1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Fiquem em casa.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Discussão em 'Recomendações de Equipamento' iniciada por Rui Marto, 6 de Julho de 2009. (Respostas: 3708; Visualizações: 292238)

1. Natto

Natto Power Member

Ok, obrigada. Esta então vai ser recambiada para a origem e vou mandar vir outra.

Outra coisa, a nível de settings e tudo mais, reparei que ha uma serie deles que pode ser configuráveis como sharpness, saturação, etc.
    Normalmente o pessoal modifica essa opções?

Ainda so experimentei a camera dentro de casa e até gostei das fotos. Mas uma coisa que notei foi que algumas se não todas parecem-se a pinturas. Tas a ver o que quero dizer? Acima de ISO1000 diria a imagem fica esquisita. ISO1600 acho que é mesmo máximo que iria.
    Paree tbm que a camera não preserva muito detalhe. Usando a 23mm f2. Com a 56mm f1.2 as fotos saem melhor mas mesmo assim esperava mais. Em relação a 90mm f2 sem IOS é um pouco difícil usa-la. Também vai recambiada depois de experimentar na rua. Mas acho que não é um keeper. Se calhar para estúdio, quem tem estúdio e use flash e pode usar tripod parece ser uma EXCELENTE lente. O problema é mesmo nao ter IOS e fazer nail do focus point.
    Thanks

2. APedro

APedro Power Member

Essas opções têm efeito nos jpegs, acaba por ser uma questão de preferência.

Eu nunca mexi porque não uso os jpgs.

O que falas é o tão falado efeito aguarela e acontece devido ao facto da Adobe não saber lidar correctamente com os raws da Fuji.

Há duas opções, usar capture one ou converter previamente os RAF da Fuji.

3. Natto

Natto Power Member

Exacto, aguarela parece uma boa palavra para classificar. Mas acontece o mesmo com os jpegs. Esse efeito. Notaste isso com as tuas fotos? O mesmo efeito existe na X-T2?

4. APedro

APedro Power Member

é um problema conhecido na Fuji, acontece com todas.

Piora com ISO’s altos e, em condições normais, só dás conta em zooms consideráveis.

Última edição: 10 de Fevereiro de 2020
  5. MacFreak95

MacFreak95 Power Member

Foi uma das razões de ter vendido a minha X-E1. Principalmente em tons verdes, os detalhes praticamente desapareciam.

6. Natto

Natto Power Member

Hmm, interessante. Notaste isso mesmo ISOs baixos? Tipo 200, 400?

7. Shadow_

Shadow_ Power Member

Eu tenho usado muito os Jpegs que são excelentes.

@Natto faz o download do Capture One Fuji. É gratuito e á partida irá resolver essas questões. É o que uso para os RAW. Como já sabia desta limitação não cheguei a importar para o Lightroom até porque quero ver se consigo acabar com o seu uso. Hoje em dia são planos mensais para tudo e mais alguma coisa....

8. MacFreak95

MacFreak95 Power Member

Sim, sempre. É um problema bem documentado dos sensores X-Trans, principalmente na primeira geração. Nos JPEGS saidos direto da máquina não se nota tanto.

9. ChUk

ChUk Power Member

Isso resolve-se no LR mexendo no Sharpening e no Noise reduction.

10. Natto

Natto Power Member

@Shadow_ a ideia era usar os jpegs

@MacFreak95 pois, percebo. Porém poderia acontecer que como a X-E1 já é um pouco antiga poderia ter algo haver com isso. Mas chegaste a experimentar outra fuzis?

@ChUk a Fuji é conhecida por supostamente ter um jpegs muitos bons sem precisar de recorrer aos RAWs. Acho que muita gente vai para Fuji por esse motivo. Outra também tem haver com o skin tone do output mesmo em jpeg.
    Agora se isto que estou a ver nas fotos que tirei, que foram ainda dentro de casa, e elas se parecem conforme descrevi acho que vou recuar. A ideia era ter a fuji para nao estar a editar fotos e tirar fotos de retratos e tudo mais pois supostamente 'são brutais'.

Noto que com a 56mm f1.2 a qualidade de imagem é consideravelmente superior porém continua a ter o mesmo efeito que descrevi e o @APedro referiu acima.

É que a imagem que sai da camera em jpg é mesmo esquisita. Parece tipo pintura, banda desenhada. Eu ao inicio pensei que a maquina estava lixada para ser sincero.

Acho que realmente tomei uma grande decisão em comprar a 6D. Não percebo é como dizem que a X-T3 por exemplo tem uma qualidade de imagem que se comparar a este aquele e ao outro. Provavelmente deve ser depois de um forte post-processing.

