os exemplos dados aqui a que tem maior distância focal é claramente mais fraca que a que tem menor distância focal. Se eu estivesse a procura de uma lente com para utilizar dentro de uma range de distâncias focais cobertas pelas duas eu ia comparar a performance das duas nessas ranges e às mesmas aberturas ou aberturas de interesse. Aquela que tivesse melhor desempenho para o que procuro seria a escolhida independentemente se é mais rápida ou mais lenta. Isso não me interessa. E btw a única vantagem de uma lente rápida é permitir te obter DoF mais finos. Essa coisa de deixar entrar mais luz é uma falácia.

Uma prime tem praticamente sempre mais qualidade que uma zoom. A prime é também praticamente sempre mais rápida. Mas para ti, a única vantagem da prime é o DoF?!? Uma lente com maior abertura não deixa entrar mais luz? Já mexeste na abertura de uma lente com ela desmontada olhando pelo elemento óptico?
 
Última edição pelo moderador:
Mas a questão é que isso é perfeitamente normal e não é só nestes exemplos. É algo que está, por natureza, implícito na concepção de lentes. Mais zoom, menos qualidade. Menos zoom, mais qualidade, até chegar à lente fixa.

Por um lado, ao fazer stop down, retiras à lente rápida aquilo que a caracteriza. Por outro lado, ao compará-la com uma lente menos luminosa, vamos supor, a f/4 ou f/5.6, colocas a lente rápida em vantagem, nesse comparativo, por já lhe teres fechado mais o diafragma do que à outra.

É por isso que desde logo estas comparações não fazem sentido para tentares dizer que uma é melhor do que a outra. Estarás sempre a comparar duas lentes diferentes, criadas para finalidades diferentes.

Já te contei como é que escolho as minhas lentes. Distância focal, abertura, e euros, com preferência por lentes da marca da câmara. Se eu passar por estas 3 ou 4 coisas e ainda estiver na dúvida, das duas uma: ou é porque tenho realmente duas lentes com as mesmas distâncias focais, as mesmas aberturas, e preços semelhantes, e nesse caso realmente é boa ideia pensar em nitidez e no resto; ou então é porque ignorei um dos critérios e tenho que voltar ao início.

Verdade. A questão de a mais rápida já tem vantagem por ter sido já fechada antes. Mas mesmo assim o comentário mantém-se verdade se estiveres a comparar uma lente mazinha com abertura maior com uma lente melhorzinha com abertura mais pequena :D
 
Última edição:
Voltando ao tópico.

Já tinha comprado há algum tempo, mas ainda não tinha metido aqui. Aqui fica o primeiro item da minha transição definitiva para MFT:
FvA6YvZ.jpg


FvA6YvZ.jpg


É muito mais pequeno que o meu antigo Yongnuo YN-568EX, mas parece bem mais robusto. A qualidade de construção parece muito boa. Mesmo sendo pequeno, é maior que a EM10 e desequilibra um bocado a máquina. Acho que não dá para usar só com uma mão como faço habitualmente com a EM10. Praticamente não o usei ainda, mas parece-me ter potencia que chegue. Vem com vários acessórios. Comprei-o usado ainda com mais de um ano de garantia e parece rigorosamente novo. No Natal será testado mais a sério.
 
Bem, as pipocas acabaram...

Este tópico é para novas aquisições, certo?

Bem, então foi assim... Depois de comprar a 18-35 f1.8, vendi:

-Nikon 35mm f1.8
-Sigma 17-70 C
-Tamrom 70-300 f4-5.6


Ontem, arranjei mais um bajolo:

https://www.flickr.com/gp/112607880@N03/Y12XRt

https://www.flickr.com/gp/112607880@N03/2q377j


Tamron 70-200 f2.8 VC (primeira versão)


Mais uma adquirida nos usados, em excelente estado. Dos poucos testes que fiz, ontem à noite, parece estar tudo ok.

É pesada, naturalmente... Mas pensei que até fosse pior de usar, sinceramente.

Esta abertura nestas distâncias focais, é uma cena bacana. Sempre quis experimentar.

