Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Hoje vendi a Fujifilm 50mm f2. Simplesmente não tinha uso e por muito boa que seja não fazia sentido manter.

Fui buscar a 16-80 f4. Há muito que andava a pensar voltar a ter uma zoom mid range e foi a escolha certa. Ainda pensei na 16-55 2.8 mas o peso e ausência de estabilizador fez-me esquecer a lente.

Excelente qualidade em muitos aspectos. Em viagem com uma prime f2 vai ser espectacular.

Untitled by Paulo Baiana, on Flickr


Untitled by Paulo Baiana, on Flickr
 
Quando puderes dá mais feedback dela sff :)

Era uma lente que me tinha dado muito jeito na Austrália, não só por ser um pouco mais wide mas muitas vezes evitava tirar a 50-230.
 
No OVF as DSLRs que aí dizes usam phase detection (PDAF), e na live view usam dual pixel AF. Já as mirrorless, usam dual pixel AF em tudo.

O desempenho da live view delas é muito semelhante ao PDAF duma DSLR, sendo melhor nas mais recentes. A 70D foi a primeira e é um bocadinho de nada mais lenta. Depois apareceram outras, com melhor desempenho, como a 80D, 5D4, M5, M6...que já eram bastante eficazes a focar em live view.
As EOS R, ***** e M6 Mark II (em qualquer circunstância), e as 1DX Mark III e 90D (em live view) são as mais recentes, e são ainda mais rápidas, tendo já um desempenho em dual pixel AF comparável ao phase detection (PDAF) do OVF das DSLRs.

Com o phase detection havia essas manhas com as lentes 3rd party, mas em live view elas funcionaram sempre bem. Uma vez que as novas câmaras (as mirrorless) já só incorporam para tudo o sistema de focagem que as anteriores apenas usavam em live view, as lentes de terceiros passaram a funcionar sempre muito bem.

Percebi. Esta Canon 85mm f/1.2L II numa mirrorless deve ser um encanto. Já falei com pessoal que a usa na EOS R e dizem que é um mimo. Se já na minha 6D é brilhante imagina numa EOS R com eye detect / face detect.

Tenho estado a fotografar com ela ultimamente e é simplesmente fenomenal. O micro-contraste é brutal. A subject na imagem faz pop e parece tri-dimensional. Pena não conhecer ninguém com a EOS R perto de mim para experimentar a lente nessa camera. Se calhar por um lado é melhor pois assim não me iria ver obrigado a adquirir a EOS R :D

Já agora, li no peta-pixel que a Canon esta a trabalhar numa 5DMKV mas pode ser tudo especulações mas era bom assim com o lançamento da R5 era so ver os preços a descer da EOS R e 5DMKIV.

Cumps.
 
Quando puderes dá mais feedback dela sff :)

Era uma lente que me tinha dado muito jeito na Austrália, não só por ser um pouco mais wide mas muitas vezes evitava tirar a 50-230.

Claro que sim. Muitas vezes pensei na 18-55 2.8-4 por ser uma lente interessante e com um preço convidativo mas os 18mm no lado mais wide comprometem em algumas situações. Tenho a 16mm 2.8 e adoro a focal. Os 80mm são muito convenientes para evitar usar uma tele e ter de trocar. Pensei no sentido mais prático por com 2 crianças e em viagem o peso e versatilidade contam muito.
Vi muitas reviews e é unânime a qualidade da lente.
Experimentei pouco mas até ao momento zero críticas, velocidade de AF(na Xt3 pois ainda não a usei na xt100), nada soft(não andei em pixel peep) e um contraste delicioso.
o peso é muito equilibrado na Xt3
 
Facilita o trabalho, mas na generalidade das situações pode-se produzir o mesmo conteúdo com uma ou com outra câmara.

Para melhorar a separação entre o sujeito e o fundo basta um flash, que pode dar o mesmo efeito sem que seja preciso recorrer a aberturas tão grandes, nem a lentes tão caras, ao mesmo tempo que mantém a tarefa de focar bastante acessível.

E a R5 não virá substituir a EOS R...
Conhecendo a Canon, não os vejo a alterar os preços das outras quando sair a R5.

É evidente que mirrorless tem vantagens, mas a entrada delas no mercado não fez subitamente com que as DSLR's deixassem de conseguir fazer o que já faziam. Este tipo de lentes existe há décadas. Até aqui, eram usadas exclusivamente com DSLR's, e as fotos eram conseguidas.

