Estranho…para as minhas mãos foi um alívio passar para estas câmaras. São quase iguais ao que tinha antes na 80D, foi uma sensação muito familiar trocar a
6D II pela R6, para melhor.
Ando um bocado às aranhas para mover o ponto de foco, ou iniciar o foco num ponto e seguir a partir daí. Com tempo vai lá.
Estas câmaras têm uma curva de aprendizagem algo acentuada, no que toca às definições de focagem.
A configuração mais comum à qual muita gente chegou é ter dois botões de foco traseiros, e eu também cheguei a essa com o tempo.
Tenho a câmara configurada para One Shot AF, ponto no centro, ao estilo duma reflex. Pressionar o AF-ON executa isso.
Nada de novo até aqui, mas continua comigo, pois agora é que isto vai ficar interessante.
Depois, tenho o botão asterisco configurado para fazer focagem também, no entanto, ao personalizar a função dessa tecla podes carregar no INFO, para acederes a um sub-menu, onde podes fazer com que a câmara altere para outras definições de focagem, enquanto pressionas esse botão.
Nesse sub-menu, configurei Servo AF e Face + Tracking.
Depois, no separador 5 das definições de focagem, tenho a opcão “Initial Servo AF pt for [ícone de face tracking]” definida para “AF pt set for [ícones dos outros métodos todos]”.
Com esta última definição faço com que a câmara tente iniciar o face tracking no ponto que estiver definido nos outros modos. Como tenho a câmara por defeito com o ponto no centro, para selecionar um sujeito, limito-me a apontar o ponto central à pessoa, carregar no asterisco e recompor.
Dessa forma, tenho sempre acesso ao melhor dos dois mundos: tanto posso focar e recompor como numa reflex, como posso ter uma focagem moderna, nos olhos, sem ter que alterar qualquer modo.
Depois tenho no “My Menu”, entre muitas outras, a opção para alterar os sujeitos (pessoas, animais, veículos).
Quanto aos casos, costumo estar no 2 ou em Auto, mas tenho o 2 regulado para agarrar ao máximo, e com mais um pontinho na aceleração.
Muita gente faz a mesma configuração do que eu mas ao contrário, ou seja, com o asterisco a alterar para one shot AF, tendo a câmara sempre configurada para face tracking com servo. Se optares por isso, então naquela definição no separador 5 das definições de AF pode ficar na primeira opção, que te coloca um ponto de foco no centro do Face Tracking — se não estiveres em Servo esse ponto não aparece.
Adicionalmente, em modo de Face Tracking pressionar o joystick tem a função de fixar a câmara a focar naquilo para que estiveres a apontar — mas isto é só quando alteras a câmara para esse modo.
Com isto tudo, como poderás imaginar, raramente tiro o ponto de foco do centro. Ainda assim, tenho a câmara configurada para poder arrastar o ponto na metade direita do ecrã (separador 1 das definições de focagem, Touch & Drag, Relative).
Pronto, acabei de te atalhar cerca de um ano de utilização da câmara