Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Ainda não a levei para o terreno, mas já andei a experimentá-la algum tempo. Achei confortável, é muito robusta, e gostei da distribuição de peso. Ela fica posicionada na diagonal, em relação à câmara, o que ajuda a que não se sinta tanto o peso da objectiva. Os punhos são grandes e permitem colocar as mãos de várias formas.
Esticando os dedos, consigo operar quase todos os controlos da câmara sem largar os punhos.
Tem montagem ARRI em três pontos em cima, e tem diversos furos com rosca de 1/4” em cima e em baixo.
No geral, fiquei agradado. Comprei dois parafusos para apertar o quick release sem dar margem de rotação, e a ideia é que esta cage fique mesmo. Já devolvi a da Smallrig.

Depois a top handle Smallrig acrescenta 5 cold shoes, adicionais às duas que a cage já tem e, com isso, fico com muitas opções de montagem para acessórios.

Gastei 105€ nas três peças (cage universal + top handle + quick release + parafusos) e montei um kit que equivale a uma cage dedicada + 2 punhos + top handle (faltaria ainda a libertação rápida, mas era impossível), pelo mesmo que custam só os punhos no sistema modular.

O que me afastou do sistema modular foi o trabalho que dá para montar/desmontar cage e punhos, e o facto de não ter achado confortável usar a cage para foto, ao tentar deixá-la na câmara, para evitar o trabalho de desmontar.

Última edição:
Ainda não a levei para o terreno, mas já andei a experimentá-la algum tempo. Achei confortável, é muito robusta, e gostei da distribuição de peso. Ela fica posicionada na diagonal, em relação à câmara, o que ajuda a que não se sinta tanto o peso da objectiva. Os punhos são grandes e permitem colocar as mãos de várias formas.
Esticando os dedos, consigo operar quase todos os controlos da câmara sem largar os punhos.
Tem montagem ARRI em três pontos em cima, e tem diversos furos com rosca de 1/4” em cima e em baixo.
No geral, fiquei agradado. Comprei dois parafusos para apertar o quick release sem dar margem de rotação, e a ideia é que esta cage fique mesmo. Já devolvi a da Smallrig.

Depois a top handle Smallrig acrescenta 5 cold shoes, adicionais às duas que a cage já tem e, com isso, fico com muitas opções de montagem para acessórios.

Gastei 105€ nas três peças (cage universal + top handle + quick release + parafusos) e montei um kit que equivale a uma cage dedicada + 2 punhos + top handle (faltaria ainda a libertação rápida, mas era impossível), pelo mesmo que custam só os punhos no sistema modular.

O que me afastou do sistema modular foi o trabalho que dá para montar/desmontar cage e punhos, e o facto de não ter achado confortável usar a cage para foto, ao tentar deixá-la na câmara, para evitar o trabalho de desmontar.
Eu tenho uma cage na minha Fuji X-S10, com sistema de libertação rapida para uma top handler se precisar, e apesar de acrescentar um bocado ao peso da maquina, o unico inconveniente que realmente sinto de ela estar sempre montada, apenas a cage, é que tenho de ter cuidado com a rotação do LCD a partir de um certo ponto, porque aquilo raspa um pouco na cage, e desgastou ligeiramente um dos cantos, e só me apercebi disso recentemente, a cage é third party, não da smallrig, por isso não sei se acontece o mesmo com a smallrig.
No entanto, como comprei uma X-S20 recentemente ainda não tive foi tempo de experimentar a cage da X-S10 na X-S20, para ver se são compativeis, mas acho que não deverão ser, e isto poderia ser uma boa alternativa, porque salvo erro as cages que vi para a x-S20 eram até ligeiramente mais caras que esta solução.
Obrigado pelo feedback.

Esqueci-me de comentar que, a única coisa que não consigo efectivamente fazer com a cage montada, é trocar de bateria.

IMG-0154.jpg

No entanto, aí surge a importância do quick release uma vez que, para sair deste setup, apenas preciso de desapertar em baixo, e tirar o cabo do microfone. Imediatamente tenho a câmara pronta para "modo foto".

A porta dos cartões SD abre na totalidade, e o LCD abre mas fica em cima do punho esquerdo - ainda assim, permite segurar a cage.

Esqueci-me de comentar que, a única coisa que não consigo efectivamente fazer com a cage montada, é trocar de bateria.

IMG-0154.jpg

No entanto, aí surge a importância do quick release uma vez que, para sair deste setup, apenas preciso de desapertar em baixo, e tirar o cabo do microfone. Imediatamente tenho a câmara pronta para "modo foto".