Eu, por agora, estou com a ideia de não fazer mais compras de objectivas novas EF, nem de usadas EF que sejam dispendiosas. A minha intenção era ficar com estas até ao dia em que substituísse esta câmara por uma mirrorless, passando depois a comprar lentes nativas para lá. Mesmo assim, não é algo que eu me veja a fazer tão cedo. Se tudo correr bem, nunca antes do final de 2021, e a intenção é que seja mais tarde mesmo.
 
Certo, embora prefira luz natural.

Mas em geral, utilizar lentes com uma abertura tão grande como esta numa mirrorless é muito muito mais fácil. Isto baseado em pessoal com que tenho estado a falar pois não possuo ainda nenhuma mirrorless da Canon. Quando andei a fazer as minhas investigações e asking around, muito pessoal disse que se desfizeram da lente porque não conseguiam atinar com a abertura f/1.2 embora para mim esta lente para além da abertura há outras coisas que valorizo.Tenho a certeza absoluta que se a malta tivesse mirrorless naquela altura não se tinham livrado da lente.

No outro dia estive a falar com uma pessoa que faz entre outras coisas fotografia fashion e anúncios que me disse que tem as duas versões EF e a RF e ele diz que a EF nunca funcionou tão bem como agora devido ao facto dos benefícios que todos já conhecemos das mirrorless. A accuracy é bem maior, o número de keepers é bem superior e está muito próxima da irmã nativa. Neste caso ele até disse que prefere a renderização e o micro contraste da EF. A RF é uma besta e foi desenhada até a perfeição com ajustes cirúrgicos.

Eu quando saltar para as mirrorless quer seja a EOS R ou R6 vou continuar a utilizar as EFs e isto vai ser durante algum tempo até os preços das nativas baixem para os valores das que as EFs se encontram a venda hoje em dia.

Em relação a baixa de preço não sei se é pelo facto de o anúncio das Rx estar próximo ou é a evolução natural dos preços, que cai com o tempo, mas parece me que a EOS já baixo um tad.
Eu espero mesmo que a EOS baixe com a saída das Rx pois há huito pessoal com a tusa toda para largar o que tem e ir para Rx. É o mercado dos usados ficarem inundados :D

Cumps.
 
Sim, é inegável que fica mais fácil. Eu só digo aquilo porque é frequente pela net, e em vídeos, apresentarem-se essas coisas como se elas tornassem possível fazer o que antes era impossível, quando na verdade não é bem assim, porque as coisas já se faziam antes, simplesmente às vezes podiam não se fazer tão rapidamente como agora.

O flash é uma ferramenta muito subvalorizada por quem não conhece. Flash é luz, e fotografia faz-se de luz. Flash é uma luz que, ainda por cima, é controlada por nós, é um recurso com um potencial fantástico.
De todo o meu percurso até agora, diria que, as ferramentas que mais influenciaram a minha evolução, foram o flash e as zooms de abertura constante. Corra bem ou corra mal, acho que flash é algo com que toda a gente se deve aventurar.
 
Sim, é inegável que fica mais fácil. Eu só digo aquilo porque é frequente pela net, e em vídeos, apresentarem-se essas coisas como se elas tornassem possível fazer o que antes era impossível, quando na verdade não é bem assim, porque as coisas já se faziam antes, simplesmente às vezes podiam não se fazer tão rapidamente como agora.

O flash é uma ferramenta muito subvalorizada por quem não conhece. Flash é luz, e fotografia faz-se de luz. Flash é uma luz que, ainda por cima, é controlada por nós, é um recurso com um potencial fantástico.
De todo o meu percurso até agora, diria que, as ferramentas que mais influenciaram a minha evolução, foram o flash e as zooms de abertura constante. Corra bem ou corra mal, acho que flash é algo com que toda a gente se deve aventurar.

Subscrevo.

É difícil ver fotografia bem feita com flash fora de estúdio mas quem domina a arte, tem uma ferramenta de possibilidades ilimitadas em mãos.
 
Ora, por falar em aventurar, resolvi arriscar numa compra que não sabia se ia resultar ou não, e que recebi hoje.

adoro sacos, prefiro sempre sacos
Confesso que prefiro sempre sacos
Já disse que gosto de sacos de ombro?



