Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Não deixa de ser caro no panorama geral, não tens hipótese de comprar lentes ao desbarato como acontece com Sony APS ou Canon EF/EF-S de gama baixa. Se nos limitarmos a FF mirrorless, claro, também é o mais antigo se não estou em erro, mas é ainda assim um salto significativo em custos.

Tu já tens uma :D a 16mm. Com o tempo hás de ter mais... A Sony não me parece que venha a ter muitas.

Há varias lentes da Samyang com uma qualidade bastante boa, por um preço bem acessível... e da Tamron também.
Da Tamron sem dúvida, Samyang confesso que do que vi não fiquei impressionado. Há uma ou outra pérola, mas depois pelo que vi também há muita variação entre samples e problemas sérios de QC. A 135mm deles parece-me a mais interessante, mas as reviews iniciais referiam que come a bateria da máquina. Sei que já saiu um firmware entretanto mas não sei se ficou corrigido ou se é daquelas coisas que vai ser sempre assim.
 
A 18mm que tive não era nada de especial, mas para o preço era porreira. Agora a 45/1.8 acho-a mesmo muito boa, anos luz melhor do que a 50/1.8 da Sony que também tive. E dizem que as novas 1.8 (75, 35 e 24) são ainda melhores.
 
Não deixa de ser caro no panorama geral, não tens hipótese de comprar lentes ao desbarato como acontece com Sony APS ou Canon EF/EF-S de gama baixa. Se nos limitarmos a FF mirrorless, claro, também é o mais antigo se não estou em erro, mas é ainda assim um salto significativo em custos.

Tu já tens uma :D a 16mm. Com o tempo hás de ter mais... A Sony não me parece que venha a ter muitas.
Então, mas full-frame é naturalmente mais dispendioso do que APS-C...isso não é novidade para ti :P

Em Canon EF tinhas algumas objectivas acessíveis, mas maioritariamente antigas, porque as recentes que foram saíndo tinham preços actualizados. Se havia opções budget? Sim, uma ou outra, mas com um natural reflexo do seu preço na respectiva qualidade.
E a minha RF 16mm não é isenta dessa regra, como já chegámos a falar :) É uma objectiva assumidamente da gama baixa.

No entanto, tu não tens estado propriamente a apontar a gamas baixas.
 
Boas!
Tenho feito alguns eventos como fotógrafo de batizados/casamentos com uma Canon M50 com as lentes Tamron 24-70 2.8 com adaptador Viltrox x0.71 e uma Sigma 56mm 1.4 mas queria dar upgrade na máquina e passar para full frame. Gostava de pedir a vossa opinião em qual seria a melhor escolha tendo em conta o mercado atual. Estou completamente fora da atualidade das máquinas fotográficas. Pretendia continuar com as Mirrorless mas não teria problema em vender lentes caso haja melhor sistema do que o da Canon para o que eu pretendo.
Espero ser o tópico certo! Obrigado!
 
Última edição:
Boas!
Tenho feito alguns eventos como fotógrafo de batizados/casamentos com uma Canon M50 com as lentes Tamron 24-70 2.8 com adaptador Viltrox x0.71 e uma Sigma 56mm 1.4 mas queria dar upgrade na máquina e passar para full frame. Gostava de pedir a vossa opinião em qual seria a melhor escolha tendo em conta o mercado atual. Estou completamente fora da atualidade das máquinas fotográficas. Pretendia continuar com as Mirrorless mas não teria problema em vender lentes caso haja melhor sistema do que o da Canon para o que eu pretendo.
Espero ser o tópico certo! Obrigado!
Cria um topico nesta seccão, seria o mais correcto, com preenchimento do formulario e respectivo orçamento:

https://forum.zwame.pt/forums/recomendacoes-de-equipamento.220/

aqui podes ver a referência do formulario:

https://forum.zwame.pt/threads/questionario-para-recomendacao-de-equipamento.660625/
 
@rds e @ChUk mais um cashback aprovado! :) Submeti ontem e foi bem mais complicado, primeiro porque bom, o site alemão está em alemão e não percebo o suficiente. :D Depois obrigam a entrar com a conta MySony ou registar, mas o meu mail já estava registado com uma conta Portuguesa, por isso não dava. Tive que arranjar um endereço diferente e registar uma conta nova, mas a partir daí foi igual ao da Sony Itália.

