Mais um acessório, e mais um que era desejado há muito tempo (não especificamente este modelo, mas algum que fizesse o mesmo).
Não tinha, há já vários anos (desde 2018 ou 2019), uma mochila que fosse capaz de levar todo o meu kit, e que simultaneamente coubesse na top case da mota. Adicionalmente não tinha, e nunca tive, uma mochila de fotografia que pudesse levar um PC portátil.
As mochilas que eu tinha eram a
Lowepro Flipside Trek BP 450 AW e a
Lowepro Flipside AW 200 II. A primeira pode levar o kit todo, mas não cabe na top case da mota; a segunda cabe, mas não leva o kit todo, no máximo consigo lá meter três objectivas - e nenhuma das duas tem compartimento para computador. Precisando do portátil, recorri sempre ao meu saco
Tenba Cooper 13 DSLR que, no máximo, leva também até três objectivas das minhas.
Durante muito tempo o assunto andou adormecido, mas agora queria pelo menos ter a capacidade de levar na mota as duas zooms e as duas primes principais (28 + 50), e se pudesse juntar o portátil seria o ideal, para o caso de sair em viagem de mota, o que espero que aconteça já dentro de alguns dias.
Com alguma pesquisa acabei por chegar à
Lowepro Flipside 300 AW III, que facilmente me encheu todas as medidas excepto uma: está estupidamente cara. Aliás, todas as Lowepro estão. Os preços andam surreais.
Gosto muito do sistema Flipside (não se nota nada, né?), mas não estava de todo disposto a meter 150 euros numa mochila. E assim fui olhando para outras opções, mas sempre a acompanhar esta.
Até que surgiu uma em Amazon Warehouse, em estado "muito bom". Mandei vir, a mochila é nova, mas chegou incompleta e isso não estava descrito, o que valeu um reembolso parcial. Faltava precisamente a correia da cintura, o que inviabilizava o
Flipside.

Tirei a correia da minha Flipside AW 200 II, que é igual, e comprei no Leroy Merlin uma correia com as mesmas medidas, para meter na mochila mais pequena. Com tudo isso, o gasto ficou abaixo dos 100€.
Lowepro Flipside AW 300 III
Cabe todo o meu kit, sem exceções.
É uma valente mochila, de gama semelhante à Trek, claramente acima das Flipside Mark II.
Nesta foto estão: R6, adaptador para RF, 24-70 2.8, 70-200 2.8, 16 2.8, 28 1.4, 50 1.4, todos os pára-sóis, todas as tampas, e todas com filtros, à exceção da 16mm, na qual não uso filtro, dado o seu tamanho. Normalmente nem uso tampas nas outras, mas aqui cabem.
Só não pus a pancake na foto, mas caberia por cima da 16mm.
Ainda sobra espaço para o Rode, para um estojo com cartões e baterias, ou se tirar o Rode posso meter o carregador do portátil, um disco externo, o carregador da câmara, adaptadores, por exemplo...enfim, espaço não falta, e ainda assim a mochila cabe na minha top case de 40 litros. Com alguma ginástica, desmontando o monopé, posso até levar o tripé ao lado, e aí fico com a mala totalmente cheia.
Por estar com intenções de adquirir uma nova mochila é que pus a Trek à venda, pois o facto de ela não caber na top case da mota sempre limitou muito a quantidade de vezes que ela saía de casa, aquela mochila tem sido usada 1 a 2 dias por ano. Assim, decidi procurar algo a que desse mais uso.