Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Bom, pelo menos a Z8 em foto, que eu saiba, não aquece. Nunca ouvi nenhum relato. Já fiz varias rajadas de 20fps em RAW + Jpeg
Acredito que com cartões mais fracos tenha tendência a aquecer mais..

Em vídeo, no máximo da qualidade, aí já pode aparecer aviso de aquecimento depois da primeira meia hora seguida. Relatos de outros, nunca testei.

Os problemas de aquecimento da R5 e R6 ficaram resolvidos com update de firmware. Neste momento é mais provável acabar a bateria/cartão do que aquecer.

E já chegou. Primeiras impressões: péssima ergonomia. E eu tenho mãos pequenas.

Por outro lado, é bom ter finalmente uma máquina que foca 😅 provavelmente a minha 6D tinha defeito, mas era rara a foto que ficava focada. Só se safava em liveview. Sinto que vou ter que tirar um curso só para atinar com as opções do AF da R5, tem imensa coisa onde mexer e nem tudo funciona como esperava. Ando um bocado às aranhas para mover o ponto de foco, ou iniciar o foco num ponto e seguir a partir daí. Com tempo vai lá.

Estranho…para as minhas mãos foi um alívio passar para estas câmaras. São quase iguais ao que tinha antes na 80D, foi uma sensação muito familiar trocar a 6D II pela R6, para melhor.

Ando um bocado às aranhas para mover o ponto de foco, ou iniciar o foco num ponto e seguir a partir daí. Com tempo vai lá.
Estas câmaras têm uma curva de aprendizagem algo acentuada, no que toca às definições de focagem.

A configuração mais comum à qual muita gente chegou é ter dois botões de foco traseiros, e eu também cheguei a essa com o tempo.

Tenho a câmara configurada para One Shot AF, ponto no centro, ao estilo duma reflex. Pressionar o AF-ON executa isso.

Nada de novo até aqui, mas continua comigo, pois agora é que isto vai ficar interessante.

Depois, tenho o botão asterisco configurado para fazer focagem também, no entanto, ao personalizar a função dessa tecla podes carregar no INFO, para acederes a um sub-menu, onde podes fazer com que a câmara altere para outras definições de focagem, enquanto pressionas esse botão.
Nesse sub-menu, configurei Servo AF e Face + Tracking.

Depois, no separador 5 das definições de focagem, tenho a opcão “Initial Servo AF pt for [ícone de face tracking]” definida para “AF pt set for [ícones dos outros métodos todos]”.
Com esta última definição faço com que a câmara tente iniciar o face tracking no ponto que estiver definido nos outros modos. Como tenho a câmara por defeito com o ponto no centro, para selecionar um sujeito, limito-me a apontar o ponto central à pessoa, carregar no asterisco e recompor.

Dessa forma, tenho sempre acesso ao melhor dos dois mundos: tanto posso focar e recompor como numa reflex, como posso ter uma focagem moderna, nos olhos, sem ter que alterar qualquer modo.

Depois tenho no “My Menu”, entre muitas outras, a opção para alterar os sujeitos (pessoas, animais, veículos).

Quanto aos casos, costumo estar no 2 ou em Auto, mas tenho o 2 regulado para agarrar ao máximo, e com mais um pontinho na aceleração.

Muita gente faz a mesma configuração do que eu mas ao contrário, ou seja, com o asterisco a alterar para one shot AF, tendo a câmara sempre configurada para face tracking com servo. Se optares por isso, então naquela definição no separador 5 das definições de AF pode ficar na primeira opção, que te coloca um ponto de foco no centro do Face Tracking — se não estiveres em Servo esse ponto não aparece.

Adicionalmente, em modo de Face Tracking pressionar o joystick tem a função de fixar a câmara a focar naquilo para que estiveres a apontar — mas isto é só quando alteras a câmara para esse modo.

Com isto tudo, como poderás imaginar, raramente tiro o ponto de foco do centro. Ainda assim, tenho a câmara configurada para poder arrastar o ponto na metade direita do ecrã (separador 1 das definições de focagem, Touch & Drag, Relative).

Pronto, acabei de te atalhar cerca de um ano de utilização da câmara :biglaugh:

Última edição:
Cum caraças! Nem sei por onde começar 😅

Muito obrigado pela explicação.
Eu na verdade queria uma coisa bem simples, que por acaso funciona da maneira que quero quando uso o ecra, mas quando uso o evf já não funciona.
Sinto que tenho que carregar em demasiados botões/menus para conseguir mexer o ponto de foco quando estou a usar o evf.