E então, recebi hoje o Tenba Cooper 13 DSLR Messenger
(Está indisponível porque eu limpei a última unidade do stock)



Já andava de olho num destes Cooper há quase um ano (já antes de comprar a mochila grande em Setembro do ano passado), e estive algum tempo indeciso entre o de 13" ou 15"...até que agora decidi arriscar no mais pequeno, sob a condição de o devolver se não resultasse, mesmo que tivesse que suportar custos de transporte. Achei que não iria conseguir tirar conclusões sem experimentar com o equipamento mesmo. Fiz em casa todo o estudo que pude fazer com a ajuda da fita métrica, e rezei para o resto.

E, de facto, parece-me que medi bem as coisas, pois o material cabe da forma que eu imaginava.
Eu procuro ter sempre sacos o mais pequenos possível, só para o estritamente necessário. Considero os sacos grandes desconfortáveis. Adicionalmente, não queria pôr um portátil de 13" (com chassis igual a muitos de 12") a nadar num compartimento para 15".

A dúvida foi entre este ou o Peak Design Everyday Messenger Bag v1 para 13", que ficaria aproximadamente no mesmo valor, mas sinceramente...este conquista-me pela estética.

Ora então, vamos à análise.

Este é um saco de segmento premium. A Tenba tem a gama DNA com os artigos mais funcionais, e depois criou esta linha para artigos com mais foco no design e alguns pormenores melhorados (será? Não sei, não usei os outros).


Primeira coisa que tenho a dizer: o raio do saco é mesmo bonito. É provavelmente o saco mais bonito que vi nos últimos anos, seja de fotografia ou não. É bem melhor na realidade do que nas fotos.

Desenganem-se: este é um saco pequeno. O MacBook Pro de 13" tem apenas 30cm de comprimento, e o saco mede 33cm duma extremidade à outra, sem contar com os bolsos exteriores, que são expansíveis...

...através dum fecho.
É possível pendurar algo naquela fita de pele por cima do bolso, pois o espaço entre as costuras triangulares é aberto.

Eu não gosto de alças de ombro amovíveis, e essa é uma das razões pelas quais evitei os Tenba da série DNA. Já tive experiências más no passado com os encaixes, incluindo um portátil que uma vez bateu em força no chão (não com a Tenba especificamente, mas com várias marcas e vários sacos).




A frente abre com velcro silencioso (daquele que se desliza para baixo, para não fazer barulho).
Dois bolsos "principais" à frente, e um compartimento raso.
Estão também incluídas aquelas coisas do costume, como sítios para canetas, eventuais cabos ou baterias, e coisas assim, e um sítio para pendurar as chaves (é aquela tira na esqueda, tem uma argola). O próprio insert também tem dois bolsos por fora (nada de especial).


Quero que caiba:
  • MacBook Pro 2017 13" (design igual aos actuais, cabem numa sleeve de 12")
  • Carregador
  • Disco externo
  • 1 ou 2 adaptadores, e talvez o rato
  • 1 bloco ou caderno p/apontamentos
  • Canon 6D Mark II com grip
  • 24-70mm f/2.8 + pára-sol
  • 70-200mm f/2.8 + pára-sol
  • Flash dos grandes
  • Chaves, carteira, documentos, cartões de visita, essas coisas do costume.
Cabe todo o material que eu pretendo (não tirei fotos com tudo, mas já vi que tem sítios para as coisas). Esta lista é o pior cenário, e o pior cenário cabe.
O mais provável é que, quando levar o portátil, a câmara siga apenas com a 24-105mm, com ou sem grip, e talvez com o flash.
Se for sem portátil, sem carregador, sem disco rígido, e sem adaptadores, deverei colocar a câmara com grip + 24-70 f/2.8 + 70-200mm f/2.8 + flash, que é o que está na foto a seguir.
E afinal os 7kg ao ombro do pior cenário não me custam tanto como eu imaginava, muito embora eu não conte andar assim muitas vezes, nem por muito tempo.


Aqui está a 6D Mark II + grip com a 24-70 f/2.8 encaixada, 70-200mm f/2.8 ao lado, e o flash. Pára-sois incluídos.


O saco é claramente robusto, preparado para uso e abuso. Os tecidos são grossos, as costuras são boas.