4gx-K9-J2-Ddc.png



A 18mm que tive não era nada de especial, mas para o preço era porreira. Agora a 45/1.8 acho-a mesmo muito boa, anos luz melhor do que a 50/1.8 da Sony que também tive. E dizem que as novas 1.8 (75, 35 e 24) são ainda melhores.
A 50 1.8 não tem propriamente boa fama. Eu andei a ver uma por 100€ porque pelo preço, mas depois preferi esperar e ir para outra. Não está no mesmo patamar da 35mm 1.8 nem da 85mm 1.8. Da Samyang ainda andei a ver a AF 14mm, porque também é uma focal menos importante para mim, mas já entra nos 500-600€ (o que até nem é caro).

Então, mas full-frame é naturalmente mais dispendioso do que APS-C...isso não é novidade para ti :P

Em Canon EF tinhas algumas objectivas acessíveis, mas maioritariamente antigas, porque as recentes que foram saíndo tinham preços actualizados. Se havia opções budget? Sim, uma ou outra, mas com um natural reflexo do seu preço na respectiva qualidade.
E a minha RF 16mm não é isenta dessa regra, como já chegámos a falar :) É uma objectiva assumidamente da gama baixa.

No entanto, tu não tens estado propriamente a apontar a gamas baixas.
True. Em relação a APS, mesmo dentro da Sony, a vida é bem mais fácil. Longe vai o tempo de arranjar 10-22 a 250€ :D

Dentro de FF, sendo um sistema mais antigo, podia já ter uma gama "baixa", mas na verdade não é só o eu não estar a apontar, é também ser praticamente inexistente. Por exemplo, a 50mm 1.8 é uma lente de 200 e tal € e é mázinha. Depois a 35 e 85 já saltam para mais do dobro do preço. E todas elas já lentes em metal. Enquanto se passares para Zeiss/G/GM até te baralhas com a oferta.
Para um sistema antigo podia já ter mais umas tipo a tua 16mm. Ok não é fantástica, mas custa metade da Samyang... Algumas lentes antigas da Sony que podiam ter ficado como budget, não o eram na altura e também não sendo boas, acho que simplesmente as cortaram.
Parece-me uma mensagem clara de que o foco é gama média e alta e se não quiseres pagar, fica em APS-C (que não está errado).
 
Desta vez eu também tenho uma aquisição, e esta já era desejada há muito tempo, há anos mesmo.

Chegou hoje, fresquinha.

Tenho agora mais uma Sigma Art, a 28mm :)

E, assim sendo, eis três irmãs juntas:

M5A8358.jpg

Sigma 28mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 35mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 50mm F/1.4 DG HSM Art



Estive seriamente tentado a trazer a 40mm, quando ela esteve a um preço-recorde há umas semanas. Inclusive cheguei a encomendá-la, mas depois cancelei. Achei que o seu peso (1.2Kg) e tamanho inviabilizariam uma utilização regular como objetiva standard.

Entretanto, esta já estava na lista de desejos há muito tempo; sei que andava com a ideia dela, no mínimo, há mais de um ano e meio. Inicialmente não tinha bem definido se ia para 24 ou para 28, mas com o tempo achei o look de 28mm mais interessante.

Ainda não sei se vou ficar com as três.
A 50 está para ficar mas, quanto à nova aquisição, a intenção é, primeiro, ver se os 28mm entregam aquilo que tenho expectativas que entreguem e, se assim for, irei depois ver de que forma a 28 disputa a minha atenção com a 35.

A verdade é que não dou uso regular à 35mm há anos, desde que passei para full-frame. Não é uma perspectiva que me atraia, acho-a desconfortavelmente "alargada" enquanto standard e, quando quero wide, sinto que ela nunca o é o suficiente. Para mim, fica ali num meio termo estranho, e raramente atinjo com ela resultados que me satisfaçam.

Se chegar à conclusão que a 35 já não faz sentido no meu kit, então ela irá sair. Mas por agora vou ter por aqui as três, e vou tentar criar um par com a 28 e a 50.
 
Desta vez eu também tenho uma aquisição, e esta já era desejada há muito tempo, há anos mesmo.

Chegou hoje, fresquinha.

Tenho agora mais uma Sigma Art, a 28mm :)

E, assim sendo, eis três irmãs juntas:

M5A8358.jpg

Sigma 28mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 35mm F/1.4 DG HSM Art + Sigma 50mm F/1.4 DG HSM Art



Estive seriamente tentado a trazer a 40mm, quando ela esteve a um preço-recorde há umas semanas. Inclusive cheguei a encomendá-la, mas depois cancelei. Achei que o seu peso (1.2Kg) e tamanho inviabilizariam uma utilização regular como objetiva standard.