A porta dos cartões SD abre na totalidade, e o LCD abre mas fica em cima do punho esquerdo - ainda assim, permite segurar a cage.
obrigado pelas imagens, e pelo feedback, é importante.
tentei experimentar a cage da x-s10 na x-s20, e não dá, a x-s20 é ligeiramente maior, mas ainda não consegui me decidir bem se opto por algo como esta opção, ou "a cage mais tradicional", porque confesso que me agrada mais o visual de uma cage "normal" do que este, mas o preço também é outro... decisões a tomar...

Se for cage Smallrig isoladamente, o preço nem costuma mudar muito. Eu testei a cage para a R6 por um preço inferior ao desta, via warehouse.
Esta agora está a 52€.

Somando dois punhos Smallrig é que a coisa já ia para quase o triplo, o que me pareceu um absurdo. Se eu quisesse montar kit de cage + 2 punhos ARRI + top handle ARRI, tudo Smallrig, gastava uns 200€, sem ir para o modelo de cage Black Mamba, que é ainda mais caro (nesse aproximar-se-ia dos 250€).

Neste conjunto gastei 105€

Última edição:
Se for cage Smallrig isoladamente, o preço nem costuma mudar muito. Eu testei a cage para a R6 por um preço inferior ao desta, via warehouse.
Esta agora está a 52€.

Somando dois punhos Smallrig é que a coisa já ia para quase o triplo, o que me pareceu um absurdo. Se eu quisesse montar kit de cage + 2 punhos ARRI + top handle ARRI, tudo Smallrig, gastava uns 200€, sem ir para o modelo de cage Black Mamba, que é ainda mais caro (nesse aproximar-se-ia dos 250€).

Neste conjunto gastei 105€
sim, o fator preço acaba por influenciar neste tipo de decisões.

No teu caso, como já estás a usar o sistema, se já tiveres outros acessórios para lá encaixar, a escolha torna-se mais fácil.
Eu é que estava a comprar tudo de raíz, é diferente.

No teu caso, como já estás a usar o sistema, se já tiveres outros acessórios para lá encaixar, a escolha torna-se mais fácil.
Eu é que estava a comprar tudo de raíz, é diferente.
eu basicamente só tenho uma cage para a xs 10, e um top handler com uma placa de libertação rapida para a top handler.
no entanto, como pretendo que a xs 20 seja a maquina principal para video terei mesmo de comprar uma cage para ela, e apenas só posso aproveitar, do que já tenho, a top handler e a placa de libertação rapida.
Comprar um punho lateral para um pouco mais de estabilidade, e mais alguns acessorios que futuramente venham a ser relevantes, como apontaste, é sempre um grande investimento.
como também não estou a necessitar de fazer já estas aquisições tenho tempo para ponderar sobre qual a melhor decisão a tomar.

Bom, estava nos meus planos comprar dois cartões novos neste ano, lá para a Black Friday, no entanto a campanha da worten acabou por antecipar essa aquisição alguns meses, porque os preços estavam ainda mais baixos.

IMG-0223.jpg

Bom, estava nos meus planos comprar dois cartões novos neste ano, lá para a Black Friday, no entanto a campanha da worten acabou por antecipar essa aquisição alguns meses, porque os preços estavam ainda mais baixos.

IMG-0223.jpg
Não admira, pelo preço que indicaste no outro topico compraste 2 basicamente pelo preço do ultimo sd de 128gb que comprei, mas eu também precisava de um UHS-II, V60, para gravar video.
Boa compra !!

É, já estou arrumado para este ano. Estes cartões desceram a 20/21€ na Amazon, em Novembro passado, e têm andado agora ao mesmo preço, mas a promoção da worten bateu isso.

A R6 também pede v60 para 4k C-log mas, pela experiência que tenho tido, estes bons v30 parecem dar conta do recado. É testar, nem sempre se justifica o custo extra.

Entretanto isto afinal ainda não está fechado. Houve várias reduções de preços, eu fui trocando os artigos pelos mais baratos, e também consegui um negócio na half-cage da Smallrig, que tenho neste momento na minha posse, juntamente com um punho lateral ARRI, ficando o kit todo Smallrig (a top handle já cá estava) por 140€, o que já não se afasta muito do que tinha gasto antes.

Cheguei a usar a cage Neewer no terreno e, no geral, não tenho queixas, ela é competente. Por vezes senti-me um pouco desconfortável ao tentar operar os controlos da câmara, com a mão direita, de tal forma que cheguei a colocar essa mão por dentro da cage, e foi isso que me levou a querer experimentar a half-cage, que recebi ontem.

Posso adiantar que a cage Neewer consegue estabilizar melhor, afinal são dois punhos vs um só, mas o rig modular fica mais leve e balanceia melhor com a câmara.