A almofada de ombro é amovível, mas é bastante mais confortável do que aparenta. O seu lado de baixo tem borracha, para não deslizar no ombro.




Existe uma alça de mão, que também pode ser removida. Nesta foto, o portátil está presente, daí aquele volume atrás, porque o compartimento de portátil é no exterior. A câmara também está com o grip, daí aquela protuberância à frente, porque este saco não é verdadeiramente feito para câmaras com grip (a versão de 15" é que o é). Mas isto sou eu a testar um dos piores cenários. Sem o grip fica tudo direitinho à frente.
Existe também um fecho superior para acesso ao material, mas neste caso, com o grip, é para esquecer, porque é difícil fazer passar a câmara através dele. Novamente, sem o grip, resulta.




Um pormenor que alguns poderão achar interessante, é que existe um fecho interior, que cobre toda a zona do equipamento. Na foto com o saco aberto ele não se vê porque eu o arrumei à volta do insert do material fotográfico, ficando completamente oculto (não conto usar).




Está também incluída uma cobertura all-weather, que é preta dum lado e reflectora do outro. E aqui é que eu acho que está uma falha, porque ela é relativamente volumosa (dá para amassar, claro) e não há nenhum sítio dedicado para a guardar, portanto faz com que seja necessário ocupar um bolso, ou parte dele, com a cobertura. Pormenor adicionado à última da hora, talvez?
No meu caso, o mais provável é que eu a deixe em casa, pois nunca liguei muito a isso. No saco Case Logic que uso há anos não tenho qualquer cobertura e nunca pensei nisso.




No insert da câmara penso que a qualidade desce um pouco o nível. Há dois divisores grandes, que aparecem nas fotos acima, e que são óptimos.
O insert em si, é dum nível médio. Não acho o tecido tão bom como noutros, mas não é mau.
E depois existem estes três divisores mais pequenos que, sinceramente, me parecem do mais barato que há.


Outra coisa, é que eu preferia que o material das duas alças (de ombro e de mão) fosse semelhante ao cinto de segurança dum carro. Esta é em nylon. Confio tanto num material como no outro, mas as alças de nylon tendem a ficar mais feias com o desgaste.


Por último, ao fim dumas poucas horas com o saco cá em casa, já reparei que este tecido é um íman para pêlo de gato :biglaugh:




Não é um daqueles sacos cheios de truques e, sinceramente, isso não era o que eu procurava. É um saco de mensageiro com uma abordagem dentro do convencional e que, visto na rua, passa completamente despercebido como se nem fosse um saco de fotografia. Tem tons neutros e escuros, não tem muitas coisas brilhantes, e até o logótipo da marca mal se vê. Acho que vou ficar com ele. Já contava que o grip da câmara provocasse alguma deformação, o que se revelou verdade. Receava que o peso fosse demasiado mas, após testar, apercebi-me que já andei anos a carregar mais peso no ombro, em tempos de faculdade, com portátil à moda antiga, e andava o dia todo com aquilo, a pé e em transportes públicos.
Apesar de existir uma opção maior (o Cooper 15 DSLR) penso que, maior, eu já não iria gostar. Este parece-me um bom compromisso em termos de tamanho.
 
Última edição:
Nova aquisição:

dbMWhOK.jpg




Quando a oportunidade aparece, agarramos... E esta foi uma boa oportunidade. Para já veio com a 85/1.8, mas provavelmente esta irá à vida assim que tenha a referida Tamron 70-180/2.8. Depois será combinada com duas primes, uma na casa dos 20mm e outra na casa dos 50mm. E fecho a loja com um sistema mais simples.

Ainda não decidi se me vejo livre por completo do MFT... a E-M1 II vai à vida. Provavelmente irei arranjar uma Panasonic mais barata e compacta, com a 12-60 e a 20/1.7, para fazer as vezes de video ou para quando quero andar com algo melhor do que o telemóvel mas mais compacto que a Sony. Tanto a 45/1.8 como a 35-100/2.8 irão embora certamente.

Isto se não decidir abandonar por completo o MFT, colocando "os ovos" todos na Sony (com uma A6400, por ex.)
 