Não sei se é possível fazer isso, mas para mim chegava poder configurar um botão para passar directo para single point e poder mexer no ponto com o joystick.

Ter a câmara sempre em single point não é solução para ti? Se reparares é o que eu tenho.

Sugiro que experimentes aquela configuração, dá-te acesso ao que nos é tradicional e a novos métodos. Repara que eu só alterei um botão, que é o asterisco.

Eu tenho a câmara por defeito em one shot AF e com o ponto ao centro. Depois, quando pressiono o asterisco ela altera para outro modo (face tracking + servo) e executa focagem. Quando largo o asterisco, volta ao que estava. O asterisco é um segundo botão de focagem.

Imagina que tenho três pessoas à minha frente, e quero focar na da direita. A câmara está em one shot AF com o ponto no centro.
Eu não vou arrastar o ponto, o que eu vou fazer é focar e recompor mas não uso o AF-ON, uso o asterisco, que me garante focagem contínua a partir da pessoa para quem apontei antes de recompor. Eu aponto a câmara para a pessoa à direita, começo a focagem, recomponho e ela continua a focar no olho daquela pessoa, porque tenho o face tracking configurado para iniciar a focagem no ponto que estiver definido para os outros modos.

Mas isso que perguntas acho que também dá, sim. Acho que dá para configurar por ex o botão da ponta direita para alterar directamente os modos de foco, apenas entre determinados modos que se selecione. Eu tenho esse configurado para aceder aos crops, para alterar rapidamente para APS-C.

Para mover o ponto de foco ao usar o EVF, tanto posso usar o joystick, como posso arrastar no ecrã, como um touchpad, enquanto ele está apagado, com a câmara encostada à cara.

Última edição:
Acabei por fazer isso. * para "full auto cenas" e o af-on para o "tradicional".

E neste momento a escolha do ponto de foco já se comporta como eu esperava. Por algum motivo, quando usava o evf, não conseguia mover o ponto de foco sem carregar no M-Fn. Agora basta carregar o botão dos pontos de foco e mexer no joystick.

(Resolvido) Mais duas coisinhas:

- é possível ter uma escala de foco no ecrã/evf?
- dá para alternar apenas entre "2 modos" de ecrã? Tipo desligado ou estilo liveview? Sem ter que passar pelas outras opções todas ao carregar no Info

Última edição:
Acabei por fazer isso. * para "full auto cenas" e o af-on para o "tradicional".
Muita gente usa a mesma coisa, mas ao contrário: câmara em face tracking + servo, e asterisco a fazer one shot com ponto no centro.

Eu não simpatizo muito com essa abordagem, porque a câmara só garante a performance de focagem até EV-6,5 em one shot AF, e porque há um pequenino atraso ao carregar no botão, quando a câmara tem o botão configurado para trocar de modo. Sendo assim, eu prefiro que o atraso seja para os modos modernos, e não para o mais básico. No entanto, esse outro modo abre mais possibilidades de tracking a coisas que não sejam pessoas/animais/veículos, pois tendo a câmara mesmo em modo de face tracking é possível pressionar o joystick (clickar) para fazer com que ela siga aquilo para que se está a apontar. A minha experiência com isso tem sido de nível variável, por isso nunca me converti a trocar.

E neste momento a escolha do ponto de foco já se comporta como eu esperava. Por algum motivo, quando usava o evf, não conseguia mover o ponto de foco sem carregar no M-Fn. Agora basta carregar o botão dos pontos de foco e mexer no joystick.
Sim, por defeito acho que elas não deixam trocar directamente, e que até o joystick vem desligado.

- é possível ter uma escala de foco no ecrã/evf?
- dá para alternar apenas entre "2 modos" de ecrã? Tipo desligado ou estilo liveview? Sem ter que passar pelas outras opções todas ao carregar no Info
"Sim" para as duas.

1. Na minha é no separador 7 das definições de imagem, "Shooting info. disp", tem depois no fim "Focus distance disp" e dá para escolher quando é exibida. Não simula DoF, mas dá para saberes se estás em infinito.

