Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Aqui está ela.

Nikkor Z 35mm f/1.8 S

50289899706_5e51e02b88_b.jpg


50289899671_795097484a_b.jpg


50290049692_8c156d9acf_b.jpg


50290049662_f3a9bf7e7f_b.jpg


50289225023_57c44b88e7_b.jpg


50290049757_4ea138bd2b_b.jpg


A lente é grande, para uma 1.8, mas não é pesada.
É exactamente o mesmo feel que a Z 50mm 1.8 S, que me agrada bastante, a nível ergonómico.

Comparei com a Panasonic GX9 + 20mm 1.7, porque eu adoro aquele range dos 20mm MFT (40mm FF).
Por isso, aquela pequena pancake foi uma das responsáveis pela compra desta 35mm.

Claro que é da água para o vinho, a diferença no tamanho.
A GX9 com a 20mm montada é pouco maior do que apenas a Z 35mm :P

Mas são para usos diferentes.
A GX9 é uma extensão do telemóvel - algo que só uso com aquela lente, quase exclusivamente, e que só disparo em JPEG (gosto muito dos JPEGs da Panasonic).
A Nikon é para fotografar em RAW, com o "máximo de qualidade possível" - não sou profissional, por isso este vidro f/1.8 é mais do que suficiente.

Se a lente for tão boa quanto a Z 50mm 1.8, fico contente.
É uma lente algo cara, espero gostar dela.

Depois faço os habituais testes e meto na minha thread de fotografia.

Cumps
 
Isso dá a ideia que eles simplesmente encaixaram o vidro da 35mm dentro do "tubo" da 50mm e está feito. É gigante para uma 35mm. :-D Mas boa compra, primes são sempre fixes de se usar. Estás como a técnica de alguns telemóveis, que em vez de zoom, metem duas ou três cameras com primes e siga.
 
É mais do que normal em vários tipos de eventos um fotógrafo andar com 2 corpos e 2 lentes diferentes de forma a não terem que perder tempo a trocar de lente e perder o momento.

No fim as diferenças não vão ser significativas.

Como o @m4ndr4ke disse, o cliente nem sequer nota. Tipo, a maior parte das pessoas não percebem nada de fotografia. Desde que seja apelativo aos olhos está bom. Não importa se aquele tom de vermelho é mais real ou menos real... Isto para sessões fotográficas. Se vamos para o foto jornalismo, diria que neste momento uma notícia impressa tem uma ou duas fotos, se for vista digitalmente terá mais, mas o sistema de reprodução ainda vai criar mais entropia.

Oh pá, o melhor é sempre ter 2 corpos top, mas as vezes nem é possivel, então tens um principal e um secundário, e o secundário até poderá ser um bocado mais fraco que não há problema nenhum.

Nós muitas vezes exageramos no que analisamos. É como o ruído nas fotos, ou a pouca definição nos cantos. 99% das pessoas não nota isso. Só nos que andamos atrás dos problemas

Sim, concordo é algo muito comum e é algo que irei fazer e que toda a gente f que cobre eventos muito importantes como casamentos, ter dois corpos é mandatório e dual card discutível embora sob o meu ponto de vista seja também mandatório. A questão é que só estava a alertar ao m4ndr4ke que li em várias grupos pessoal a queixar se que havia uma diferença nas cores da DSLR (Tipo a 5DMK4) para a EOS R. Se planeia ter 2 corpos um mirrorless e outro DSLR chamei só atenção para isso. Se em termos de workflow funciona para ele, tudo ok.
 
Vou-te explicar a parte que ainda não percebeste...

Se tens duas câmaras diferentes, e com cores diferentes, tu não vais andar a editar as fotos duma e doutra para saírem iguais. Pelo contrário, tu vais editá-las, cada uma à sua maneira, e vais ficar com resultados diferentes, intencionalmente.

Ninguém vai andar aqui às cabeçadas a editar fotos duma Fuji para se parecerem com as duma Canon, por exemplo. Simplesmente nas fotos duma câmara faz-se uma abordagem, e nas fotos doutra câmara faz-se outra abordagem. A diferença é para ser adoptada, não para ser contrariada.

E a respeito da fotografia de casamentos, é perfeitamente comum os fotógrafos entregarem umas fotos a cor e outras a p&b, por exemplo.

E é cada vez mais comum os fotógrafos terem câmaras de marcas diferentes, especialmente desde este crescimento que a Sony e a Fuji têm tido ao longo dos últimos anos.
 
Última edição:
Vou-te explicar a parte que ainda não percebeste...