Entretanto, esta já estava na lista de desejos há muito tempo; sei que andava com a ideia dela, no mínimo, há mais de um ano e meio. Inicialmente não tinha bem definido se ia para 24 ou para 28, mas com o tempo achei o look de 28mm mais interessante.

Ainda não sei se vou ficar com as três.
A 50 está para ficar mas, quanto à nova aquisição, a intenção é, primeiro, ver se os 28mm entregam aquilo que tenho expectativas que entreguem e, se assim for, irei depois ver de que forma a 28 disputa a minha atenção com a 35.

A verdade é que não dou uso regular à 35mm há anos, desde que passei para full-frame. Não é uma perspectiva que me atraia, acho-a desconfortavelmente "alargada" enquanto standard e, quando quero wide, sinto que ela nunca o é o suficiente. Para mim, fica ali num meio termo estranho, e raramente atinjo com ela resultados que me satisfaçam.

Se chegar à conclusão que a 35 já não faz sentido no meu kit, então ela irá sair. Mas por agora vou ter por aqui as três, e vou tentar criar um par com a 28 e a 50.

Que trio de qualidade :)

Eu sempre fui um fã incondicional dos 35mm mas aos poucos fiquei apaixonado pelos 28mm. Essa 28 deve ser qualquer coisa de brutal. Acabei por vender a minha 35mm(23mm em Apsc) e fiquei com a 28.

Boas fotos :)
 
Eu sempre fui um fã incondicional dos 35mm mas aos poucos fiquei apaixonado pelos 28mm. Essa 28 deve ser qualquer coisa de brutal. Acabei por vender a minha 35mm(23mm em Apsc) e fiquei com a 28.
As primeiras impressões são positivas, mas ainda só fiz meia dúzia de disparos em casa, depois do trabalho e à noite.
Sabes que para Canon não tenho mais nenhuma opção de 28mm séria e moderna. Só existem a 28 f/1.8 dos anos 90, a 28 f/2.8 IS USM (mas 2.8 já tenho em zoom), e esta.


Mas sim, suspeito que o meu percurso vá ser igual, só quero é ter a certeza primeiro.

A 28 tem um look muito interessante. Andei a devorar fotos de 28mm por todo o lado, antes de a comprar, e acho a sua marca muito atractiva, É assumidamente grande angular, mas sem entrar numa de “effect lens”, como as 24 ou 20. Parece-me que se consegue encaixar muito na frame, mas sem esticar os cantos como acontece na 24. Espero estar certo.

A 35 para mim é um bocado nem-nem. Não a consigo usar como se usa a 50, e também não a consigo usar como grande angular (porque não é mesmo).

Agora vou ver a dinâmica entre estas três, mas a expectativa é que eu consiga entrar numa mecânica de 28 + 50.
 
As primeiras impressões são positivas, mas ainda só fiz meia dúzia de disparos em casa, depois do trabalho e à noite.
Sabes que para Canon não tenho mais nenhuma opção de 28mm séria e moderna. Só existem a 28 f/1.8 dos anos 90, a 28 f/2.8 IS USM (mas 2.8 já tenho em zoom), e esta.


Mas sim, suspeito que o meu percurso vá ser igual, só quero é ter a certeza primeiro.

A 28 tem um look muito interessante. Andei a devorar fotos de 28mm por todo o lado, antes de a comprar, e acho a sua marca muito atractiva, É assumidamente grande angular, mas sem entrar numa de “effect lens”, como as 24 ou 20. Parece-me que se consegue encaixar muito na frame, mas sem esticar os cantos como acontece na 24. Espero estar certo.

A 35 para mim é um bocado nem-nem. Não a consigo usar como se usa a 50, e também não a consigo usar como grande angular (porque não é mesmo).

Agora vou ver a dinâmica entre estas três, mas a expectativa é que eu consiga entrar numa mecânica de 28 + 50.

Eu sempre tive uma 50mm no kit e para mim era a tua “nem-nem” mas com a 28 passou a ser o kit 28mm e 50mm. Servem para tudo, literalmente tudo.

Uso as restantes lentes zoom apenas para paisagem. E claro que a 85mm para retrato.
 
@Rui Marto tu devias ser bloqueado pela moderação....
Agora estou mortinho por gastar dinheiro.... :D

Nestes prime days comprei uma Tamron 28-70 f2.8 embora consiga tirar uma ou outra foto bonita, o focus é lento, quando comparado com uma nativa Sony.... E já percebi que não vai melhorar com o tempo
 
@rds, eu tive a 28-75/2.8 da Tamron e não a achei significativamente lenta. A versão G2 dessa lente parece que vem melhor.