2. Eu acho que na R5 consegues desligar o ecrã traseiro, porque tens o ecrã superior. Na R6 "não".
Na minha, o ecrã traseiro não dá para desligar mantendo a função do sensor de proximidade.
Posso configurar uma tecla para alternar entre o EVF e o ecrã traseiro, o que realmente desliga o ecrã traseiro, mas isso ignora o sensor quando levar a câmara à cara. Não entrando nessa complicação, o ecrã traseiro fica sempre ligado, pelo menos com as informações de disparo. Acho que a tua não tem essa limitação.
No mesmo menu da escala, tens opções para personalizar as informações no EVF e na live view, e eu acho que a tua permite desmarcar todas na lista, enquanto que a minha obriga a manter uma selecionada.

No separador seguinte ainda tens o "VF display format" e a performance, que permitem reduzir a imagem no EVF (eu uso mais pequena, é mais fácil com óculos) ou permitir 120fps no EVF (eu uso, nunca me apercebi de diferença na bateria).

Última edição:
Muito obrigado @m4ndr4ke

Acho que já tenho as coisas configuradas ao meu jeito. Depois com o uso logo se vê se mudo mais alguma coisa.

Já tenho o adaptador para usar as EF. Agora é só aguardar pelo L bracket que não passo sem isso.

Já tenho o adaptador para usar as EF. Agora é só aguardar pelo L bracket que não passo sem isso.
Vais gostar do "upgrade" que elas vão receber, com a focagem precisa numa área muito mais alargada e a IBIS. É muito interessante conseguir fazer exposições boas a 1/10 ou 1/5 com "qualquer objectiva", sabendo que elas não têm IS. Eu tinha um kit totalmente sem estabilização, quando comprei a R6, por exemplo.
Mais tarde, quando começares a comprar RF, e tiveres que andar a passar o adaptador dumas objectivas para as outras, vais ficar fartinho do processo dele, e vais ficar ansioso para terminar a migração, mas isso é normal... :biglaugh:

São excelentes câmaras pelo equilíbrio que têm. Eu diria que vais gostar dela muito mais do que previas, tens aí um equipamento para muitos anos, se tudo correr bem. Para fotografia em geral, é muito difícil justificar o upgrade destas para as novas, a sua competência já é muito elevada. O entusiasta em mim está à espera duma R6 Mark III se trouxer o sensor da R3, como dizem os rumores, para tentar deixar de usar o obturador mecânico duma vez por todas, mas o realista sabe que esta já não o compromete e faz tudo o que ele precisa.

A verdade é que conseguia fazer tudo o que precisava com a 6D. Tirando o sistema de foco que é péssimo (nem em paisagem em cima dum tripé aquilo acertava), tudo o resto sempre me permitiu entregar os trabalhos. Só mais recentemente é que começaram a pedir algumas fotos em que me comecei a sentir limitado com a 6D (usar foco manual para detalhes porque o af não acertava).

Não fosse o preço que ficou a R5 (2600€ com a 50mm 1.8), a escolha mais lógica seria a R6ii.

Relativamente às lentes RF, depois deste rombo na carteira, vão ter que esperar 😅 ainda por cima estou servido em termos de distâncias focais. Só me faltava uma 50mm que ficou agora colmatado.
EF 16-35 f2.8
EF 70-200 f4 is
RF 50 f1.8

Gostava de ter uma TS 17mm (que só existe EF de momento), mas só quando se justificar monetariamente.

A RF 70-200mm f/4 para ti era um mimo (1200€ em Maio de 2024), é mais pequena do que a tua 16-35.
Na mochila estas 70-200 são impecáveis (só os pára-sóis é que são estupidamente largos).

A RF 15-35mm pode não ter muito para te oferecer, dependendo da versão de 16-35 que tenhas.
Há objectivas EF que já eram extremamente boas, como a 16-35 III, a 24-70 II, ou as 70-200 II e III.
Eu nunca fiquei convencido com a RF 24-70, por exemplo, e estava decidido a ignorá-la até sair uma Mark II - calhou ter a sorte de arranjar a RF 28-70 f/2 por menos de 2k, se não ainda cá estava com a EF.

Relativamente às lentes RF, depois deste rombo na carteira, vão ter que esperar 😅
É um processo, há que ter muita paciência, que as oportunidades aparecem.
Comigo foram três anos e meio até vender a última EF: comprei a R6 em Março de 2021, e trouxe a RF 28-70 no fim de Setembro de 2024. Mesmo assim, estive mais de meio ano sem prime de 28mm no kit, que só recuperei agora na black friday.
Ainda tenho o adaptador, não vá alguma vez precisar de alugar uma, ou qualquer coisa do género.