E com a saída da 12-40/2.8, aqui está a substituta:

Qo1whbC.jpg


São praticamente do mesmo tamanho e é ligeiramente mais leve. Perco um pouco de abertura no lado tele, mas ganho em alcance, que no uso que lhe vou dar, me dá mais jeito. Em termos de qualidade de imagem, estão as duas taco-a-taco. A 12-100/4.0 seria uma escolha talvez mais interessante para esse uso, mas com dois graves problemas: bem mais pesada e maior, e acima de tudo muito mais cara (o melhor que conseguia arranjar era o dobro do preço que paguei por esta)

Bom menina, mas isso ainda foi para o "carote" :\
 
iFn5gH3.jpg


Enquanto não me decido quais a lentes definitivas, esta dá para desenrascar (em conjunto com a 85/1.8)

(Já agora, o AF desta lente com a A7 III é muito bom. Com a A7 II que tive há uns tempos nem por isso)
 
Estou curioso. Onde é que o pessoal compra as câmaras em segunda mão e que cuidados têm?
Estou a pensar em comprar uma X-T2 (ou uma X100F) e não a encontro à venda sem ser naqueles sites do marketplace da ***** e afins.

Normalmente compro em gray market. A malta nos usados tendo a sobrevalorizar as cenas.
 
Ora, por falar em aventurar, resolvi arriscar numa compra que não sabia se ia resultar ou não, e que recebi hoje.



Já disse que gosto de sacos de ombro?



E então, recebi hoje o Tenba Cooper 13 DSLR Messenger
(Está indisponível porque eu limpei a última unidade do stock)



Já andava de olho num destes Cooper há quase um ano (já antes de comprar a mochila grande em Setembro do ano passado), e estive algum tempo indeciso entre o de 13" ou 15"...até que agora decidi arriscar no mais pequeno, sob a condição de o devolver se não resultasse, mesmo que tivesse que suportar custos de transporte. Achei que não iria conseguir tirar conclusões sem experimentar com o equipamento mesmo. Fiz em casa todo o estudo que pude fazer com a ajuda da fita métrica, e rezei para o resto.

E, de facto, parece-me que medi bem as coisas, pois o material cabe da forma que eu imaginava.
Eu procuro ter sempre sacos o mais pequenos possível, só para o estritamente necessário. Considero os sacos grandes desconfortáveis. Adicionalmente, não queria pôr um portátil de 13" (com chassis igual a muitos de 12") a nadar num compartimento para 15".

A dúvida foi entre este ou o Peak Design Everyday Messenger Bag v1 para 13", que ficaria aproximadamente no mesmo valor, mas sinceramente...este conquista-me pela estética.

Ora então, vamos à análise.

Este é um saco de segmento premium. A Tenba tem a gama DNA com os artigos mais funcionais, e depois criou esta linha para artigos com mais foco no design e alguns pormenores melhorados (será? Não sei, não usei os outros).


Primeira coisa que tenho a dizer: o raio do saco é mesmo bonito. É provavelmente o saco mais bonito que vi nos últimos anos, seja de fotografia ou não. É bem melhor na realidade do que nas fotos.

Desenganem-se: este é um saco pequeno. O MacBook Pro de 13" tem apenas 30cm de comprimento, e o saco mede 33cm duma extremidade à outra, sem contar com os bolsos exteriores, que são expansíveis...

...através dum fecho.
É possível pendurar algo naquela fita de pele por cima do bolso, pois o espaço entre as costuras triangulares é aberto.

Eu não gosto de alças de ombro amovíveis, e essa é uma das razões pelas quais evitei os Tenba da série DNA. Já tive experiências más no passado com os encaixes, incluindo um portátil que uma vez bateu em força no chão (não com a Tenba especificamente, mas com várias marcas e vários sacos).




A frente abre com velcro silencioso (daquele que se desliza para baixo, para não fazer barulho).
Dois bolsos "principais" à frente, e um compartimento raso.
Estão também incluídas aquelas coisas do costume, como sítios para canetas, eventuais cabos ou baterias, e coisas assim, e um sítio para pendurar as chaves (é aquela tira na esqueda, tem uma argola). O próprio insert também tem dois bolsos por fora (nada de especial).