Vou testar mais um pouco, e depois dou mais feedback.
 
Gente, tenham lá calma, não estejam com essa coisa de se atingirem uns aos outros...isso não adianta nada.

____________________________________________________________________________

Entretanto, eu já tinha falado no tópico da treta que tinha adquirido esta menina, e ei-la:

MG-1604.jpg

Canon Pixma ip8750

Recebi-a no início da semana passada.

Não há muita ciência por detrás da escolha deste modelo, eu queria começar a fazer impressões grandinhas com as minhas próprias mãos e esta é a mais barata que suporta tamanho A3+ (~33 x 48cm). Acima disso, para A2 só a Pro 1000, mas tinha que vender um rim.
Funciona a jacto de tinta, leva 6 tinteiros (BK, C, Y, M, Cinzento, PGBK), mas creio que apenas 5 deles são para fotografia, pois o 6º é de tinta à base de pigmentos.

Acima desta, estão a Pixma Pro 100S, e depois a Pixma Pro 10S.
A primeira leva 8 tinteiros em vez de 6, custa o dobro, e continua a ser a jacto de tinta.
A segunda, leva 10 tinteiros de tinta à base de pigmentos, mas custa cerca de 2,5x mais do que esta. Por muito que eu desejasse ter a tinta de pigmentos, não consegui encontrar argumentos para esticar tanto o valor de aquisição do equipamento.

A maior vantagem dos modelos Pro é que têm perfis ICC para papéis doutras marcas, enquanto que a minha apenas tem perfis para papéis Canon e Hahnemuhle. Para a minha primeira experiência a fazer impressões em casa, acho que posso perfeitamente viver com isso.

Por agora ainda não posso dizer nada, ainda só experimentei duas impressões com o papel que vinha de amostra. Estou a aguardar algumas cotações para preços de papel Canon através de um familiar que é grossista, e que me deverá tornar a coisa mais sustentável.

A impressão é uma parte muito menosprezada por nós (no seio global dos fotógrafos). Eu, de há dois anos para cá, comecei a imprimir sempre no final do ano as minhas fotos favoritas desse ano. Desde logo gostei muito da ideia, e da satisfação de ver o resultado do meu empenho num suporte físico, isto é, em algo palpável. Mas de ano a ano é muito pouco, eu quero tornar isso numa prática regular, não tendo que juntar fotos para imprimir por causa dos gastos de envio. Quero ter o acesso à impressão mais perto de mim, e nada melhor do que dentro de casa. Se eu quiser imprimir uma só foto, imprimo uma só foto. Se eu quiser fazer uma experiência com outro papel, faço a experiência com outro papel.

Se eu fosse um fotógrafo de filme, ou dessa era, imagino que tivesse em minha casa uma darkroom improvisada. Pois bem, agora não temos darkrooms, mas a ideia continua a poder aplicar-se. Penso que esta será uma forma de eu mergulhar ainda mais a fundo neste mundo, penso que é "o passo seguinte". Coloco até em dúvida se a minha aquisição mais importante do ano terá sido a câmara full-frame ou se a compra desta impressora. Se calhar foi a impressora mesmo.

@Lyp excelente aquisição! Vais ver que agora passas a sair sempre com as duas zooms rápidas no saco, nunca mais te vais separar delas :)
Btw pondera um grip para a câmara, caso dês por ti a fotografar muitas vezes na vertical. Essas lentes cansam imenso nessa posição. Mas fora isso, são óptimas. Ter essa range toda com um ISO baixo/saudável é um recurso brutal, ao qual não estamos habituados.
 
Boa cena essa impressora @m4ndr4ke.

Podes falar de preços, não so da impressora, assim como dos consumíveis?

Eu não fotografo o suficiente para justificar a compra de uma impressora... Mas é uma cena muito porreira poderes fazer isso em casa.

Na verdade, nos últimos tempos até acho que não justifico o dinheiro que tenho empatado e material fotográfico... Tal é a fraca frequência com que fotografo... Não tem dado para fazer nada.