Gostava de ter uma TS 17mm (que só existe EF de momento), mas só quando se justificar monetariamente.
As RF estão a caminho, mas vão ter autofocus, portanto conta com uma subida de preço bem grande.
Talvez as EF fiquem mais baratas depois do lançamento das RF. Isso ou uma third-party, creio que as há.

E esse preço na R5 foi muito bom, sem dúvida, era de aproveitar.

Antes de equacionar a R5, fui testar as minhas lentes numa para perceber como se comportavam em termos de qualidade de imagem. A 16-35 2.8 é a segunda versão, e não tinha a certeza se ia aguentar os 45mpx. É uma lente bastante antiga, ao ponto de não ser aconselhada pela Canon nas 5Ds/r de 50mpx. Daí terem lançado a 3a versão.

Relativamente a baterias... Usas originais ou tens outras?

Entretanto, por curiosidade, fui ver o preço dos CF Express e perdi a vontade de filmar 😂

Antes de equacionar a R5, fui testar as minhas lentes numa para perceber como se comportavam em termos de qualidade de imagem. A 16-35 2.8 é a segunda versão, e não tinha a certeza se ia aguentar os 45mpx. É uma lente bastante antiga, ao ponto de não ser aconselhada pela Canon nas 5Ds/r de 50mpx. Daí terem lançado a 3a versão.
Em todo o caso, nunca deverás ficar com resultados abaixo dos que produzias com a 6D. Pode até ficar mais soft a 100%, mas nos tamanhos que usavas antes não deve ser um problema.

Relativamente a baterias... Usas originais ou tens outras?
Tenho a original e mais duas Patona Protect LP-E6NH, uma de 2250mAh e outra de 2400mAh. Quando as comprei, ainda não existia a versão de 2600mAh que vais encontrar agora.

Têm estado caras, eu comprei cada uma das minhas abaixo de 40€, mas também costuma haver conjuntos de duas.

Nada a apontar, duram mais do que a original, conforme seria de esperar pelas capacidades anunciadas, e funcionam com o carregador original Canon. Confio nelas, diria que gosto mais destas do que da original, mas claro que é só porque duram mais.

A Patona agora também lançou uma Platinum LP-E6P, por causa das R5 Mark II, pois as novas câmaras têm uma nova protecção, e estas Patona LP-E6NH não funcionam lá. Imagino que o mesmo vá acontecer com a R6 Mark III.
Ainda assim, dada a diferença de preço em relação às originais, acho que valem a pena, e poderei ainda comprar mais uma destas, até porque gosto do conceito das Protect.

Entretanto, por curiosidade, fui ver o preço dos CF Express e perdi a vontade de filmar 😂
É...:berlusca:
Os rumores dizem que a R6 Mark III vai seguir o exemplo da R5, quanto às slots de cartões. Eu fiquei tipo "oh não..." 😂
Nem cartões UHS-II tenho, porque são caros...se agora fosse saltar para CF Express, gastava tanto em cartões como em duas pequenas objectivas8|

Última edição:
Em todo o caso, nunca deverás ficar com resultados abaixo dos que produzias com a 6D. Pode até ficar mais soft a 100%, mas nos tamanhos que usavas antes não deve ser um problema.

Tenho a original e mais duas Patona Protect LP-E6NH, uma de 2250mAh e outra de 2400mAh. Quando as comprei, ainda não existia a versão de 2600mAh que vais encontrar agora.

Têm estado caras, eu comprei cada uma das minhas abaixo de 40€, mas também costuma haver conjuntos de duas.

Nada a apontar, duram mais do que a original, conforme seria de esperar pelas capacidades anunciadas, e funcionam com o carregador original Canon. Confio nelas, diria que gosto mais destas do que da original, mas claro que é só porque duram mais.

A Patona agora também lançou uma Platinum LP-E6P, por causa das R5 Mark II, pois as novas câmaras têm uma nova protecção, e estas Patona LP-E6NH não funcionam lá. Imagino que o mesmo vá acontecer com a R6 Mark III.
Ainda assim, dada a diferença de preço em relação às originais, acho que valem a pena, e poderei ainda comprar mais uma destas, até porque gosto do conceito das Protect.