Cabe todo o material que eu pretendo (não tirei fotos com tudo, mas já vi que tem sítios para as coisas). Esta lista é o pior cenário, e o pior cenário cabe.
O mais provável é que, quando levar o portátil, a câmara siga apenas com a 24-105mm, com ou sem grip, e talvez com o flash.
Se for sem portátil, sem carregador, sem disco rígido, e sem adaptadores, deverei colocar a câmara com grip + 24-70 f/2.8 + 70-200mm f/2.8 + flash, que é o que está na foto a seguir.
E afinal os 7kg ao ombro do pior cenário não me custam tanto como eu imaginava, muito embora eu não conte andar assim muitas vezes, nem por muito tempo.


Aqui está a 6D Mark II + grip com a 24-70 f/2.8 encaixada, 70-200mm f/2.8 ao lado, e o flash. Pára-sois incluídos.


O saco é claramente robusto, preparado para uso e abuso. Os tecidos são grossos, as costuras são boas.




A almofada de ombro é amovível, mas é bastante mais confortável do que aparenta. O seu lado de baixo tem borracha, para não deslizar no ombro.




Existe uma alça de mão, que também pode ser removida. Nesta foto, o portátil está presente, daí aquele volume atrás, porque o compartimento de portátil é no exterior. A câmara também está com o grip, daí aquela protuberância à frente, porque este saco não é verdadeiramente feito para câmaras com grip (a versão de 15" é que o é). Mas isto sou eu a testar um dos piores cenários. Sem o grip fica tudo direitinho à frente.
Existe também um fecho superior para acesso ao material, mas neste caso, com o grip, é para esquecer, porque é difícil fazer passar a câmara através dele. Novamente, sem o grip, resulta.




Um pormenor que alguns poderão achar interessante, é que existe um fecho interior, que cobre toda a zona do equipamento. Na foto com o saco aberto ele não se vê porque eu o arrumei à volta do insert do material fotográfico, ficando completamente oculto (não conto usar).




Está também incluída uma cobertura all-weather, que é preta dum lado e reflectora do outro. E aqui é que eu acho que está uma falha, porque ela é relativamente volumosa (dá para amassar, claro) e não há nenhum sítio dedicado para a guardar, portanto faz com que seja necessário ocupar um bolso, ou parte dele, com a cobertura. Pormenor adicionado à última da hora, talvez?
No meu caso, o mais provável é que eu a deixe em casa, pois nunca liguei muito a isso. No saco Case Logic que uso há anos não tenho qualquer cobertura e nunca pensei nisso.




No insert da câmara penso que a qualidade desce um pouco o nível. Há dois divisores grandes, que aparecem nas fotos acima, e que são óptimos.
O insert em si, é dum nível médio. Não acho o tecido tão bom como noutros, mas não é mau.
E depois existem estes três divisores mais pequenos que, sinceramente, me parecem do mais barato que há.


Outra coisa, é que eu preferia que o material das duas alças (de ombro e de mão) fosse semelhante ao cinto de segurança dum carro. Esta é em nylon. Confio tanto num material como no outro, mas as alças de nylon tendem a ficar mais feias com o desgaste.


Por último, ao fim dumas poucas horas com o saco cá em casa, já reparei que este tecido é um íman para pêlo de gato :biglaugh:




Não é um daqueles sacos cheios de truques e, sinceramente, isso não era o que eu procurava. É um saco de mensageiro com uma abordagem dentro do convencional e que, visto na rua, passa completamente despercebido como se nem fosse um saco de fotografia. Tem tons neutros e escuros, não tem muitas coisas brilhantes, e até o logótipo da marca mal se vê. Acho que vou ficar com ele. Já contava que o grip da câmara provocasse alguma deformação, o que se revelou verdade. Receava que o peso fosse demasiado mas, após testar, apercebi-me que já andei anos a carregar mais peso no ombro, em tempos de faculdade, com portátil à moda antiga, e andava o dia todo com aquilo, a pé e em transportes públicos.
Apesar de existir uma opção maior (o Cooper 15 DSLR) penso que, maior, eu já não iria gostar. Este parece-me um bom compromisso em termos de tamanho.

Ja' andava algum tempo para te perguntar mandrake se chegaste a experimentar cooper 8?

Eu estava a olhar ja' algum tempo para o tema cooper 8 ha' algum tempo porém nunca avancei por preguiça dado que não estava com muita pressa. Agora que vou de ferias quero comprar um bag e neste caso não só para ferias claro mas também para saídas ocasionais.

Outro bag que estive a ver foi o sling 6L, mas gosto mais do Tenba.
 
Back
Topo