Vou experimentar em luz natural fora de casa, ja agora, para comprar o output dos ficheiros jpg. Eu bem estranhei a qualidade da imagem original dos samples do Ken Rockwell e pensei que o gajo não tinha tirado as fotos correctamente ja que lhe chamam o maior palhaço da net nos forums de fotografia.
    Mas parece que as imagens são accurate o suficiente.

Se isto for realmente assim em todos os sensores Fuji, começo a acreditar no que alguns dizem em relação ao facto de haver é um grande hype em torno da Fuji.

Cumps.

11. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Espero que não. Não é com jpegs que se utiliza todo o potencial duma câmara, seja Fuji ou outra marca.

Isso tem a ver com os sensores, não com as lentes. Supostamente acontece com todos os sensores X-trans, mas a ideia que tenho (tinha) é que só ocorre com algumas aplicações de edição (mais na Adobe).
    Não sou a pessoa mais informada neste assunto, até porque nunca explorei o lado Fuji, mas também tinha ideia que não é algo propriamente perceptível a "olho nu", isto é, tinha ideia que só se notava fazendo ampliação.

O Ken Rockwell só é gozado por apenas usar jpegs, tanto quanto sei. Isto remete para o que escrevi acima: não tira todo o potencial de nenhum sensor.

@Shadow_
    Paulo, raios partam, essa câmara é mesmo bonita :P

12. Shadow_

Shadow_ Power Member

@m4ndr4ke a máquina e as lentes :P

Queres que tire mais umas fotos?!?! :D

Todo o acabamento da máquina transpira qualidade e felizmente o interior também ;)

as lentes também são muito bem construídas e muito bonitas. Têm uma coisa que adoro, controlar a abertura na lente. Eu que tenho algumas lentes vintage e é das coisas que mais me agrada. Acho estranho outras marcas não adotarem o mesmo sistema.

Quanto aos RAWs, como já sabia dessa limitação instalei logo o capture one fuji. Já o usava na Sony por isso foi fácil.

13. Natto

Natto Power Member

Bom o pessoal em geral nos fóruns da Fuji e afins dizem precisamente usa isso,que que usam a Fuji por causa.dos jpegs.

Em relação a lente, referi qualidade da imagem no sentido de se notar mais contraste, sharpness, etc em comparação com a standard e simples 23mm f2.

Eu não estou a falar de aplicações, estou simplesmente a falar de tirar foto em jpeg e visualizar no PC. Era mais esse o objectivo de possivelmente vir a comprar a Fuji. Quando falam em Fuji o que mais as pessoas falam por ser conhecida é: excelentes jpegs SooC, excelente skin tones (razão para a comprar no meu lado), boas lentes, excelente qualidade de construção.

Em relação ampliação ou não, fitting to zoom nota-se que é cima coisa parva mas fazendo só um ligeiro zoom nota-se tbm. Vê lá tu que apanhou logo meu olho e vejo mal.

Cumps.

14. TheVillain

TheVillain Power Member

Obrigado @Natto, os teus posts são sempre uma delícia

15. Natto

Natto Power Member

Likewise. Adoro os teus tbm.

16. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

É realmente muito bonita.
    Se fossem só os olhos a contar para as escolhas deste material, estava aí um equipamento para me babar.
    Mas estou muito satisfeito com a minha DSLR massuda e o seu grip, cada vez mais, até. Eu e os EVF's somos dois que ainda não se entendem, e gosto dos controlos espaçados e do punho confortável duma reflex:)

17. APedro

APedro Power Member

Qual é a tua referência em EVF?

18. m4ndr4ke

m4ndr4ke Power Member

Acho que é mesmo o facto de ser um ecrã, não coloco em causa que os EVF's actuais tenham boa qualidade. Não posso dizer que tenha experimentado muitas câmaras, ainda assim, mas lembro-me bem de X-T2, a7, a7 II, e EOS R.
    Mas a visão directa dum OVF é outra coisa...é real, é directo, para o bem ou para o mal.

19. APedro

APedro Power Member

A canon não sei mas imagino que seja bom.

Já a Sony lembro-me de não ser uma referência, ao contrário das Fuji a partir da X-T2.

O da X-T2 quando saiu era referência.

Continua a ser bom claro, mesmo havendo melhor.

Compreendo, eu é o contrário, já não me vejo a fotografar com OVF.

20. Natto

Natto Power Member

Como vai a X-H1? Algum feedback que possas dar @APedro.

Última edição: 16 de Fevereiro de 2020