Comprei esta tele apenas porque vendi material que financiou a compra... E obriguei-me a compra-la apenas quando tivesse vendido as outras 3.

A verdade, é que, com excepção da Sigma 17-70C (que comprei nova), praticamente não perdi dinheiro na venda das outras duas, que tinha comprado usadas.

Tanto a 18-35 f1.8 (que até dava para ganhar dinheiro se a vendesse), como esta tele, se mais tarde as quiser vender, não perderei dinheiro, ou perderei pouca coisa.

Tinha em mente comprar uma tele 70-200 f2.8, ou uma das Nikon 80-200 f2.8 das mais antigas, e tu, @m4ndr4ke, não sabes, mas foi quando referiste esta lente uns posts atrás dizendo que era jeitosa, que fui ler um pouco, e as reviews e teste são bastante positivos.


Depois foi procurar uma nos usados.

Curiosamente fui ver uma a semana passada, mas detetei um stress no AF que nem o dono sabia que a lente tinha... Mas não sabia mesmo. E eu tive sorte em aperceber-me. Se focasse abaixo da distância mínima de foco, a lente obviamente não focava (normal), mas ao tentar focar novamente, o AF não saía do sítio... Desligando e ligando a câmera, ficava ok.


Não era o fim do mundo, porque até nem é uma situação vulgar de se fazer, mas obviamente já não a comprei.

O dono pensava que era da minha máquina, e foi buscar a dele (D810). Era igual. O homem (já com os seus 70 anos) ficou sem jeito, coitado.

Ontem fui buscar esta, pelo mesmo preço. Está mesmo impec de aspecto, e aparentemente, 100% em termos operacionais.

Mas uma surpresa como a da outra, que só se detecta em situações muito específicas, pode sempre acontecer... É o risco de comprar usado.
 
Sim, claro.

O modelo da impressora, suspeito eu, deve estar em fim de vida. O PVP recomendado dela no lançamento era, se não estou a fazer confusão, de 399€. Eu consegui-a por 210€ já com gastos de envio, numa loja de informática nacional.
Os tinteiros são algo caros, mas considerando que pretendo usar isto só para foto, conto que sejam trocados apenas de longe a longe. Existem versões XL e um pack com os 4 tinteiros "comuns" (C, Y, M, BK) em tamanho XL que se arranja 60 e tal euros. As estimativas dadas pela Canon são de algumas centenas de fotografias 10x15cm para cada tinteiro XL (varia de tinteiro para tinteiro, mas vai das 275 no cinzento às 870 no preto de jacto de tinta, e quase 5000 no preto de pigmentos).
O meu palpite é que, correndo bem, eu nem chegue a trocar todos os tinteiros todos os anos.

Já quanto ao papel, varia. Entre os papéis de marca Canon, o mais caro chega aos cerca de 3€ por folha (tamanho A3+).
Se eu entrar nos Hahnemuhle é que a coisa sobe até à lua, mas não me imagino muito a fazê-lo.

Enfim, com um bocado de sorte até fica mais barato do que a mandar fazer fora mas, naturalmente, com menor qualidade face às impressoras profissionais que os estabelecimentos têm. De qualquer forma, não é uma questão de ter o melhor que exista, mas sim de ter o que me satisfaça. E pelos poucos testes que fiz, parece-me muito bem em termos de qualidade, mas muito bem mesmo.




Essa Tamron tem uma excelente reputação, sempre vi muito boas opiniões dela, provenientes sobretudo do lado Nikon. Não sei se o que vou dizer agora é verdade ou não, mas ao longo do tempo tenho ficado com a impressão que os problemas de focagem nas lentes 3rd party se manifestam mais no lado Canon. Do que vejo, o feedback dos utilizadores Nikon é, na maior parte das vezes, muito positivo. E foi essa ideia que me levou a não comprar mais lentes 3rd party depois da 35mm da Sigma.
Penso que essa seja bem superior à minha em termos ópticos.

Esse problema que referes que detectaste na outra tem pinta de ser uma questão de firmware.