A half-cage é um terror absoluto para montar, obriga até a tirar a âncora ou correia no lado esquerdo da câmara mas, em contrapartida, praticamente não perturba a mão direita, o que abre a possibilidade de ela ser mantida enquanto se fotografa, caso se faça as duas coisas no mesmo dia. Mas, definitivamente, montando aquilo, é para ficar o dia todo.
Na mão esquerda não me parece ser muito confortável para fotografar, especialmente na vertical, mas para desenrascar talvez dê.
Ainda não tenho fotos em condições, sequer. Isto foi ontem à noite.

Última edição:
Entretanto isto afinal ainda não está fechado. Houve várias reduções de preços, eu fui trocando os artigos pelos mais baratos, e também consegui um negócio na half-cage da Smallrig, que tenho neste momento na minha posse, juntamente com um punho lateral ARRI, ficando o kit todo Smallrig (a top handle já cá estava) por 140€, o que já não se afasta muito do que tinha gasto antes.

Cheguei a usar a cage Neewer no terreno e, no geral, não tenho queixas, ela é competente. Por vezes senti-me um pouco desconfortável ao tentar operar os controlos da câmara, com a mão direita, de tal forma que cheguei a colocar essa mão por dentro da cage, e foi isso que me levou a querer experimentar a half-cage, que recebi ontem.

Posso adiantar que a cage Neewer consegue estabilizar melhor, afinal são dois punhos vs um só, mas o rig modular fica mais leve e balanceia melhor com a câmara.

A half-cage é um terror absoluto para montar, obriga até a tirar a âncora ou correia no lado esquerdo da câmara mas, em contrapartida, praticamente não perturba a mão direita, o que abre a possibilidade de ela ser mantida enquanto se fotografa, caso se faça as duas coisas no mesmo dia. Mas, definitivamente, montando aquilo, é para ficar o dia todo.
Na mão esquerda não me parece ser muito confortável para fotografar, especialmente na vertical, mas para desenrascar talvez dê.
Ainda não tenho fotos em condições, sequer. Isto foi ontem à noite.
Tinha comprado uma cage da neewer para a minha x-s20, e até gostei da cage em si, embora considere que tenha pouco espaço para colocar os dedos entre a lente e o punho, e não me permite remover relativamente rápido a cage, mas "até vivia bem com isso"...
No entanto, a gravar uns videos em ambiente interior, a camera aqueceu muito e "levei até com um aviso vermelho"... sei que o aquecimento na x-s20 é um pouco aleatorio, a gravar video, mas também esta cage acaba por, de certa forma, "ainda fechar mais a camera", e talvez acenturar o problema de aquecimento que ela por si já tem... não fiz testes exaustivos mas decidi devolver e tentar essa solução, com as duas pegas laterais, e a placa de liberação rápida, que tens, e ver se resulta melhor, espero que ajude a resolver os problemas de aquecimento, e a solução da placa de liberação rapida permitirá também libertar algum peso para quando apenas pretender fotografar, a cage da neewer ainda acrescenta um peso substancial à x-s20, e sei por experiência propria, com a minha x-s10, que ao fim de algum tempo esse peso extra faz moça...
Ainda não "fechei a compra", porque como estou em periodo de ferias tenho de conjugar as datas de entrega com os dias que possa estar por casa, mas espero que seja uma boa solução para mim, aparentemente parece-me ser, depois deixarei feedback.

Eu, para o quick release que comprei, arranjei também dois parafusos made in Ali (referência 1005003945623954), para o apertar na cage universal Neewer sem ter margem de rotação. Gastei menos de 1€, são essencialmente iguais ao dela.

A cage universal é mais pesada, mas no geral é competente. Entretanto devolvi-a, decidi arriscar na half-cage Smallrig, que já testei neste fim-de-semana e gostei, portanto acho que vou ficar com isto, mas ainda assim estou a tentar fechar mais um negócio. De qualquer forma, se me arrepender, a universal continua ao mesmo preço, pelo que não perco nada.

Tive sempre dúvidas sobre onde colocar a câmara na cage universal: colocado ao centro ficava equilibrado; colocado à direita não esticava tanto os dedos para chegar aos botões, mas não podia abrir a slot de cartões; colocado à esquerda podia meter a mão direita no punho da câmara, mas já não chegava aos controlos se estivesse com a mão direita no punho da cage. Fiquei a pensar que um quick release com mais largura podia ser vantajoso, para ir ajustando no terreno.

A half cage rouba um bocadinho de profundidade para os dedos da mão direita, porque tem a estrutura a passar entre o punho e o mount da câmara, mas nada de grave. Ainda não fotografei com ela, só filmei. Dá trabalho para montar e desmontar, acabei por sair de casa já com aquilo na câmara, apenas com o punho e a top handle separados. Dentro do sistema modular, definitivamente estou mais agradado com a half cage.