Se tens duas câmaras diferentes, e com cores diferentes, tu não vais andar a editar as fotos duma e doutra para saírem iguais. Pelo contrário, tu vais editá-las, cada uma à sua maneira, e vais ficar com resultados diferentes, intencionalmente.

Ninguém vai andar aqui às cabeçadas a editar fotos duma Fuji para se parecerem com as duma Canon, por exemplo. Simplesmente nas fotos duma câmara faz-se uma abordagem, e nas fotos doutra câmara faz-se outra abordagem. A diferença é para ser adoptada, não para ser contrariada.

E a respeito da fotografia de casamentos, é perfeitamente comum os fotógrafos entregarem umas fotos a cor e outras a p&b, por exemplo.

E é cada vez mais comum os fotógrafos terem câmaras de marcas diferentes, especialmente desde este crescimento que a Sony e a Fuji têm tido ao longo dos últimos anos.

Sim, eu sei disso. Depende do teu estilo. Para diferente tipos de fotografia tenho estilos diferentes. Fotografias a cores e a preto e branco são coisas diferentes.
Em relação a cameras diferentes, com certeza. Cada um pode utilizar o sistema que quiser. Não sei foi se percebeste ainda o que quis dizer. Não e' comum ver e não conheço nenhum fotografo, neste caso em particular casamentos, a usarem uma camera Fuji com uma prime e uma Sony com uma zoom. Não faz sequer sentido. O que acontece e o que ja' vi e' quando há pessoal que tem um second shooter e depois quando ele dropa a ultima da hora o pessoal normalmente costuma dizer que não interessa o sistema que tem, pois naquela hora o que importa e' ter outra pessoa para ir com ele. Ha outros que não abrem mão e até chegam a especificar que só aceita o second shoot com a camera igual a dele.

Não vale a pena continuar mais com esta discussão não leva a lado nenhum. Se sentes confortável a cobrir um evento com uma fuji e uma Sony, assumindo que normalmente que usas duas cameras, go for it.

:beerchug:
 
Se até já vi fotógrafos a cobrir casamentos com 3 marcas diferentes, o que fará com duas...

E sim, já vi por diversas vezes um só fotógrafo a cobrir eventos com duas câmaras, sendo uma de cada marca. Aliás, diria que é cada vez mais comum, especialmente com Fuji e Sony. Do tipo Canon + Sony, ou Canon + Fuji, ou Nikon + Fuji...

São ferramentas e cada um usa o que gosta mais. Não há nada imposto "por convenção" e, em 1500 ou 2000 fotos, o cliente nem vai reparar se umas têm mais vermelhos ou mais verdes, especialmente se for para fazer álbum e entregar impressões de 10x15cm ou pouco mais, como é habitual.
 
Já tive várias de marca branca e despachei-as todas.

Tenho 5 ou 6 baterias originais sendo que esta é a primeira que compro e só a comprei porque me restavam 50€ para gastar em material Fuji.

As outras, umas comprei no OLX em 2 mão, outras vieram com os equipamentos (a x-h1 trouxe 3 em kit com o grip).
 
Adoro testar material e perdi a cabeça:



X-T20

XF 27mm

XF 18mm

Agora vou ter de escolher com qual combo andar “sempre” no bolso.




O conjunto que não ganhar será vendido.

o restante material Fuji irá permanecer :) é sem dúvida um sistema engraçado e cativante. Competentes são todos(MFT, Canon, Nikon, Sony, Fuji)
 
Essa e a 56mm serão as próximas!

Na 56 estou entre a Fuji e a Viltrox.

Já andava de olho há muito, mas na Austrália queria o mínimo de lentes possível... Estava também há espera de conseguir uma em bom estado e a bom preço :D

Curtia a 56mm, mas só faço retratos quando o rei faz anos :p Como tenho a 50mm f1.8 da Nikon uso essa com um focal reducer e fica uma 35mm f1.4, mas queria algo com mais zoom.
 
Acabei por adquirir uma 16-55mm em vez da 16-80
Tirando o peso que ainda me estou a tentar acostumar, 1kilo e 200gramas com a xt3... mas a qualidade e nitidez vale bem apena o esforço :)
 
Acabei por adquirir uma 16-55mm em vez da 16-80
Tirando o peso que ainda me estou a tentar acostumar, 1kilo e 200gramas com a xt3... mas a qualidade e nitidez vale bem apena o esforço :)

Por acaso estou a pensar comprar uma também. À espera de encontrar um negócio tão bom como o da 10-24 :D
 
Última edição:
Back
Topo