Uma coisa que, por vezes (não muitas, é coisa rara), acontece na minha Canon, é que quando estou a usar o limitador de foco de 3 metros até infinito, se eu calhar de meter a lente manualmente abaixo dos 3 metros, ou se mudar esse switch sem já estar na zona acima dos 3 metros, ela não se mexe para focar até que eu vá lá rodar o anel de foco para ficar dentro da zona. Mas isto nunca me incomodou, porque geralmente, quando mexo nesse switch, já estou focado e só quero é prevenir mudanças grandes no foco.
Ou então, se eu estiver a focar na longa distância, sem usar o limitador dos 3 metros, e por alguma razão a lente fizer aquela busca pela range de focagem toda, ela às vezes pára na distância mínima e desiste. Mas pelo que já li no passado este é um comportamento muito comum nestas teleobjectivas, e sobretudo nas mais longas, por isso nunca me preocupou.

Acabaste por simplificar muito o teu kit. Apesar de ser volumoso, tem muita qualidade, e sem confusão de lentes.
Eu, por agora, por uma questão de prudência, recuso-me a vender o que quer que seja. Isto porque, como mudei o tamanho do sensor, afectei em simultâneo a utilização de todas as lentes que já tinha, portanto é quase como começar de novo, apesar de ser o mesmo material. Mas se, no futuro, quando as ideias com a 6D2 já estiverem bem assentes, vir que há material sem uso, então aí começo a vender, e as maiores candidatas à saída são as primes. Neste ano nem 2.000 disparos fiz com as 3 juntas.
 
Pois, de facto é um mimo poderes ter a impressora ao lado do pc, e imprimires sempre que te apetecer. Quando faço impressões, normalmente no Prontão, também espero para fazer uma encomenda por causa dos portes... E o tempo vai passando, e por vezes acabo por não imprimir nada... Até me apetecer fazer a encomenda.

Mas para mim acho que não compensa ter uma impressora. Pelo menos nesta fase.


Quanto às lentes, sim, a outra Tamrom não tinha nenhum problema mecânico, creio eu. Bastava desligar, esperar 2 segundos, e voltar a ligar, e estava ok. Mas estar a dar uma pasta que ainda é considerável, e vir a pensar naquilo, não me agradou. E eu conheço-me, enquanto não resolvesse aquilo, não descansaria... Ou se a quisesse vender, poderia ser um impedimento para o comprador, como foi para mim... Uma vez que não me sentia confortável para ocultar tal facto.

Deveria ser Firmware, ou algo do género, sim... E Na vida real, não atrapalharia muito, mas...

Assim foi melhor. Vou testar melhor esta no fim de semana.


A ideia foi simplificar o kit, sim. Não sei se vou sentir falta de um zoom standard mais comprido, mas pode ser que não.

Fiquei com :

Tokina 11-16 f2.8
Sigma 18-35 f1.8 A
Nikon 50 f1.8
Tamron 70-200 f2.8 VC I

Sinceramente, e tendo em conta o que vou fazendo, parece-me que está tudo coberto.

A questão da praticabilidade de uma zoom standard mais comprida, naturalmente poderia dar jeito aqui ou ali, mas quando levava por exemplo a 17-70 C, levava sempre a 50mm também, e para fazer retratos pegava sempre na 50. A 50mm é uma pena, e pequena. Cabe em qualquer lado, e nem se nota no saco.

A 17-70C usava normalmente quando queria a parte mais wide... O que poderei fazer com a 18-35.

Vamos indo e vamos vendo.

Fiquei mais pesado, mas com vidro mais rápido e de melhor qualidade, e com pouco investimento extra. E agora não sinto que tenho lentes mais, como sentia com o kit anterior.

Não sinto que tenho lentes a mais, no sentido de coberturas... Porque na frequência com que tenho fotografado, aí não há dúvida que tenho tralha a mais [emoji16]
 
Eu também imprimo muito em casa, com uma Canon Pixma de 6 tinteiros (imprime a A4) e gasto rios de dinheiro em tinteiros :p
Ainda há dias tive que comprar mais recargas e gastei mais de 100 euros em recargas XL.