É...:berlusca:
Os rumores dizem que a R6 Mark III vai seguir o exemplo da R5, quanto às slots de cartões. Eu fiquei tipo "oh não..." 😂
Nem cartões UHS-II tenho, porque são caros...se agora fosse saltar para CF Express, gastava tanto em cartões como em duas pequenas objectivas8|
Se for necessário cf express é porque as novas r6 vão ter 40 a 50mps e 5.1k ou 6k vídeo, o que para mim seria o trigger para escolher a canon, visto que os atuais 24 são um bocadinho curtos para mim 😏

Já existe alguma leak das novas máquinas que vão sair até Março deste ano? por volta dessa altura devo fazer um grande update ao meu setup e avançar para um Drone

Se for necessário cf express é porque as novas r6 vão ter 40 a 50mps e 5.1k ou 6k vídeo, o que para mim seria o trigger para escolher a canon, visto que os atuais 24 são um bocadinho curtos para mim 😏
A R6 Mark II já faz RAW 6k@60p para externo. No entanto espera-se que a nova tenha o sensor e a performance da R3, possivelmente com ainda melhor focagem, devido ao Digic Accelerator.

45MP, e alta resolução em geral, é na R5, isso está claríssimo. As R6 são câmaras diferentes, são mais orientadas para acção e pouca luz, são as mini 1D.

Ainda não há nada além de rumores

@xukuru as baterias que eu uso já baixaram, já aparece a LP-E6NH Protect a 40€, pelo vendedor A&B, que é a quem comprei as minhas.

Última edição:
Depois de já ter usado a R5 mais extensivamente, aqui vão mais algumas considerações:
- o shutter é super silencioso! Muito fixe para quando estou a fotografar interiores. Uma diferença enorme para a 6D (que já só usava em live view)
- já começo a habituar-me à máquina, e à posição dos botões. Também já perdi mais um bocado de tempo a configurar a máquina ao meu jeito e fez uma grande diferença. Poder remover alguns modos do dial é do caraças (só fiquei com M, B, C1 e TV). E muitas outras configurações.
- ainda não me adaptei ao evf. Mediante o ângulo ou a zona do evf que olho, noto distorção tipo barril que parece mexer-se quando olho para outro local do evf, e nunca parece focado em toda a área.

Ainda não comecei a editar as fotos que fiz por isso ainda não sei o que dizer sobre os ficheiros.

- o shutter é super silencioso! Muito fixe para quando estou a fotografar interiores. Uma diferença enorme para a 6D (que já só usava em live view)
É sim :) Agora são todas assim, e se usares EFCS é um mimo

- ainda não me adaptei ao evf. Mediante o ângulo ou a zona do evf que olho, noto distorção tipo barril que parece mexer-se quando olho para outro local do evf, e nunca parece focado em toda a área.
Estás muito distante e/ou desalinhado. Eu noto isso sobretudo nas câmaras com os EVFs mais pequenos, mas não nestas — e eu uso óculos.
Eu também uso a opção do EVF com a composição mais pequena, como falei num post anterior.
Se estiveres perto, e com o olho bem centrado no EVF, não é suposto notares.

Poder remover alguns modos do dial é do caraças (só fiquei com M, B, C1 e TV).
Olha não sabia disso, por acaso. Para mim era top, que só uso dois modos 😅

Já editei algumas fotos e, apesar dos quase 10 anos que separam a 6D da R5, a sensação é muito familiar.
Depois, visto mais ao detalhe, nota-se a melhoria na dynamic range. Aquilo que normalmente usava 3 exposições, consegui com uma, com diferença quase imperceptível.

Com zoom a 100% tenho que movimentar muito a foto para a percorrer 😂

Em Panorâmicas, o desempenho do PC já não é o mesmo.

Também noto isso nos ficheiros da minha R6 para outras máquinas que tenho, 7d markii e uma Sony A6000, a gama dinâmica é absolutamente fantástica!

Por aqui é tudo lentes EF primes e zooms, uma das poucas lentes RF que ando tentado a comprar é mesmo a 24-105 L , a lente faz quase tudo.
Mas por enquanto sempre que vou dar umas voltas com a r6 ou levo apenas uma tamron 35mm f/1.4 ou então optou pelo combo de duas lentes, a 16-35 f/4 mais a sigma art 50mm f/1.4...ainda ontem fui dar uma volta a Évora e em exterior foi sempre de 16-35 na R6, já em espaços interiores como Igrejas/capelas era com a 50mm sempre com resultados impecáveis.

Acredito que com lentes RF não vou ganhar qualidade de imagem por ai além, apenas ausência de adaptador e focagem mais rápida em certas situações.

Última edição:
Back