Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Não ponderei os surface.
Tenho o iPad da minha mulher aqui em casa, com 3 anos e a funcionar como quando o comprei para ela.
Foi mais pela estabilidade que promete oferecer e porque não preciso de um mini computador portátil, mas sim de um competente tablet para multimédia e alguma edição.

É a versão de 11 polegadas.
Esteve para ser o maior, mas acaba por ser muito grande para depois andar com ele em viagem, e mesmo para utilizar na cama (onde uso muito o tablet) e no sofá.
Aproveitei também uma promoção no modelo 11 polegadas, WiFi com 256GB (que era o que tinha em mente em termos de armazenamento e conectividade - não precisava de 4G no tablet).

Cumps
 
não ponderaste os Surface Pro? Pergunto porque os acho mais versáteis, por não terem o OS mobile
Oferecem SO mais completo, sem dúvida, mas no processamento ficam atrás. Se vires os resultados de Geekbench dum iPad Pro ao lado dum Surface Pro 7 i7, eles ficam aproximados, mas o Surface custa muito mais. Estas gerações recentes de iPad são uns monstros a trabalhar, desde o Mini até aos Pro. O iPad Mini actual já mete o meu MacBook Pro 2017 (13" e i5) no bolso. Só estou a comparar cpu, aqui, e é claro que há outras coisas, mas fica a ideia.
E, para nós, fotógrafos, o iPad oferece um ecrã melhor. A Apple mete ecrãs com espaço de cores P3 até nos iPhones...

Eu cá vou torcendo para que eles um dia os migrem para MacOS, ou então que desenvolvam iPad OS até um patamar que se aproxime.
 
Mas por exemplo o Lightroom não exige muito de processador, costuma falhar mais pela ram. Em IOS o LR também é o que é utilizado normalmente?
 
Ainda só fiz uns pequenos testes, mas isto parece ser melhor ainda do que estava à espera e do que me diziam...
Tudo super rápido e fluido - mas mesmo muito rápido.
E esta capa teclado é espetacular...
Estou a adorar escrever neste teclado.

Isto substitui um computador portátil em variados aspetos...
Estou a ver que vai ser melhor do que a encomenda :)
Só me irritou isto não trazer headphones nem sequer o adaptador usb c to jack 35mm (tive que ir comprar um à pressa).

Mas já tenho todos os adaptadores que preciso e descobri que até ratos Bluetooth consigo ligar a isto...

Cumps
 
Eu tenho um iPad igual ao que o Myllez comprou já há 1 ano e a edição em raw acontece como se nada fosse.

Mete o meu mbpr15” no bolso.

O meu Surface Pro 2017 i5 8gb de ram patina um pouco no LR. Normalmento só edito no SP para o desenrasca, mas mesmo no Desktop acho que vou passar de 8 para 16gb de ram para ver se fica fluido.
 
Em IOS o LR também é o que é utilizado normalmente?
Não, é a versão mobile. Mas tem evoluído consideravelmente. Há uns dias estive a experimentar no meu tablet (foleirito) e fiquei positivamente impressionado. Não senti falta de rigorosamente nada. Editei uma série de fotos e depois fui ao portátil só para rever e dar aqueles toques que faltavam, maioritariamente por causa das diferenças entre os ecrãs.

no Desktop acho que vou passar de 8 para 16gb de ram para ver se fica fluido
O Lightroom para computador usa bastantes recursos. Não preciso de muita coisa para o ter a usar 9/10GB de ram no meu MacBook.

Pah, lá está, são arquitecturas diferentes. Os ARM tradicionalmente são sempre uns monstros a processar conteúdo multimédia, e nestas coisas nota-se bem isso.

EDIT:
@Rseven
Ah sim, só para clarificar, eu tenho estado a referir-me ao Lightroom Classic, quando falo de computador. Não uso o CC.
 
Última edição:
Aqui em casa, o Lightroom do iPad funciona tão bem como o Lighroom para Windows.

Não faz sentido comparar com o Lightroom Classic, esse cada vez está pior.
 
E mesmo assim, quase que aposto que o ipad conseguia.

Já vi pessoal a fazer panoramas no affinity photo (acho que se chama assim), com 9 e mais imagens e é rápido.

Agora, 30 ficheiros grandes, não sei.
Mas não duvido que consiga. Pode demorar mais tempo, mas vai lá.

Mas pesquisem no YouTube.
Há muito pessoal a fazer vídeos sobre estes iPad Pro, como substitutos dos PC.
Mesmo para edição de vídeo, onde afirmam que o iPad tem poder mais do que suficiente (mesmo para ficheiros 4k de uma RED)...

Mas não sei.
Eu posso ir dizendo da minha experiência pessoal, que ainda é quase nada.
Mas, do que vi até agora, isto promete mesmo muito.

Cumps
 
gosta de ver o mobile a papar um HDR panorama com 30 fotos e a exportar o resultado em full size :)

Por isso é que não abdico do meu MBPr.

Uma coisa é edição pontual de meia dúzia de fotos.

Outra é edição pesada de milhares de fotografias.

Seja como for, isso não significa que o poder de processamento destes equipamentos seja de desprezar.
 
Ainda há uns dias estive a discutir esta questão com uma pessoa que trabalha em multimédia que falou precisamente da questão do processamento superior, mas o problema destes hibridos é que têm arrefecimento passivo, o que quer dizer que quando começam a aquecer, são obrigados a reduzir o desempenho do processador para arrefecer e o desempenho de benchmark em tarefas pesadas mais prolongadas (julgo que essencialmente video) na prática não é real e não pode ser comparado directamente com um laptop com sistema de arrefecimento activo.
 
gosta de ver o mobile a papar um HDR panorama com 30 fotos e a exportar o resultado em full size :)
Todas as técnicas em torno da computational photography andam à volta desse tipo de operações. A Google Câmera é tão boa porque tira dezenas de fotos consecutivamente e combina-as por forma a aumentar o detalhe, reduzir o ruído e escolher as que não têm motion blur... Isso é feito praticamente em tempo real.

Acredito que um processador ARM, desde que o software fosse bem optimizado, faria essas operações com uma perna às costas. Em multimedia são umas bestas estes chips.
 
@Meje
Depende e vai de encontro ao que o @mundano refere. Se o processador ou neste caso o SoC do iPad tiver lá um set de instruções específico para isso o processamento é muito reduzido. Não sei se é ou não o caso para esta situação, se for o que disseste não se aplica, se não for tens toda a razão.
 
Back
Topo