Ainda imprimo algumas fotos, mas não vale a pena, monetariamente falando.
A cena do imprimir em casa tem outra "magia" e conseguimos controlar melhor os resultados finais.

Depois deixa feed do custo de recarga e ciclos de substituição (quantas fotos consegues imprimir, mais ou menos).

Cumps
 
@MylleZ Pois, nesta o valor também não deve fugir muito a isso. 60 e tal euros nos C, M, Y e BK (todos XL), mais uns 20 euros no cinzento XL, e outros 20 no preto XL de pigmentos.
Em princípio eu arranjo-os mais baratos, mas não deve baixar muito.

Se eventualmente vir que começo a fazer também outras impressões, de fotos sem importância, ou então de coisas sem serem fotografia, arranjo também uns tinteiros compatíveis para essas coisas, pois esses são baratíssimos, arranjam-se a 1 euro e tal cada um. Assim poupo os originais para o que interessa.

Mas é isso, ter aqui os meios para fazer a impressão penso que nos dá outro nível de envolvência no assunto, passamos a ter todo o processo nas nossas mãos, desde o disparo até ao suporte físico.

@Lyp pois, uma das questões que me encorajou a avançar com a compra duma impressora foi o aumento de preços na Printão durante este ano. Já não bastava ficar sempre a juntar impressões por causa dos gastos de envio, agora ainda pagaria mais do dobro que pagava no ano passado. Uma foto em 49x33cm, equivalente a este A3+, neste momento fica em quase 6€, lá. Uma 20x30cm como eu gosto de fazer custa 1,75€, mas eu pagava 70 e tal ou 80 cêntimos por cada uma. Para aqueles preços, consigo mais barato em casa.
O custo da impressora é diluído com o passar do tempo, pelo que acho que são mais os consumíveis que importam. Se eu fizer umas 50 impressões A3+ por ano (até conto fazer menos) e gastar um kit de tinteiros nessas 50 fotos, terei gasto menos de 250€ em tudo (estou a calcular com o papel Canon mais caro). Na printão, com os valores actuais, gastava 290€. E na prática não sei se gasto todo um kit de tinteiros, talvez gaste uma cor ou outra até ao fim, mas duvido que gaste todas.

Mas quanto ao kit, estás numa posição confortável neste momento. Se sentires falta duma zoom standard mais longa, vendes a 18-35, vais buscar uma 17-50, e ainda recuperas algum dinheiro.
 
Com lentes pesadas torna-se quase indispensável para fotografar na vertical. Eu quando andei a usar a minha 70-200/2.8 sem grip na 80D, por usá-la bastante na vertical, posso dizer que ainda sofri um bocado, pelo menos o suficiente para no dia seguinte ter os pulso e antebraço direitos doridos. E ao fim de meia horita de utilização seguida já me custava até a apontar.

Mas foi a primeira lente, até hoje, a levar-me a esse ponto.
Estar com o cotovelo levantado cansa bastante mais.

Com o grip é tranquilo, o cotovelo mantém-se encostado ao corpo e o esforço é o mesmo do que para fotografar na horizontal.
 
Ainda há uns tempos se falava disto noutra thread :)

Comprei algo mais portátil e vou usar também para edição (tenho versões adobe lightroom e photoshop bastante completas).

iPad pro 11 polegadas, 256GB, capa teclado, Apple pencil e adaptador USB-C para USB.

awiDOr9.jpg


Claro que vou usar para multimédia.
Muito youtube e stream, filmes e séries...
Vem substituir o velhinho Galaxy tab 10.5.

Cumps
 
Grande máquina. Não sei se já és utilizador do ecossistema Apple, mas não ponderaste os Surface Pro? Pergunto porque os acho mais versáteis, por não terem o OS mobile, terem melhor teclado e melhor ergonomia para usar como laptop e continuarem a poder ser utilizados com tablet, embora sejam piores tablets que os ipads? Esse é o de quantas polegadas?
 
Back
Topo