O que me desagrada nela é começar nos 28mm

Mas a nova Sony 24-70 GM II parece que é mesmo muito boa, mas claro, muito cara!

 
Na 24-70 GM II, o II é o número de rins que tens que vender para a comprar 😅

@Rui Marto tu devias ser bloqueado pela moderação....
Agora estou mortinho por gastar dinheiro.... :D

Nestes prime days comprei uma Tamron 28-70 f2.8 embora consiga tirar uma ou outra foto bonita, o focus é lento, quando comparado com uma nativa Sony.... E já percebi que não vai melhorar com o tempo
Parece-me que todas as lentes Sony são desenhadas com tamanho e peso em mente e isso facilita muito a vida aos motores de foco. Nenhuma das minhas lentes tem motores xpto acho eu, no entanto a 35 e 55 são bem rápidas, enquanto na 90 o peso já se faz sentir. A Tamron 20 é visivelmente mais lenta, mas acho que tem a ver com ser OSD em vez de VXD.
 
Isso não há problema, tenho 2 filhos, logo há 4 rins para vender 😁

Tenho a 35F18 e não há outra coisa igual... Focus rápido, grandes fotos, e em modo burst faz coisas giras... O único senão é mesmo a distância focal.

Não te esqueças que eu não tenho ibis na A6300 e isso é o que me faz pensar e muito numa FF
 
Eu diria que maior motivação para passar para FF seria tornar essa 28-70 mais wide... :p passava realmente a ser um zoom standard que é suposto ser. Em APS teria ido pimeiro para algo tipo 16-35/17-28/etc (se é que não tens já) para ser mais útil em APS e depois servir na mesma como zoom wide em FF. Mas isto também tem muito a ver com utilização, eu por exemplo uso muito pouco focais abaixo de 35mm, comprei a 20mm essencialmente para filmar.
 
Eu comecei com a lente de kit, 16-50, e rapidamente a larguei.

Fui à 50F18 e tive que a trocar pela 35f18...aqui apaixonei-me.

Fui à 55-210mm (ainda a tenho), à 18-105mm (grande erro) e agora a 28-70 mm que tem um range razoável para o que eu preciso, mas tem a abertura que quero....

Se tivesse uma FF com ibis ia atrás da sigma F1.8 18-35mm 😜

Pelo meio ha um mc11 com a sigma 150-600 mm e o TC-2001😱🤦‍♂️
 
Eu sempre tive uma 50mm no kit e para mim era a tua “nem-nem” mas com a 28 passou a ser o kit 28mm e 50mm. Servem para tudo, literalmente tudo.

Uso as restantes lentes zoom apenas para paisagem. E claro que a 85mm para retrato.
Eu acabei por chegar à conclusão que não dou uso a primes fora da range standard, sobretudo desde que tenho 70-200 (há 3 anos e tal), e foi isso que me levou a vender a 85, no ano passado. Desde então, só aposto "a sério" em standard.
Esta 28 efectivamente está fora do conceito de "lente normal", mas está dentro do que cobre uma zoom como a 24-70, e é essa range que eu considero para as apostas.

A 16mm eu separo sempre destas considerações, porque no fundo ela veio para substituir uma zoom ultra-wide, que eu gostava de ter, mas que raramente utilizaria. A 16 é muito mais barata, é luminosa como as zooms, ficou-me por menos de 200€... era mesmo no-brainer.

Se esta aquisição da 28 resultar, o futuro do meu kit poderá passar por duas zooms, duas primes super luminosas, uma ultra-wide barata, e a pancake, porque é pancake e barata (convém que haja alguma opção leve no kit :biglaugh:).
 
Eu comecei com a lente de kit, 16-50, e rapidamente a larguei.

Fui à 50F18 e tive que a trocar pela 35f18...aqui apaixonei-me.

Fui à 55-210mm (ainda a tenho), à 18-105mm (grande erro) e agora a 28-70 mm que tem um range razoável para o que eu preciso, mas tem a abertura que quero....

Se tivesse uma FF com ibis ia atrás da sigma F1.8 18-35mm 😜

Pelo meio ha um mc11 com a sigma 150-600 mm e o TC-2001😱🤦‍♂️
Fica feliz, podes adquirir a sigma 18-35mm, porque é para sistema APS-C e não FF.
E despacha Tamron 28-70 que é FF. :D
 
Back
Topo