Penso que nesta semana vou fechar isto.

Bom, depois de passar por este material todo…

Cage Universal Neewer
Quick release Neewer
Smallrig ARRI Locating Top Handle (Lite) 3765
Smallrig Full Cage R5/R6/R5C 2982
Smallrig "Black Mamba" Half Cage 3656
Smallrig ARRI Locating Side Handle 4016
Smallrig Handheld Kit R5/R6/R5C 3830
Smallrig Side Handle com parafusos 1/4" 4015

…acho que o rig está pronto, tendo ficado com a half-cage Smallrig, a top handle Lite, e o punho lateral ARRI Locating

1M5A7612.jpg

Smallrig "Black Mamba" Half Cage 3656 + Smallrig ARRI Locating Side Handle 4016 + Smallrig ARRI Locating Top Handle (Lite) 3765

IMG-0624.jpg

IMG-0623.jpg

Nunca gostei da experiência com a full cage. Encomendei duas porque estive a ver um esquema em que podia ficar com as full e half cage, quase pelo mesmo que já gastei, mas não gostei da top handle que vem em kit com a full cage, é o modelo 2165C, que é mais pesada e não tem borracha anti-derrapante.

Já usei este setup, nas fotos, durante um dia inteiro, com a 24-70 e a 70-200 e, no geral, foi agradável. Prefiro o conforto da half cage na mão direita, não é comprometedora, praticamente não interfere. Traz também a cable clamp, que não está aqui visível.

Relativamente aos punhos 4015 vs 4016, o modelo com parafusos de 1/4" tem maior compatibilidade, no entanto fica mais desfasado em relação à mão direita, por ter o bracket em L, o que não é tão confortável. Diria que ele só resulta bem se forem utilizados dois, um de cada lado. O modelo 4016 também é mais rápido de montar/desmontar, por só usar um parafuso.

Última edição:
Boas malta, gostava de ter feedback de algum utilizador que tenha a Sigma 150-600 Contemporary e que eventualmente use esse objectiva com Canon R6/R5.

Quero comprar uma lente para a passarada e esta seria de caras a que se enquadrava mais dentro do meu orçamento, mas li vários relatos e vi vídeos relativamente ao "pulsing" no momento do foco, não sei se com algum firmware mais recente quer das Canon quer Sigma a coisa tenha ficado aceitável, aliás o problema era assim tão incómodo para começar?

Cumprimentos.

Nunca tinha ouvido falar em tais problemas, fizeste-me ir pesquisar por eles, o que rapidamente me levou a um tópico no Reddit, com 5 meses, a dizer que assim ficou de vez. O mesmo tópico diz que os problemas só ocorriam ao usar servo eye AF.

Talvez valha a pena espreitares a RF 100-400mm. É mais curta, mas é bem sharp, e na luminosidade não difere muito.

xukuru a Tamron G2 também sofre do mal pelo que já li e nos 600mm há uma quebra notória de nitidez, segundo os relatos que leio.

m4ndr4ke cheguei a olhar para essa RF 100-400 mas não me convenceu muito para ser sincero, acho que para me ficar pelo 400mm iria antes para a ef 100-400L mark II usada (mesmo assim bem mais cara) e juntava um tc 1.4.
Mas isto teria de ser MUITO bem ponderado porque é um investimento enorme em apenas uma lente, as opções de sonho seriam obviamente a RF 100-500 ou a 200-800....sonho 😂.

À partida irei arriscar a Sigma Contemporary e tentar lidar com as shortcomings dela nestas mirrorless da Canon, é de longe a opção mais equilibrada em qualidade/distância focal /preço que encontro no mercado... Pena é mesmo o mercado de usados atualmente estar pela hora da morte com preços a rivalizar material novo a estrear.

para me ficar pelo 400mm iria antes para a ef 100-400L mark II usada
Não subestimes a RF 100-400mm, é só o que te digo :biglaugh:
Não vejo muita gente a optar pela versão EF L em vez da barata RF., porque ela de facto é muito competitiva quanto ao vidro, e tem melhor focagem, por ter motor nano USM.

juntava um tc 1.4
Poucas são as zooms com qualidade suficiente para levar um TC e produzir resultados, na abertura máxima, que de facto sejam bons, e a maior parte delas custa 5 dígitos. Não sei qual a performance duma EF 100-400 II com isso atrás, mas cautela.

A propósito, a RF 100-500 L também não permite teleconversores em toda a range de zoom.
Já a 200-800 é mais barata, nada a dizer quando a essa, mas tem noção que é consideravelmente maior. A RF 100-500 L tem essencialmente o mesmo tamanho do que uma EF 70-200mm f/2.8.

Entretanto, mais uma chegada:
photo-2024-08-22-09-40-06.jpg

Back